Expedição 10

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Expedição 10
Insígnia da missão
Estatísticas da missão
Número de tripulantes 2
Lançamento 16 de outubro de 2004
04:16 UTC
Cosmódromo de Baikonur
Aterrissagem 24 de abril de 2005
18:45 UTC
75 km a nordeste de Arkalyk
Órbitas ~2.975
Duração 190d 11h 23 min
Imagem da tripulação
Leroy Chiao e Salizhan Sharipov
Leroy Chiao e Salizhan Sharipov
Navegação
Expedition 9 insignia.svg Expedição 9
Expedição 11 Expedition 11 insignia.svg

Expedição 10 foi a décima missão internacional de longa duração a bordo da Estação Espacial Internacional. Ela foi realizada pelo astronauta norte-americano Leroy Chiao e pelo cosmonauta russo Salizhan Sharipov entre 16 de outubro de 2004 e 24 de abril de 2005.

Os dois tripulantes foram lançados da Terra na nave Soyuz TMA-5 em 14 de outubro e acoplaram dois dias depois na ISS dando início à missão, substituindo os astronautas Michael Fincke e Gennady Padalka, integrantes da Expedição 9. Chiao foi o comandante da Expedição e Sharipov o comandante da Soyuz e engenheiro de voo da Expedição.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Parâmetros da missão[editar | editar código-fonte]

Missão[editar | editar código-fonte]

O início da missão foi adiado porque durante os testes pré-voo da Soyuz TMA-5, um parafuso explosivo foi inadvertidamente ativado dentro da nave, causando a necessidade de reparos. Após o incidente, o lançamento foi reprogramado para 14 de outubro no Cosmódromo de Baikonur.

Durante o período da Expedição, duas naves Soyuz Progress não-tripuladas se acoplaram com a estação, levando mantimentos e equipamentos para a tripulação e duas caminhadas espaciais foram realizadas, incluindo a preparação da estação para a chegada e acoplagem do Veículo de Transferência Automatizado Julio Verne, da Agência Espacial Europeia - ESA, que acabou se concretizando apenas em 2008.[1]

O astronauta italiano da ESA Roberto Vittori, que chegou à estação com os integrantes da Expedição 11 em abril de 2005, passou oito dias realizando experiências antes de retornar à Terra junto com os integrantes da Expedição 10.

Entre as várias experiências realizadas a bordo incluíram-se as de observação da Terra, investigação comportamental de isolamento e testes de medição de viabilidade de poeira e aerossol no espaço.[2]

Duas caminhadas espaciais foram realizadas, em janeiro e março, para instalação de equipamentos na estrutura da estação e tarefas em preparação para a chegada do novo Veículo de Transferência Automatizado da Agência Espacial Europeia em 2006. A chegada do primeiro dos VTA, o Julio Verne, entretanto, foi adiada para 2008 por causa de testes ainda não completados.

O astronauta norte-americano Leroy Chiao foi a primeira pessoa na história a votar no espaço, sendo que uma pequena maquina de votação foi instalada para as Eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Expedition 10». NASA. Consultado em 23 de junho de 2012. 
  2. «Expedition 10 Mission Status Briefing». NASA. Consultado em 23 de junho de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]