STS-113

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
STS-113
Insígnia da missão
Estatísticas da missão
Espaçonave Endeavour
Lançamento 24 de novembro de 2002
39-A
Aterrissagem 7 de dezembro de 2002
-
Duração 13 dias, 18 horas, 48 minutos
Altitude orbital 122 milhas náuticas (226 km)
Inclinação orbital 51.6º graus
Distância percorrida 9000000 km
Imagem da tripulação
Tripulação da STS-113: de branco, Lopez-Alegria e Herrington ; de laranja, Wetherbee e Lockhart.
Tripulação da STS-113: de branco, Lopez-Alegria e Herrington ; de laranja, Wetherbee e Lockhart.
A estrutura metálica P1 Truss a bordo da Endeavour.

STS-113 foi uma missão da NASA realizada entre 24 de novembro e 7 de dezembro de 2002, no qual a tripulação do Endeavour passou quatorze dias em órbita da Terra, fazendo uma extensão da estrutura principal da Estação Espacial Internacional e realizando a troca de integrantes da Expedição 5 pela da Expedição 6, a bordo da estação.

Comandada e pilotada pelos astronautas Jim Wetherbee e Paul Lockhart, o ônibus espacial se acoplou com a ISS em 25 de novembro para sete dias de tarefas na estação, caminhadas no espaço, transferência de equipamento e pessoal e a continuação da montagem da ISS.

Este foi o último voo da Endeavour antes de começar seu período no programa de modificações estruturais e manutenção do ônibus espacial, que se prolonga até 2007, e o último voo de um ônibus espacial antes da tragédia da nave Columbia em fevereiro do ano seguinte.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Parte da missão da STS-113 era transportar até a ISS os integrantes da Expedição 6 e recolher para retorno à Terra os integrantes da Expedição 5, depois de seis meses em órbita:

Endeavour/ STS-113:

Expedição 6 (também subiram na STS-113):

Expedição 5 (retornaram com a STS-113 após seis meses no espaço):

Parâmetros da Missão[editar | editar código-fonte]

Lançamento – 116,460 kg

Aterrissagem – 91,498 kg

Carga – 12,477 kg

A Missão[editar | editar código-fonte]

  • A principal tarefa da missão STS-113 foi a montagem de um segmento chamado P1 Truss na estação, que proporcionou um suporte estrutural para os radiadores da ISS. Três AEVs foram necessárias para instalar e colocar em condições operacionais este segmento. Além disso a tripulação transferiu cerca de duas toneladas de material científico, equipamentos e alimentos entre o ônibus espacial e a estação.
  • A STS-113 também colocou na ISS a nova tripulação da Expedição 6 para uma estadia de trabalho de quatro meses, trazendo de volta os integrantes da Expedição 5, após passarem 186 dias no espaço.
  • Foram colocados em órbita dois pequenos satélites de transmissão.
  • Foi a última missão antes do acidente com o ônibus espacial Columbia, que iria paralisar os voos dos ônibus espaciais por quase três anos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
STS-112
Programa de Ônibus espaciais
Sucedido por
STS-107