Facóquero oriental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
Como ler uma caixa taxonómicaFacoqueiro Oriental
PhacochoerusAethiopicusWolf.jpg

Estado de conservação
Status iucn2.3 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Suidae
Género: Phacochoerus
Espécie: P. aethiopicus

Classificação[editar | editar código-fonte]

O facóqueiro oriental (Phacochoerus aethiopicus) é uma espécie de mamífero artiodátilo da família dos suídeos que ocorre na África Oriental. Ela se encontra apenas nas savanas e paisagens semi-desérticas do Corno de África, e manteve seus costumes similares ao primo, Phacochoerus africanusO facoquero oriental pertence a família Suidae (que inclui porcos e javalis) pertencente ao género Phacochoerus.

Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

O facoquero oriental vive em três paises da África,Etiópia,Somalia e Quêniam.Assim como o facoqueiro comum,o facoqueiro oriental prefere savanas aridas e umidas.E como a maioria dos animais áfricanos,o facoquero oriental tolera o clima quente e seco

Aparencia[editar | editar código-fonte]

O facoquero oriental não é muito diferente de outros suinos selvagens,possui uma cabeça grande com verrugas características, espalhadas aos pares. Os olhos no alto da cabeça servem para vigiar possíveis predadores, como o leão ou o leopardo. O focinho é longo, acompanhado de dois pares de presas, usadas para escavar e para defesa. O corpo é grande e as pernas curtas. Apesar disso, é um bom corredor. Possui um cauda razoavelmente longa, que mantem em posição ereta enquanto trota. Um facochero adulto pesa entre 50 e 100kg. A altura da cernelha é em torno de 75cm.

Dieta[editar | editar código-fonte]

O facoquero oriental,assim como a maioria dos suinos,é onivoro,si alimenta de insetos,lagartos,minhocas,ovos,frutas,folhas e grama.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Os machos disputam as fêmeas em combates violentos.

A gestação da fêmea é de 175 dias,a o fim dos quais, nascem 4 leitõezinhos, que são desmamados aos 2 meses. Os filhotes permanecem junto à mãe até o próximo parto.

Habitat[editar | editar código-fonte]

Como todos os porcos, usa a lama para se refrescar e se proteger de parasitas e insetos. Eles vivem em pequenos núcleos familiares compostos por uma fêmea e seus filhotes. Os machos vivem sozinhos. Apesar de bons cavadores, os facocheros não constroem suas tocas. Preferem viver em tocas abandonadas de outros animais como o orictéropo. Tem habitos nocturnos.

Referências

<refPhacochoerus aethiopicus (em inglês). Red List. Página visitada em 26/12/2012.</ref>

Ícone de esboço Este artigo sobre animais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.