Lista de cataratas do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Lista das cachoeiras, cascatas, saltos e cataratas do Brasil.

Nome Altura (metros) Localização Notas
Cachoeira do El Dorado 353 Amazonas Parque Estadual Serra do Aracá, Barcelos, Amazonas Também conhecida como Cachoeira do Rio Pai Nosso, está localizada no Igarapé Preto, em um pequeno cânion formado na escarpa sudoeste do Monte Tantalita, na Serra do Curupira, município de Barcelos, extremo norte do estado do Amazonas. Em linha reta, a cachoeira dista 211 km da sede do município. É possível visitá-la o ano inteiro, sendo a melhor época de abril a setembro, no período de chuvas.

Não deve ser confundida com a Cachoeira do Aracá, localizada no rio de mesmo nome e também conhecida como "Cachoeira dos Índios", por causa de um posto da FUNAI ali existente. Na verdade, a chamada "Cachoeira" do Aracá é uma corredeira, não uma queda d’água.

Cachoeira da Fumaça 340 Bahia Palmeiras, Bahia Localizada entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, no estado da Bahia, a queda d'água está incrustada na Chapada Diamantina, dentro do conhecido Parque Nacional da Chapada Diamantina. Recebeu esse nome porque, pela altura da queda, a água evapora-se antes de atingir o solo, formando um panorama visual como se fosse fumaça. Entretanto, dependendo da estação, pode estar completamente seca.
Cachoeira da fumaça 1.jpg
Cachoeira da Boa Vista 310  Rio Grande do Sul/ Santa Catarina A Cachoeira da Boa Vista está situada em um cânion, na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Dentre as inúmeras quedas d'água deste cânion, a Cachoeira da Boa Vista não é a mais alta, mais é a mais impressionante. A medição da cascata foi realizada pelo "Projeto Cachoeiras Gigantes" em 12 de junho de 2016. [1]
Cachoeira da Boa Vista, no Cânion Boa Vista, RS/SC.
Cascata do Risco Verde 294 São Francisco de Paula,  Rio Grande do Sul A Cascata do Risco Verde está situada em um cânion, no interior do município de São Francisco de Paula. O volume de água, no dia da medição, era pequeno, parecendo um risco no meio do paredão verde. A medição da cascata foi realizada pelo "Projeto Cachoeiras Gigantes" em 28 de maio de 2016.
Cachoeira Véu de Noiva 288 Cânion do Itaimbezinho,  Rio Grande do Sul/ Santa Catarina Localizada no Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, a Cachoeira Véu de Noiva é uma das 5 grandes quedas d'água existentes neste cânion. A medição desta cachoeira foi realizada pelo "Projeto Cachoeiras Gigantes" em 26 de fevereiro de 2016.
Cachoeira Véu de Noiva
Cachoeira do Tabuleiro 273 Conceição do Mato Dentro,  Minas Gerais A Cachoeira do Tabuleiro está situada na serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro. É a mais alta de Minas Gerais. São 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão de beleza monumental. Na parte alta da cachoeira existem outras quedas e lagos e, na parte de baixo, existe um grande poço ladeado por imensos blocos de pedra, com 18 metros de profundidade. A Cachoeira está situada no coração do Parque Estadual Serra do Intendente, criado pelo Decreto sem número de 29 de março de 2007.
Cachoeira do Tabuleiro.jpg
Cachoeirão ~270 Chapada Diamantina Bahia Bahia
Cascata Água Branca 259 Maquiné,  Rio Grande do Sul A Cascata Água Branca está situada em um cânion, no interior do município de Maquiné. A medição da cascata foi realizada pelo "Projeto Cachoeiras Gigantes" em 28 de maio de 2016.
Cascata Água Branca, em Maquiné, RS
Cascata Diagonal 257  Rio Grande do Sul/ Santa Catarina A Cascata Diagonal está situada na Cânion Boa Vista, na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Dentre as inúmeras quedas d'água deste cânion, a Cascata Diagonal não é a mais alta, mas é a mais camuflada no gigantismo do cânion. A medição da cascata foi realizada pelo "Projeto Cachoeiras Gigantes" em 12 de junho de 2016.
Cachoeira do Jatobá 248 Bahia Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso Pouco conhecida, é a maior cachoeira de Mato Grosso. Situada no Parque Estadual da Serra Ricardo Franco, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. O nome da cachoeira é devido a grande quantidade de jatobás na região.
CachoeiraDoJatoba
Cachoeira Amola Faca 241 Cânion Amola Faca, RS/SC Localizada no Cânion Amola Faca (também conhecido como Cânion do Encerra), a Cachoeira Amola Faca é a maior das quedas d'água existentes neste cânion. A medição do primeiro salto desta cachoeira foi realizada pelo "Projeto Cachoeiras Gigantes" em 12 de junho de 2016. Dentre as cachoeiras já medidas totalmente, esta é a que possui a maior queda livre da região Sul, superando o Salto São Francisco.
Parte inicial da Cachoeira Amola Faca
Cachoeira Encantada 230 Itaité Bahia Bahia
Cachoeira do Cavalo Baio ~215 Baependi  Minas Gerais
Saltos Gêmeas Gigantes 210 (450) Cânion Malacara, RS/SC Localizada no Cânion Malacara, os saltos conhecidos com Gêmeas Gigantes estão situados no paredão norte do cânion. Os saltos fazem parte de uma sequência de quedas que supera os 450 metros de altura total, ainda não medida oficialmente.
Cachoeira da Fumacinha 210 Chapada Diamantina, Bahia Ibicoara, Bahia Complexo de cachoeiras composto de 4 quedas d´água, uma primeira de 70 m de altura, seguida por duas de 20 m cada e o lance final de cerca de 100 m de altura, o mais famoso de todos. Se localiza no interior de um cânion de mais de 200 metros de altura e 3,7 km de extensão.
Cachoeira do Cerradão 202 São Roque de Minas ,  Minas Gerais Localizada no município de São Roque de Minas/MG, a Cachoeira do Cerradão é uma das mais altas da Serra da Canastra, com 202 metros de altura dividida em 3 lances. Pertence à Reserva Natural da Cachoeira do Cerradão, uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural).
Cachoeira do Desabamento 200 (400) Amazonas Parque Estadual Serra do Aracá, Barcelos, Amazonas Está localizada próximo da Cachoeira do Rio Pai Nosso, no Igarapé Preto, em um pequeno cânion formado na escarpa sudoeste do Monte Tantalita, na Serra do Curupira, município de Barcelos, extremo norte do estado do Amazonas. Ainda não foi oficialmente medida, existindo apenas estimativas da altura do grande salto. Se considerada a cascata que existe na sequência do grande salto, a altura total pode superar os 400 metros.
Cachoeira da Serrinha 200 (400) Garganta da Serrinha, Maquiné,  Rio Grande do Sul A primeira parte da medição já foi realizada pelo "Projeto Cachoeiras Gigantes", apontando 200 metros. A segunda parte, extremamente complexa em função da acessibilidade, está sendo planejada para breve, mas a estimativa é que supere os 200 metros. Com isto, a altura total da Cachoeira da Serrinha será superior a 400 metros.
Cachoeira da Serrinha
Cachoeira Cinco Estrelas ~200 Santo Antônio do Rio Grande,  Minas Gerais Localizada a 6 km da sede do município, as águas geladas da cachoeira estão em uma área ainda preservada.
Cachoeira do Peixe Tolo ~200 Conceição do Mato Dentro,  Minas Gerais
Cachoeira do Bananal ~200 Botumirim,  Minas Gerais
Cachoeira do Morro Redondo ~200  Minas Gerais
Cachoeira da Ponte de Pedra ~200 Tibagi,  Paraná
Salto São Francisco 196 Prudentópolis,  Paraná A queda está localizada na Serra da Boa Esperança, numa região de tríplice fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, no estado do Paraná, dentro da Área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança. Na região, pertencente ao município de Guarapuava, foi criado pela prefeitura o Parque Municipal São Francisco da Esperança, com trilhas para caminhada e vista panorâmica do salto. Possui aproximadamente 196 metros de queda livre, o que equivale a um prédio de 60 andares, onde a água transforma-se em névoa antes de tocar no chão.
Cachoeira do Tigre Preto ~190 Cânion Fortaleza, RS/SC Localizada no Cânion Fortaleza, a Cachoeira do Tigre Preto não é a mais alta das quedas d'água existentes neste cânion, mas é a mais caudalosa e a mais visitada. Ela é composta por três segmentos justapostos em que o curso do rio faz uma rotação de 90° para a direita. Cerca de 400 metros abaixo da cachoeira, no local onde a garganta do Rio Tigre Preto alcança a calha principal do cânion, há mais um salto com aproximadamente 150 metros de altura.
Cachoeira Casca d'Anta 186 Serra da Canastra,  Minas Gerais A Cachoeira Casca D´Anta é a maior queda do rio São Francisco e se forma quando o Rio da Integração Nacional deixa o seu "berço" na serra da Canastra, em Minas Gerais.

A região mais importante da Serra da Canastra é a área já regularizada do Parque Nacional, onde se localiza a Cachoeira Casca D’anta, considerada a maior atração da Canastra e pode ser visitada pelo alto da serra ou por baixo, em ambos os casos com acesso relativamente fácil por estradas de terra.

O nome vem da árvore Casca D’Anta (Drimys winteri).
Parque Nacional da Serra da Canastra 3.jpg
Cachoeira do Label 185 São João d'Aliança,  Goiás A cachoeira, cuja altura foi aferida recentemente, está localizada na Serra Geral do Paranã e é formada pelo córrego Extrema. Um pouco antes da Cachoeira do Label está situada a Cachoeira da Andorinha, formada por dois degraus, com cerca de 100 metros de queda. [2]
Cachoeira Água Branca 180 Ubatuba,  São Paulo A Cachoeira da Água Branca, a maior de Ubatuba, proporciona um espetáculo magnífico, em meio à exuberância da Mata Atlântica. É uma cachoeira no formato de véu de noiva, com várias quedas sucessivas, apesar de não ter um volume de água tão grande. Está localizada dentro dos domínios do Parque Estadual da Serra do Mar e seu acesso é somente por trilha, de dificuldade alta, que só deve ser realizada com a presença de monitores profissionais e credenciados pelo Parque, para sua maior segurança, para não se perder entre as várias trilhas existentes no local.
Cachoeira das Andorinhas 170 Cânion do Itaimbezinho, RS/SC Localizada no Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, a Cachoeira das Andorinhas é uma das 5 grandes quedas d'água existentes neste cânion. A medição desta cachoeira foi realizada pelo "Projeto Cachoeiras Gigantes" em 26 de fevereiro de 2016.
Cachoeira das Andorinhas
Cascatas Três Marias 170 Três Forquilhas,  Rio Grande do Sul Assim batizadas pelo Grupo de Canionismo Schuster Adventures, as cascatas Maria da Penha, Maria Aparecida e Maria da Graça, justapostas, estão localizadas a montante da Cascata da Pedra Branca, no lindo Cânion Pedra Branca.
Cachoeira Rabo de Cavalo 170 Conceição do Mato Dentro,  Minas Gerais Situada no Parque Estadual da Serra do Intendente, a cachoeira é formada pelo córrego do Teodoro e é dividida em três cascatas.
Cachoeira do Itiquira 168 Formosa,  Goiás A cachoeira está dentro de uma área protegida: o Parque Municipal de Itiquira. Forma-se, em sua base, um poço, porém, não é permitido o banho, pois a força da queda d'água é muito forte. Depois do salto, o rio forma uma sequência de cachoeiras, corredeiras e poços, cobertos por uma densa floresta.
Cachoeira Itiquira
Salto da Aratinga 164 Itati,  Rio Grande do Sul O salto, no Arroio Corneta, está dentro de uma área protegida, a Estação Ecológica Estadual de Aratinga. Depois do salto, há mais uma cascata e um outro salto com cerca de 55 metros cada.[3]
Cascata do Rio Piraí 160 Joinville,  Santa Catarina A cascata fica em área de preservação ambiental, onde também está localizada uma Usina Hidrelétrica (acesso restrito).
Cachoeira Boca da Onça 156 Serra da Bodoquena, Bodoquena, Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul Localizada no cânion do rio Salobra, em uma fazenda de mesmo nome, no município de Bodoquena, é a mais alta do estado de Mato Grosso do Sul. Tem águas cristalinas e despenca num rio de águas verdes, o rio Salobra, usado por ecoturistas para flutuação. No cânion, também é possível a prática de rapel.
Cachoeira dos Pretos 156 São Paulo Joanópolis, São Paulo O melhor acesso é pelo município do Joanópolis, mas também pode ser por São Francisco Xavier e Monte Verde, porém por estradas de terra. É a maior cachoeira iluminada do Estado de São Paulo.
Cascatas do Adelino 150 Maquiné,  Rio Grande do Sul As Cascatas do Adelino estão situadas em um cânion, no interior do município de Maquiné. Esta linda sequência, localizada em uma região ainda preservada de mata, é composta por 3 quedas justapostas. Além destas três quedas justapostas, há mais uma queda de 30 metros acima e outra de 25 metros abaixo. Uma grande curiosidade deste cânion é que, depois das cascatas, o rio é subterrâneo em muitos trechos do seu trajeto.
Cascata do Rio Ano Bom ~150 Corupá,  Santa Catarina
Cascata Schuster Adventures ~150 Maquiné,  Rio Grande do Sul
Cascata da Pedra Branca 145 Três Forquilhas,  Rio Grande do Sul
Cachoeira da Fumaça (Espírito Santo) 144 Alegre (Espírito Santo) e Ibitirama, Espírito Santo (estado) Espírito Santo Localizada no Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, entre os municípios de Alegre e Ibitirama. Fica na Rota Caparaó e é um grande atrativo turístico da região. Despenca com grande volume d'água, de uma montanha para o interior de um vale.
Cachoeira da Jibóia 144 Unaí,  Minas Gerais Minas Gerais
Salto do João Nogueira 136 São Jerônimo da Serra,  Paraná Paraná
Cascata da Boa Vista ~135 Maquiné,  Rio Grande do Sul
Cascata da Boa Vista - Maquiné, RS
Cascata Bordin 135 Flores da Cunha,  Rio Grande do Sul RS
Cachoeira Grande 132 Pedregulho,  São Paulo
Cascata do Caracol 131 Canela,  Rio Grande do Sul Está situada no Parque Estadual do Caracol e é cercada por matas fechadas. É formada pelo arroio de mesmo nome e despenca em queda livre de 131 metros por rochas basálticas da Formação Serra Geral.

Foi construída uma escadaria com um total de 730 degraus para alcançar a base da cascata. Seguindo as trilhas demarcadas no parque é possível visitar o topo e o pé da colina. Pouco mais de 2 quilômetros, rio abaixo, há mais uma cascata, com 70 metros de queda.

Cascata do Caracol.jpg
Bica do Ipu 130 Serra da Ibiapaba, Ceará Ipu, Ceará Queda d'água de 130 metros de altura do Riacho Ipuçaba, que despenca da Serra da Ibiapaba.
BICA DO IPU - 050.JPG
Salto Dardanelos e Andorinhas 130 Mato Grosso Aripuanã, Mato Grosso Uma das cataratas mais imponentes do Brasil, é formada pelo rio Aripuanã, com várias e volumosas quedas. São duas cachoeiras: a cachoeira das Andorinhas, nome esse devido a grande quantidade de andorinhas nas quedas, e o Salto Dardanelos. Ao lado das cataratas, foi construído a usina de Darnadelos, a UHE Dardanelos, ameaçando a riqueza natural da região.
Salto São Sebastião 130 Prudentópolis,  Paraná
Cascata Conde d'Eu 127 Sumidouro,  Rio de Janeiro É considerada a mais alta em queda livre do estado do Rio de Janeiro. Formada pelo Rio Paquequer, que nasce no município de Sumidouro. Alguns acreditam que a Cascata e sua bela paisagem foram descritas no romance O Guarani, de José de Alencar.

O nome foi uma homenagem ao Conde d'Eu, marido da Princesa Isabel, provavelmente como forma das autoridades locais lisonjearem a Corte Imperial no Segundo Reinado. Cachoeira Conde Deu.JPG

Salto Mlot 120 Prudentópolis,  Paraná
Cascata da Nascente do Rio dos Sinos 116 Caraá,  Rio Grande do Sul
Cascata do Arroio da Bica 104 Nova Hartz,  Rio Grande do Sul
Salto do Itambé 86 Cássia dos Coqueiros,  São Paulo
Salto Utiariti 85 Mato Grosso Campo Novo do Parecis, Mato Grosso Situado na aldeia indígena Utiariti, o salto é um dos mais imponentes do Mato Grosso. Formado pelas águas do Rio Papagaio, tem queda de 85 m e grande volume de água. O lugar é mágico para os índios Paresí-Haliti. Dependendo do ângulo, o poço do Salto tem o formato do mapa do Brasil.
Salto Utiariti
Salto Jacutinga 82 Prudentópolis,  Paraná
Cataratas do Iguaçu 80 Paraná Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Paraná O mais belo, maior e majestoso conjunto de quedas d'agua do planeta
Foz de Iguaçu 27 Panorama Nov 2005.jpg
Cachoeira de Paulo Afonso 80 Paulo Afonso, Bahia Bahia Uma das poucas cachoeiras programáveis do Mundo, em virtude da construção do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, pela Chesf
Cachoeira Véu de Noiva 77 Santa Leopoldina,  Espírito Santo
Cascata do Chuvisqueiro 75 Riozinho,  Rio Grande do Sul
Salto do Barão Rio Branco 64 Prudentópolis,  Paraná
Cachoeiras do Rio Curuá 60 Novo Progresso, Pará Pará
Salto Santa Rosa 60 Tibagi,  Paraná
Salto Ventoso 55 Farroupilha,  Rio Grande do Sul
Salto Belo 45 Mato Grosso Campo Novo do Parecis, Mato Grosso Localizado em terra indígena, a 74 km do núcleo urbano, a cachoeira é formada pelo rio Sacre, que despenca de uma altura de 45 metros.O Salto Belo é um divisor natural entre Campo Novo do Parecis e Brasnorte.[4]
Cachoeira do Urubu 37 Primavera,  Pernambuco
Salto Santiago 30 Saudade do Iguaçu,  Paraná Uma cachoeira programável, com um dos mais belos panoramas do mundo.
Salto do Yucumã/Grande Salto Moconã 20 Derrubadas,  Rio Grande do Sul Uma das maiores cachoeiras do mundo em extensão lateral.
O Salto do Yucumã, na Fronteira Argentina-Brasil, é uma das maiores cataratas do mundo.
Salto de Sete Quedas ou Salto Guaíra  ? Paraná Guaíra, Paraná Poderiam ser juntadas todas as cachoeiras do planeta mas mesmo assim não atingiriam o volume d'água das Sete Quedas, que hoje estão submersas pela lagoa de Itaipu.
Cachoeiras das Sete Quedas  ? Estação Ecológica do Bananal,  São Paulo Formadas pelo Rio das Cobras, afluente do Rio do Braço, as 7 quedas d'água abrangem 350 m de extensão, sendo que as duas últimas encontram-se dentro da Estação Ecológica.
Pancada Grande  ? Camamu, Bahia Bahia
Cachoeira do Moxafongo  ? Santa Leopoldina,  Espírito Santo
Cachoeira Morrinho  ?  Rondônia
Cachoeira Teotônio  ?  Rondônia
Salto do Jirau  ?  Rondônia
Cachoeira Três irmãos  ?  Rondônia
Cachoeira Paredão  ?  Rondônia
Cachoeira Pederneira  ?  Rondônia
Cachoeira São Domingos  ?  Rondônia
Cachoeira Desengano  ?  Rondônia
Cachoeira Duas Araras  ?  Rondônia
Cachoeira do Iracajá  ?  Rondônia
Cachoeira São Roque  ?  Rondônia
Cachoeira Quebra-canoa  ?  Rondônia
Cachoeira Simplício  ?  Rondônia
Cachoeira da Felicidade  ?  Rondônia
Cachoeira Quartzito  ?  Rondônia
Cachoeira Taunay  ?  Rondônia
Cachoeira Pedra de Cal  ?  Rondônia
Cachoeira dos Perdidos  ?  Rondônia
Cachoeira do Apelo  ?  Rondônia
Cachoeira do Encalhe  ?  Rondônia
Cachoeira Lajeado  ?  Rondônia
Cachoeira Ano Bom  ?  Rondônia
Cachoeira Uacuru  ?  Rondônia
Cachoeira Nove de Abril  ?  Rondônia
Cachoeira Candelária  ?  Rondônia
Cachoeira São Firmino  ?  Rondônia
Cachoeira Santa Marta  ?  Rondônia
Cachoeira da Tanã  ?  Rondônia
Cachoeira Monte Cristo  ?  Rondônia
Cachoeira do Remédio  ?  Rondônia
Cachoeira Bom Futuro  ?  Rondônia
Cachoeira da Chuva  ?  Rondônia
Cachoeira Grande  ?  Rondônia
Cachoeira Santa Rita  ?  Rondônia
Cachoeira do Apuí  ?  Rondônia
Cachoeira Campo Grande  ?  Rondônia

[5]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.