Multiplayer online battle arena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Representação esquemática de uma carta de MOBA: em laranja, a base de cada equipa; em azul, a estrutura principal de cada base e as torres de defesa das duas equipas; em amarelo, as três vias; em verde, a selva

Multiplayer online battle arena, abreviado de MOBA, também conhecido como Action RTS, é um subgênero de jogos de estratégia em tempo real, caracterizado por sua semelhança ao jogo Defense of the Ancients (DotA), um cenário personalizado para Warcraft III.[1] Comparado a jogos de estratégia em tempo real tradicionais, elementos como gerência de base, coleta de recursos e criação de exército foram removidos. O termo MOBA é utilizado pela Riot Games, enquanto que o termo Action RTS, abreviação de Action Real-Time Strategy, é utilizada pela Valve, ambas para descreverem jogos do mesmo tipo.[2]

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro jogo do gênero foi Aeon of Strife, um mapa modificado de Starcraft.[3] Aeon of Strife serviu de inspiração para a criação de Dota, mapa modificado de Warcraft III, Dota se tornou um mapa extrememamente popular na comunidade de Warcraft e várias versões do mapa foram feitas por outros jogadores, assim como outros MOBA inspirados no Dota.

Em 2009 foi criado o Demigod, primeiro MOBA indepedente de outro jogo. Em Outubro do mesmo ano a Riot Games lançou League of Legends e introduziu a palavra MOBA para se referir ao gênero que até o momento era conhecido como Dota.

Lista de jogos do gênero[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mike Fahey (1 de abril de 2010). Savage Take On Defense Of The Ancients Enters Open Beta (em inglês). Kotaku. Página visitada em 14 de dezembro de 2011.
  2. Christian Nutt (29 de agosto de 2011). The Valve Way: Gabe Newell And Erik Johnson Speak (em inglês). Gamasutra. Página visitada em 14 de dezembro de 2011.
  3. [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.