Parque dos Campeonatos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Parque dos Campeonatos se localiza no bairro do Pici[1], bairro conhecido por abrigar um dos maiores Campus Universitários de Fortaleza e um dos maiores clube de futebol da Região Nordeste e do Brasil.

O Pici é um bairro com mais de 3 km quadrados que até a década de 1940 só existiam sítios. Era um lugar com muito espaço verde, considerado fora de Fortaleza. O bairro foi fundado devido à segunda guerra mundial. Com a guerra chegaram os americanos, que construiram uma base aérea em 1941, sendo o começo do desenvolvimento no bairro. A base era um apoio às tropas americanas na II Guerra Mundial. A pista de pouso ficava dentro do terreno que hoje pertence à Universidade Federal do Ceará. Aliás, por causa dessa base, muitos moradores acreditam que surgiu o nome do bairro.

Em 1957 começa a construção do Estádio do Fortaleza Esporte Clube no bairro e nele o clube também tem a sua sede social, na Rua Belo Horizonte, com o passar do tempo, a sede do clube por ficar no bairro do Pici, passa a ter a denominação de Parque dos Campeonatos, que são as iniciais do Bairro que na década de 1940 era Posto de Comando da base americana, agora o PiCi dos seus 43 mil moradores significava Parque dos Campeonatos, denominação essa por o Fortaleza Esporte Clube ser grande detentor de títulos no futebol e nos esportes amadores.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.