SPQR

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Senatus Populusque Romanus

SPQR é uma sigla para a frase latina Senatus Populusque Romanus (no original Senatus Populusque Romanus ou SENATVSPOPVLVSQVEROMANVS), que pode ser traduzida como "O Senado e o Povo Romano".

A frase, inscrita nos estandartes das legiões romanas, era o nome oficial do Império Romano. Hoje continua presente não apenas no brasão da cidade como em boa parte de seus edifícios, públicos ou privados, e ainda nas tampas de esgoto ou bueiros.

Existem diversas versões para o significado correto do acrônimo, dependendo da declinação do 'R', que pode ser Romanus (Senatus OU Populus) ou Romani (plural: Senatus E Populus). De toda forma, Senatus Populusque Romanus é a versão presente na Coluna de Trajano.

Todavia, há quem refira que a sigla teve um significado original diferente e mais antigo. SPQR seria Senatus Populus Quiritium Romanorum proveniente do período sabino da monarquia, o qual precedeu o período estrusco. O senado é seguido pelo povo, ou seja o conjunto dos cidadãos, com predominância para os quirites, que eram os sabinos radicados no monte Quirinal, e só depois os romanos ramnes das outras colinas próximas do rio rumon. Mais tarde, a estes dois grupos, juntaram-se grupos que habitavam em zonas arborizadas em redor da cidade, os luceres. (vd versão portuguesa da obra monumental La Storia, vol 4 pag 34, vários autores, De Agostini Editore SpA, Novara, 2005).


Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre SPQR