Tomás George da Conceição Silva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Tomás George da Conceição Silva GCCGCAMPSDMSMM (Lisboa, 12 de Fevereiro de 1933) é um General da Força Aérea Portuguesa que, entre outras funções, foi Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, chefe do Estado-Maior da Força Aérea e director do Instituto da Defesa Nacional (de 22 de Março de 1980 a 5 de Março de 1981). Iniciou a sua carreira militar como oficial da Armada Portuguesa, transitando depois para a aviação naval e para a Força Aérea, reformando-se em 1997 como general de quatro estrelas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É filho de Eugénio Correia da Conceição Silva, militar da Armada Portuguesa e astrónomo amador de grande nomeada, e de sua mulher Maria Helena George, de ascendência Inglesa, neto de António Tomás da Conceição Silva, professor de desenho e pintor, e irmão de Guilherme George da Conceição Silva, militar da Armada e político, um dos militares do MFA, presidente da Comissão de Extinção da PIDE/DGS e Secretário de Estado da Comunicação Social.

Entre 1951 e 1954 frequentou o Curso de Marinha da Escola Naval.

Nos anos de 1955 e 1956, terminado o curso naval, foi oficial da guarnição do NRP Faial, então destacado no Estado da Índia ao serviço do Comando Chefe das Forças Navais da Índia.

Regressado a Portugal, em 1958 foi autorizado a realizar o curso de piloto aviador. Terminado o curso transitou para a recém-formada Força Aérea Portuguesa, tendo prestado serviço em várias bases aéreas, incluindo a Base das Lajes, e integrou várias missões da NATO. Durante a Guerra Colonial desempenhou missões de chefia nas então províncias ultramarinas.

Foi o terceiro Ministro da República para os Açores, de 28 de Abril de 1981 a 12 de Julho de 1986, nomeado pelo Decreto nº 51/81, de 28 de Abril de 1981.

É presidente da Federação Portuguesa de Aeronáutica.

Condecorações[1][2][editar | editar código-fonte]

Ao longo da sua carreira militar recebeu, também, diversos louvores.

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras». Resultado da busca de "Tomás George Conceição Silva". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 24 de fevereiro de 2015. 
  2. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Tomás George Conceição Silva". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 24 de fevereiro de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]