Wikipédia:Critérios de notoriedade/Cultura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artistas[editar código-fonte]

Mortos

São considerados relevantes quaisquer artistas estudados e citados por reconhecidos historiadores da arte, como Giulio Carlo Argan e Gombrich. O fato de tais artistas possuírem publicações dedicadas especificamente às suas obras também é um indicativo de relevância. Tais critérios também valeriam para artistas vivos com uma vasta e já estudada obra (exemplos: Tomie Ohtake, Joseph Beuys). Notar que artistas pouco conhecidos mas estudados academicamente deveriam constar na Wikipédia tomando o cuidado de respeitar a política adotada em Wikipedia:Nada de pesquisas inéditas.

Vivos

Artistas vivos cuja obra seja relativamente recente (ou seja, possui menos de 20 anos, por exemplo ) deveriam ser avaliados segundo os seguintes aspectos:

  • Publicação de sua obra em revistas internacionais respeitadas
  • Publicação de sua obra em títulos de historiadores da arte e críticos respeitados
  • Apresentação de sua obra em grandes eventos: Bienal de São Paulo, dokumenta de Kassel, Bienal de Veneza (por exemplo).
  • Divulgação e repercussão da obra na imprensa comum.

Artigos sobre obras[editar código-fonte]

Obras consagradas, largamente estudadas por nomes como os citados acima, são consideradas relevantes. Obras recentes deveriam ser consideradas em relação não apenas à sua publicação e análise em publicações respeitadas como a sua repercussão. Exemplo: além do valor artístico, a famosa instalação de Richard Serra em Nova Iorque que foi demolida por decisão judicial possui ainda interesse político, social e histórico.

desenvolver mais critérios

Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos[editar código-fonte]

Apenas pratos considerados típicos de uma cozinha nacional, em conformidade com o que já foi votado e está explicitamente registrado aqui.

Lugares e construções[editar código-fonte]

Específicos[editar código-fonte]