Eliseu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Elisha-Eliseus.jpg

Eliseu (em hebreu אֱלִישַׁע, “Meu Deus é salvação”) é um profeta Bíblico. Era discípulo de Elias.

Visão Judaico-Cristã[editar | editar código-fonte]

Foi o sucessor de Elias no Reino do Norte de Israel. Era filho de Safat e vivia em Abel Mehola, no Vale do Jordão. Pertencia a uma abastada família que possuía 12 juntas de bois. Serviu a Elias durante algum tempo e, antes deste ter ascendido em direção aos céus por um redomuinho,depois de serem separados por uma carruagem de fogo, Eliseu pediu-lhe "porção dobrada do espírito de Elias", isto é, uma porção dupla, que era devido a sua primogenitura como seguidor de Elias. Ele ocupa esta posição por causa da sua designação oficial como sucessor de Elias, na época que em que Elias lançou sobre ele seu manto oficial.(2 Reis 1:17; 2:1, 9, 11, 12.)

Foi um dos profetas que mais tem milagres registrados na Bíblia e dentre eles estão listados:

  • Abriu as águas do Jordão com a capa deixada por Elias (2Reis 2:14)
  • Transformou uma fonte de água má em água potável utilizando sal (2Reis 2:19-22).
  • Amaldiçoou os rapazes que zombavam de sua calvice. Deus então envia duas ursas que matam e despedaçam quarenta e dois destes rapazes.(2Reis 2:23-24)
  • Previu ao rei uma expedição bem-sucedida contra os moabitas (2Reis 3:11-27).
  • Multiplicou o óleo de uma viúva (2Reis 4:1-7).
  • Previu o nascimento do filho de uma sunamita e, quando o menino morreu, Eliseu rogou a Deus e o trouxe de volta à vida (2Reis 4:8-37).
  • Alimentou cem homens com vinte pães e algumas espigas (2Reis 4:42-44).
  • Curou o capitão da Síria Naamã de lepra (2Reis 5:1-19).
  • Fez um machado que havia caído no rio flutuar (2Reis 6:1-7).
  • Adivinhou os planos dos inimigos do rei (2Reis 6:8-12).
  • Previu, durante a grave fome de Samaria, que haveria abundância de comida no dia seguinte e, profetizou a morte do oficial que zombou da profecia (2Reis 7).
  • Após a sua morte, quando um cadáver foi jogado em sua sepultura, assim que tocou nos ossos do profeta, voltou à vida (2Reis 13:20-21).

Morte[editar | editar código-fonte]

Eliseu foi atacado por uma doença sem cura. Ele chamou Jeoás, filho de Jeoacaz e neto de Jeú para ir visitá-lo. Eliseu disse que ele foi como um exército para defender Israel. Ele também pediu que pegasse um arco e flechas e abrisse a janela que desse para o lado da Síria. Eliseu disse para que o rei retesa-se o arco, e pôs suas mãos sobre as do rei, orientando-o a lançar as flechas e declarou..." Flecha da vitória do Senhor", anunciando assim a vitória sobre os siros.Logo em seguida disse a ele que atirasse contra o solo, o que fez o rei, mas somente por três vezes,indignado Eliseu lhe afirma que, se o tivesse feito por seis vezes, teria vencido totalmente os siros.

Um bando de moabitas invadia Israel todo ano. Um desses bandos invadiu um funeral e todos fugiram e jogaram o defunto na sepultura de Eliseu. Quando esse defunto tocou nos ossos do profeta, ele voltou a viver. (2Reis 13:20-21)

Visão muçulmana[editar | editar código-fonte]

Al-Yasa‘, em árabe اليسع, (cerca de 9 a.C. - morte desconhecida)[1] [2] é um

Al-Yasa 'era filho de Safet como o sucessor de Ilyas. Ele herdou de Ilyas o obstinado rei e rainha de Israel os quais não quiseram ouvir suas pregações. Al-Yasa 'fez muitos milagres ao povo para mostrar-lhes o poder de Deus, mas eles o chamaram de mágico, como eles tinham chamado Ilyas anteriormente. Eles continuaram a desconfiar durante toda sua vida. .

Após um período de tempo os Israelitas foram conquistadas pelos assírios. Os assírios destruíram o Monte do Tempo e provocaram enormes prejuízos em Israel.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências a Al-Yasa in the Alcorão[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.