O Silêncio dos Inocentes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Silence of the Lambs
O Silêncio dos Inocentes (PRT/BRA)
O Silêncio dos Inocentes
Pôster promocional
 Estados Unidos
1991 •  cor •  118 min 
Gênero suspense
crime
Direção Jonathan Demme
Produção Kenneth Utt
Edward Saxon
Ron Bozman
Roteiro Thomas Harris (romance)
Ted Tally (roteiro)
Elenco Jodie Foster
Anthony Hopkins
Lawrence A. Bonney
Kasi Lemmons
Lawrence T. Wrentz
Scott Glenn
Anthony Heald
Frankie Faison
Música Howard Shore
Cinematografia Tak Fujimoto
Edição Craig McKay
Distribuição Orion Pictures
Lançamento Estados Unidos 14 de Fevereiro de 1991
Brasil 17 de Maio de 1991
Portugal 6 de Setembro de 1991
Idioma inglês
Orçamento US$ 19.000.000[1]
Receita US$ 272.742.922[1]
Cronologia
Hannibal (filme)

O Silêncio dos Inocentes (no original, The Silence of the Lambs), é um filme americano lançado em 1991.[2] Foi dirigido por Jonathan Demme e estrelado por Jodie Foster, Anthony Hopkins, Ted Levine e Scott Glenn. É baseado no romance homônimo de 1988 por Thomas Harris, o segundo a apresentar Hannibal Lecter, um psicopata assassino em série, que realizava canibalismo com suas vitimas. No filme, Clarice Starling, uma jovem estagiária do FBI, procura ajuda do prisioneiro Dr. Lecter para prender outro serial killer, conhecido apenas como "Buffalo Bill".

The Silence of the Lambs foi lançado em 14 de fevereiro de 1991 nos Estados Unidos e arrecadou mais de 130 milhões de dólares durante sua exibição no país. Em todo o mundo, teve bilheteria de 272.742.922 de dólares. Foi o terceiro filme a ganhar prêmios Óscar em cinco categorias "principais": melhor filme, melhor atriz, melhor ator, melhor diretor e melhor roteiro adaptado. Foi também o primeiro ganhador de melhor filme a ser amplamente considerado o melhor filme de terror, e o segundo dessa categoria, depois de The Exorcist (1973).[3][4] O filme é considerado "culturalmente, historicamente e esteticamente" importante pela Biblioteca do Congresso e foi escolhido para ser preservado no National Film Registry em 2011.

Enredo

Predefinição:Revelações sobre o enredo Clarice Starling é uma jovem agente do FBI escalada para entrevistar um criminoso terrível, inteligente e violento, com a intenção de capturar um assassino em série que está solto, matando mulheres. Como elemento de ligação entre os crimes, apenas uma inusitada pista: casulos de uma mariposa tropical eram encontrados no interior dos corpos das vítimas.

O assassino sequestra a filha de uma senadora, Ruth Martin e, com isso, todo o aparato policial é mobilizado para sua captura.

Para fazer o perfil psicológico do sequestrador, Clarice serve-se de um sociopata, Hannibal Lecter, condenado à prisão perpétua por nove assassinatos e detido há mais de oito anos.

Tem início um jogo de pistas e enigmas que elevam a tensão do filme, onde Hannibal, um ex-psiquiatra que se tornara canibal, consegue engendrar uma espetacular fuga.

O sequestrador é uma transexual que, insatisfeita com sua forma física, planeja construir para si uma segunda pele feminina, servindo-se das peles de suas vítimas. Sua última vítima era justamente a filha da senadora, que é aprisionada num poço aberto no porão de uma velha casa.

Seguindo as pistas do psiquiatra-canibal, Clarice passa a concentrar suas investigações na primeira vítima do serial-killer: aquela que despertara sua cobiça deveria viver próximo a ele. Com isso, ela descobre a residência atual de um ex-vizinho dessa vítima e, já indo embora, vê uma mariposa exótica voando no interior da residência, indicando ser aquele o verdadeiro homicida. Tem início uma das sequências mais tensas do cinema, que ocorre na escuridão dos porões da casa do assassino.

O filme encerra, com a cena de Hannibal Lecter livre, nas ruas do Haiti, indo atrás do Dr. Chilton, o diretor do seu antigo sanatório. Predefinição:Fim das revelações sobre o enredo

Elenco

Principais prêmios e indicações

Oscar 1992 (EUA)[5]

Premiação Categoria Indicado/Indicada Resultado Especificação
Oscar 1992 Melhor Filme Edward Saxon, Kenneth Utt, Ron Bozman Venceu
Melhor Diretor Jonathan Demme Venceu
Melhor Ator Anthony Hopkins Venceu
Melhor Atriz Jodie Foster Venceu
Melhor Roteiro Adaptado Ted Tally Venceu Adaptado de O Silêncio dos Inocentes de Thomas Harris
Melhor Edição Craig McKay Indicado
Melhor Som Tom Fleischman e Christopher Newman Indicado

Globo de Ouro 1992 (EUA)

  • Vencedor na categoria de Melhor Atriz em Cinema - Drama (Jodie Foster).
  • Indicado também nas categorias de Melhor Diretor - Cinema (Jonathan Demme), Melhor Filme - Drama, Melhor Ator em Cinema - Drama (Anthony Hopkins) e Melhor Roteiro - Cinema (Ted Tally).

BAFTA 1992 (Reino Unido)

  • Venceu nas categorias de Melhor Ator (Anthony Hopkins) e Melhor Atriz (Jodie Foster).
  • Foi também indicado nas categorias de Melhor Fotografia (Tak Fujimoto), Melhor Direção (Jonathan Demme), Melhor Edição (Craig McKay), Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora Original (Howard Shore), Melhor Roteiro Adaptado (Ted Tally) e Melhor Som.

Festival de Cinema de Berlim 1991 (Alemanha)

Prêmio César 1992 (França)

  • Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Prêmio Edgar 1992 (Edgar Allan Poe Awards, EUA)

  • Vencedor na categoria de Melhor Filme.

NYFCCA 1991 (New York Film Critics Circle Awards, EUA)

  • Venceu nas categorias de Melhor Ator (Anthony Hopkins), Melhor Atriz (Jodie Foster), Melhor Diretor (Jonathan Demme) e Melhor Filme.

People's Choice Award 1992 (EUA)

  • Venceu na categoria de Filme Dramático Favorito.

Saturn Awards 1992 (EUA)

  • Venceu nas categorias de Melhor Ator (Anthony Hopkins), Melhor Filme de Horror, Melhor Maquiagem, Melhor Roteiro (Ted Tally).
  • Foi indicado também nas categorias de Melhor Atriz (Jodie Foster), Melhor Figurino, Melhor Diretor (Jonathan Demme) e Melhor Música (Howard Shore).

Academia Japonesa de Cinema 1992 (Japão)

  • Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Referências

Ligações externas