Roger Corman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Roger Corman
Fotografia de 24 de Julho de 2006.
Nome completo Roger William Corman
Outros nomes Henry Neill
Nascimento 5 de Abril de 1926 (88 anos)
Detroit,
 Estados Unidos
Ocupação Diretor
Produtor
Roteirista
Ator
Cônjuge Julie Corman (23 de Dezembro de 1970 - presente)
Atividade 1954 - Presente
IMDb: (inglês)

Roger William Corman (5 de abril de 1926) é um diretor, roteirista e produtor norte-americano. Um dos grandes realizadores dos chamados filmes B, trabalhou para a American International Pictures.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Formado em engenharia pela Universidade de Stanford e ex-aluno de Literatura Inglesa em Oxford. É um dos nomes históricos entre os independentes de Hollywood, lançou as carreiras de diversos diretores e atores hoje consagrados. Entre os atores, podemos citar Robert de Niro e Jack Nicholson. Dos diretores, foi Corman o primeiro a reconhecer John Landis, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, James Cameron, Tim Burton, Ron Howard, Joe Dante, Peter Bogdanovich e Jonathan Demme.

Além disso, assinou nos anos 60 uma série de adaptações para o Cinema de filmes inspirados nos contos de Edgar Alan Poe (e no poema "O Corvo"), e proporcionou trabalho a atores de vulto que andavam relegados ao esquecimento pela indústria cinematográfica: entre eles, Peter Lorre e Boris Karloff. Foi também responsável pela consagração do extraordinário ator Vincent Price como protagonista de filmes de terror, ainda que não tenha sido o primeiro a dirigi-lo.

Desde 1954 até hoje, Roger Corman já produziu e realizou mais de 400 filmes, gabando-se de ter perdido dinheiro apenas com um, The Intruder (1962), uma história anti-racista com William Shatner.


Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cineastas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.