The Sound of Music

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Sound of Music
Música no Coração (PT)
A Noviça Rebelde (BR)
Pôster original do filme.
 Estados Unidos
1965 • cor • 174 min 
Direção Robert Wise
Roteiro Ernest Lehman
Elenco Julie Andrews
Christopher Plummer
Richard Haydn
Peggy Wood
Eleanor Parker
Género drama musical
Idioma inglês
Orçamento 8,2 milhões[1]
Receita 286.214.286[1]
Página no IMDb (em inglês)

The Sound of Music (A Noviça Rebelde (título no Brasil) ou Música no Coração (título em Portugal)) é um filme norte-americano de 1965, mais precisamente um drama musical, dirigido por Robert Wise e com Julie Andrews no papel principal.

O filme originou-se de um musical da Broadway, cuja história é baseada na vida da família de cantores Von Trapp da Áustria. As canções são da autoria de Richard Rodgers e as letras de Oscar Hammerstein II, com passagens instrumentais adaptadas por Irwin Kostal, com roteiro de Ernest Lehman.

Foi rodado principalmente em locações em Salzburgo, na Áustria, e na região da Baviera, na Alemanha. O filme ganhou o Oscar de melhor filme em 1966, e é um dos musicais mais populares já produzidos. O álbum com a trilha sonora foi nomeado ao Grammy de melhor álbum do ano. Foi escolhido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no Registro Nacional de Filmes em 2001, e sempre está presente nas listas dos melhores filmes já feitos, como as do American Film Institute.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme conta a história verídica da família de cantores Von Trapp, mostrando desde os dias da então noviça 'Maria' (que antes de se tornar 'Von Trapp' tinha como sobrenome 'Kutscher') num convento em Salzburgo, Áustria, até o momento em que a família foge do país quando este é ocupado pelos nazistas, que estão prestes a prepararem o Anschluss.

Maria, que não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas, é enviada para trabalhar como governanta dos 7 filhos do 'Capitão Georg von Trapp'; este é viúvo, e desde a morte de sua esposa educa as crianças com rigor militar.

Schloss Leopoldskron, em Salzburgo, onde decorre parte da acção do filme.

A chegada de Maria modifica drasticamente a vida da família ao trazer alegria e conquistar o carinho e o respeito das crianças. No início ela enfrenta alguns problemas com o Capitão, mas este acaba desenvolvendo um grande afeto pela jovem ao ver que ela conseguiu fazer o que nenhuma outra governanta havia antes feito pelas crianças. Eles acabam se apaixonando, e o capitão, antes comprometido com 'Elsa Schraeder', uma rica baronesa de Viena, rompe o noivado para poder se casar com Maria.

Porém, daí para frente, nem tudo na vida da família será tão fácil assim, pois quando os nazistas dominam a Áustria, o capitão é convocado para servir na marinha alemã. A família decide, então, fugir de carro através da fronteira. Mas as fronteiras são fechadas e eles se vêem obrigados a caminharem pelas montanhas. Numa das mais emocionantes sequências do cinema, embalada pela canção Climb Ev'ry Mountain, o filme termina com a família nas montanhas, mostrando a importância de viver em família, um ajudando ao outro.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Dublador no Brasil
Julie Andrews Maria von Trapp Nair Amorim
Christopher Plummer Capitão Georg von Trapp André Filho
Eleanor Parker Baronesa Elsa Schraeder Marlene Costa
Richard Haydn Max Detweiler Jomeri Pozzoli
Peggy Wood Madre Abadessa Diana Morel
Charmian Carr Liesl von Trapp Carmem Sheila
Nicholas Hammond Friedrich von Trapp Luís Manuel
Heather Menzies Louisa von Trapp
Duane Chase Kurt von Trapp
Angela Cartwright Brigitta von Trapp Myriam Thereza
Debbie Turner Marta von Trapp Selma Lopes
Kym Karath Gretl von Trapp Carmem Sheila
Anna Lee Irmã Margaretta Maralisi Tartarine
Portia Nelson Irmã Berthe Nelly Amaral
Ben Wright Herr Zeller Magalhães Graça
Daniel Truhitte Rolfe Rodney Gomes
Norma Varden Frau Schmidt Estelita Bell
Marni Nixon Irmã Sophia
Gilchrist Stuart Franz Waldyr Sant'anna
Evadne Baker Irmã Bernice

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Oscar 1966 (EUA)

Globo de Ouro 1966 (EUA)

  • Vencedor nas categorias de melhor filme - comédia/musical e melhor atriz em comédia/musical (Julie Andrews).
  • Indicado nas categorias de melhor diretor e melhor atriz coadjuvante (Peggy Wood).

Prêmio Eddie 1966 (EUA)

  • Vencedor na categoria de melhor montagem.

BAFTA 1966 (Reino Unido)

  • Indicado na categoria de melhor atriz britânica (Julie Andrews).

Teatro[editar | editar código-fonte]

O filme ganhou uma versão para teatro produzida pela Broadway e, em 2008, foi trazida para o Brasil por Charles Möeller e Cláudio Botelho. A versão brasileira teve temporada no Rio de Janeiro e em São Paulo, e seu elenco contou com Kiara Sasso como Maria em ambas temporadas, Herson Capri como o Capitão Von Trapp na temporada carioca (substituído por Saulo Vasconcelos antes do fim das apresentações, devido a um convite para trabalhar na novela Negócio da China); Saulo Vasconcelos foi o responsável por dar vida ao Capitão nos palcos paulistas. O papel da Madre Superiora, nas duas temporadas, ficou por conta de Mirna Rubim, assim como aconteceu com Carolina Puntel, intérprete da jovem Liesl. Felipe Tavolaro, alternante de Bruno Miguel no Rio de Janeiro, ficou com o papel quando o musical mudou-se para São Paulo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
JulieAndrews face.jpg Christopher Plummer.jpg
Julie Andrews, atriz de A noviça rebelde, em foto de 2003. Christopher Plummer, ator de A noviça rebelde, em foto de 1956.
Maria von Trapp 2.jpg Georgvontrapp.gif
A verdadeira Maria von Trapp O verdadeiro Georg von Trapp
  • O filme seria inicialmente dirigido por William Wyler, que terminou sendo descartado por ter uma visão diferente da dos produtores para o filme.
  • O diretor Robert Wise chegou a cogitar o nome de Yul Brynner para interpretar o capitão Von Trapp.
  • O primeiro número musical do filme, The Sound of Music, foi exatamente o último a ser rodado pelo elenco enquanto estava na Europa. As filmagens desta cena ocorreram em junho e julho de 1964.
  • A frente e os fundos da fazenda do capitão Von Trapp foram filmadas em dois locais diferentes em Salzburgo, na Áustria.
  • Muita gente acredita que a canção Edelweiss, uma das que são cantadas no filme, é uma tradicional canção austríaca tal como a flor que lhe deu o nome, a edelvais; na verdade ela foi escrita para o musical e é pouco conhecida na Áustria.
  • Na verdade, não é a voz do ator Christopher Plummer que se ouve no filme quando seu personagem canta, e sim a do cantor Bill Lee.
  • A canção Wind It Up, da cantora Gwen Stefani, é um remix de um dos musicais de A Noviça Rebelde, e seu videoclipe é inspirado no filme, que a cantora considera seu favorito.
  • Este filme ocupa a quarta colocação na Lista dos 25 maiores musicais estadunidenses de todos os tempos, idealizada pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.
  • Foi parodiado no filme do Renato Aragão como o Noviço Rebelde de 1997.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b The Sound of Music. The Numbers. Nash Information Services. Página visitada em 26 de abril de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]