Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de PUC-RJ)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
PUC-Rio
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
PUC-Rio-Logo.jpg
Lema Alis Grave Nil
(Nada é pesado quando se tem asas)
Fundação 31 de outubro de 1940 (como Universidade Católica)
20 de janeiro de 1947 (título de Pontifícia, pelo papa Pio XII).
Tipo de instituição Privada, Confessional, Filantrópica
Docentes 1.000
Total de estudantes 17.900
Graduação 10.400
Pós-graduação 7.500
Reitor(a) Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J.
Vice-reitor(a) Pe. Francisco Ivern Simó, S.J.
Estado Rio de Janeiro
Página oficial www.puc-rio.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) é uma instituição de ensino superior privada e católica brasileira, sediada no bairro da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, Brasil. Nos tempos de hoje, é conhecida como a melhor universidade privada do Brasil.

Foi fundada em 1941 por D. Sebastião Leme e pelo padre Leonel Franca, S.J., e reconhecida oficialmente pelo Decreto 8.681, de 15 de janeiro de 1946. Por Decreto da Congregação dos Seminários, de 20 de janeiro de 1947, a universidade recebeu o título de pontifícia.

A PUC-Rio foi uma das universidades pioneiras no ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação no Brasil[carece de fontes?]. A universidade possui dentro do seu campus a incubadora de empresas Gênesis. Muitas empresas[quais?] lá incubadas hoje já atuam em escritórios próprios e são independentes da universidade.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Graduação[editar | editar código-fonte]

CCS - Centro de Ciências Sociais

CTCH - Centro de Teologia e Ciências Humanas

CTC - Centro Técnico Científico

Pós-Graduação[editar | editar código-fonte]

CCS - Centro de Ciências Sociais

CTCH - Centro de Teologia e Ciências Humanas

CTC - Centro de Técnico Científico

Departamentos e Institutos[editar | editar código-fonte]

Departamento de Administração[editar | editar código-fonte]

Pátio da PUC-Rio, mais conhecido como Pilotis.

O Departamento de Administração oferece cursos de graduação, especialização (MBA), mestrado e doutorado. Também oferece cursos executivos fechados para empresas (de curta e longa duração), trabalhos de pesquisa e consultoria.

Mais conhecido como IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio, está localizado no campus da Gávea e já formou mais de 50 mil alunos[carece de fontes?].

Fundado em 1958, como Instituto de Administração e Gerência (IAG), anos depois passou a ser chamado de IAG - Escola de Negócios.

Na área de pesquisa, há dois núcleos: o de "Estudos em Infraestrutura e Energia", e o de "Pesquisa em Negócios Internacionais". Ambos os núcleos realizam pesquisas e trabalhos de consultoria para outras organizações.

Na área internacional, o IAG/PUC-Rio possui diversas parcerias, tais como: programa de dupla diplomação com Institut d´Administartion des Entreprises (IAE de Grenoble, França), programa Gateway to New York com a Universidade Fordham (Nova York, Estados Unidos), Semana ABC com a Universidade Católica Argentina, com a Pontifícia Universidade Católica do Chile e com a Universidade Católica do Uruguai.

Departamento de Comunicação Social[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Comunicação Social conta com professores como André Trigueiro, Arthur Dapieve, Luiz Nachbin, Fernando Ferreira, Sidney Rezende, Walter Lima Júnior, João Moreira Salles, Claudio Bojunga, Lula Branco e Silvio Tendler. Repórteres como Pedro Bial se formaram na Universidade.

Os alunos de comunicação contam com o Projeto Comunicar, que se divide nos seguintes núcleos: Jornalismo Impresso, Assessoria de Comunicação Social, Rádio e Internet, Agência Experimental de Propaganda, TV PUC, Editora e Comunicação Comunitária.

Outro projeto do departamento é o Portal PUC-Rio Digital 1 , onde alunos de Comunicação se dividem, em diversas funções, nas áreas de rádio, televisão e jornal. Todo o material produzido é exibido no site.

Departamento de Direito[editar | editar código-fonte]

Criado em 1941, o Departamento de Direito da PUC-Rio tem se destacado pela característica humanista e interdisciplinar de seu curso de graduação fundamentado em uma filosofia de individualização do currículo pelo aluno; pela sintonia com as demandas contemporâneas, oferecendo cursos de especialização voltados para as questões mais modernas do mundo jurídico; pelo desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares sobre o direito, mantendo a tradição iniciada na década de 1970, quando o curso de direito da PUC-Rio se tornou um dos referentes da pesquisa no campo da sociologia do direito; pela oferta de um programa de pós-graduação stricto sensu na área de Teoria do Estado e Direito Constitucional, com cursos de Mestrado e de Doutorado que têm contribuído para a formação de professores e pesquisadores inseridos em diferentes instituições de ensino.

Departamento de Economia[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Economia, criado em 1963, tornou-se, a partir do final da década de 1970, um dos mais conceituados centros de ensino e pesquisa em economia da América Latina.

Armínio Fraga, Gustavo Franco, André Lara Resende, Francisco Lopes, Winston Fritsch, Edmar Bacha e Elena Landau são apenas alguns dos economistas formados pela PUC-Rio que dirigiram os destinos do Brasil, no final da década de 1990 e início da década de 2000.

Hoje, o departamento continua desenvolvendo pesquisa e segue tendo um dos melhores cursos de economia da América do Sul, dirigido atualmente por Rogério Werneck e Márcio Garcia.

Instituto de Relações Internacionais[editar | editar código-fonte]

Criado em 1979, o Instituto de Relações Internacionais é o primeiro núcleo de desenvolvimento do estudo da área de Relações Internacionais no Brasil. O IRI dedica-se às atividades de ensino, pesquisa e publicações, com particular ênfase para a integração entre ensino e pesquisa.

O Instituto inaugura as suas atividades de ensino em 1987 com a criação do curso de mestrado, que em 20 anos de funcionamento formou mais de 140 profissionais que hoje ocupam posições destacadas no meio acadêmico, diplomático e em organismos internacionais[carece de fontes?].

Em 2001, consolida o seu programa de pós-graduação ao abrir inscrições para o primeiro curso de doutorado em relações internacionais do país. Logo em seguida, em 2003, começa a oferecer também o curso de graduação.

Outros[editar | editar código-fonte]

Cursos de engenharia e ciências exatas[editar | editar código-fonte]

Além de economia, a PUC-Rio destaca-se também pelos seus cursos de pós-graduação em ciências exatas e engenharias, especialmente informática, engenharia mecânica (conceito máximo sete na CAPES); engenharia elétrica e engenharia civil (conceito seis); matemática, química e física (conceito cinco).

Referências

  • ÉPUC é uma revista do Projeto ÉPOCA-PUC, uma parceria da Revista Época com o Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, que publica artigos elaborados pelos estudantes de jornalismo.

Referências[editar | editar código-fonte]

http://ruf.folha.uol.com.br/rankings/rankingdeuniversidades/

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]