Plano Brasil Maior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Plano Brasil Maior,[1] lançado ao vivo[2] em 02 de agosto de 2011,[3] é um programa do governo federal brasileiro para aumentar a competitividade da indústria nacional, sob o lema "Inovar para Competir. Competir para Crescer". Ele traça uma nova política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior do governo federal.[4] Entre as medidas de desoneração estão a permissão para desconto imediato dos impostos pagos na aquisição de máquinas para a indústria e a desoneração da folha de pagamento para os setores que empregam grande volume de mão de obra, como os de confecção, calçados, móveis e programas de computadores.[5]

As metas incluem o aumento de investimentos em capital fixo no país, de 18,4% do Produto Interno Bruto (PIB) para 23% até 2014; a elevação do gasto privado com ciência e tecnologia, de 0,55% para 0,9%; e a ampliação da parcela da indústria no PIB, de 18,3% para 19,5%.[6]

Segundo o economista Robert Solow[carece de fontes?], por contemplar apenas incentivos fiscais (diminuição de impostos) e linhas de crédito subsidiados via BNDES como forma da promoção da inovação, o plano não contém reais medidas da promoção do desenvolvimento tecnológico, as quais seriam o principal fator que leva à inovação no longo prazo.

Referências

  1. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Plano Brasil Maior. Página visitada em 16 de setembro de 2011.
  2. Blog do Planalto. Ao vivo: lançamento do Plano Brasil Maior.
  3. Governo vai desonerar folha de pagamento em alguns setores
  4. Governo quer ampliar para 40 milhões número de casas com internet Título não preenchido, favor adicionar.
  5. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Medidas do programa Brasil Maior. Página visitada em 16 de setembro de 2011.
  6. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Metas. Página visitada em 16 de setembro de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.