Pop punk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pop punk
Origens estilísticas Punk rock, pop rock, power pop, pós punk, surf rock, garage rock, sunshine pop, bubblegum pop
Contexto cultural Meados da década de 1970 nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e outros países
Instrumentos típicos Vocal
Guitarra
Baixo
Bateria
Teclado
Popularidade Vários níveis de sucesso comercial desde o final da década de 1970; enorme sucesso internacional na década de 1990 e na década de 2000.
Outros tópicos
New wave - Post-punk - Skate punk - Ska punk Rock alternativo - Emo

Pop punk (também conhecido como punk pop e outras denominações) é um gênero de fusão que combina elementos do punk rock com música pop, em graus variados. A música normalmente combina rápidos tempos do punk, mudanças de acorde e guitarras barulhentas com influencia pop em melodias e temas líricos. Bandas como Green Day, blink-182, New Found Glory, Sum 41 e Offspring representam bem o cenário internacional. Já no cenário nacional temos bandas como Forfun, Dibob, Cueio Limão e Strike.

Origem

O estilo é originário da costa oeste americana, principalmente na Califórnia, iniciada por adolescentes influenciados pela música punk da década anterior e o grunge. Suas músicas tendem para a vida real, problemas adolescentes, humor e sarcasmo, diferenciando-se do punk rock puro desde as músicas mais trabalhadas até o modo de vestir.

Estilo

Blink-182

As músicas são caracterizadas pela batida punk/hardcore tradicional, vocal limpo, contrabaixo com arranjo independente e guitarras pesadas em harmonia, com direito a solos curtos, porém seguindo regras musicais, campo harmônico, etc. As letras falam sobre política, rebeldia adolescente, garotos(as), colégio, pais, bebida, festas, skate, tudo que faz parte da cultura jovem americana.

Suas roupas são mais extravagantes e coloridas do que a dos punks no anos 70 e 80, porém ainda se vê muito a coloração preta. Calças folgadas ou apertadas, bermudas, camisas de malha, tênis, meias compridas, cabelo espetado ou para baixo, careca, boné ou touca, piercings e tatuagens.

História

Jordan Pundik, vocalista da banda New Found Glory.

Bandas como The Offspring, The Vandals, Sum 41, Bowling for Soup, Green Day, Blink-182, MxPx, Yellowcard, Millencolin, New Found Glory, Mest e NOFX foram as grandes bandas a darem o pontapé inicial para esse novo estilo musical. Isto ocorreu no fim dos anos 80 e nos anos 90. O Pop Punk prevaleceu nos anos 2000 com Paramore, Fall Out Boy, Panic! at the Disco, My Chemical Romance, Sum 41, All Time Low e Simple Plan.

Ver também

Predefinição:Portal-rock