Rede Bahia de Televisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rede Bahia de Televisão
TV Bahia.jpg
Tipo Rede de televisão comercial
País  Brasil
Fundação 10 de março de 1985 (39 anos)
por Antônio Carlos Magalhães, ACM
Pertence a Rede Bahia
Proprietário Família Magalhães (66,67%)
EPTV (33,33%)
Presidente Antônio Carlos Magalhães Júnior
Cidade de origem Bahia Salvador, BA
Sede Salvador, BA
Rua Prof. Aristides Novis, 123 - Federação
Estúdios Salvador (TV Bahia)
Rua Prof. Aristides Novis, 123 - Federação
Barreiras (TV Oeste)
Rua Marechal Deodoro, 685 - Centro
Itabuna (TV Santa Cruz)
Rua Montes Claros, 26 - Bairro de Fátima
Feira de Santana (TV Subaé)
Avenida Presidente Dutra, 1301 - Brasília
Ficheiro:Bandeira Juazeiro BA.gif Juazeiro (TV São Francisco)
Rua Oscar Ribeiro, 100 - Centro
Vitória da Conquista (TV Sudoeste)
Rua dos Fonsecas, 143 - Centro
Slogan Valorizando o estado
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Afiliações Rede Globo
Cobertura Todo o estado da Bahia
Emissoras próprias TV Bahia (Salvador)
TV Oeste (Barreiras)
TV Santa Cruz (Itabuna)
TV Subaé (Feira de Santana)
Ficheiro:Bandeira Juazeiro BA.gif TV São Francisco (Juazeiro)
TV Sudoeste (Vitória da Conquista)
Página oficial Rede Bahia (site)
iBahia (portal)
G1 - Bahia (notícias)
GE - Bahia (esportes)
Disponibilidade aberta e gratuita
03 VHF (Alagoinhas)
04 VHF (Itabuna)
05 VHF (Barreiras, Vitória da Conquista, Guanambi)
06 VHF (Jequié e Paulo Afonso)
07 VHF (Juazeiro, Uauá, e Teixeira de Freitas)
09 VHF (Eunápolis e Porto Seguro)
10 VHF (Feira de Santana e Cruz das Almas)
11 VHF (Salvador)
13 VHF (Ilhéus)
Digital
27 UHF (Feira de Santana)
28 UHF (Juazeiro, Vitória da Conquista e Ilhéus)
29 UHF (Salvador)
30 UHF (Itabuna)
Em implantação:
27 UHF (Alagoinhas e Uauá)
28 UHF (Jequié e Paulo Afonso)
29 UHF (Barreiras e Porto Seguro)
30 UHF (Eunápolis, Guanambi e Teixeira de Freitas)
Disponibilidade por satélite
Canal 24 (TV Bahia)
Canal 524 (TV Bahia HD)
Canal 11 (TV Bahia)
Canal 10 (TV Bahia)
Canal 211 (TV Bahia)
Disponibilidade por cabo
Canal 11 (TV Bahia)
Canal 511 (TV Bahia HD)
TV Cabo Itabuna
Canal 8 (TV Santa Cruz)

A Rede Bahia de Televisão (RBT) é uma rede de televisão brasileira, afiliada à Rede Globo com sede em Salvador, Bahia. É a maior rede de televisão do Norte e Nordeste e uma das maiores do Brasil. Pertence ao grupo Rede Bahia da Família Magalhães como também a EPTV na qual possui participação acionária. Antonio Carlos Magalhães Júnior, Luis Eduardo Magalhães Filho e César Mata Pires, todos da Família Magalhães, eram os proprietários após a morte de Antonio Carlos Magalhães. Em 2012, as cotas do último foram vendidas para a família Coutinho Nogueira, dona do Grupo EPTV. Cada um dos três possuem a mesma quantidade, 33%.[1][2][3]

Sua cobertura atinge toda a Bahia, por meio de suas seis emissoras: TV Bahia (Salvador), TV Oeste (Barreiras), TV Santa Cruz (Itabuna), TV São Francisco (Juazeiro), TV Subaé (Feira de Santana) e TV Sudoeste (Vitória da Conquista).

Em 2014, a rede foi vencedora no quesito Maior Audiência do Prêmio Nacional de Programação da Rede Globo, dentre as afiliadas participantes do Painel Nacional de Televisão. Também foi uma das três finalistas nos quesitos Melhores Chamadas (com a do jogo Juazeirense e Juazeiro) e Programas Regionais de Linha (com o Mosaico Baiano).[4][5]

Emissoras

Nome Canal Cidade Estado Transmissão Início
TV Bahia 11
29
Salvador BA Analógica
Digital
1985
2008
TV Subaé 10
27
Feira de Santana BA Analógica
Digital
1988
2013
TV Santa Cruz 04
30
Itabuna BA Analógica
Digital
1988
2013
TV Sudoeste 05
28
Vitória da Conquista BA Analógica
Digital
1990
2014
TV São Francisco 07
28
Juazeiro BA Analógica
Digital
1990
2014
TV Oeste 05
29
Barreiras BA Analógica
Digital
1991
2014

Sinal digital

Todas as emissoras da rede já possuem sinal digital ativado em caráter oficial. A TV Bahia foi a primeira emissora do Norte/Nordeste a iniciar as transmissões digitais (HDTV) em 1 de dezembro de 2008, a TV Subaé e TV Santa Cruz em julho e dezembro de 2013 respectivamente, já as TV Sudoeste, TV São Francisco e TV Oeste ativaram seus sinais em 2014.

Programas

Jornalismo

Bahia Agora: É um boletim de notícias nos intervalos comerciais que apresenta o trânsito na capital e as notícias de última hora do estado. É apresentado por Acácia Lyria (atualmente pela repórter da TV Subaé, Thaic Carvalho, pois Acácia está afastada, devido o nascimento de seu filho) em duas edições matinais e por Camila Marinho em três edições no período vespertino.

Bahia Meio Dia: É o telejornal apresentado no horário do meio-dia de segunda a sábado, tem seus dois primeiros blocos destinados a produção de todas emissoras afiliadas e posteriormente tem sua edição para todo o estado pela TV Bahia com apresentação de Fernando Sodake e Silvana Freire.

É apresentado por Roger Sarmento em Itabuna, Madalena Braga em Feira de Santana e Judson Almeida em Vitória da Conquista.

Nas quartas-feiras, o Quadro Desaparecidos é apresentado pela repórter Andrea Silva ao vivo da Praça da Piedade, em Salvador, onde familiares e amigos vão em busca de informações de parentes desaparecidos. No interior do estado também é apresentado por meio das afiliadas da Rede Bahia nas cidades de Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista e entre outras.

BATV: É o telejornal noturno da rede de segunda a sábado com apresentação de Camila Marinho pela TV Bahia. No interior, o noticiário também é exibido pelas TV Santa Cruz (com Olga Amaral), TV Subaé (com Lete Simões), TV São Francisco (com Leandro Ramalho), TV Sudoeste (com Daniela Oliveira) e TV Oeste (com Mariana Dorfey).

Jornal da Manhã: É o noticiário matinal da rede apresentado de segunda a sexta, tem seu primeiro bloco destinado a produção de todas emissoras afiliadas e posteriormente tem sua edição para todo o estado pela TV Bahia com apresentação de Ricardo Ishmael e Jéssica Smetak.

Esportes

Bahia Esporte: É apresentado aos sábados por Patrícia Abreu e Renan Pinheiro, trazendo reportagens especiais do esporte baiano.

Globo Esporte BA: É a edição local do Globo Esporte, apresentado de segunda a sábado pela TV Bahia com apresentação de Thiago Mastroianni e Patrícia Abreu para todo o estado com as principais notícias do esporte baiano. Também conta com a dupla humorística Jair e Vicentino (numa alusão ao Bahia e Vitória respectivamente).

Variedades

Aprovado: Apresentado por Jackson Costa, é a revista do conhecimento, onde mostra a cultura e a beleza da Bahia. Vai ao ar nas manhãs de sábado, após o Como Será.

Bahia Rural: Vai ao ar nas manhãs de domingo, seguindo o estilo do Globo Rural. Traz as notícias e novidades da área rural baiana.

Festival de Verão - Salvador: É exibido pela Rede Bahia somente um ou dois meses antes do Carnaval, é alternado com a TV Subaé, TV Oeste, TV Santa Cruz, TV São Francisco, TV Sudoeste e é gerado pela TV Bahia para a principal emissora, também em outras emissoras do Brasil.

Mosaico Baiano: Apresentado por Alessandro Timbó, exibe curiosidades, clipes, documentários, séries especiais, dicas de cinema, teatro, shows, artistas, visitas aos bairros, comportamento, turismo, cobertura dos eventos da cidade de Salvador.

Rede Bahia Revista: Apresentado por Acácia Lirya e Dalton Soares, é uma revista semanal exibida aos domingos logo após o Fantástico. Exibe matérias culturais, séries especiais e informações.

Referências

Ligações externas