TV Borborema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TV Borborema
Televisão Borborema Ltda.
Tv borborema.jpg
TV Borborema
Campina Grande, Paraíba
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais
09 VHF analógico
30 UHF e 9.1 Virtual (em implantação) digital
Outros canais Lista de retransmissoras
Sede Campina Grande, PB
Edifício João Rique, Sobreloja - Rua Venâncio Neiva, 287 - Centro
MAPA
Slogan A TV que tem a cara de Campina
Rede SBT
Rede(s) anterior(es) Rede Tupi (1963-1980)
REI (1980)
Rede Globo (1980-1986)
Rede Manchete (1987-1989)
Fundador(es) Assis Chateaubriand
Pertence a Sistema Opinião de Comunicação (57,5%)
Diários Associados (42,5%)
Proprietário(s) Cândido Pinheiro
Antigo(s) proprietário(s) Assis Chateaubriand (1966-1968)
Condomínio Acionário dos Diários Associados (1968-2015)
Presidente Cândido Pinheiro
Fundação 14 de março de 1966 (58 anos)
Prefixo ZYB 275
Cobertura Ficheiro:Cobertura - TV Borborema.svg
Potência 1 kW
Página oficial tvborborema.com.br

TV Borborema é uma emissora de televisão brasileira sediada em Campina Grande, cidade do estado da Paraíba. Opera no canal 9 VHF e está fase de implantação seu sinal digital no canal 30 UHF, e é afiliada ao SBT. Foi fundada em 1966 por Assis Chateaubriand, como uma das emissoras da Rede Tupi, e a primeira emissora de TV da Paraíba. Em 2015, a emissora que até então pertencia somente aos Diários Associados, teve parte das suas ações compradas pelo Sistema Opinião de Comunicação, de Cãndido Pinheiro, proprietário do Grupo Hapvida, que passaram a ser sócios majoritários da emissora. Seus estúdios ficam no Edifício João Rique, no Centro da cidade, e sua antena de transmissão fica no alto do prédio.

A TV Borborema segue normalmente a programação do SBT gerada diretamente de São Paulo, mas quando entra em vigência o Horário de Verão no centro-sul brasileiro, a emissora segue a programação da Rede Fuso do SBT, gerada pelo SBT Pará durante a noite. Durante os finais de semana, a programação é transmitida em tempo real, devido ao fato de os programas desses dias terem em sua maioria classificação ou .

História

Campina Grande foi a primeira cidade da Paraíba e do interior de um estado do Nordeste a possuir emissora de televisão, ao contrário de outros estados nordestinos, em que as primeiras emissoras foram instaladas nas capitais. João Pessoa só viria a ter emissora local em 1986. A TV Borborema foi uma das primeiras emissoras do Norte/Nordeste. Antes, em 1960, já haviam sido inauguradas as TVs Itapoan, em Salvador, na Bahia, e Jornal do Commercio e Rádio Clube de Pernambuco (atual RedeTV! Recife), no Recife.

Segundo relatos históricos, Assis Chateaubriand determinou a inauguração de uma TV em Campina Grande em 1961. Assis Chateubriand ainda figura no quadro societário da emissora, como pode-se constatar consultando o site do Ministério das Comunicações. Campina Grande era uma das principais praças dos Diários Associados no Nordeste. Há registros de que a Rádio Borborema na época tinha um faturamento invejável, a ponto de sustentar as rádios Clube de Pernambuco e Tamandaré, ambas instaladas no Recife, capital de Pernambuco.

A TV Borborema entrou em fase experimental em 15 de setembro de 1963,[1] quando produziu os seus primeiros programas.[2] A emissora associada foi inaugurada oficialmente em 14 de março de 1966.[1]

A emissora integrou a Rede Tupi até o dia 18 de julho de 1980, quando foi extinta, mas não teve sua licença cassada devido a emissora estar saudável financeiramente à época, e devido a alinhamentos políticos, que permitiram a emissora manter-se no ar e mais tarde, instalar repetidoras no interior paraibano.

Com o fim da Rede Tupi, a TV Borborema integrou a Rede de Emissoras Independentes, liderada pela TV Record de São Paulo e a TVS do Rio de Janeiro. Em seguida, afiliou-se a Rede Globo, permanecendo até 31 de dezembro de 1986, quando entrou no ar a TV Paraíba. Em 1º de janeiro de 1987, tornou-se afiliada da Rede Manchete. Em 1989 trocou a Rede Manchete pelo SBT, onde está até hoje.

Em 16 de janeiro de 2015, a emissora teve 57,5% das suas ações vendidas pelos Diários Associados para o Sistema Opinião de Comunicação, de propriedade de Cândido Pinheiro, e que também já era proprietário de parte das ações da TV Ponta Negra e da TV Alagoas.[3] A venda foi aprovada pelo CADE em 19 de janeiro, através de nota publicada no Diário Oficial da União.[4]

Programação

Além de retransmitir a programação nacional do SBT, a TV Borborema produz os seguintes programas:

Jornalismo

  • Borborema Noticias, com Paulo Pessoa
  • Super Esportes, com Rostand Lucena
  • Hora do Povo, com Abílio José
  • Opinião, com Jaqueline Felipe
  • Patrulha da Cidade, com José Cláudio

Entretenimento

  • Degustando Conversas, com Fábio Maia
  • Lares de Paz, com Cláudia Gomes
  • Saúde em Dia, com Thati Brito
  • Vrum Campina, com Abílio José
  • AutoShow VDCar, com Genilsom Lucena
  • Nordeste Mais, produzido pela TV Jornal, com Ana Letícia Rocha

Independentes

  • Campina Imóveis, com Lucy Lima

Estúdios

Por sua sede ser pequena, poucos programas são feitos na emissora. Dispondo de um único estúdio, com um cenário triedo e outro em chroma key, ela produz os programas Borborema Notícias, Opinião, Super Esportes, Hora do Povo e Patrulha da Cidade. Os outros programas (Degustando Conversas, Vrum Campina, Lares de Paz, Saúde em Dia e AutoShow VD Car) são feitos em parceria com produtoras.

Cobertura

O sinal da TV Borborema abrange 17 municípios paraibanos:

Referências

  1. a b http://www.diariosassociados.com.br/home/veiculos.php?co_veiculo=8
  2. TV Borborema
  3. Redação (16 de janeiro de 2015). «TV Clube e Borborema são vendidas à grupo de Comunicação». Antena Crítica. Consultado em 18=01-2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. Fernandes, Teresa (19 de janeiro de 2015). «Hapvida controla holding no Nordeste». O Povo. Consultado em 21 de janeiro de 2015 
  5. http://sistemas.anatel.gov.br/srd/Consultas/ConsultaGeral/TelaListagem.asp

Ligações Externas

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.