TV Tambaú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2011). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Tambaú
Televisão Tambaú Ltda.
Avenida Monsenhor Walfredo Leal, 77 - Tambiá
 Brasil
Tipo Empresa Privada
Cidade de concessão Bandeira de João Pessoa.svg João Pessoa, PB
Canais
5 analógico
31 digital
Outros canais 07 - Guarabira
10 - Esperança (Paraíba)
11 - Patos
13 - Mamanguape
Rede SBT
Pertence a Grupo Marquise
Fundação 5 de agosto de 1991
Prefixo ZYB 273
Cobertura 121 cidades da Paraíba e internacional (via satélite)
Redes anteriores Rede Manchete
Página oficial tvtambau.com.br (site)
Portal Tambaú 247 (portal)

A TV Tambaú é uma emissora de televisão brasileira com sede na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. A emissora pertence ao Sistema Tambaú de Comunicação, do Grupo Marquise de Fortaleza, e é afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão. É sintonizado no canal 5 VHF.

A TV Tambaú segue normalmente a programação do SBT gerada diretamente de São Paulo, mas quando entra em vigência o Horário de Verão no centro-sul brasileiro, a emissora segue a programação da Rede Fuso do SBT, gerada pelo SBT Pará durante a noite. Durante os finais de semana, a programação é transmitida em tempo real, devido ao fato dos programas desses dia terem em sua maioria classificação DJCTQ - L.svg ou DJCTQ - 10.svg.

História[editar | editar código-fonte]

Concessão[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 1988, o Grupo Marquise consegue a concessão do canal 5 (VHF) para geração de imagens e sons. Em novembro de 1989, o Grupo Marquise compra um terreno na Av. Monsenhor Walfredo Leal, 77, para a construção da sede da futura TV Tambaú. Em março de 1990, começou a construção efetiva do prédio e o planejamento artístico do canal. A TV Tambaú negociou contrato de afiliação com a Rede Bandeirantes, mas terminou se afiliando a Rede Manchete.

Em março de 1991, o prédio foi concluído, e foi iniciada a transmissão da TV Tambaú em caráter experimental com o sinal integral da Rede Manchete. Nesta primeira fase, o sinal da TV Tambaú estava restrito à Grande João Pessoa.

Inauguração[editar | editar código-fonte]

Em 5 de agosto de 1991, a TV Tambaú foi inaugurada, entrando oficialmente no ar no dia do aniversário da cidade de João Pessoa, com reportagens sobre o município. O primeiro programa da TV Tambaú foi o Tambaú Notícias, noticiário local diário, apresentado às 19 horas. A TV Tambaú era a mais moderna emissora de TV da Paraíba, superando as demais emissoras locais.

Afiliação à Rede Manchete[editar | editar código-fonte]

Entre 1992 e 1993, a TV Tambaú lançou vários programas locais, como o Tambaú em Manchete, Tambaú Vídeo Music, Tambaú Documento, Bartpapo, Super Jota Show, dentre outros. Logo a TV Tambaú passou a ter a maior programação local do estado. Ainda em 1992, a TV Tambaú produziu documentários para o programa Documento Especial da Rede Manchete, alcançando grande repercussão, sendo a primeira vez que uma emissora de TV da Paraíba produzia algo em rede nacional.

Em 1994, a TV Tambaú mudou o perfil da programação, e lançou mais programas locais, desta vez, voltado para as classes populares. Assim foram lançados Caso de Polícia, o humorístico A Hora do Chibata, dentre outros. Em meados de 1994, a TV Tambaú extingue alguns programas locais, dentre eles, o Tambaú Vídeo Music. O Tambaú em Manchete teve seu nome alterado para Tambaú Debate. A partir daí, a TV Tambaú passou a privilegiar os programas populares.

Mudança para o SBT[editar | editar código-fonte]

Preocupada com as várias crises que assolavam a Rede Manchete, a TV Tambaú começou a procurar outra rede. O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) vinha tendo sérios problemas com a TV O Norte, que passava por graves problemas administrativos e financeiros. Então o SBT decidiu romper o contrato de afiliação com a TV O Norte e assinou com a TV Tambaú. Os Diários Associados ainda tentaram negociar a instalação de uma retransmissora da TV Borborema em João Pessoa, mas o SBT não aceitou.

A partir de 1º de julho de 1995, a TV Tambaú passou a transmitir a programação do SBT, deixando a Rede Manchete com decadência, que levaria a extinção em 1999. Depois da troca de rede, a TV Tambaú extinguiu grande parte da programação local. A emissora consolidou-se na vice-liderança na região.

Em novembro de 2008, a emissora extinguiu o programa humorístico "A Hora do Chibata" e demitiu vários profissionais para contratar outros, reorganizando a emissora para a estréia de novos cenários e programas.

Em 1º de dezembro, todos os programas da emissora receberam novos cenários e vinhetas. Também foi inaugurado um novo e moderno estúdio. Umas das novidades foi a estréia da apresentadora Flávia Lippi, que apresentou o programa Repórter Eco na TV Cultura, no programa Feminíssima. Flávia durou menos de um mês no comando do programa, sendo substituída pela jornalista Juliana Teixeira. O Delícias do Chef passou a ser À Moda da Chef e contou com a estréia de Sandra Ferreira. Pouco tempo depois o programa mudou de nome, passando a ser Chef em Casa. Por fim, a jornalista Pâmela Bório, que antes comandava o Feminíssima, passou a ancorar o Tambaú Notícias 2ª Edição.

No dia 9 de agosto de 2010, a TV Tambaú estréia Marcelle Mosso na apresentação do Feminíssima. Antes de aceitar o convite, a apresentadora trabalhava como repórter do TV Fama, na RedeTV!.

No dia 7 de maio de 2011, a TV Tambaú estréia aos sábados os programas Soluções, com Sérgio Queiroz e o Panorama com Pâmela Bório.[1]

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

A emissora possui uma moderna estação gráfica de edição não linear e uma mesa de áudio Mackie de 16 canais, que permite a utilização simultânea dos dois estúdios de produção da emissora.

A TV Tambaú possui ainda câmeras digitais D-30e algumas em HD, processamento digital SDI em seu receptor de satélite, exibição de comerciais digitais spot ware, e uma unidade móvel de jornalismo para transmissão ao vivo que tem suporte a 8 câmeras funcionando simultaneamente, sendo 4 em HD e 4 em SD Widescreen(Ou 8 câmeras em SD Widescreen).

Tambaú HD[editar | editar código-fonte]

A Previsão para a TV Tambaú HDTV entrar ao ar era março/abril de 2012. O Problema é que especulações em alguns sites citavam que 'a atual torre da TV Tambaú não suportaria a Antena HDTV, precisando assim uma nova Torre',ou seja, a Transmissão HDTV demoraria muito mais do que o esperado. Em 28 de fevereiro, o twitter da TV Tambaú respondeu a um seguidor, que o seu sinal em alta definição só iria ao ar em agosto de 2012, porém, algum tempo depois se confirmou que a atual torre não suporta uma antena HDTV. Assim então, com a necessidade de uma nova torre, acredita-se que o sinal HDTV seja inaugurado em 2014. A emissora iniciou a transmissão do sinal digital na noite da segunda-feira, 14 de abril de 2014 em SD .

Cobertura[editar | editar código-fonte]

Lista de retransmissoras A Cobertura da TV Tambaú chega a 119 cidades da Paraíba. A torre de transmissão da TV Tambaú está localizada na sede da própria emissora, situada na Avenida Monsenhor Walfredo Leal,77, no bairro do Tambiá, em João Pessoa. A torre é uma das maiores da capital da Paraíba, perdendo apenas para a da TV Cabo Branco e da TV Correio.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A TV Tambaú, chegou algumas vezes a bater a TV Cabo Branco, desde seus programas com a mais alta qualidade ao mais popularesco.
  • Desde 2006 praticamente a TV Tambaú "brigou" com a TV Correio pela 2ª colocação no IBOPE. Por algum tempo, perdeu a boa colocação, mas atualmente, a emissora está lutando pela volta de uma boa audiência, com mudanças no visual e na programação.

Programas[editar | editar código-fonte]

  • Clipes Nova Tambaú FM
  • Com Você, com Laura Luna, Segunda á Sexta às 10h50
  • Caso de Polícia, com Fabio Araújo, Segunda à Sexta às 11h50
  • Tambaú Debate, com Josival Pereira e Cláudia Carvalho, Segunda á Sexta às 13h40
  • Tambaú Esporte, com Professor União, Segunda á Sexta às 13h20
  • Tambaú Notícias, com Aldo Schueler, Segunda á Sexta às 19h20
  • Negócios Imobiliários , com Ivan Correia, aos Sábados às 9h
  • RC VIPs, com Ricardo Castro, aos Sábados às 18h40
  • Caso de Polícia Especial, aos Sábados às 12h30
  • Sala de Reboco, com Santanna, aos Domingos às 10h

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&oe=UTF8&msa=0&msid=213830374899499613444.0004a92209b25c43eb8ad

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.