The Flash (série de TV de 2014)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Predefinição:Série atual

The Flash
The Flash (PT)
Flash (BR)
TheFlash (série).jpg
Informação geral
Formato série
Gênero Ação
Ficção científica
Drama
Duração 43 minutos (Aprox.)
Estado Em exibição
Desenvolvedor(es) Greg Berlanti
Andrew Kreisberg
Geoff Johns, baseado nos personagens da DC Comics
Elenco Grant Gustin
Candice Patton
Danielle Panabaker
Rick Cosnett
Carlos Valdés
Tom Cavanagh
Jesse L. Martin
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 2
Episódios 37 (lista de episódios)
Produção
Produtor(es) JP Finn
Glen Winter
Produtor(es) executivo(s) Greg Berlanti
Andrew Kreisberg
David Nutter
Sarah Schechter
Editor(es) Paul Karasik
Harry Jierjian
Cinematografia Glen Winter (episódio piloto)
C. Kim Miles
Jeffrey C. Mygatt
Câmera Câmera única
Composto por Blake Neely
Tema de encerramento "Rise from the Underworld", James Dooley ft. Celldweller
Empresa(s) produtora(s) Bonanza Productions
Berlanti Productions
Warner Bros. Television
DC Entertainment
Localização Colúmbia Britânica, Canadá
Exibição
Emissora original Estados Unidos The CW
Brasil Warner Channel
Brasil Rede Globo
Portugal RTP1
Distribuição Warner Bros. Television Distribution
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 7 de outubro de 2014 – presente
Cronologia
Programas relacionados Arrow
DC's Legends of Tomorrow
Supergirl

The Flash é uma série de televisão americana criada por Greg Berlanti, Andrew Kreisberg e Geoff Johns, transmitida pela The CW desde 7 de outubro de 2014. A série é baseada no personagem Barry Allen/Flash da DC Comics, um super-herói fantasiado que combate o crime com o seu poder de se mover em velocidades sobre-humanas. É uma série situada no mesmo universo fictício de Arrow. A série segue Barry Allen, interpretado por Grant Gustin, um CSI que ganha velocidade sobre-humana, que a usa para combater criminosos, inclusive outros que também ganharam habilidades especiais.

A série estreou na América do Norte em 07 de outubro de 2014, onde o piloto se tornou a segunda maior audiência do canal The CW, sendo superado apenas por The Vampire Diaries, em 2009. Em 11 de janeiro de 2015 o canal norte-americano The CW renovou a série para sua 2ª temporada[1] que estreou em 6 de Outubro de 2015.[2]

No Brasil a série é exibida pela Warner Channel (TV a Cabo), e pela Rede Globo (TV Aberta), e em Portugal a série é exibida somente pela RTP1.

Sinopse

Após testemunhar o estranho assassinato de sua mãe e a injusta acusação de seu pai pelo crime, Barry Allen fica sob os cuidados do detetive Joe West e sua filha Iris West. Barry se torna brilhante, mas socialmente um perito desconhecido trabalhando para o Departamento de Polícia de Central City. Sua obsessão por seu trágico passado faz com que ele fique separado das demais pessoas ao seu redor; ele investiga casos frios, ocorrências paranormais, e vazamentos de ponta de avanços científicos que podem dar uma luz no caso do assassinato de sua mãe. Ninguém acredita em sua descrição do crime — uma bola de raio com o rosto de um homem invade sua casa naquela noite e mata sua mãe — e Allen é forçado à procurar por si mesmo pistas que limpem o nome de seu pai. Quatorze anos depois da morte de sua mãe, um mal funcionamento no avançado Acelerador de Partículas, durante sua apresentação ao público, banha a cidade com uma forma de radiação previamente desconhecida durante uma tempestade. Barry é atingido por um raio da tempestade e banhado em produtos químicos em seu laboratório. Acordando depois de um coma de nove meses, ele descobre que tem a habilidade de se mover mais rápido que qualquer ser humano. O Dr. Harrison Wells, criador responsável pela falha do Acelerador de Partículas, descreve a natureza especial de Barry como um "meta-humano"; Barry, mais tarde, descobre que ele não é o único que mudou com a radiação. Ele promete usar seus poderes para proteger Central City dos riscos criminais dos meta-humanos. E então, associado por alguns amigos próximos que guardam seu segredo, adquire uma nova personalidade conhecida como Flash[3].

Episódios

Ver artigo principal: Lista de episódios de The Flash
Temporada Episódios Exibição
Inicio da Temporada Final da Temporada
1ª 23 7 de Outubro de 2014 19 de Maio de 2015
2ª 23 6 de Outubro de 2015

Elenco

Regulares

Ator/Atriz Personagem 1ª Temporada 2ª Temporada
Grant Gustin Barry Allen / Flash Regular Regular
Candice Patton Iris West Regular Regular
Danielle Panabaker Dra. Caitlin Snow Regular Regular
Rick Cosnett Eddie Thawne Regular Participação
Carlos Valdés Cisco Ramon/Vibro Regular Regular
Keiynan Lonsdale Wally West Ausente Regular (Episódios 9 - presente)
Tom Cavanagh Temporada 1 - Dr. Harrison Wells (Terra-1) / Eobard Thawne / Flash Reverso
Temporada 2 - Harrison Wells (Terra-2)
Regular Regular
Jesse L. Martin Joe West Regular Regular
Tony Todd (voz)
Teddy Sears
Hunter Zolomon / Zoom Ausente Recorrente (episódio 2)

Piloto

O primeiro episódio piloto foi escrito por Berlanti, Kreisberg e Johns, e dirigido por David Nutter. Oficialmente divulgado em 8 de maio de 2014 nos USA.[4] O lançamento da série ocorreu em outubro de 2014 na emissora norte-americana The CW,[5] e no Brasil foi exibido pela emissora Warner.

Produção

Em 30 de julho de 2013, foi anunciado que os co-criadores de Arrow, Greg Berlanti e Andrew Kreisberg, além dos diretores David Nutter e Geoff Johns, iriam desenvolver uma série de TV do herói Flash para The CW. A série será a história da origem de Barry Allen. Kreisberg revelou após o anúncio, que Allen iria aparecer pela primeira vez como um personagem recorrente em Arrow em três episódios da 2ª temporada, todos escritos por Berlanti, Kreisberg e Johns, e que o último dos episódios agiria como um piloto para o show. Assim, Kreisberg acrescentou que Allen será um cientista forense e dará introdução de seus superpoderes, assim como a sinopse, vai ser muito humano e comediante.

Caracterização

Sobre o personagem, Johns afirmou que a caracterização na série será semelhante aos quadrinhos, com seu tradicional traje vermelho e não uma imitação pobre, Kreisberg acrescentou: "Sem agasalhos ou codinomes estranhos, ele será o Flash". Os produtores estão olhando para a forma de retratar a velocidade da luz do flash, mas Johns afirmou que não seria apenas o padrão "indefinição em torno". Por fim, foi revelado que o elenco seria supervisionado pela mesma equipe que trabalha em Arrow.

Criação

Para dar corpo à história do Flash e seu mundo com um orçamento maior, ao invés de ser obrigado a incorporar o Set de Filmagens com personagens num piloto backdoor a decisão foi tomada depois que executivos da CW viram o material em dois episódios pilotos do Flash, que foi bem recebido. O piloto escrito por Berlanti, Kreisberg e Johns, e dirigido por Nutter. A apresentação foi debatida no set de filmagem de Arrow, que é onde Barry Allen faz sua primeira aparição.

Linhas no Tempo e Histórias Alternativas

O estopim desencadeará linhas no tempo e histórias alternativas dos heróis na DC. Alguns alter egos dos super-heróis foram alterados. O fantasiado de vermelho e amarelo também pode usar outros uniformes: verde ou branco, preto e cinza. As histórias alternativas envolvem heróis primários, secundários e companheiros que clamam por justiça contra os vilões que também foram alterados.

Filmagens

Em novembro de 2013, foi anunciado que a terceira aparição do Flash no set não seria mais um piloto backdoor, com o estúdio optando por fazer um piloto tradicional em seu lugar.

Música

O compositor de Arrow, Blake Neely, também compôs para a série. Em 18 de dezembro de 2014, as gravadoras WaterTower Music e La La Records lançaram a seleção de músicas dos episódios de crossover entre The Flash/Arrow, bem como duas faixas especiais para suas respectivas midseason finales em 2014.

Transmissão

No Brasil

Atualmente, The Flash é exibido pelo canal pago Warner Channel todas as quintas-feiras, às 22h30 desde o dia 16 de outubro de 2014. E a Rede Globo adquiriu a exibição da série que estreou dia 29 de junho de 2015, após o Programa do Jô.

Em Portugal

Em 25 de janeiro de 2015, a série estreou em Portugal pela RTP1, logo após Só Visto, substituindo a série Nikita.

Divulgação

Em 29 de janeiro de 2014 The Flash foi oficialmente ordenado por um episódio piloto. No início de fevereiro de 2014, The Hollywood Reporter informou que o papel regular único remanescente a ser lançado era para a parte de Hartley Rathaway. em 28 de fevereiro de 2014, foi anunciado que a produção do piloto começaria no início de março, além de revelar o traje usado por Gustin para a série. O traje foi desenhado por Colleen Atwood, que também desenhou os figurinos para o set. Mais tarde foi revelado que Andy Mientus interpretará Hartley Rathaway, o Flautista.

Recepção

Crítica

Em relação a estreia de Gustin como Barry Allen em Arrow e o potencial para uma série, Jesse Schedeen (IGN) declarou sua preocupação: "Gustin se depara como material protagonista. Seu papel desajeitado e trapalhão entrelaçado com Felicity era bonito, mas eu tenho a impressão de que, raramente, à esse personagem poderia ou deveria ser dado a sua própria série." No entanto, Schedeen estava ansioso para o personagem, uma vez que "a escuridão e inaptidão social" foram minimizadas e a ênfase foi colocada "na sua mente científica intensa".

O revisor do site Rotten Tomatoes relatou um índice de 96% de aprovação, com uma classificação média de 7,4/10 baseado em 50 avaliações. O consenso do site diz "The Flash se beneficia por sua atmosfera de luz proposital, fazendo um super-herói voltado exclusivamente para fãs do gênero, bem como para os novatos". Metacritic, que usa média ponderada, atribuía uma nota de 73 em 100, com base em 25 comentários, indicando "avaliações favoráveis". Eric Goldman e Joshua Yehl (IGN) elogiam o enredo e o elenco do show depois de verem uma cópia impressa do episódio piloto. Goldman e Yehl favoravelmente comparam The Flash com Arrow, afirmando que Flash progride com uma confiança que Arrow não obteve até certo ponto da história.

Classificação nos EUA

O primeiro episódio de The Flash foi assistido por 4.8 milhões de telespectadores e teve 1.9 de média demográfica 18–49, mesmo com o episódio piloto tendo vazado na internet meses antes da estreia oficial, teve a maior e mais assistida estreia da história da emissora The CW desde The Vampire Diaries em 2009. E também se tornou a segunda estreia mais assistida da CW,Segundo os fatores ao vivo + sete dias de avaliação, o piloto foi assistido por um total de 6.8 milhões de espectadores, se tornando a mais assistida transmissão e a estreia mais altamente classificada entre homens 18–34 (classificado em 2.5). Quebrou o recorde prévio de transmissão mais assistida mantido pelo 8º fim de ciclo de America's Next Top Model em 2007 (6.69 milhões). Adicionalmente, dentre todas as plataformas, incluindo as transmissões iniciadas em plataformas digitais e um total não duplicado de telespectadores ao vivo sobre duas transmissões na semana de 7 de outubro de 2014, a estreia foi assistida mais de 13 milhões de vezes.

Universo Compartilhado

Ver artigo principal: Universo Arrow

Arrow

Ver artigo principal: Arrow (série)

Barry faz sua primeira aparição em Arrow na segunda temporada, no episódio "The Scientist" como um CSI de Central City, que chegou a Starling City para investigar um possível caso sobrenatural que ele afirma ter conexões com um caso em Central City. Ele se encontra com Oliver Queen (Stephen Amell) após as Consolidações Queen ser assaltada. Barry, por ser especialista em ciência da computação, faz Felicity Smoak (Emily Bett Rickards) ter uma afinidade imediata, mas Oliver, o Arqueiro, suspeita que Barry estaria mentindo sobre sua verdadeira identidade.

Barry revela que ele está tentando encontrar um ser super-poderoso que matou sua mãe quando ele era criança, levando à prisão injusta de seu pai. Ele é ordenado de volta para Central City, mas em vez disso é levado para o esconderijo de Oliver por Felicity e John Diggle (David Ramsey) depois que Oliver é acidentalmente ferido e envenenado. No episódio seguinte, "Three Ghosts", Barry salva a vida de Oliver, e continua a ajudar Felicity com rastreamento de Cyrus Gold (Graham Shiels), um subordinado de Sebastian Blood (Kevin Alejandro).

Ele volta para Central City, deixando para trás uma máscara de dominó feita por encomenda para Oliver como a melhor forma de esconder sua identidade. Retornando à Central City, ele é pego em uma explosão química em seu laboratório causada por uma combinação de um raio com a explosão do S.T.A.R. Labs - o Acelerador de Partículas - em toda a cidade. Em "Blast Radius", é revelado que Barry foi deixado em coma após o acidente de laboratório. Em "The Man Under The Hood", Caitlin Snow e Cisco Ramon são vistos fazendo a inspeção do S.T.A.R. Labs em Starling City, quando o Exterminador (Manu Bennett) chega para adquirir um Bio-Transfusor. É revelado que Barry tem estado sob os cuidados do S.T.A.R. Labs quando seu estado de saúde piora. Após, Caitlin e Cisco ajudam Felicity a criar um antídoto para a droga Mirakuru.

Em março de 2014, foi revelado que Gustin não iria aparecer em um terceiro episódio de Arrow como originalmente planejado. No entanto, Danielle Panabaker e Carlos Valdes aparecem em Arrow no episódio "The Man Under The Hood" em seus papéis como Caitlin Snow e Cisco Ramon, respectivamente. O produtor executivo de Arrow, Marc Guggenheim afirmou: "Isso foi algo que realmente aconteceu, porque, obviamente, Barry está em coma no final de "Three Ghosts". Que praticamente tornou impossível para Barry para aparecer no terceiro episódio, como originalmente planejado... a ideia de trazer Caitlin Snow e Cisco Ramon realmente apelou para nós porque nos permitiu honrar a nossa intenção original de fazer algo relacionado com o Flash em torno episódio 19 ou 20 da segunda temporada sem ter em coma Barry e, basicamente, pagando Grant Gustin um monte de dinheiro para se sentar com os olhos fechados apenas inconsciente todo o episódio. Ela nos permite concretizar ainda mais o universo Flash em Arrow.

Em julho de 2014, Kreisberg afirmou que um evento crossover iria ocorrer no oitavo episódio da primeira temporada The Flash e da terceira de Arrow, respectivamente.[6] Mais cedo, em janeiro de 2015, o presidente da CW, Mark Pedowitz anunciou que pretende fazer crossovers de Arrow/Flash todos os anos, a cada temporada,[7] Para a segunda temporada, The Flash fará um crossover com Arrow no oitavo episódio.[8]

Amell aparece como Oliver Queen / Arqueiro no episódio piloto.[9] Kreisberg anunciou que Rickards iria aparecer no quarto episódio como Felicity.[6] e mais tarde no mesmo mês, foi anunciado que o antigo vilão de Arrow, William Tockman, O Rei Relógio (Robert Knepper) faria uma aparição no sétimo episódio.[10] Membros da Gangue Royal Flush (algumas vezes traduzida como Gangue de Espadas), que previamente apareceram em Arrow, fariam uma pequena aparição no décimo primeiro episódio.[11] Rickards e Brandon Routh como Ray Palmer fariam uma aparição no décimo oitavo episódio, nomeado "All-Star Team-Up".[12][13] Katie Cassidy e Paul Blackthorne, como Laurel Lance / Canário Negro e Detetive Quentin Lance, respectivamente, apareceram no episódio seguinte, "Who Is Harrison Wells?",[14][15][16] enquanto Amell e Doug Jones como Jake Simmons / Deathbolt apareceram no vigésimo segundo episódio, "Rogue Air".[16][17]

HQ Digital

The Flash: Season Zero, escrito por Kreisberg, Brooke Eikmeier e Katherine Walczak, com a arte de Phil Hester e Eric Gapstur, e pretende tomar lugar durante o primeiro episódio e o segundo episódio. Kreisberg declarou "Barry irá (já) ser o Flash, nós iremos ter o seu time, todos irão estar neste mundo, e nós iremos (assim) introduzir uma nova equipe de vilões que não iremos ver na série de TV. Irá ser sentido com o mesmo coração, humor e espetáculo que irão ver assistindo The Flash". A HQ irá ter todos os personagens do cast da série, ainda, novos vilões, um grupo de circo que apresenta quem ganhou super poderes como resultado da explosão do Acelerador de Partículas do S.T.A.R. Labs. O grupo é guiado pelo Mr. Bliss, um personagem que aparece primeiramente em Starman. A HQ lançou digitalmente dois capítulos na semana de 8 de setembro de 2014, com sua primeira coleção física lançada no dia 1º de outubro de 2014. A HQ não tem previsões de lançamento no Brasil.

Vixen

Ver artigo principal: Vixen (Websérie animada)

Em janeiro de 2015, a CW anunciou que a série animada da web estrelando a heroína da DC Vixen irá ser lançada na CW Seed mais tarde ainda em 2015. Irá se passar no mesmo universo de Arrow e The Flash. Bem como a personagem é esperada para fazer uma aparição nas séries de The Flash e/ou Arrow.

Legends Of Tomorrow

Ver artigo principal: Legends of Tomorrow

Em Fevereiro de 2015, foi noticiado que uma série derivada de [18]Arrow e [19]The Flash, que é descrita como uma série sobre uma equipe de super-heróis, estava sendo discutida pela CW para uma possível realização na metade de 2015-16. Os produtores Greg Berlanti e Andrew Kreisberg (de ambas as séries: The Flash e Arrow) ao lado de Marc Guggenheim e Sarah Schechter vão produzir a série. A futura série será protagonizada por personagens de ambas The Flash e Arrow, como Canário Branco (Caity Lotz), Capitão Frio (Wentworth Miller), Dr. Martin Stein (Victor Garber)/Metade do herói Nuclear, Onda Térmica (Dominic Purcell) e Átomo/Ray Palmer (Brandon Routh). O produtor Berlanti disse que tem uma razão especial para a outra metade do herói Nuclear, Ronnie Raymond (Robbie Amell) não está confirmado no elenco da série.

Também foram confirmados na série, três personagens misteriosos da DC Comics que nunca tinham aparecido em Live-Action. Um viajante do tempo misterioso que esconde vários segredos (confirmado como sendo o personagem Rip Hunter, será interpretado pelo ator Arthur Darvill), uma mulher feroz e determinada, que quando entra em ação se torna uma verdadeira guerreira (confirmada como sendo a personagem Kendra Saunders, que é uma das identidades da Mulher-Gavião, que será interpretada pela atriz Ciara Renée) e um jovem Afro-Americano das ruas, que ganha super-poderes (ainda não confirmado).

Prêmios e Indicações

Predefinição:Idioma estrangeiro

Ano Prêmio Categoria Nomeados Resultado Ref
2014 Visual Effects Society Awards Outstanding Visual Effects in a Visual Effects-Driven Photoreal/Live Action Broadcast Program Armen Kevorkian, James Baldanzi, Jeremy Jozwick e Andranik Taranyan Indicado [20]
Behind the Voice Actors Awards Melhor Performance de Vocal Feminino em uma Série Televisiva em um Papel Convidado - Ação/Drama Morena Baccarin Indicado [21]
2015 People's Choice Awards Nova série dramática The Flash Venceu [22]
Kids' Choice Awards Favorite Family TV Show The Flash Indicado [23]
Ator de TV Favorito Grant Gustin Indicado
Saturn Awards Melhor Adaptação de Super-herói em Séries de TV The Flash Venceu [24]
Melhor Ator na Televisão Grant Gustin Indicado
Melhor Ator Convidado na Televisão Wentworth Miller Venceu
Leo Awards Melhor Série Dramática The Flash Indicado [25]
Melhor Direção em uma Série Dramática Glen Winter Indicado
Melhor Cinematografia em uma Série Dramática C. Kim Miles Indicado
Melhor Efeitos Visuais em Série Dramática Pelo episódio "Going Rogue" Venceu
Melhor Design de Produção em uma Série Dramática Tyler Bishop Harron Indicado
Melhor Maquiagem em uma Série Dramática Tina Louise Teoli Indicado
Melhor Penteado em uma Série Dramática Sarah Koppes Indicado
Melhor Performance de uma Convidada em uma Série Dramática Emily Bett Rickards Indicado
Publicists Awards Maxwell Weinberg Award - Televisão Bonanza Productions, Berlanti Productions e Warner Bros. Television Indicado [26]
TCA Awards Outstanding New Program The Flash Indicado [27]
Teen Choice Awards Choice TV: Melhor atriz de série de Fantasia/Ficção Científica Danielle Panabaker Indicado [28]
Choice TV - Breakout Star Grant Gustin Venceu [29]
Candice Patton Indicado
Choice TV: Química Grant Gustin e Candice Patton Indicado
Choice TV: Beijo apaixonado Grant Gustin e Candice Patton Indicado
Hugo Awards Best Dramatic Presentation - Short Form Pelo episódio "Pilot" Indicado [30]
Primetime Emmy Award Outstanding Special Visual Effects Pelo episódio "Grodd Lives" Indicado [31]
2016 Kids' Choice Awards Favorite Family TV Show The Flash Pendente [32]
Favorite Male TV Star - Family Show Grant Gustin Pendente

Home media

Complete Season DVD/Blu-ray datas de lançamento
Região 1/A Região 2/B Região 4/C
1 22 de setembro de 2015[33] 21 de setembro de 2015[34] TBA

Ver também

Referências

  1. Levin, Gary (11 de Janeiro de 2015). «CW renews eight dramas for new seasons». USA Today. Consultado em 12 de Abril de 2015 
  2. Abrams, Natalie (24 de Junho de 2015). «'CW announces fall premiere dates for Flash, Vampire Diaries and more». Entertainment Weekly. Consultado em 2 de Agosto de 2015 
  3. Beedle, Tim (14 de Maio de 2014). «First Look: Arrow Takes Aim at The Flash (Updated: Watch the Full Five-Minute Trailer Now!)». DC Comics. Consultado em 12 de Abril de 2015 
  4. Ausiello, Michael (May 8, 2014). «Fall TV Scoop: The CW Orders Four Dramas, Including Flash, iZombie and Jane the Virgin, Passes on Supernatural Spin-Off». TV Line. Consultado em May 8, 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  5. {{citar web|url=http://papelpop.com/2014/05/primeiro-video-do-exibidinho-do-the-flash-e-liberado-pela-cw/
  6. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome FelicityFlashEp4
  7. Nguyen, Hanh (11 de Janeiro de 2015). «The CW Renews Supernatural and 7 More — But Where's Beauty and the Beast?». TV Guide. Consultado em 11 de Janeiro de 2015 
  8. Amaya, Erik (16 de Julho de 2015). «SDCC INTERVIEW: CAST, CREW DIVULGE SECRETS OF "THE FLASH" SEASON 2». Comic Book Resources. Consultado em 16 de Julho de 2015 
  9. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome AmellPilot
  10. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome ClockKing
  11. Schedeen, Jesse (27 de Janeiro de 2015). «Time To Pay The Piper». IGN. Consultado em 28 de Janeiro de 2015 
  12. «Arrow Without Oliver? Producers Preview the Rise of Black Canary, Atom and Brick». Variety. 21 de Janeiro de 2015. Consultado em 21 de Janeiro de 2015 
  13. «Episode Title: (#118) "All Star Team Up"». The Futon Critic. Consultado em 10 de Abril de 2015 
  14. «Episode Title: (#119) "Who is Harrison Wells?"». The Futon Critic. Consultado em 2 de Abril de 2015 
  15. Ching, Albert (16 de Março de 2015). «Wells Promises 'The Flash' Will Die in New Trailer for Upcoming Episodes». Comic Book Resources. Consultado em 16 de Março de 2015 
  16. a b Goldman, Eric (31 de Março de 2015). «THE FLASH: NEW TRAILER REVEALS ANOTHER ARROW CROSSOVER». IGN. Consultado em 1 de Abril de 2015 
  17. Dornbush, Jonathan (22 de Março de 2015). «Doug Jones teases The Flash appearance». Entertianment Weekly. Consultado em 22 de Março de 2015 
  18. «Arrow» 
  19. «The Flash» 
  20. «Previous VES Awards». Visual Effects Society. Consultado em 17 de Julho de 2015 
  21. «Behind the Voice Actors - BTVA Voice Acting Awards». Behind The Voice Actors. Consultado em 17 de Julho de 2015 
  22. «People's Choice Awards 2015: The winner's list». Entertainment Weekly. Consultado em 2 de Agosto de 2015 
  23. «Kids' Choice Awards: Complete List of Winners». US Magazine. Consultado em 2 de Agosto de 2015  line feed character character in |title= at position 38 (ajuda)
  24. {{cite web|title=2015 Saturn Awards: Captain America: Winter Soldier, Walking Dead lead nominees|url=http://www.ew.com/2015/03/03/saturn-awards-captain-america-walking-dead/%7Cpublisher=Entertainment Weekly|accessdate=2 de Agosto de 2015}
  25. «Leo Awards, Winners by Program». Leo Awards. Consultado em 2 de Agosto de 2015 
  26. «Deadline's Mike Fleming Among Publicists Guild Nominees». Deadline. Consultado em 2 de Agosto de 2015 
  27. Kondolojy, Amanda (4 de Junho de 2015). «2015 TCA Award Nominees Include 'Game of Thrones', 'Empire', 'The Americans' & More». TV by the Numbers. Consultado em 2 de Agosto de 2015 
  28. Longeretta, Emily (9 de Junho de 2015). «Teen Choice Awards Pit One Direction Against Zayn Malik». Hollywood Life. Consultado em 2 de Agosto de 2015 
  29. «Wave 2 Nominees». Teen Choice. Teen Choice. 7 de Julho de 2015. Consultado em 2 de Agosto de 2015 
  30. «2015 Hugo Awards». The Hugo Awards. Consultado em 2 de Agosto de 2015 
  31. «Outstanding Special Visual Effects - 2015 - Emmy». Emmy. Consultado em 2 de Agosto de 2015 
  32. Olson, Cathy (4 de Fevereiro de 2016). «2016 Nickelodeon Kids' Choice Award Nominations: See List | Billboard». Billboard. Consultado em 2 de Fevereiro de 2016 
  33. Cidraman (9 de agosto de 2015). «Primeira temporada de The Flash no Brasil para setembro». Blog do Jotacê. bjc.uol.com.br. Consultado em 12 de agosto de 2015 
  34. «The Flash: Season 1 (DVD)». Amazon UK. Consultado em 16 de maio de 2015 

Ligações externas