Saltar para o conteúdo

Associação Desportiva Guarujá: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 96: Linha 96:
Não fosse só sua representatividade nos jogos do '''Guarujá''', a torcida ficou famosa por pedir dinheiro a funcionários do clube para a compra de Cerveja e também por sua implicância com os "bandeirinhas" (árbitros-auxiliares) que só não é maior do que sua implicância com torcedores que vão ao estádio para ficar sentado, sem agitar para o ADG. Outro fato famoso na torcida do '''ADG''' são as "bombinhas" por vezes soltadas no estádio Antônio Fernandes. A pressão exercida pela ''Gigantes da Ilha'' é uma das mais poderosas armas da '''ADG''', é certo que a "Gigantes" é um dos maiores orgulhos do clube.
Não fosse só sua representatividade nos jogos do '''Guarujá''', a torcida ficou famosa por pedir dinheiro a funcionários do clube para a compra de Cerveja e também por sua implicância com os "bandeirinhas" (árbitros-auxiliares) que só não é maior do que sua implicância com torcedores que vão ao estádio para ficar sentado, sem agitar para o ADG. Outro fato famoso na torcida do '''ADG''' são as "bombinhas" por vezes soltadas no estádio Antônio Fernandes. A pressão exercida pela ''Gigantes da Ilha'' é uma das mais poderosas armas da '''ADG''', é certo que a "Gigantes" é um dos maiores orgulhos do clube.


'''O Grande destaque!'''
==O Grande destaque==


O grande destaque da equipe trata-se de um jovem chamado Rafael Vidal Santos ( Rafinha The Monsterpack), com um ótimo rendimente de 40 gols em 45 partidas!. Rafal é meio de campo camisa 10 e faixa e tem passagens pelo Barcelona, Palmeiras, Real Madrid, e Milan. Atualmente é o xerife do Renegados Fc Do Jardim Conceiçãozinha, Guarujá Brasil!
O grande destaque da equipe trata-se de um jovem chamado Rafael Vidal Santos ( Rafinha The Monsterpack), com um ótimo rendimente de 40 gols em 45 partidas!. Rafael é meio de campo camisa 10 e faixa e tem passagens pelo Barcelona, Palmeiras, Real Madrid, e Milan. Atualmente é o xerife do Renegados Fc Do Jardim Conceiçãozinha, Guarujá Brasil! Com muita garra, humildade e disciplina inveja a todos os seus companheiros!
Rafael Já ganhou diversos prêmios de melhor do campeonato! Há boatos que uma negociação p/ o chelsea se encaminhando.


== Basquete ==
== Basquete ==

Revisão das 23h40min de 9 de maio de 2011


Guarujá
Nome Associação Desportiva Guarujá
Alcunhas ADG, Gigante da Ilha
Mascote Tubarão
Fundação 12 de dezembro de 1992
Estádio Antonio Fernandes
Capacidade 8.112
Presidente Brasil Wagner de Paulo Lima
Treinador(a) Brasil Wagner dos Anjos
Patrocinador(a) Brasil Brazilian Player
Material (d)esportivo Estados Unidos Wilson
Competição Campeonato Paulista 2º divisão
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

A Associação Desportiva Guarujá, também conhecida por ADG, é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Guarujá, litoral do estado de São Paulo. Foi fundado em 12 de dezembro de 1992 e suas cores são azul e branco, as mesmas da bandeira do município. Atualmente, encontra-se licenciado do Campeonato Paulista

História

Em que pese as equipes da Ilha de Santo Amaro terem feitos importantes no amadorismo do litoral paulista no passado, a Associação Desportiva Guarujá é a primeira equipe profissional a disputar por muitos anos consecutivos os campeonatos regulares da Federação Paulista de Futebol. Como equipe profissional mais nova da cidade, fundada para preencher a lacuna do Esporte Clube Benfica, contou com o apoio da prefeitura para a sua jornada.

Logo após sua fundação, já disputou seu primeiro campeonato profissional, na época, na hoje inexistente Série B-3 (Sexta Divisão) do campeonato Paulista, em 1994. O time iria amargar longos anos entre série B-3 e série B-2 (Quinta Divisão). Contudo, em 1997, teve sua melhor campanha na série B-2, quase conseguindo inédito acesso para a série B-1, ou Quarta Divisão (atual Série B).

Em 2002, com o campeonato disputado por pontos corridos, atingiu a quinta colocação, mais uma vez passando perto do acesso. Três anos mais tarde (sob nova direção), a FPF decidiu eliminar as séries B-1, B-2 e B-3, e transformar tudo em uma série só, a Série B, divulgada pela Federação como Segunda Divisão (na realidade, Quarta Divisão) do Campeonato Paulista,time que naquele ano contava com duas promessas do futebol como Michel e Gabriel dos Santos.

No ano de 2005, a equipe fez boa campanha na primeira fase, chegando muito perto de se classificar para a segunda fase da competição, mas a vaga escapou na ultima rodada. Nada comparado ao ano de 2006, quando a equipe ficou em 12º lugar, entre 82 equipes que disputavam, e disputou a segunda fase com equipes como Penapolense, Oeste Paulista e Campinas Futebol Clube.

A falta de maior apoio financeiro foi superada pelo grande apoio da sua torcida. Por coincidência, no começo de 2006, ano da melhor campanha do clube na Série B, nasceu a sua torcida organizada, a "Gigantes da Ilha". A torcida teve papel importante na ótima campanha do time, que contava com jogadores como Daniel Pica-Pau, Tinho, Anderson, Gel e o goleiro China, em ótima fase.

No ano de 2007, a equipe infelizmente não conseguiu repetir a façanha do ano anterior e amargou a 45ª posição do campeonato, em uma campanha terrível, levando uma goleada incrível, por 8 a 1, de um dos seus maiores rivais, o Jabaquara Atlético Clube.

Participações na Copa São Paulo

o ADG disputou a Copa SP de juniores por três vezes, as três como clube sede, em 2000, 2001 e 2002. Todas as três campanhas contaram com feitos históricos do time de juniores guarujaense.

Copa São Paulo do Ano 2000

Entrando como clube sede da competição o ADG caiu em um grupo dificil, com Avaí, Flamengo e São Caetano, que com alguns jogadores daquela equipe viria a ser vice-campeão brasileiro. Nessa campanha histórica o ADG chegou muito perto das finais, venceu São Caetano e Avaí, mas na decisão do grupo acabou perdendo para o Flamengo.

Copa São Paulo do Ano 2001

ADG entra como clube sede mais uma vez, no grupo desse ano se encontravam Paraná Clube, Santos Futebol Clube e Fluminense Futebol Clube. Nesse ano o ADG não venceu nenhuma partida, arrancou um empate com o Paraná clube em 1 a 1, perdeu para o Santos por 3 a 1. Cumpriu tabela na última rodada sendo derrotado por 1 a 0 pelo Fluminense.

Copa São Paulo do Ano 2002

No seu último ano participando da Copa São Paulo, o ADG foi pela última vez clube sede de um grupo da competição, e fez uma de suas melhores campanhas. Uma vitória inesperada sobre o Botafogo por 3x2. O outro jogo foi uma goleada sobre o Mixto de MT por 5 a 0. Na decisão do grupo ADG enfrentou a Portuguesa, que viria a ser campeã com os atacantes Alex Afonso e Rafinha, e acabou sendo goleado por 4 a 0.

Símbolos

Escudo

Quando o escudo definitivo da AD Guarujá foi desenhado, a diretoria pediu para que nele fosse incluso a mascote que representaria a equipe: um cavalo-marinho. Todavia, a torcida não aceitou muito bem esta escolha pedindo um animal que fosse mais viril. Pensou-se em na baleia, mas como esta já é utilizada pelo Santos surgiu a idéia do Tubarão. Assim como o Palmeiras e o Corinthians têm duas mascotes que convivem conjuntamente, o Guarujá hoje pode dizer também que tem o coração dividido entre os dois animais. Outro fato curioso sobre o escudo, é que o mesmo tem duas versões. Em uma versão, o cavalo marinho representa a letra D com a sua forma, formando assim ADG e embaixo o nome Guarujá Imagem do Escudo. Em outra versão o cavalo marinho não é considerado como D, ficando assim A, o cavalo marinho e o D, com Guarujá escrito embaixo.Imagem da outra versão do escudo

Uniforme

O Uniforme número 1 é todo azul, com alguns detalhes em amarelo na lateral, e o escudo do lado esquerdo do peito. Já o uniforme número 2 é todo branco, com o mesmo desenho. O Escudo no lado esquerdo do peito, e os detalhes dessa vez em azul, formando a mesma linha lateral até a gola.

Jogadores Famosos

  • Brasil Artur Torosjan, com ótimas atuações nas três edições da copinha, chegou a ser sondado por clubes da Espanha.
  • Brasil Daniel Pica-Pau, atualmente no Londrina EC
  • Brasil Fernando, atualmente no Belenenses de Portugal.
  • Brasil Mazinho campeão paulista pelo Bragantino em 1990
  • Brasil Biro-Biro, campeão paulista pelo Bragantino em 1990
  • Brasil Gerson, que jogou no Atlético-Mg e no Internacional
  • Brasil Marcelo Passos, da campanha vice-campeã brasileira do Santos
  • Brasil Jean, goleiro que passou pela Ponte Preta, Bahia e Guarani e recentemente esteve no Corinthians.
  • Brasil Michel Fernandes Torres ,com passagem pela categoria de base do Santos .
  • Brasil Léo Alves teve uma pequena passagem pelo adg, e logo foi parar nas categorias de base do Barcelona, mais atualmente sem clube
  • Brasil Felipe Alves (bruxao) tambem formado nas categorias de base do adg, atualmente joga no sub 17 do santos
  • Brasil Luan Morais com passagem por Santos, Gama-DF atualmente aposentado, se aposentou-se apos o campeonato brasiliense de 1998.
  • Brasil Bianca Franchini com passagens pelo time feminino do don domenico, jogou pela adg, mais atualmente joga pelo don denovo
  • Brasil Rafael VidalJogador 57 em um campeonato da ilha atualmente jogando no veterano do renegados fc do jr conceiçãozinha.

Gigantes da Ilha

A Gigantes da Ilha foi fundada no início de 2006. Os torcedores que frequentavam o estádio municipal Antônio Fernandes resolveram se juntar em prol do time. No caso André dos Anjos, Bruno Collazo, Luiz e Whilliam Wilmsen junto também com Caíça, acabaram se juntando aos torcedores mais agitados do Antônio Fernandes, Mauro e Carlito.

Desde o início de 2006, a conexão entre time e torcida ficou clara, com a torcida sendo um dos maiores trunfos da equipe dentro de casa, e por vezes até fora. Mesmo em pequeno número a torcida é muito barulhenta, muitos jogadores adversários já se irritaram com a torcida do Guarujá, a ponto de mãe de jogador adversário pedir para que a torcida maneirasse um pouco. Fora de casa a torcida agita muito também.

Em 2006, ano do nascimento da torcida e também ano da melhor campanha do Guarujá na Série B, a torcida foi até Taboão da Serra assistir a classificação heróica para a segunda fase. Mesmo em minoria no estádio a Gigante cantava de modo que parecia ser maioria absoluta. O mesmo fato se repetiu no início de 2008 quando a torcida foi acompanhar a estréia em Taboão.

Não fosse só sua representatividade nos jogos do Guarujá, a torcida ficou famosa por pedir dinheiro a funcionários do clube para a compra de Cerveja e também por sua implicância com os "bandeirinhas" (árbitros-auxiliares) que só não é maior do que sua implicância com torcedores que vão ao estádio para ficar sentado, sem agitar para o ADG. Outro fato famoso na torcida do ADG são as "bombinhas" por vezes soltadas no estádio Antônio Fernandes. A pressão exercida pela Gigantes da Ilha é uma das mais poderosas armas da ADG, é certo que a "Gigantes" é um dos maiores orgulhos do clube.

O Grande destaque

O grande destaque da equipe trata-se de um jovem chamado Rafael Vidal Santos ( Rafinha The Monsterpack), com um ótimo rendimente de 40 gols em 45 partidas!. Rafael é meio de campo camisa 10 e faixa e tem passagens pelo Barcelona, Palmeiras, Real Madrid, e Milan. Atualmente é o xerife do Renegados Fc Do Jardim Conceiçãozinha, Guarujá Brasil! Com muita garra, humildade e disciplina inveja a todos os seus companheiros! Rafael Já ganhou diversos prêmios de melhor do campeonato! Há boatos que uma negociação p/ o chelsea se encaminhando.

Basquete

No basquete disputa a Nossa Liga de Basquetebol.

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.