Debate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Debate (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Debate político televisionado pela RBS em Blumenau, durante as Eleições municipais de 2012.

Debate é um modelo de contestação baseado na argumentação onde duas, ou mais, ideias conflitantes são defendidas ou criticadas com base em argumentos. Formalmente usado por parlamentares, políticos em geral, debates ciêntificos, debates filosóficos, literários e vários outros. No senso comum, as conversas argumentativas sobre futebol, política, cotidiano e entretenimento podem ser considerados como debates informais.[1]

Os debates ocorrem de modo oficial em parlamentos, em modelos democráticos, debates televisionados, universidades, escolas, associação de moradores, condomínios e outros.

Um debate pode servir para esclarecer questões, como em oitivas em CPI's, refutar [[teoria]s, verificar a validade de ideias, convencer, buscar a veracidade de um argumento, treinar e vários outros. [2]

É um método de apresentar formalmente argumentos de uma forma disciplinada. Através de consistência lógica, exatidão factual e a qualidade oratória são elementos do debate. O resultado de um debate pode alcançar um consenso ou de algum modo formal de chegar a uma solução, mas não é atributo básico de um debate podendo servir apenas de esclarecimento ou aprofundamento de uma questão, sem chegar a conclusões. Em uma disputa formal de debate, existem regras para os participantes a discutir que definem como eles irão interagir.

Um debate pode durar apenas alguns minutos, como o debate em uma aula, ou como debates filosóficos e científicos onde os argumentos são apresentados em livros e péridicos que podem demorar anos para serem publicados e veiculados para o público.

Diferentes autores têm se dedicado a examinar a ocorrência de debates em diferentes arenas, a exemplo da Comunicação de Massa. Muitos dos estudos sobre mídia e política se dedicam a examinar a influência do meio (a televisão, por exemplo) e da época (eleições) sobre a possibilidade de troca de ideias de cunho deliberativo[3][4].

Composição Básica[editar | editar código-fonte]

  • Moderador - Responsável pela mediação e aplicação das regras previstas para o debate. Cada modalidade de debate atribuí ao moderador prerrogativas diferenciadas. De modo geral ele fica responsável em mediar o debate apresentando os debatedores, controlando os tempos, esclarecendo os momentos em que o debate está e chamando a atenção de eventuais desvios nas regras por parte dos debatedores ou da plateia.
  • Debatedores - São os que expõem os argumentos e defendem ou refutam uma tese ou tema previamente estipulado. A depender das regras estipuladas agirão de maneira a apresentar os argumentos para defender ou refutar. Podendo ou não ser orador. Em algumas modalidades de debate em grupo há participantes debatedores que não são oradores, participando apenas da construção argumentativa do seu grupo.
  • Plateia - São os indivíduos que assistem ao debate. Dependendo do modelo, das regras estipuladas e das circunstancias podem participar diretamente fazendo perguntas e dando opiniões, votando ou se expressando com sons de palmas, vaias e interjeições.

Debates Competitivos[editar | editar código-fonte]

Debates competitivos são modelos de debate onde se avalia a qualidade geral dos debatedores. Observando o nível de argumentação, oratória, refutações e os diversos aspectos de um debate. Pode-se apresentar em forma de torneio onde grupos são formados e disputam como melhores argumentadores entre os outros grupos.[5]

British Parliamentary[editar | editar código-fonte]

É o modelo de debate competitivo mais comum, utilizando tanto no Brasil como na própria Inglaterra, onde ocorro o English-Speaking Union Schools Mace, um torneio de debates fundado em 1957 e ocorre até hoje na sua 58º edição, e pela World Universities Debating Championship.[6] O III Campeonato Brasileiro de Debates ocorrerá em 2016.[7]

Regras Básicas[editar | editar código-fonte]

As regras básicas do Parliamentary Debate são:

  • O debate ocorre simulando um debate parlamentear num modelo britânico.
  • Quatro duplas. Duas para defesa, duas para refutação.
  • Os temas são sorteados 15 minutos antes do inicio do debate.
  • Também é sorteado quais duplas irão defender e quais irão refutar, não é uma escolha da dupla.
  • Os moderadores, ou juízes, que dão as notas individuais e da dupla, mediam o debate e estipulam a dupla vencedora.
  • Os temas são chamados de moção.
  • Cada representante de uma dupla terá um tempo determinado para apresentar-se de sete minutos.[8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Esboço-sociedade

Referências