Saltar para o conteúdo

El Yunque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Organização Nacional El Yunque ou simplesmente El Yunque é o nome de uma organização secreta católica de origem mexicana, de âmbito nacional e internacional, fundada em 1953, que declara como objetivo "defender a religião católica e lutar contra as forças de Satanás". A existência da organização foi reivindicada pela primeira vez pelo jornalista Alvaro Delgado em 2003 no livro El Yunque: La ultraderecha en el poder.

El Yunque
Fundação 1953
Área de atividade  México
Espanha
 Chile
Ideologia Reacionarismo
Anticomunismo
Antiliberalismo
Antimaçonaria
Espectro político Extrema-direita
Religião Catolicismo

A organização foi rotulada como sendo "um grupo ultracatólico, anticomunista, antissemita e antiliberal e com traços fascistas"[1]. Embora a existência do El Yunque tenha sido reconhecida por ex-membros e existam abundantes testemunhos sobre sua existência, o sigilo da organização significa que sua natureza e propósitos não podem ser conhecidos com certeza.

Referências

  1. Santiago Jiménez, Mario Virgilio (25 de janeiro de 2016). «El Yunque de México: del periodismo a la historia». Nuevo Mundo Mundos Nuevos. Nouveaux mondes mondes nouveaux - Novo Mundo Mundos Novos - New world New worlds (em espanhol). ISSN 1626-0252. doi:10.4000/nuevomundo.68832. Consultado em 6 de março de 2023 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.