Saltar para o conteúdo

Mulher-fruta: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
HVL (discussão | contribs)
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 105.168.27.141, com Reversão e avisos.
Linha 41: Linha 41:
=== Mídia televisiva ===
=== Mídia televisiva ===


A mídia já fez algumas referências às mulheres-fruta. Na novela ''[[Sangue Bom]]'', a personagem de [[Ellen Roche]], Brunetty, é conhecida como "Mulher-Mangaba". Na novela há ainda outras referências a este gênero, como "Mulher-Pupunha" , "Mulher-Sapucá", "Mulher Pau-de-Jacú" e "Mulher-Aspargo".
A mídia faz referências às mulheres-fruta com regularidade, principalmente em programas como TV Fama, Superpop, Legendários e Pânico na TV. Na novela ''[[Sangue Bom]]'', a personagem de [[Ellen Roche]], Brunetty, é conhecida como "Mulher-Mangaba". Na novela há ainda outras referências a este gênero, como "Mulher-Pupunha" , "Mulher-Sapucá", "Mulher Pau-de-Jacú" e "Mulher-Aspargo".


Na novela ''[[Dona Xepa (2013)|Dona Xepa]]'' a personagem de [[Robertha Portella]], Dafne, é mais conhecida como "Mulher Tutti-Frutti".<ref>[http://www.purepeople.com.br/noticia/-sangue-bom-amora-sophie-charlotte-perde-uma-campanha-para-brunetty_a4782/5 Brunetty (Ellen Rocche), conhecida como a Mulher-Mangaba, fará campanha publicitária de uma marca de sapatos no lugar de Amora (Sophie Charlotte), em 'Sangue Bom']</ref> Também na mesma novela a personagem de Jeniffer Setti, Inocência, é conhecida como "Mulher Broa".
Na novela ''[[Dona Xepa (2013)|Dona Xepa]]'' a personagem de [[Robertha Portella]], Dafne, é mais conhecida como "Mulher Tutti-Frutti".<ref>[http://www.purepeople.com.br/noticia/-sangue-bom-amora-sophie-charlotte-perde-uma-campanha-para-brunetty_a4782/5 Brunetty (Ellen Rocche), conhecida como a Mulher-Mangaba, fará campanha publicitária de uma marca de sapatos no lugar de Amora (Sophie Charlotte), em 'Sangue Bom']</ref> Também na mesma novela a personagem de Jeniffer Setti, Inocência, é conhecida como "Mulher Broa".

Além disso, entre os anos de 2011 até 2014, várias aspirantes à "Mulher-fruta" surgiram, de forma que o ideal estético e comportamental atingiu níveis de busca semelhantes ao "padrão Panicat".


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 22h44min de 24 de agosto de 2016

Mulher-fruta é a designação dada a um fenômeno do funk carioca surgido na primeira década do século XXI, quando uma série de dançarinas começou a ganhar destaque no cenário do funk brasileiro.[1] O sucesso logo se espalhou para outras mídias, sendo citadas desde a página da Academia Brasileira de Letras,[2] músicas,[3][4] participações no Carnaval no Rio de Janeiro[5] até a chamada mídia erótica, com inúmeras capas de revistas publicadas num curto período.[6] Tal sucesso remete à referida "paixão nacional", o bumbum, que desde as duas polegadas a mais que tiraram o título de Miss Universo 1954 de Martha Rocha aos 119 cm da Mulher-Melancia, teriam cativado o público brasileiro.[7] Cada vez mais as mulheres fruta tem recebido atenção do público LGBT.[8]

Variantes das mulheres-fruta

Mulher-Melancia

Ver artigo principal: Andressa Soares

Andressa Soares (Rio de Janeiro, 28 de março de 1988), também conhecida como Mulher-Melancia e Garota-Melancia, foi a primeira dançarina a receber os nomes de frutas que se tornaram referências entre as dançarinas de funk no Rio de Janeiro. Apareceu no cenário nacional como dançarina do cantor MC Créu.


Mulher-Melão no Carnaval 2010

Mulher-Melão

Renata Frisson, nome artístico de Cristina Célia Antunes Batista[9], (Brasília, 22 de novembro de 1983), também conhecida como Mulher-Melão, surgiu no cenário funk logo após o carnaval de 2008, quando saiu como sereia em um carro alegórico da Vila Isabel. Foi escolhida como princesa da Gaviões da Fiel, em São Paulo, e como rainha da bateria da Lins Imperial, no Rio de Janeiro.[5] Em 2010, foi candidata a deputada estadual pelo PHS para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, mas não conseguiu ser eleita. A Mulher Melão lançou o fenômeno mediático "Você Quer?" no programa Pânico na TV.[10]

Mulher-Moranguinho

Ellen Cardoso (São Paulo, 13 de julho de 1981), também conhecida como Mulher-Moranguinho, substituiu Andressa Soares após sua saída do grupo de MC Créu. Conhecida no meio artístico, fazia strip-tease no programa O Melhor do Brasil e era também ex-dançarina do grupo de pagode baiano Swing Baratinha. Em 2009, posou nua para a revista Sexy na edição de fevereiro e foi rainha de bateria da escola da Paraíso do Tuiuti, em 2009.[5] É casada com o cantor de funk melody Naldo Benny desde 2013.

Mulher-Pera

Suellen Aline Mendes Silva (Guaratinguetá, 4 de dezembro de 1986), também conhecida como Mulher-Pera, já iniciou em carreira solo no mundo artístico e lançou um CD. Em 2010, se candidatou ao cargo de deputada federal pelo estado de São Paulo, mas obteve apenas 3.136 votos, considerados insuficientes para conquistar uma vaga na Câmara Federal[11] Foi divulgado na imprensa que Suellen não havia obtido nenhum voto,[12] no entanto o que ocorreu é que seus votos haviam sido anulados pelo TRE por questões burocráticas. Em 2012, ela se candidatou à vereadora na cidade de São Paulo, pelo PT do B.[13][14] Com 2.126 votos, não conseguiu ser eleita.[15] Em 2013, apresentou o programa infantil "A Fadinha do Brasil", na RedeTV!.[16]

Mulher-Maçã

Gracy Kelly (Rio de Janeiro, 05 de abril de 1984), também conhecida como Mulher-Maçã, recebeu o apelido graças ao funk A maçã, o fruto proibido, gravado por ela. Já foi cantora e dançarina do MC Leozinho, do Movimento Funk Clube e do MC Serginho.

Mulher-Cereja

Fabiana Stella, conhecida como Mulher-Cereja, é uma dançarina do MC Créu.[17]

Outras derivações

Mulher-Filé

Ver artigo principal: Yani de Simone

Yani Filé, nome artístico de Yani de Simone Pires da Silva (Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 1989), é uma cantora brasileira de funk carioca e funk melody. Ela começou a carreira a partir dos 18 anos e inicialmente fez grande sucesso como dançarina do Mr. Catra, onde ganhou o apelido de Mulher Filé.

Mulher-X-Tudão

Jayla Leonar. Dançarina do MC Serginho

Impacto cultural

Mídia televisiva

A mídia faz referências às mulheres-fruta com regularidade, principalmente em programas como TV Fama, Superpop, Legendários e Pânico na TV. Na novela Sangue Bom, a personagem de Ellen Roche, Brunetty, é conhecida como "Mulher-Mangaba". Na novela há ainda outras referências a este gênero, como "Mulher-Pupunha" , "Mulher-Sapucá", "Mulher Pau-de-Jacú" e "Mulher-Aspargo".

Na novela Dona Xepa a personagem de Robertha Portella, Dafne, é mais conhecida como "Mulher Tutti-Frutti".[18] Também na mesma novela a personagem de Jeniffer Setti, Inocência, é conhecida como "Mulher Broa".

Além disso, entre os anos de 2011 até 2014, várias aspirantes à "Mulher-fruta" surgiram, de forma que o ideal estético e comportamental atingiu níveis de busca semelhantes ao "padrão Panicat".

Referências

  1. Cultura: "Mulheres-fruta" roubam a cena no funk nacional
  2. Moacyr Scliar: A Glória da Melancia
  3. Mulher-Moranguinho e outras frutas ganham funk especial
  4. A funkeira Valeska Popozuda critica rivais' com funk 'Fruta estraga'
  5. a b c Globo: ‘Mulheres-fruta’ vão ser destaques no carnaval
  6. Abril.com: Mulheres-fruta - Mulher-Melancia, Maça e outras musas
  7. Abril: 'Mulheres-fruta' dão seqüência ao reinado das bundas no Brasil
  8. Travestis rompem preconceitos e fazem sucesso no mundo do funk G1, 11 de janeiro de 2015.
  9. «"Cristina Célia, a Mulher Melão, explica por quê adotou o nome "Renata Frisson"» 
  10. «"Pânico na TV" lança Você Você Você Você Você Quer?, faz sucesso e Lula dança a música». rd1audiencia.virgula.uol.com.br. Consultado em 30 de abril de 2011 
  11. Ao contrário de Tiririca, “Mulher Pêra” decepciona nas urnas com 3 mil votos
  12. Extra: 'Estou arrasada', diz Mulher-Pêra sobre o zero voto que recebeu
  13. Folha de S.Paulo - STF teme que réus do mensalão questionem julgamento internacionalmente
  14. Estadão: Subcelebridades tentam repetir o efeito Tiririca
  15. Terra - SP: Vovó da Fiel, Mulher Pêra e ex-BBB não se elegem vereadores
  16. NaTelinha - Criticado, "A Fadinha do Brasil" deixa grade da RedeTV!
  17. Conheça a Mulher Cereja, nova dançarina do MC Créu
  18. Brunetty (Ellen Rocche), conhecida como a Mulher-Mangaba, fará campanha publicitária de uma marca de sapatos no lugar de Amora (Sophie Charlotte), em 'Sangue Bom'