FloripaSat-1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
FloripaSat-1
Missão
Desenvolvimento Brasil UFSC
Operação Brasil UFSC
Tipo de missão Tecnológico
Planeta orbitado Terra
Lançamento 20 de dezembro 2019
Veículo de Lançamento China Longa Marcha 4A
Local do Lançamento China Centro de Lançamento de Taiyuan, Xinzhou, China
NSSDC ID 2019-093G
Massa kg
Transponders
Beacon 145.9 MHz
Downlink 436.1 MHz
Uplink 436.1 MHz

O FloripaSat-1 é um nanossatélite brasileiro, ou mais especificamente, um CubeSat 1U construído pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)[1] e lançado como carga secundária junto com o satélite sino-brasileiro CBERS-4A[2].

Objetivo[editar | editar código-fonte]

O FloripaSat-1 foi uma iniciativa de estudantes e pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Espaciais (SpaceLab)[3] da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como objetivo principal o desenvolvimento de uma missão espacial completa de um nanossatélite, para capacitação de pessoas e desenvolvimento de tecnologia aeroespacial[4].

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O nanossatélite foi lançado ao espaço em 20 de dezembro de 2019 como carga secundária do satélite sino-brasileiro CBERS-4A, através do veículo chinês Longa Marcha 4A. O lançamento ocorreu a partir do Centro de Lançamento de Taiyuan na China às 00:22 BRT.

Operação[editar | editar código-fonte]

O funcionamento do mesmo foi confirmado algumas horas após o lançamento, pela captação dos seus sinais por radioamadores de todo o mundo[5]. Atualmente encontra-se em plena operação e os seus dados de telemetria podem ser captados por qualquer estação terrestre dispondo de equipamentos compatíveis.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «FloripaSat 1». space.skyrocket.de. Consultado em 19 de janeiro de 2020 
  2. SeTIC-UFSC (23 de dezembro de 2019). «UFSC no espaço: lançado primeiro satélite da Universidade, o FloripaSat-1». Notícias da UFSC. Consultado em 19 de janeiro de 2020 
  3. «SpaceLab UFSC – Space Technology Research Laboratory of Universidade Federal de Santa Catarina» (em inglês). Consultado em 19 de janeiro de 2020 
  4. «FloripaSat-1 – A braziliam CubeSat mission done by college students». Consultado em 19 de janeiro de 2020 
  5. «Category: FLORIPASAT». DK3WN SatBlog (em inglês). Consultado em 19 de janeiro de 2020