Forte de São Francisco de Santa Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Forte de São Francisco de Santa Cruz localizava-se na cidade e concelho de Santa Cruz, na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira. Este forte situava-se na parte nascente de Santa Cruz, junto ao cais e ao caminho de ligação entre Santa Cruz e Machico nas imediações do Convento de Nossa Senhora da Piedade. Faz parte da linha de defesa assinalada nas Plantas do Eng. Paulo Dias de Almeida.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Foi erguido na então vila de Santa Cruz por determinação do bispo do Funchal governador D. Frei João do Nascimento em 1749. Para as suas obras foi aplicado o dinheiro proveniente das multas pagas pelas Ordenanças por falta de serviço de vigias.
O forte foi demolido quando das obras de ampliação do aeroporto em 1961.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Morna, Filipa (2012). O património arquitectónico e o desenvolvimento do território em Santa Cruz, Universidade da Madeira.
  2. Morna, Filipa (2012). O património arquitectónico e o desenvolvimento do território em Santa Cruz, Universidade da Madeira.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma fortaleza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.