Forte de São Pedro do Funchal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde junho de 2015). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

O Forte de São Pedro do Funchal, também referido como Forte Novo, localizava-se na cortina de Nossa Senhora do Calhau, ao Corpo Santo, no centro histórico da cidade do Funchal, na Região Autónoma da Madeira.

História[editar | editar código-fonte]

Foi erguido por determinação do governador e capitão-general da Madeira e Porto Santo Duarte Sodré Pereira, estando concluído em 1707.

Perdida a sua função militar, foi demolido em 1897.

Características[editar | editar código-fonte]

Apresentava uma portada de gola em estilo renascentista, encimada por um uma inscrição epigráfica, sobrepujada por uma coroa ornamentada e trabalhada em mármore branco.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

De acordo com o "Elucidário Madeirense" este forte contava com um forno para balas ardentes. Estas eram retiradas com tenazes de ferro e introduzidas pela boca da peça já carregada e com uma bucha de estopa umedecida. Em virtude do calor, a peça disparava, chegando a bala em brasa à tolda dos navios de madeira, onde fazia rombo e os incendiava.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma fortaleza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.