Fortaleza de São Vicente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Fortaleza de São Vicente
Cabo São Vicente.jpg
Fortaleza e Farol de São Vicente,
Mapa de Portugal - Distritos plain.png <div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;">
Construção Manuel I de Portugal ()
Estilo Abaluartado
Conservação Bom
Homologação
(IGESPAR)
N/D
Aberto ao público

A Fortaleza de São Vicente localiza-se no cabo de São Vicente, no Algarve, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

As suas origens remontam ao reinado de Manuel I de Portugal (1495-1521) quando o Bispo do Algarve, D. Fernando Coutinho, aí fez levantar um castelo e uma torre de farol, como parte do sistema de defesa da costa dessa região.

No reinado de D. João III (1521-1557) foi edificada uma fortificação para proteger o convento e os inúmeros romeiros que o procuravam.

A primitiva estrutura, arrasada em 1587 pelo ataque do corsário britânico Francis Drake, foi reconstruída a partir de 1632 sob o reinado de Filipe III de Portugal (1621-1640). Os modernos baluartes erguidos na ocasião, foram arrasados pelo maremoto conseqüente do terramoto de 1755.

Como na Fortaleza de Sagres, a partir de 1793 a rainha D. Maria I (1777-1816) iniciou a reconstrução da estrutura, actualmente restaurada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma fortaleza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.