Justiça (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Justiça
Justica.jpg
Capa da edição definitiva editada pela Panini Comics, arte por Alex Ross.
Editora(s) DC Comics
Formato de publicação minissérie mensal
Lançada em 2005
Terminou em 2007
Argumento Alex Ross e Jim Krueger
Desenho Doug Braithwaite e Alex Ross
Personagens principais Liga da Justiça da América
Legião do Mal

Justiça (Justice, no original) é uma minissérie de histórias em quadrinhos em doze partes, publicada pela DC Comics entre 2005 e 2007. Escrita por Alex Ross e Jim Krueger, com desenhos de Ross e Doug Braithwaite, sua história envolve a equipe de super-heróis conhecida como A Liga da Justiça da América enfrentando a equipe de super-vilões conhecida como a Legião do Mal, motivada por um sonho compartilhado que parece ser uma visão da destruição do planeta.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Vários supervilões começam a ter pesadelos recorrentes onde a Terra é destruída por um Armagedon Nuclear que a Liga da Justiça da América não consegue evitar. Acreditando que o excesso de confiança da equipe em suas próprias habilidades e da fé exagerada que a humanidade tem neles será a sua ruína, eles decidem se unir para destruir a Liga da Justiça e salvar o mundo como entenderem. Homem dos Brinquedos, Espantalho, Hera Venenosa e Capitão Frio ajudam a resolver grandes problemas mundiais, como a fome e deficiências físicas, que transforma a opinião pública contra a Liga da Justiça.

Enquanto isso, Lex Luthor e Arraia Negra capturam Aquaman e levam-no a uma cidade estrangeira localizada dentro de uma esfera negra no fundo do mar, onde ele é deixado sob os cuidados de Brainiac. Caçador de Marte o localiza, como Aquaman tem telepaticamente instruído a fauna oceânica para formar linhas visíveis do espaço que apontam para a sua localização. Antes que ele possa libertar Aquaman, o Caçador é emboscado por Gorila Grodd, que o incapacita com um ataque psíquico.

Batman captura o Charada, que havia roubado arquivos secretos sobre os pontos fracos dos membros da Liga da Justiça do Bat-computador, e o aprisiona no Arkham Asylum, mas ele é resgatado por Luthor. No processo, o Coringa descobre que ele não foi convidado para a sociedade secreta de Luthor de supervilões e fica furioso.

Tornado Vermelho finalmente encontra pistas que possam levar à localização do Aquaman, mas é surpreendido por um traidor entre fileiras da Liga da Justiça, que o destrói e dá acesso a computadores a Grodd da Torre de Vigilância e identidades secretas dos seus membros.

Superman é atacado por Metallo, Parasita, Bizarro e Solomon Grundy. Ele emite um pedido de ajuda que o Flash tenta responder, apenas para descobrir que ele foi envenenado por Capitão Frio e está a ser forçado a correr sem parar até que ele morre de exaustão.

Mulher Maravilha é envenenada por Mulher-Leopardo com o sangue de um centauro, e começa a reverter a ela para o barro a partir do qual ela nasceu. O Lanterna Verde é emboscado por Sinestro e teletransportado para o fim do Universo; sem energia suficiente para voltar, Hal transformar-se em energia pura e ele próprio lojas dentro de seu anel de poder, a fim de sobreviver.

Arqueiro Verde e Canário Negro são atacados por Espantalho e Clayface, enquanto Gavião Negro e Mulher-Gavião são surpreendidos por Mestre dos Brinquedos e o Elektron é baleado por Giganta.

Luthor, o Charada, PHera Venenosa e Manta Negra convidam todos os que desejam se juntar a eles para viver em cidades exóticas contidos esferas pretas, secretamente fornecido por Brainiac, que lobotomiza Aquaman.

O Chamado de Superman para a ajuda é respondida pelo Capitão Marvel, que sozinho derrota Metallo, parasita, Bizarro e Solomon Grundy. Marvel Superman é levado a Batcaverna, e descobre que ambos Superman e Batman foram infectados com vermes mecânicos. Esses vermes tinha mente controlada Batman em destruir Tornado Vermelho. Capitão Marvel joga Superman no sol, destruindo os vermes. Eles vão para a Torre de Vigilância para obter algumas respostas, mas ela explode antes que eles possam embarcar. Capitão Marvel e Superman elaboram um plano para salvar o Flash. Marvel utiliza a velocidade da Mercury para recuperar o atraso com o Flash e derruba-lo fora de equilíbrio com o seu raio mágico. O plano quase mata tanto o Capitão Marvel e o Flash, mas Superman é capaz de salvá-los.

O Caçador de Marte recupera o controle de seu corpo e chama Zatanna para ajudar a salvar Aquaman e Tornado Vermelho. Eles recuperam o corpo de Aquaman da cidade de Brainiac e levam-lo ao Dr. Niles Caulder, líder da Patrulha do Destino, que o salva e retorna-lo à vida. Eles recuperam os restos mortais de Tornado Vermelho e do Sentinela destruído e tê-los fixado por Doutor Magnus, líder do Homens de Metal.

De lá, eles alertam Gavião Negro e Mulher Gavião, que tinham derrotado Homem dos Brinquedos, e que seu esconderijo está localizado em Midway City, onde eles descobrem que ele está construindo corpos robóticos para Brainiac, e o Vingador Fantasma resgata Lanterna Verde. Arqueiro Verde, Canário Negro, Elektron, Homem Boracha, Homem Elástico, Metamorpho, os homens de metal e a Patrulha do Destino são todos chamados por Superman para a Fortaleza da Solidão no Ártico.

Batman é encontrado por Mulher Maravilha, que é capaz de devolvê-lo de volta à sanidade com seu laço mágico. Eles capturam Capitão Frio, que revela a verdade: O sonho foi fabricado por Luthor, Brainiac e Grodd para criar uma Legião do Mal e usá-los para destruir a Liga da Justiça. Os vermes mecânicos foram roubados projetos de Dr. Silvana, com base em Mr. Mente poderes 's, e Brainiac lobotomizado Aquaman para descobrir se seu cérebro poderia ser usado para controlar Grodd. Ele não podia, mas lata de seu filho bebê, e Black Manta seqüestra-lo. Adão Negro também se junta cabal de Luthor.

Os Ajudantes dos heróis são infectados pelos vermes e seus entes queridos tem mente raptada e controlada. Eles descobrem que os vermes são realmente transformar-dos seres humanos em robôs como parte do plano de Brainiac de mecanizar o Universo, e atacar a cidade de Luthor para parar seus planos, usando armadura que os protege dos worms.

Depois de uma grande batalha, a maioria dos vilões são derrotados, mas Brainiac, Espantalho, Hera Venenosa, Mulher-Leopardo e Manta Negra fogem. È dado a John Stewart o anel de Hal Jordan e o usa para apagar identidades secretas de mente de todos os heróis e destrói os vermes. Ele devolve o anel para Hal e captura os bandidos restantes e param Brainiac, que assume o controle dos arsenais nucleares da Terra, a fim de trazer o Armagedon nuclear do pesadelo.

Enquanto isso, o Coringa sabota cidades de Luthor e derruba o Espantalho. Aquaman, Mulher-Maravilha e o Elektron assumem rapidamente para baixo Manta, Negra , Mulher-Leopardo e Hera Venenosa, deixando apenas Brainiac para trás.

Depois de uma batalha prolongada, Superman, Tornado Vermelho e Zatanna derrotam o vilão, enquanto a Tropa dos Lanternas Verdes impede o Armagedon nuclear. Luthor, Brainiac e os outros estão presos e Mulher Maravilha é levada para Themyscira, a Ilha Paraíso, onde sua mãe, a Rainha Hippolyta, restaura-la com a ajuda dos Deuses.

Todos retornam ao normal, mas Batman diz a liga da justiça que, um dia, realmente alcançarão a paz mundial. Enquanto isso, em Metropolis, Superman é observado pela Legião dos Super-Heróis do século 31, um futuro utópico, provando que eles vão conseguir um dia.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Apesar apenas um enredo da Liga da Justiça, a série apresenta vários personagens que compõem o Universo DC.

Liga da Justiça da América[editar | editar código-fonte]

Aqueles que compõem a JLA na história são baseados principalmente na encarnação da equipe vista em 1970, comumente referido como a Liga da Justiça era.

Outros Heróis[editar | editar código-fonte]

Legião do Mal[editar | editar código-fonte]

A equipe de supervilões não se baseia em qualquer um dos quadrinhos, mas em vez disso com base no grupo vilão dos Super Amigos. Enquanto a formação original é utilizada, outros foram adicionados para a série.

Outros Vilões[editar | editar código-fonte]

Edições conjuntas[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, a série foi coletada em três volumes de capa dura, seguida de uma edição Absolute DC.

No Brasil

Foi lançada entre 2007 e 2008 como minissérie de doze partes. Posteriormente, a Panini Comics reuniu em uma edição em capa dura:

  • Justiça - Edição Definitiva (Justice # 1-12, capa dura, 19,5 x 30 cm, 488 páginas, ISBN 978-8565484336, 2013.)[2]

Outros meios[editar | editar código-fonte]

A DC Direct lançou uma linha de figuras de ação com base na mini-série, que incluem figuras de Superman, Batman, Mulher Maravilha, Flash, Hal Jordan, Caçador de Marte, Aquaman, Tornado Vermelho , Homem Elástico, Gavião Negro , John Stewart, Supergirl, Batgirl , Capitão Marvel, Canário Negro, Lex Luthor, Brainiac, Mulher-Leopardo, Arraia Negra, Bizarro, Hera Venenosa, Coringa, Capitão Frio, Homem dos Brinquedos, Solomon Grundy, Espantalho, Parasita, Sinestro, Gorila Grodd, Zatanna e Adão Negro.

Referências

  1. Santiago, Luiz (9 de novembro de 2017). «Crítica | Justiça (2005 – 2007)». Plano Crítico. Consultado em 14 de abril de 2018 
  2. Naliato, Samir (8 de agosto de 2013). «Justiça, de Alex Ross, ganha edição definitiva pela Panini». Universo HQ. Consultado em 14 de abril de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]