Saltar para o conteúdo

Portal:Eurovisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este portal, on-line há 5595 dias, desde o dia 15 de julho de 2009, destina-se a divulgar os mais variados assuntos sobre Eurovisão. Aqui serão regularmente atualizadas notícias, artigos, imagens e trabalhos em curso. Para mais informações visitar WikiProjecto Eurovisão
Atualmente, 2624 dos 1 137 120 artigos desta Wikipédia, estão ligados à Eurovisão.
 ver · editar Portal Eurovisão


A Eurovisão é um conjunto de seis festivais relacionados com as artes (música, dança e talentos). Ao todo é composta por seis eventos diferentes, que no total já proporcionaram quase cem edições distintas. O primeiro evento a ser criado foi o Festival Eurovisão da Canção, em 1956, e conta já com 55 edições realizadas. Anos mais tarde, em 1982 e 1985, foram criados o Festival Eurovisão de Jovens Músicos e o Festival Eurovisão de Jovens Dançarinos, respectivamente, e com edições bianuais; mais de trinta anos depois, chegou a vez dos mais novos se apresentarem perante a Europa, no Festival Eurovisão da Canção Júnior, criado em 2003; a dança tornou-se membrã da Eurovisão em 2007, com a criação do Festival Eurovisão da Dança; o último festival a ser criado foi o Festival Eurovisão de Talentos, com a primeira edição a ocorrer em 2010. Todos os eventos estão ao alcançe de 56 países europeus, membros da União Europeia de Radiodifusão. Os concursos são transmitidos na televisão e também nas rádios por toda a Europa. Recentemente, a transmissão destes foi também alargada a outros países não europeus e também pode ser acompanhada na internet, chegando assim a todo o Mundo. O principal festival, a Eurovisão da Canção, consegue atrair a atenção de quase um bilião de pessoas por ano, em todo o Mundo, sendo um dos eventos mais vistos no planeta, e intitulado como o Europe's favourite TV-show (O programa televisivo preferido da Europa). Na Wikipédia Lusófona, é já possível aceder a mais de 3000 artigos exclusivos da Eurovisão, fazendo assim, da Wikipédia em Língua Portuguesa, uma das maiores bases de dados do Mundo sobre material Eurovisivo. Todos os anos, os festivais são abertos com a famosa frase "Welcome Europe" (Bem-vinda Europa), e aqui no Portal da Eurovisão da Wikipédia Lusófona, queremos dizer-lhe... "Welcome to Eurovision" (Bem-vindo à Eurovisão)!


WikiProjeto Eurovisão

O Festival Eurovisão da Canção 1956 (em inglês: Eurovision Song Contest 1956 e em francês: Concours Eurovision de la chanson 1956) foi o primeiro Festival Eurovisão da Canção e teve lugar no dia 24 de Maio de 1956 na cidade suíça de Lugano. Lohengrin Filipello foi o apresentador do festival, e Fernando Paggi o maestro principal de todo o concurso, que foi ganho por Lys Assia em representação da Suíça com a canção "Refrain" (em português: Refrão). No primeiro de muitos eventos eurovisivos, participaram seis países, entre estes, encontravam-se alguns dos países mais afectados pela recente guerra. No entanto, o número de participantes poderia ter sido maior, chegando aos dez (estes três países que não conseguiram participar neste primeira edição, participaram na segunda edição, em 1957). Nesta primeira edição, a emissão Festival Eurovisão da Canção foi sobretudo realizada como se um programa de rádio se tratasse, apesar de existirem algumas câmaras no estúdio para os poucos europeus que tinham televisão naquela altura. A década de 1950 foi marcada por quase toda a Europa pela reconstrução, após a Segunda Guerra Mundial e ter televisão era um luxo que a grande maioria não podia ter, sendo assim, o festival acabou por ter que ser essencialmente transmitido via rádio, e não televisão, como era o objectivo primário e praticamente único dos inventores e organizadores do concurso. Os cenários pouco tiveram de luxuosos. A sua decoração baseou-se praticamente e quase exclusivamente em arranjos florais. Logo na primeira edição da Eurovisão, foi fortemente recomendado que em cada país participante organizasse um festival nacional para eleger o seu representante e respectiva canção. A Áustria, a Dinamarca e o Reino Unido foram desqualificados da fase final por se terem inscrito fora do prazo previsto para a entrega das participações. Todos os países participantes enviaram dois membros do júri a Lugano, excepto o Luxemburgo que delegou directamente os seus votos à Suíça. De salientar que neste festival os membros do júri podiam votar no seu próprio país - a primeira e última vez que tal se sucedeu. Este factor, também é tido por muitos, como uma ajuda para explicar o sucesso suíço. Este também foi o único festival em que cada país pode enviar duas canções. A partir de 1957, devido ao acréscimo do número de países participantes, cada país passou a ter direito a apenas a enviar uma única canção. O Festival Eurovisão da Canção 1956, foi o mais simples e económico de todos os festivais eurovisão, que foram realizados durante todos os anos posteriores a este primeira edição.

Festival Eurovisão da Canção 2018 (em inglês: Eurovision Song Contest 2018, em francês: Concours Eurovision de la chanson 2018 foi a 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que é recebida pela cidade de Lisboa, em Portugal. Em 2017, com a canção "Amar Pelos Dois", de Salvador Sobral, Portugal ganhou o Festival, e com isso os direitos de realizar o evento que decorreu de 8 de Maio, com a 1.ª semifinal, até 12 de Maio de 2018, com a final. Pelo meio, em 10 de Maio, foi realizada a 2.ª semifinal, no Altice Arena. A vencedora foi NETTA, com a música "TOY", dando assim a oportunidade de a Israel organizar o Festival Eurovisão da Canção 2019. Antes do grande vencedor da final, o vencedor da 1.ª semifinal, foi a representante de Israel, NETTA, com a canção "TOY", e o vencedor da 2.ª semifinal foi o representante da Noruega, Alexander Rybak, com a música "That's How You Write a Song". Confirmaram a sua entrada e participaram no concurso 43 países (  Albânia, Alemanha, Arménia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrússia, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Finlândia, Geórgia, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália Letónia, Lituânia, Macedónia do Norte, Moldávia, Malta, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Chéquia, Roménia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Ucrânia)

...que ao longo de 62 anos de Festival Eurovisão da Canção, foram apresentadas 1523 canções a concurso, num total de mais de 76 horas e 9 Minutos (Se cada Música tiver 3 Minutos) seguidas de música?

...que a Revolução dos Cravos de 1974 (o famoso 25 de Abril) em Portugal, iniciou-se com a passagem na rádio da música representante portuguesa na Eurovisão desse ano, E depois do adeus de Paulo de Carvalho?

...que o conceito original da Eurovisão foi baseado no Festival de Música de Sanremo, em Itália?

...que o Reino Unido acabou em segundo lugar quinze vezes?

...que Lys Assia, vencedora do Festival Eurovisão da Canção 1956, também representou a Suíça em 1957 e 1958?

...que em 2008,2011,2016,2018 um record (ainda hoje actual) de 43 países participaram no evento?

...que durante aquando da transmissão dos Congratulations: 50 Anos do Festival Eurovisão da Canção, que foi organizado em 2005 em honra dos 50 anos da Eurovisão, a canção "Waterloo" do grupo sueco ABBA, (vencedor do ano 1974), ganhou novamente?

...que a música de abertura de todos os Festivais Eurovisão, é um excerto da versão de Marc-Antoine Charpentier de "Te Deum"?

...que Nathalie Paque, representante de França em 1989, foi a mais jovem participante do Festival Eurovisão da Canção, com apenas 11 anos? E que foi desde então, que passou a ser obrigatório que os concorrentes tivessem 16 anos?

...que os famosos Cartões Postais que antecipam a entrada de um país, foram utilizados pela primeira vez em 1970?

...que a vencedora de 1971 (Sévérine), foi a primeira pessoa na história do Festival Eurovisão, que representou um país, sem nunca lá ter estado?

...que desde o início do evento, foram criadas e realizadas mais de 100 mil músicas exclusivas para a Eurovisão?

...Malta é o país concorrente que participa há mais tempo sem nunca ter ganho um concurso da Eurovisão?

...Sabia que o pior primeiro lugar é o 12°Lugar da Semifinal e que pertence a Andorra em 2007 com os Anonymous que obtiveram 80 pontos.


Eurovisão
na Wikimedia Commons
Imagens & Média



Coisas que pode fazer

Quarto (4) tarefas importantes, em que pode ajudar:

1 - Criar ou Modernizar ou Melhorar todas as páginas de artigos referentes a todos os eventos Eurovisivos (como Seleções Nacionais e outros festivais além da Eurovisão e Eurovisão Júnior.

2 - Criar todas as páginas de artigos referentes a participações individuais.

3 - Criar as páginas das músicas e dos artistas, que ainda não se encontrem criadas.

4 - Criar ou Manter Atulizado as paginas above das Predefinições Eurovisão, Eurovisão Júnior e outras que sejam criadas para os eventos Eurovisivos

Para mais informação consultar: Colaboração coletiva do WikiProjecto Eurovisão e WikiProjecto Eurovisão