Praça Siqueira Campos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2010). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outras praças com nome semelhante, veja Praça do Relógio.
Praça Siqueira Campos
Praça do Relógio, com destaque ao centenário relógio inglês.
Localização Belém, PA
 Brasil
Tipo Área verde urbana
Inauguração 1930
Administração Prefeitura de Belém

A Praça Siqueira Campos ou Praça do Relógio é um logradouro público, sito ao Doca do Ver-o-Peso na Avenida Portugal, no bairro da Cidade Velha, na cidade brasileira de Belém, no estado do Pará. Conhecida por abrigar um enorme relógio inglês em seu centro.

História[editar | editar código-fonte]

O relógio foi construído em 1930 pela empresa J.W. Benson, doado pelo intendente Antonio Faciola. Medindo 12 metros de altura, consiste de quatro luminárias em um relógio central importado da Inglaterra.

Siqueira Campos foi um soldado que lutou na revolta do Forte de Copacabana.

Patrimônio histórico[editar | editar código-fonte]

A Praça do Relógio faz parte do complexo arquitetônico e paisagístico do Ver-o-Peso tombado pelo IPHAN, em 1977,[1] que compreende uma área de 35 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas, incluindo o logradouro Boulevard Castilhos França, o Mercado da Carne, o Mercado de Peixe, a Doca do Ver-o-Peso, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e, o Solar da Beira.[1]

A praça é localizada no logradouro Avenida Portugal, onde também estão outras edificações tombadas: a Doca do Ver-o-Peso, a Praça Dom Pedro II, o Palácio Antônio Lemos (Palacete Azul), o Palácio Lauro Sodré (Palácio do Governo) e, a Casa do Barão de Guajará.

Praça do Relógio,ao fundo a Praça Dom Pedro II.

Referências

  1. a b Virgínia Barbosa. «Mercado Ver-o-Peso, Belém, Pará». Portal Pesquisa Escolar. Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ. Consultado em 20 de junho de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma praça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.