Estação das Docas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Estação das Docas
Complexo Estação das Docas
Construção século XIX
Classificação nacional Companhias Docas do Pará (cdp)
Estado de conservação PA
Geografia
Cidade Belém

A Estação das Docas é um complexo turístico e cultural da cidade de Belém no estado brasileiro do Pará, inaugurado em 13 de maio de 2000. Sendo anteriormente parte do Porto de Belém.

Detalhes históricos[editar | editar código-fonte]

A Estação foi resultado de um trabalho de restauração dos armazéns do porto da capital paraense. Originalmente foram três galpões de ferro inglês, exemplo da arquitetura característica da segunda metade do século XIX.

Os guindastes externos foram fabricados nos Estados Unidos, no começo do século XX. Já a máquina a vapor em meados de 1800, fornecia energia para os equipamentos do porto.

As ruínas do Forte de São Pedro Nolasco, onde foi construído um Anfiteatro, foram originalmente construídas para a defesa da orla em 1665. O espaço foi destruído após o Movimento da Cabanagem, em 1825, e revitalizado para a inauguração da Estação.

Características[editar | editar código-fonte]

O complexo congrega diversos aspectos, entre eles: gastronomia, cultura, moda e eventos. São 32 mil metros quadrados divididos em três armazéns e um terminal de passageiros, uma janela para Baía do Guajará e a ilha das onças.

Divisões[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências