Universidade da Amazônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Universidade da Amazônia
UNAMA
Lema Educação para o desenvolvimento da Amazônia
Fundação 1993
Tipo de instituição Privada
Localização Belém, Pará
Docentes 673
Reitor(a) Prof. Antonio de Carvalho Vaz Pereira
Presidente Prof. Paulo Roberto Carvalho Batista
Total de Estudantes cerca de 21.500
Graduação 17.300
Pós-Graduação 4.200
Afiliações CRUB ABMES
Página oficial www.unama.br

A Universidade da Amazônia ou UNAMA é uma universidade privada localizada na cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil. É uma instituição pluridisciplinar pluralista, apartidária, dialogal e vocacionadamente católica, vivendo das contribuições de seus estudantes e de convênios e contratos com instituições públicas e privadas.

É uma universidade presencial e também virtual. Integra o Instituto Universidade Virtual Brasileira, IUVB. Desde novembro de 2014, a UNAMA faz parte do Grupo Ser Educacional, que hoje é o maior grupo de educação do Norte e Nordeste e uma empresa de capital aberto, com projeto e planejamento de expansão em âmbito nacional. Atualmente, o grupo Ser Educacional atende mais de 125 mil alunos, em 30 unidades, distribuídas em 21 cidades de 11 estados do Norte e Nordeste. Além disso, são mais de sete mil funcionários e milhares de formandos por ano que ingressam no mercado de trabalho contribuindo para o desenvolvimento econômico das regiões.

Campi[editar | editar código-fonte]

A UNAMA possui quatro campi :

Localização[editar | editar código-fonte]

Cursos[editar | editar código-fonte]

A UNAMA conta com 34 cursos:

CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia



CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde



CESA - Centro de Estudos Sociais Aplicados

ICJ - Instituto de Ciências Jurídicas - Campus Senador Lemos

CCHE - Centro de Ciências Humanas e Educação



História[editar | editar código-fonte]

A instituição faz parte da história da cidade, conta-se que no começo da história da cidade de Belém, por volta do século XVII, conta-se que onde está o campus Alcindo Cacela, sede da Universidade da Amazônia, aportavam barcos de indígenas e de gente ribeirinha. A cidade que então era considerada a "Veneza Americana", já que era cortada por igarapés e igapós, palavra em Tupi que significa caminho das águas. Os nossos colonizadores tomavam essa área como um pequeno porto avançado, centro de comunicação como rios da Amazônia, receptor e distribuidor dos gêneros de subsistência, produzidos no interior do Pará.

O tempo passou. A civilização foi avançando rios adentro. Todo mundo falava, quando foram compradas as primeiras terras, por volta de 1974, que não haviam sido adquiridos metros quadrados nesta área: a compra tinha sido de metros cúbicos. Tudo era uma verdadeira "Veneza", mas serviu para que o CESEP, então Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará, antes nascido no Colégio Santa Rosa, se juntasse, em 1987, às Faculdades Integradas Colégio Moderno para escreverem juntos a história muito breve da UNESPA - União das Escolas Superiores do Pará - logo transformada, em 1993, na Universidade da Amazônia. O porto dos primeiros tempos, das embarcações ribeirinhas e indígenas, virou porto do conhecimento e hoje nem mais se percebe os tempos das terras do Velho Quintas, uma vacaria que sobreviveu naquele charco.

Agora são quatro os campi da UNAMA: Alcindo Cacela, Quintino Bocaiúva, Senador Lemos e BR.

Nesses novos portos, o que importa é o conhecimento para o desenvolvimento da Amazônia e o reconhecimento e a descoberta de novas tecnologias, capazes de serem levadas rio acima, oceano adiante, em troca permanente, com o mundo desenvolvido.

O Cesep (Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará) juntou-se com às Faculdades Integradas Colégio Moderno para formarem a UNESPA - União das Escolas Superiores do Pará - logo transformada, em 1993, na Universidade da Amazônia.

Recentemente inaugurado, o Campus Br está entre as mais bem equipadas entre as universidades do país. A Universidade da Amazônia é a primeira e única IES privada com o título de "Universidade" e a primeira instituição superior particular do norte do Brasil.

Como acontece nos rios e nos portos, todo dia na UNAMA é dia de novos desafios.