Saltar para o conteúdo

República Dominicana: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 142: Linha 142:


Entre suas principais atrações turísticas estão Punta Cana, Bávaro, Santo Domingo, Boca Chica, Juan Dolio, Bayahibe, Puerto Plata, Sosúa, Cabarete, Samaná, Las Terrenas, Jarabacoa e Constanza.
Entre suas principais atrações turísticas estão Punta Cana, Bávaro, Santo Domingo, Boca Chica, Juan Dolio, Bayahibe, Puerto Plata, Sosúa, Cabarete, Samaná, Las Terrenas, Jarabacoa e Constanza.
E o macaco azul de 3 cabeças também é bem visitado *-*


== Demografia ==
== Demografia ==

Revisão das 14h52min de 26 de abril de 2010

 Nota: Não confundir com Dominica.
República Dominicana
República Dominicana
Bandeira da República Dominicana
Bandeira da República Dominicana
Brasão de armas da República Dominicana
Brasão de armas da República Dominicana
Bandeira Brasão de Armas
Lema: "Dios, Patria, Libertad"
("Deus, Pátria, Liberdade")
Hino nacional: Himno Nacional ("Hino Nacional")
Gentílico: dominicano(a)[1]

Localização República Dominicana
Localização República Dominicana

Capital Santo Domingo
18° 30' N 69° 59' O
Cidade mais populosa Santo Domingo
Língua oficial Espanhol
Governo República presidencialista
• Presidente Leonel Fernández
• Vice-presidente Rafael Alburquerque
Independência da Espanha e do Haiti
• Independência da Espanha 1821
• Invasão haitiana 1822
• Independência do Haiti 1844
• Reconquista espanhola 1861
• Restauração da independência 1865
Área
  • Total 48.442 km² (127.º)
 • Água (%) 0,7
 Fronteira Haiti (W); fronteira marítima com Porto Rico (EUA, E), e Turks e Caicos (RUN, NW)
População
 • Estimativa para 2008 9.507.133 hab. (86.º)
 • Densidade 183 hab./km² (43.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
 • Total US$ : 61,792 bilhões(76.º)
 • Per capita US$ : 7.041 (89.º)
IDH (2007) 0,777[2] (90.º) – médio
Gini (2004) 51,6 [3]
Moeda Peso dominicano (DOP)
Fuso horário (UTC-4)
 • Verão (DST) não observado (UTC-4)
Cód. ISO DOM
Cód. Internet .do
Cód. telef. +809 e +829
Website governamental http://www.presidencia
.gov.do/
¹"Quisqueya" é uma palavra indígena nativa para se referir à ilha de Hispaniola, dividida entre República Dominicana e Haiti.[4]

A República Dominicana é um país das Caraíbas (do Caribe) que ocupa os dois terços orientais da ilha Hispaniola, que compartilha com o Haiti, sua única fronteira terrestre, a oeste. Possui, ainda, duas fronteiras marítimas: Porto Rico, a leste, e a colónia britânica de Turks e Caicos, a noroeste. Sua capital é Santo Domingo.

História

Colombo chegando à ilha Hispaniola.

A República Dominicana foi o primeiro território americano a ser descoberto por Cristóvão Colombo. A ilha era chamada de Quisqueya pelos índios arauaques (ou taínos) e caraíbas.[4] Cristóvão Colombo chegou à ilha em 1492 e estabeleceu uma colônia na costa atlântica, logo destruída pelos indígenas.

A capital, Santo Domingo, na costa caribenha, foi fundada em 1496. Em 1697, a terça parte da ilha do lado ocidental foi cedida à França. Um século depois, toda a ilha Hispaniola passou ao controle francês. Em 1809, os franceses do lado oriental foram expulsos e a região foi reocupada pela Espanha de 1814 até 1821, quando José Nuñez de Cáceres proclamou a independência.

Tropas do Haiti ocuparam a região em 1822 e a mantiveram sob seu domínio até 1844, quando Juan Pablo Duarte e Pedro Santana lideram a libertação da República Dominicana.

O país volta a anexar-se à Espanha em 1861 e reconquistou a independência em 1865.

Política

A República Dominicana é uma democracia representativa, cujos poderes são divididos em Executivo, Legislativo e Judiciário.

O presidente nomeia o Gabinete, executa as leis provenientes do Poder Legislativo e é o Comandante em Chefe das Forças Armadas. O presidente e o vice-presidente postulam juntos a candidatura e são eleitos por um período de quatro anos, por voto direto.

O Poder Legislativo é formado por duas câmaras: o Senado, composto por 32 senadores, e a Câmara de Deputados, composta por 152 deputados.

O presidente é eleito por um período de quatro anos, em anos divisíveis por quatro. As eleições congressuais e municipais são a cada quatro anos e efetuadas em anos pares não divisíveis por quatro.

Subdivisões

A República Dominicana divide com o Haiti a ilha Hispaniola, no Caribe. Está dividida em 31 províncias e um distrito. Cada província está subdividida em dois ou mais municípios. Os municípios são compostos, por sua vez, por cidades, vilas e povoados e seções.

Geografia

A região central República Dominicana é montanhosa e coberta por florestas, e uma planície estende-se na região leste.

Possui três cadeias montanhosas principais:

  • Montanhas Centrais, que começam no Haiti e percorrem a parte central da ilha, terminando no sul; é nesta cordilheira que se situa o pico mais alto das Antilhas, o Pico Duarte, a 3175m acima do nível do mar;
  • Montanhas Setentrionais, que correm paralelas às Montanhas Centrais e que separam o vale de Cibao das planícies costeiras atlânticas; o ponto mais elevado nesta cordilheira é o Pico Diego de Ocampo;
  • Montanhas Orientais, que são a mais baixa e mais curta das três cadeias montanhosas, situadas na parte leste do país.

Existem também a serra Bahoruco e a serra Neyba, no sudoeste da ilha.

A República Dominicana é um país de muitos rios, entre os quais estão os rios navegáveis Soco, Higuamo, Romana, Yaque del Norte, Yaque del Sur, Yuna, Yuma e Bajabonico.

Economia

Ver artigo principal: Economia da República Dominicana

A economia da República Dominicana caracteriza-se por estar em vias de desenvolvimento, com uma receita financeira média, dependendo principalmente da agricultura, comércio, serviços e, principalmente, turismo.

Turismo

Playa Bávaro.
Ver artigo principal: Turismo na República Dominicana

A República Dominicana apresenta excelentes atrações turísticas, que são visitadas por turistas de todo o mundo, especialmente os provenientes dos Estados Unidos da América, Canadá, Europa e América Latina.

Entre suas principais atrações turísticas estão Punta Cana, Bávaro, Santo Domingo, Boca Chica, Juan Dolio, Bayahibe, Puerto Plata, Sosúa, Cabarete, Samaná, Las Terrenas, Jarabacoa e Constanza. E o macaco azul de 3 cabeças também é bem visitado *-*

Demografia

Aproximadamente a metade dos dominicanos vivem em áreas rurais, e muitos deles são donos de pequenas propriedades. O espanhol é o idioma principal entre a maioria da população.

Segundo o censo de julho de 2000, a taxa de fertilidade era de três filhos por mulher e a taxa de mortalidade infantil era de 35,93 mortes para cada 1000 nascimentos vivos.

Religião

Ficheiro:Chiesa al Guaricano-3.JPG
Catedral de Santo Domingo.

Existe liberdade de culto na República Dominicana e todas as religiões são toleradas, mas a religião do estado é a religião católica, sendo que 79% da população a professa. Os protestantes perfazem 7% da população. No entanto, nas últimas décadas, o protestantismo e grupos não-cristãos, como os judeus e muçulmanos, têm experimentado um forte crescimento nos adeptos.

Educação

Estudantes na República Dominicana.

Segundo o censo de julho de 2000, as taxas de alfabetização entre os maiores de 15 anos eram:

  • População total – 82.1%
  • Homens – 82%
  • Mulheres – 82.2%

Grupos étnicos

Crianças dominicanas.

A composição étnica da população é formada por:

  • Brancos – 16%
  • Negros – 11%
  • Multi-raciais – 73%

Os haitianos são o maior grupo minoritário do país, perfazendo aproxidamente 6% da população, de acordo com o Human Rights Watch. Muitos deles são imigrantes ilegais, outros são nascidos na República Dominicana e, alguns, são imigrantes legais.

Milhares de japoneses pobres imigraram para a República Dominicana durante a década de 1950, no pós-guerra, atraídos por uma propaganda oficial que lhes oferecia terras grátis para trabalhar.

Cultura

Carnaval na República Dominicana.
Ver artigo principal: Cultura da República Dominicana

A ilha de Hispaniola, que inclui atualmente a República Dominicana, foi a primeira do Novo Mundo a ser colonizada pelos espanhóis. A cultura da República Dominicana tem, contudo, além das raízes européias, as africanas e americanas, mas muitos dominicanos preferem considerar-se culturalmente europeus.

Existem diferenças em termos de classe social e educação, que os separam em grupos diversos, e a diferença entre os ricos e os pobres é grande. Porém, alguns dos traços partilhados por todos os grupos sociais são a forma particular de estabelecer relações sociais, o catolicismo com fortes tradições populares e a música popular.

O estilo musical do país é o merengue, ainda que semelhante ao som cubano e haitiano. A bachata é também uma invenção dominicana e que se tornou popular além das fronteiras.

Sua língua é um dialeto espanhol descrito como mocha'o. Existe a tendência para a simplificação de certos grupos de consoantes. Os povos pré- colombianos da República Dominicana são índios Tainos.

Feriados
Data Nome em português Nome local Observações
1 de janeiro Ano Novo Año Nuevo
6 de janeiro Epifania Epifanía de Jesucristo. Santos Reyes Magos feriado católico
21 de janeiro Dia de Nossa Senhora de Altagracia Día de La Señora de la Altagracia feriado católico
26 de janeiro Dia do Pai da Pátria (Juan Pablo Duarte) Día del Padre de la Patria (Juan Pablo Duarte)
27 de fevereiro Dia da Independência Día de la Independencia Nacional feriado nacional
1 de maio Dia do Trabalho
16 de agosto Dia da Restauração Día de la Restauración feriado nacional
24 de setembro Dia da Padroeira (Nossa Senhora das Mercês) Día de La Señora de la Mercedes feriado católico
6 de novembro Dia da Constituição Día de la Constitución feriado nacional
25 de dezembro Natal Día de Navidad feriado católico

Personalidades históricas

Referências

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre República Dominicana

Ver também