Sentimentos (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sentimentos
COLOCAR O LOGOTIPO DA NOVELAhttps://www.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/14062572/
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama, Romance, Tragédia, Mistério
Duração 60 minutos
Criador(es) Tozé Martinho
Elenco Joana Solnado
Diogo Amaral
Margarida Vila-Nova
Rita Salema
Jani Zhao
Fernando Luís
Ruy de Carvalho
Bárbara Norton de Matos
Luisa Cruz
Manuela Couto
Pedro Lima
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 297
Produção
Produtor(es) NBP
Tema de abertura The Gift - Fácil de Entender
Exibição
Emissora original TVI
Transmissão original 22 de Junho de 2009 a 4 de Julho de 2010
Cronologia
Olhos nos Olhos
Espírito Indomável

Sentimentos é uma telenovela da TVI, originalmente transmitida entre 22 de junho de 2009 e 4 de julho de 2010.[1] Gravada entre Macau, Tailândia e Lisboa, e da autoria de Tozé Martinho, esta novela conta com Joana Solnado, Diogo Amaral e Margarida Vila-Nova como protagonistas. Foi reposta na TVI Ficção entre 29 de janeiro de 2014 e 30 de dezembro de 2014, e entre 2 de janeiro de 2018 e 28 de junho de 2018.

Produção[editar | editar código-fonte]

A telenovela teve como nome provisório Correntes.

Grandes dúvidas existiram acerca de a quem caberia o papel da personagem protagonista desta telenovela, Leonor Coutinho. Mafalda Pinto, Rita Pereira e Sara Salgado chegaram a fazer testes mas Joana Solnado acabou por ser selecionada.

Pedro Lamares e José Carlos Pereira trocaram de papéis ao contrário do inicialmente previsto.

Manuela Couto acabou por interpretar Lúcia Huau, mas este papel estava destinado a Alexandra Lencastre. Assim como Luísa Cruz assumiu o papel de Margarida Coutinho, que foi escrito a pensar em Lídia Franco. Também Margarida Marinho teve de recusar o convite. Ela interpretaria Mariana Coutinho, papel de Rita Salema.

São José Correia revelou-se descontente com a personagem, Isabel Gomes, e acabou por abandonar a trama mais cedo. Margarida Vila-Nova foi outra das que criticou a sua personagem, Filipa Coutinho, que acabou por tomar um rumo contrário ao esperado.

Sentimentos marcou o primeiro papel de Margarida Vila-Nova depois de ser mãe.

No processo de seleção, o autor referiu várias vezes que em "equipa vencedora não se mexe", mostrando que queria manter o máximo possível de atores de A Outra. Conseguiu juntar de novo Margarida Vila-Nova, Pedro Lima, João Perry, para além do próprio Tozé Martinho.

Também houve rumores de que Sandra Cóias e Alexandre da Silva teriam sido cotados para a trama.

As cenas da prisão onde Thai esteve encarcerada foram gravadas numa prisão desativada em Santarém e não na Tailândia.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

As festas continuam, cheias de alegria. Leonor Coutinho (Joana Solnado), na sua adolescência, foi uma jovem marcada por uma inconfidência da sua prima Filipa Coutinho (Margarida Vila-Nova).

Aos 11 anos, no meio de uma discussão típica da idade, surgiu uma revelação: Leonor é adoptada! Leonor nunca revelou a ninguém o que ouviu naquele dia. Nem nunca mais falou sobre o assunto com a prima. Na noite da sua queima das fitas, depois do desfile, Leonor vai ter com os pais ao Hotel onde estes estão instalados. Durante o jantar, o pai, Manuel Coutinho (Luís Esparteiro), enaltecendo o espectacular trabalho dela como estudante, e naquele dia da sua formatura, diz‑lhe que num dia tão importante como aquele em que se dá o passo final para se transformar de uma adolescente numa mulher adulta, Leonor pode pedir o que quiser.

Tem direito a um pedido, Leonor olha para o pai, para a mãe, Margarida Coutinho (Luísa Cruz), e para o avô, Francisco Coutinho (João Perry). Lembra‑se da verdade que a sua prima uns anos atrás lhe dissera, e de uma forma calma mas cheia de firmeza e determinação diz: ‑ Pai, eu quero conhecer a minha família verdadeira! A mãe abandona a mesa e o pai, aflito mas aconselhado por Francisco, revela a verdade à filha. Revela que ele é o pai dela e que a mãe verdadeira era uma mulher que ele conhecera em Macau e por quem se apaixonara. Macau era uma terra linda e propícia a paixões.

Só que Laura (Manuela Couto) tinha desaparecido e quando voltou, uns meses depois, trazia com ela uma menina recém‑nascida. Entregou‑a ao pai para que a trouxesse para Lisboa e sem mais explicações, desaparecera novamente.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Participações especiais:

Atores convidados:

Elenco infantil:

  • Carolina Scarpari - Piedade Soares
  • Francisco Fernandez - Miguel Coutinho
  • João Maria Maneira - José (Zé) Maria Soares
  • Miguel Carneiro - Afonso Gomes

Elenco adicional[editar | editar código-fonte]

Banda sonora[editar | editar código-fonte]

Audiências[editar | editar código-fonte]

O primeiro episódio registrou 17.0% de audiência média e 44.7% share, o que acabou por ser o melhor registro da novela.[2][3] O último episódio registrou 10.4% de audiência média e 41.7% de share. Os 297 capítulos transmitidos registraram média final de 8.9% de audiência média e 34.0% de share.[4]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «A primeira semana de Sentimentos». www.marktest.com. Consultado em 26 de outubro de 2021 
  2. «Novela da TVI estreia a liderar». Meios & Publicidade. 24 de junho de 2009. Consultado em 26 de outubro de 2021 
  3. «'Sentimentos' foi a 18.ª melhor estreia de uma telenovela». www.dn.pt. Consultado em 26 de outubro de 2021 
  4. «Você sabia que...». www.marktest.com. Consultado em 21 de setembro de 2021