Usuário(a):HunterJap/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jeong Hope
HunterJap/Testes
Jeong Hope em 2019
Nascimento Jeong Hope Hye-Yeon
18 de fevereiro de 1994 (30 anos)
Curitiba, PR, Brasil
Residência Vila Nova Conceição, SP
Ocupação
Período de atividade 2014–presente
Prêmios Lista completa
Carreira musical
Gênero(s)
Instrumento(s) Vocal
Gravadora(s) Warner
Página oficial
jbhope.com

Jeong Hope Hye-Yeon (Curitiba, 18 de fevereiro de 1994) é um cantor, compositor e dançarino nipo-brasileiro mais conhecido pelo nome artístico Jeong Hope que iniciou sua carreira em 2014, lançando no ano seguinte o disco Identidade (2015) através da Warner Music, que tornou-se o primeiro álbum de estreia de um cantor brasileiro a ter cinco canções em primeiro lugar na Brasil Hot 100 Airplay, além de também ser o único no geral, sendo o segundo artista com mais músicas em primeiro lugar da tabela musical, num total de 25 canções, também possuindo seus quatro discos em primeiro lugar na ABPD Top Álbuns. Até 2019, Jeong já vendeu 43,8 milhões singles e 12 milhões de discos no Brasil, além de possuir 276 milhões lucrados apenas em turnês oficiais, fazendo dele o terceiro cantor que mais lucrou em turnês no Brasil. Pela revista Forbes, Jeong foi uma das personalidades mais influentes no mundo em 2019.

Em 2020, Jeong venceu o Grammy Awards pela primeira vez, conquistando o prêmio de "Best Latin Pop Album", tornando-se o terceiro brasileiro a conquistar o prêmio. Dentre suas outras conquistas, Jeong possui Grammy Latino, Troféu APCA, Capricho Awards, Prêmio Multishow de Música Brasileira, e MTV Millennial Awards Brasil.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2014–2016: Identidade[editar | editar código-fonte]

Em 17 de julho de 2014, Jeong assinou contrato com a gravadora Warner Music Brasil sob o nome artístico Jeong Hope após o mesmo enviar uma vídeo cantando as canções "Don't Stop Believin'" de Journey, "I'm Still Standing" de Elton John, e "Man in the Mirror" de Michael Jackson, onde mais tarde Jeong revelou também ter enviado as gravações para Universal Music Group e Sony Music Brasil. Jeong começou a gravar algumas músicas ao lado de Rick Joe e Junior Lima. Em 8 de outubro, a canção "Up, Up, Up" foi liberada no iTunes como o primeiro single de sua carreira, onde atingiu a 1 ª posição em seu oitavo dia, onde logo após o vídeo clipe da canção foi lançado no Youtube. A canção veio a atingir o topo da Brasil Hot 100 Airplay em 17 de novembro, permanecendo na posição por duas semanas. Em 20 de dezembro, Jeong apresentou-se no Melhores do Ano de 2014 sob cadeiras de rodas ao lado de dançarinos deficientes, fazendo-o receber bastante elogios.

Jeong Hope em sua turnê em julho de 2015.

Em 3 de janeiro de 2015, Jeong apresentou-se no Caldeirão do Huck, recebendo a décima colocação do "Caldeirão de Ouro". Em 11 de janeiro, Jeong lançou a canção "Hey, Hey, Hey" como segundo single de sua carreira, onde o sucesso de sua canção anterior repetiu-se, fazendo a canção atingir a 1ª posição da Hot 100 Airplay. Seu álbum de estúdio Identidade foi lançado em 18 de janeiro, vendendo 22 mil cópias em sua primeira semana, atingindo a 1ª posição da ABPD Top Álbuns. Em 23 de janeiro, Jeong apresentou-se no Festival de Verão Salvador, cantando todas as faixas do álbum durante sua apresentação. Seu terceiro single, "Satisfação" foi lançado em 29 de março, onde atingiu a 1ª posição da Hot 100 Airplay em sua segunda semana, sendo desbancada logo em seguida por "Problema" de Mason Hale com Bonde da Stronda, permanecendo na segunda posição por sete semanas. Durante esse período, Jeong iniciou sua turnê Identidade Tour em 16 de abril, na qual encerrou-se em 18 de novembro com 180 mil ingressos vendidos em 230 shows e uma arrecadação de 27 milhões. Jeong também apareceu como dublador no vídeo-game Mortal Kombat X dublando Erron Black.

Em 13 de junho, a canção "Uma Chance" foi lançada como quarto single de seu álbum de estreia, onde Jeong apresentou-se no Caldeirão do Huck, recebendo certificação de disco de diamante pelas vendas acima de 600 mil cópias no Brasil; mais tarde a canção atingiu o topo da Hot 100 Airplay. Em 1 de setembro, Jeong apresentou-se no Prêmio Multishow ao lado de Pitty uma medley de suas canções, incluindo seu novo single "Portões Abertos", onde venceu o prêmio de "Melhor Clipe" por "Hey, Hey, Hey". Poucos dias depois em 24 de setembro, Jeong apresentou-se no Rock in Rio VI, e três dias depois abriu o show da turnê Prismatic World Tour de Katy Perry. Após "Portões Abertos" atingir a 1ª posição da Hot 100 Airplay em outubro, Jeong tornou-se o primeiro e único artista brasileiro a colocar cinco canções do álbum de estreia em primeiro lugar da parada de sucesso, além de ser o único disco no geral a conquistar tal feito. Em 5 de novembro, a canção "Tudo Muda" foi lançada como single em formato de remix com o cantor Tiago Iorc, tornando-se imediatamente um sucesso nacional, onde no vídeo clipe da canção foi inserido uma nova versão com participação de MC Guimê. Em 13 de dezembro, Jeong apresentou-se no Melhores do Ano de 2015 no qual havia sido indicado nas categorias "Melhor Cantor" e "Música do Ano".

2016–2017: ジョン・ホープヘヨン[editar | editar código-fonte]

Jeong durante uma apresentação na Je-Ho Tour em 2016.

Em 18 de maio de 2016, Jeong lançou a canção "Expectativas" como o primeiro single de seu segundo álbum de estúdio. A canção não obteve um bom desempenho no Brasil, mas acabou sendo bem recebida pelos países da Europa e Ásia, onde alcançou o top três em diversos charts oficiais, fazendo Jeong divulgar a canção em grandes programas televisionados. Em 29 de maio, Jeong apresentou-se como participação especial no Rock in Rio Lisboa VII ao lado de Mason Hale, cantando juntos "Expectativas" e "História da Minha Vida". Em 16 de junho, Jeong apresentou-se no programa Mais Você em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa no Brasil, com uma matéria sobre sua vida e de sua família. No início de julho, Mason foi confirmado para participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 que viria a ocorrer em 5 de agosto, onde Jeong representou a imigração japonesa no Brasil. Seu segundo álbum de estúdio foi lançado pouco tempo depois, em 13 de julho, ジョン・ホープヘヨン, no qual alcançou a 1ª posição da ABPD Top Álbuns com 44 mil cópias vendidas na primeira semana; o disco atingiu o topo de 21 países incluindo Filipinas, Vietnã, Taiwan, Bélgica, e Espanha, além de top cinco na Alemanha, França, Hungria, e China. Pela Billboard Brasil, o álbum foi o disco mais surpreendente artisticamente do ano, chamando-o de "cultura de representatividade".

O segundo single do álbum, "Consequências" foi lançado em 6 de agosto em parceria com Luan Santana, alcançando a 1ª posição da Brasil Hot 100 Airplay por cinco semanas. Em 16 de agosto, Jeong iniciou sua turnê Je-Ho Tour, lotando o estádio Allianz Parque com 42 mil pessoas; a turnê encerou-se em 25 de abril de 2017 com um total de 312 mil ingressos vendidos em 240 shows com arrecadação total de 62 milhões. Em 2 de outubro, Jeong lançou a canção "Não Significa Que" como terceiro single do álbum, na qual obteve um desempenho mediano, apesar de alcançar a 1ª posição da Hot 100 Airplay, enquanto o vídeo clipe foi criado em formato de mangá. Durante esse tempo, Jeong ainda apareceu na canção "Falando Com a Lua" de Paula Fernandes, na qual também atingiu o topo da Hot 100 Airplay. Durante 9 à 24 de novembro, Jeong participou como supertécnico do time de Mason Hale na quinta edição do The Voice Brasil. Nesse meio tempo, Jeong apresentou-se com seu recém lançado quarto single "Ilusão" em 17 de novembro na décima sétima edição do Grammy Latino, onde venceu a categoria Best New Artist, além de ser indicado em outras três categorias. No Melhores do Ano de 2016 em 18 de dezembro, Jeong apresentou-se ao lado de um coral de cantores nipo-brasileiros.

2017–2019: Esperança[editar | editar código-fonte]

Em 24 de outubro de 2017, Jeong apareceu na vigésima quarta edição do Prêmio Multishow de Música Brasileira, onde introduziu a apresentação de Pabllo Vittar. Em 10 de novembro, a Netflix anunciou que estava produzindo um filme sobre a vida de dos imigrantes Japoneses no Brasil, onde Jeong cantaria a soundtrack do filme. Em 2 de dezembro, Jeong revelou estar trabalhando em um novo material, compondo novas músicas e conhecendo produtores novos no mercado com um som mais novo e experimental. Com o grande sucesso do filme, o disco acabou tendo seu lançamento adiado.

Kim, wearing a formal black suit at an award ceremony, waves to the crowd
Jeong no Melhores do Ano em 9 de dezembro de 2018.

Em 4 de março de 2018, o filme Esperança foi lançado na plataforma, tornando-se um grande sucesso e bastante criticado positivamente, tanto pela crítica especializada quanto pelo grande público, ficando por meses entre os 3 materiais mais vistos da plataforma. Diego Salles do o Globo, afirmou ser "o filme menos esperado, mas o maior do ano, contando uma história pouca falada, mas com muito conteúdo". Estadão, Le Monde, The Guardian foram algumas das críticas que elegeram o filme como o "filme do ano". A faixa principal do filme, "Aquilo Que Não Podemos Ver" tornou-se um grande sucesso, alcançando a 1ª posição da Brasil Hot 100 Airplay por dez semanas consecutivas, além de adentrar nas paradas de sucesso de diversos outros países e o Top 50 Global do Spotify, fazendo com que o filme ganhasse adaptação em dublagem em Italiano, Inglês, Francês, Japonês, Espanhol e Chines. Além disso, essa tornou-se a primeira canção de Jeong a adentrar na Billboard Hot 100, na 55ª posição onde permaneceu na parada por nove semanas, conseguindo a 1ª posição da Billboard Hot Latin Songs por cinco semanas. Enquanto isso, a soundtrack homônima recebeu em abril de 2019 certificação de 14x platina pelas vendas superiores a 1,5 milhões. Dentre os prêmios recebidos por Jeong pelo trabalho, incluem Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Grammy Latino, Troféu Imprensa, Prêmio ABC de Cinematografia, Festival de Gramado, Prêmio Ibero-Americano de Cinema Fênix, Annie Award, Troféu Internet e Melhores do Ano; onde venceu tanto na categoria "Melhor Cantor" quanto "Música do Ano" que a três anos seguidos foram entregues apenas para Mason Hale, além de indicações ao Capri Hollywood International Film Festival e Critics' Choice Movie.

Para dar continuidade ao projeto, a canção "Empatia" foi lançada como segundo single em 3 de julho para promover o álbum, atingindo boas posições nas tabelas posições; entretanto, "Aquilo Que Não Podemos Ver" ainda estava bastante forte com o público, o que acabou resultando na interferência do desempenho de "Empatia" que veio a atingir a 2ª posição da Brasil Hot 100 Airplay. Em seguida, "Como Você Dorme De Noite?" foi lançado como single em 20 de setembro, alcançando o top 10 no Brasil e conseguindo adentrar no Top 50 Mundial do Spotify. Em 15 de novembro, Jeong apresentou-se no Grammy Latino, onde foi bastante elogiado, recebendo três estatuetas naquela noite.

Em seu até então único show feito sobre a soundtrack, Jeong cantou no Maracanã em 18 de janeiro de 2019, lotando o local com 81 mil pessoas. Pela revista francesa Cahiers du Cinéma, o show de Jeong passou uma emoção ainda maior do que ouvimos nas faixas de estúdio e pudemos sentir que ele realmente estava conectado ao trabalho. Mais tarde, um DVD do show foi lançado, onde vendeu 110 mil cópias em sua primeira semana, tornando-se o DVD mais bem vendido em uma semana no Brasil. Após o lançamento do DVD, Jeong acabou embarcando em uma turnê nacional e internacional para dar continuidade a divulgação do filme e da soundtrack, com a turnê intitulada "A Última Esperança", onde iniciou-se em 2 de março e encerrou-se em 29 de julho, com 120 shows feitos para 1 milhão de pessoas e um lucro total de 187 milhões, tornando-se sua maior turnê até então e a maior do ano.

2019–2020: Sorry[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2019, Jeong participou de campanhas pelo setembro amarelo, onde ainda naquele mês anunciou no dia 12 que estaria retornando aos estúdios para regravar as canções abandonadas de seu projeto para seu terceiro álbum de estúdio. Em 5 de novembro, a canção "Vou Te Mostrar" como lead single de seu terceiro disco. A canção tornou-se um grande sucesso de imediato, alcançando o Top 50 do Spotify e permanecendo 24 dias no topo do Spotify Brasil, além de estrear no topo da Brasil Hot 100 Airplay; sendo a primeira música de sua carreira e a única do ano a conquistar tal feito. O vídeo clipe da canção estreou no Youtube com 18 milhões nas primeiras 24 horas de lançamento, tornando-se um dos vídeos mais vistos no dia de lançamento da plataforma.

Artisticamente[editar | editar código-fonte]

Kim, wearing a formal black suit at an award ceremony, waves to the crowd
Jeong em 2017.

Hope é um cantor de música pop, no qual ao longo de sua carreira veio experimentando diversos estilos. Dentre outras habilidades de Jeong, ele acrescenta em suas apresentações coreografias, figurinos e palcos teatrais. Em seu disco de estreia, Identidade, Hope utilizou do pop e dance pop, e em seu álbum seguinte ジョン・ホープヘヨン, mergulhou no EDM com electropop. Ele possui classificação vocal de um barítono abrangendo uma extensão vocal de três-oitavas e um semitom, estendendo-se entre um G#2 a um A6, tendo como sua área vocal mais utilizadas nas canções entre o Bb2 ao G4. Sua voz geralmente costuma receber bastante elogios por Jeong ter controle sobre a mesma, apesar de muitas vezes as pessoas questionarem a falta dele aventurar-se em outras áreas de sua voz. Roberto Camões do G1 descreve a voz de Hope como "ágil, delicada, doce e agradável." Douglas Fernandes do R7 diz que o trabalho de Jeong traz grandes "referências históricas importantes", "representa a nova geração" e trás "representatividade para uma parte da sociedade brasileira que muitas vezes é esquecida".

A revista Billboard Brasil cita a interpretação de Jeong como ponto alto de sua técnica; "ótima habilidade de interpretação para atingir emoção do público através de suas músicas mais calmas." Carlos Martins, professor de canto da Universidade Federal de Pernambuco descreve a a técnica vocal de de Jeong como "canto suave, flexível e sedutor que causa interesse sobre suas músicas e suas outras habilidades artísticas, como a dança". Luís Gonçalves da revista Veja, diz que "A voz de Jeong é extremamente comum e não há nada de especial, mas sua visão artística o faz diferente de qualquer outro artista, sua forma de se reinventar o mantem fresco e os assuntos que ele aborda em seus discos o fazem ser assunto com o público." Para a revista Rolling Stone Brasil, "Jeong tem um som inovador que aliado ao seu visual único no mercado brasileiro o faz se destacar" e cita sua voz como "extremamente moldável com o que ele propõe em entregar."

Influências[editar | editar código-fonte]

Em entrevista paa UOL, Jeong cita Michael Jackson e Adam como algumas de suas inspirações.

Filantropia[editar | editar código-fonte]

Jeong já se pronunciou como a favor dos direitos dos animais e LGBT. Além disso, ele vem se pronunciando sobre a importância do consumo de água para evitar crises hídricas. Jeong também já pronunciou-se sobre ser contra o porte de armas.

Em 2016, durante a passagem da Je-Ho Tour pela Ásia, Jeong usou toda a arrecadação para ações sociais no Brasil. Durante 2016 e 2017, Jeong participou de campanhas de conscientização contra o surto de febre amarela no Brasil naqueles anos. Em 2019, Jeong ajudou as vítimas do rompimento da barragem da Vale na cidade de Brumadinho com uma doação de 20 mil reais em alimentos perecíveis e colchões, agasalhos e roupas, além de ajudar no resgate de animais presos em meio dos rejeitos da mineração. Ainda em 2019, Jeong pronunciou-se pelos Incêndios florestais na Amazônia no mês de agosto.

Jeong também apoia várias instituições filantrópicas como Pets Life!.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Jeong é o filho mais velho de três irmãos Kai (1996) e Sehun (1999). Ele é vegano desde os 12 anos de idade em respeito aos animais. Jeong foi batizado na igreja católica, mas diz não seguir nenhuma religião, apenas ter fé em Deus. Jeong possui faixa preta em caratê, além de ser fluente em Português, Japonês, Espanhol e Inglês.

Sua família imigrou para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, onde se estabeleceram no Sul do país. Após o nascimento de seu terceiro irmão, sua família voltou ao Japão, onde residiu por 5 anos antes de retornar ao Brasil.

Política[editar | editar código-fonte]

Jeong é declaradamente de esquerda nas questões políticas.

Nas Eleição presidencial no Brasil em 2014, Jeong mostrou seu apoio a Dilma Rousseff, vindo mais tarde também apoia-la contra o processo de impeachment em 2015 e 2016. Durante as Eleição presidencial no Brasil em 2018, Jeong apoiou o candidato Fernando Haddad durante toda a eleição; entretanto, Jeong disse apoiar qualquer um que fosse contra Jair Bolsonaro.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Papel Notas
2016 The Voice Brasil Supertécnico 5ª temporada
2016 Rock Story Ele mesmo 21 de dezembro
2018 Música Boa Ao Vivo Ele mesmo 10 de julho

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Jeong Hope discografia

Turnês[editar | editar código-fonte]