Usuário:Joalpe/2018

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Desconhecido[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe. Nos artigos Adão de Brema, Antíoco de Siracusa e Luís Maia de Bittencourt Menezes, aparece a categoria:Nascidos em Desconhecido e Mortos em Desconhecido, importado do Wikidata. Com tentativa e erro não consegui resolver o erro, talvez você possa ajudar. Um ótimo 2018 para você. --HTPF (discussão) 14h16min de 28 de dezembro de 2017 (UTC)

@Hermógenes Teixeira Pinto Filho: Resolvido! Ederporto (discussão) 12h45min de 22 de janeiro de 2018 (UTC)
Grato. --HTPF (discussão) 14h33min de 22 de janeiro de 2018 (UTC)
@Hermógenes Teixeira Pinto Filho: Desculpe-me por não ter respondido antes. Estava/Estou de férias. O Éder resolveu a questão -- e que bom que você notou o problema! Queria te mandar um email, mas você não disponibiliza contato: como faço? Feliz 2018! --Joalpe (discussão) 23h58min de 24 de janeiro de 2018 (UTC)
portomanga@gmail.com --HTPF (discussão) 11h17min de 25 de janeiro de 2018 (UTC)

Convite[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe, gostaríamos de convidá-lo(a) a participar do Sabia que/Propostas, pois, devido à baixa participação, as novas curiosidades estão a estagnar. O "Sabia que" é um projeto da Wikipédia que tem como objetivo a publicação de curiosidades na página principal com o intuito de atrair os leitores a Wikipédia. Nós precisamos de sua ajuda para avaliar as propostas já existentes e propor novas curiosidades, de forma a evitar que o projeto deixe de existir.

Só para variar...[editar | editar código-fonte]

... que tal sermos todos mais pacíficos em 2018?

Yone (discussão) 22h48min de 1 de janeiro de 2018 (UTC)

This Month in GLAM: December 2017[editar | editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 21h38min de 9 de janeiro de 2018 (UTC)

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Red123[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o Stuckkey[editar | editar código-fonte]

The Signpost: 16 January 2018[editar | editar código-fonte]

John Abizaid[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe. John Abizaid, este e outros 783 artigos estão editados com Infocaixas vindas do Wikidata. A dificuldade/deficiência é de que todos eles aparecem com a categoria:Mortos em, mesmo raciocínio para Abdulazize II e outros 223 artigos categorizados como Nascidos em. Talvez você tenha uma solução além de aguardarmos que os vivos morram ou que algum editor encontre as datas de nascimento e/ou morte dos biografados. Boas edições. --HTPF (discussão) 14h24min de 25 de janeiro de 2018 (UTC)

Olá novamente. Agora complicou de vez Adelardo de Bath morreu em quatro anos distintos, e Heinrich Aldegrever e outros morreram em diferentes datas. --HTPF (discussão) 12h26min de 28 de janeiro de 2018 (UTC)
Oi! Os casos como o do John Abizaid e o do Abdulazize II são fáceis de resolver -- e já o faremos. Ainda bem que notou! Não sei bem como resolver os casos quando há mais de uma data de nascimento ou morte; pois deve haver discordância em fontes. Você sabe qual a regra em casos assim quando adicionamos a categoria manualmente? Logo mais te mando um email -- estou ainda de recesso, então menos logado do que de costume. --Joalpe (discussão) 13h02min de 28 de janeiro de 2018 (UTC)
Olá, @Hermógenes Teixeira Pinto Filho e Joalpe:. Eu consertei o problema do "Nascidos em", "Mortos em". Porém, o problema das múltiplas datas eu não tenho uma resposta automática. Existem, entretanto, as opções de omitir essas datas da infocaixa (suprimir, o que automaticamente elimina a categorização automática) ou de não categorizar esses artigos com base na informação vinda do Wikidata ('categorizar). Ederporto (discussão) 23h17min de 28 de janeiro de 2018 (UTC)

Learning Quarterly: January 2018[editar | editar código-fonte]

L&E Newsletter / Volume 5 / Issue 15 / January 2018
Learning Quarterly

Stay tuned
blogs, events
& more!

MediaWiki message delivery (talk) 10:45, 3 November 2017 (UTC)

The Signpost: 5 February 2018[editar | editar código-fonte]

USP - Wikidata[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe. Eu tenho uma anotação de uma atividade no próximo dia 22 de fevereiro na USP. Não consigo localizar a informação. Você pode me ajudar? --HTPF (discussão) 15h07min de 6 de fevereiro de 2018 (UTC)

@Hermógenes Teixeira Pinto Filho: Você vem? Que maravilha! Aqui está o detalhe do evento: Wikidata Lab IV. Se conseguir vir -- o que será ótimo! -- não esqueça de se inscrever; o link para a inscrição está na página do evento. Abraço! --Joalpe (discussão) 16h34min de 6 de fevereiro de 2018 (UTC)

Grupo de usuários Autopatroller[editar | editar código-fonte]

Boa noite, Joalpe, eu estava esperando que eu pudesse ser adicionado ao grupo de usuários autopatrollers para esta wiki. Com base no meu conhecimento sobre projetos de wiki em outros sites. A menos que você prefira me manter em edições patrulhadas para verificar minhas traduções. Cheers Scott Thomson (Faendalimas) talk 00h33min de 7 de fevereiro de 2018 (UTC)

@Faendalimas: Bem-vindo a este projeto e espero que possa contribuir muito! Você é obviamente um editor confiável, mas -- parece-me -- o melhor seja mesmo esperar um pouco antes de mudar o estatuto. Apenas ressalto: você é muito bem-vindo! Boas edições. --Joalpe (discussão) 00h46min de 7 de fevereiro de 2018 (UTC)
Sim, entenda. As minhas traduções definitivamente devem ser verificadas em qualquer caso. O meu português está pronto para escrever e ler, apesar de cometer erros. No entanto, minha capacidade de falar em portugues é limitada. Eu me registro como PT-2. No entanto, minha namorada é tradutora, falante nativo portugues. Cheers Scott Thomson (Faendalimas) talk 00h58min de 7 de fevereiro de 2018 (UTC)
@Faendalimas: Parabéns pela coragem editorial! Espero que possamos nos encontrar no evento do qual lhe falei por email. Abraço. --Joalpe (discussão) 01h12min de 7 de fevereiro de 2018 (UTC)

This Month in GLAM: January 2018[editar | editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 13h56min de 9 de fevereiro de 2018 (UTC)

Joseph Fitzmyer[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe

Retirei sua marcação de ER em Joseph Fitzmyer. Por favor, se discorda, proponha eliminação por votação/consenso.

Cordialmente Adailton msg 11h45min de 20 de fevereiro de 2018 (UTC)

@Adailton: Perfeita decisão. Desculpe o julgamento apressado que me levou a colocar a marcação. --Joalpe (discussão) 12h09min de 20 de fevereiro de 2018 (UTC)
Fiz uma parve traducion da en, que necessita de uma revisão (sempre esqueço alguma coisa), mas acho que ficou bom. Talvez buscar outras informações nas outras wiki (em espanhol, pois em russo e francês parece não ter mais informação). Adailton msg 21h38min de 20 de fevereiro de 2018 (UTC)

The Signpost: 20 February 2018[editar | editar código-fonte]

Auxílio - Redirecionamento página obsoleta[editar | editar código-fonte]

Prezado Joalpe, a página Planetário Sebastião Sodré da Gama está obsoleta pois essa instituição foi renomeada e ampliada em 2012 para o Centro de Ciências e Planetário do Pará. Seria necessário mover/redirecionar aquela por esta última, mas não sei bem como fazê-lo. Pode me ajudar? Abs --Thomazxc (discussão) 01h11min de 21 de fevereiro de 2018 (UTC)

@Thomazxc: Feito! Você tem algum vínculo direto com o CCPA? --Joalpe (discussão) 01h23min de 21 de fevereiro de 2018 (UTC)
@Joalpe: Sim, trabalhei lá como biólogo e educador durante três anos e agora estou no herbário da mesma universidade com as mesmas funções --Thomazxc --Thomazxc (discussão) 02h05min de 21 de fevereiro de 2018 (UTC)
@Thomazxc: Muito bacana! Para que fique clara a boa fé de suas edições, recomendo que divulgue seu vínculo com a universidade na sua página de usuário. E, se tiver a oportunidade, carregue imagens em alta resolução tanto do planetário quanto do herbário -- e o que mais achar relevante na UEPA -- no Wikimedia Commons! Será uma contribuição maravilhosa! Avise-me. Boas edições! --Joalpe (discussão) 02h15min de 21 de fevereiro de 2018 (UTC)
Penso que este redirecionamento foi feito de forma indevida, pois o histórico mais antigo e relevante ficou oculto. O correto seria realizar uma {{fusão}} dos históricos no novo título. Adailton msg

Ainda sobre Wikidata[editar | editar código-fonte]

Olá, bom dia. Vide em minha página de discussão os comentários Re: Wikidata e Avner Friedman. HTPF (discussão) 14h06min de 24 de fevereiro de 2018 (UTC)

@Hermógenes Teixeira Pinto Filho: Oi! Acredito que, se houver consenso, podem combinar as duas infocaixas -- automática e manual. Assim:
Avner Friedman
Nascimento 19 de novembro de 1932 (91 anos)
Israel
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Universidade Hebraica de Jerusalém
Ocupação matemático, professor universitário, físico
Prêmios
  • Bolsa Guggenheim
  • Fellow of the Society for Industrial and Applied Mathematics (For contributions to partial differential equations and their applications., Avner Friedman, 2009)
  • Membro da Academia Americana de Artes e Ciências
  • Membro da Sociedade Americana de Matemática (2012, 2013)
Empregador(a) Universidade Estadual de Ohio, Universidade de Minnesota, Universidade Purdue
Orientador(a)(es/s) Shmuel Agmon
Instituições Universidade Estadual de Ohio
Campo(s) Matemática

Gedley Belchior Braga[editar | editar código-fonte]

Olá, bom dia. Encontrei por acaso no Commons o editor e professor de História da Arte, User:Projetodelrei que está ativo é pelo tipo de contribuição pode ser um editor interessante para os projetos de obras de arte/museus do Brasil (Minas Gerais). HTPF (discussão) 12h43min de 25 de fevereiro de 2018 (UTC)

Ainda no Commons User:Halleypo/Halley Pacheco de Oliveira para assuntos relacionados ao Rio de Janeiro.
@Hermógenes Teixeira Pinto Filho: Mandei uma mensagem! Nunca os havia visto. Ah, acho que esqueci de comentar com você outro projeto que estou coordenando, que talvez te interesse -- e, se puder, convença o Dornicke, de quem sou grande fã. Com alunos estamos fotografando todos os monumentos e esculturas no registro público da cidade de São Paulo. Já fizemos, se meus cálculos estiverem corretos, um terço do trabalho. Neste ano, faremos mais um terço. Há infelizmente muita coisa destruída. Carregamos tanto no Commons como no Wikidata os monumentos. Há uma lista de controle. Abraço! --Joalpe (discussão) 11h42min de 26 de fevereiro de 2018 (UTC)

Re: Infocaixas automáticas[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe

Conheço essas infocaixas automáticas, tem me dado muito trabalho em outro projeto.

Você já reavaliou o redirect? O histórico mais antigo e relevante permanece oculto pelo redirect.

Cordialmente Adailton msg 12h36min de 26 de fevereiro de 2018 (UTC)

Oi. É preferível ter caixas manuais mesmo -- mas as automáticas podem quebrar um galho.
Que redirect? Saudações! --Joalpe (discussão) 12h38min de 26 de fevereiro de 2018 (UTC)
Este redirect, da página criada em 31/01/2009 (já tem nove anos), que informei na mensagem Auxílio - Redirecionamento página obsoleta mais acima (e havia esquecido de assinar, o que fiz agora). Se o problema era o título desatualizado, ela deveria ser movida para o novo, e não substituído o conteúdo por um redirect. Adailton msg 06h35min de 27 de fevereiro de 2018 (UTC)
@Adailton: Bem reparado! Fiz o pedido de fusão. Obrigado! Sobre o que tem editado? --Joalpe (discussão) 12h55min de 27 de fevereiro de 2018 (UTC)
Ok
Edito um pouco aqui, e em outros lugares. Adailton msg 11h40min de 28 de fevereiro de 2018 (UTC)
@Adailton: Bom! Obviamente você sabe das coisas :) Tem interesse em desenvolver atividades vinculadas a projetos na Wikipédia? Talvez se interesse por um trabalho grande que temos realizado de melhoria de conteúdo associado ao Arquivo Nacional. Tem várias outras frentes nas quais temos trabalhado e o trabalho é imenso! Atualmente, por exemplo, estou numa missão (meus amigos chamam de "nóia") de fotografar todos os monumentos e esculturas da cidade de São Paulo -- pois, muito infelizmente, vários desses monumentos acabam, por falta de cuidado e segurança, destruídos. Controlo isso por aqui: Usuário:Joalpe/Testes/Monumentos2. Enfim, tem muita coisa, como você sabe... :) Obrigado por sua atenção e esmero editorial. Saudações! --Joalpe (discussão) 12h27min de 28 de fevereiro de 2018 (UTC)
Obrigado. Tenho uma pequena (bem pequena) galeria, mas desanimei desde quando fui acusado de usar conta sock. Quando estiver casando das picuinhas daqui, . Adailton msg 12h39min de 28 de fevereiro de 2018 (UTC)
@Adailton: Não acompanhei o caso. De todo modo, não desanime. Este projeto importa! --Joalpe (discussão) 16h21min de 28 de fevereiro de 2018 (UTC)

Napoleão Ferraz de Araújo[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe

Se você quiser o texto do artigo esta aqui [1] em minha página de teste, copie ele pois amanha vou cancela-lo. Abs DARIO SEVERI (discussão) 16h14min de 26 de fevereiro de 2018 (UTC)

@DARIO SEVERI: Muito obrigado. Recriei o verbete. Se achar que é o caso, marque para eliminação por consenso. Acredito que tem elementos, agora, para ser mantido. Abraço! --Joalpe (discussão) 23h50min de 26 de fevereiro de 2018 (UTC)
Olá Joalpe, li o artigo criado por você, eu não me oponho de ele continuar existindo, a minha decissão de elimina-lo naquela PE foi de acordo com as opiniões dadas por colegas, não é a minha opinião pessoal que prevalece. Posso até eliminar artigos os quais eu não teria eliminado, sou imparcial no encerramento das PE. Vou somente citar os envolvidos por respeito a opinião deles dada na PE. Abs DARIO SEVERI (discussão) 01h03min de 27 de fevereiro de 2018 (UTC)

Lista de obras de Salvador Dalí[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe. Como nada se cria e tudo se copia e eu cabulei a aula de listas, vide Lista de obras de Salvador Dalí. Fiquei com uma dúvida: Como eu faço para aumentar ou diminuir colunas. --HTPF (discussão) 19h59min de 26 de fevereiro de 2018 (UTC)

@Hermógenes Teixeira Pinto Filho: Oi! Para isso, isso vai exigir um pouco de código. Pode tomar como exemplo esta lista, em que, se olhar o código, verá que criei templates para as colunas e para as linhas. Abraço! --Joalpe (discussão) 23h54min de 26 de fevereiro de 2018 (UTC)

Notícias e atividades do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil[editar | editar código-fonte]

Esta é a lista de atividades recentes do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil.

Atividades de dezembro-janeiro

Difusão[editar | editar código-fonte]

Artigos Destacados[editar | editar código-fonte]

Durante o mês de dezembro, a Wikipédia lusófona apresentou não apenas um, mas dois artigos em destaque redigidos mormente por Marília Carrera, integrante do grupo de usuários. Os artigos foram a destaque depois de terem sido melhorados no âmbito do projeto de pesquisa "Matemática Falada: Audiodescrição de Verbetes de Probabilidade e Estatística na Wikipédia", parte da iniciativa de Wikidifusão do CEPID NeuroMat e que conta com o apoio do grupo de usuários Wikimedia no Brasil. Os artigos em questão foram Desvio padrão e Intervalo de confiança. Dentre as modificações realizadas, estão a adição de informações a partir da tradução de seus respectivos verbetes em inglês, bem como revisões realizadas por professores do departamento de estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP).

Wikidata Lab III: como automatizar infocaixas[editar | editar código-fonte]

Ainda durante o mês de dezembro, o grupo de usuários realizou um treinamento para compartilhar recursos e capacidades para a integração do Wikidata com outros projetos Wikimedia, em especial a Wikipédia. Nesta terceira edição da série de oficinas, às quais chamamos "Wikidata Labs", houve uma apresentação e atividades práticas para a proposição e utilização de identificadores do tipo "controle de autoridade". Trata se da terceira atividade realizada pelo Grupo de Usuários num esforço de integração dos projetos Wikidata e Wikipédia em português. A primeira atividade, o Wikidata Lab I, pôs em foco a automatização de infocaixas e a segunda sobre como preparar listas automáticas.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Imprensa[editar | editar código-fonte]

  1. Casperianos atualizam verbetes do Museu do Ipiranga na Wikipédia, matéria no contexto do programa de educação conduzido pelo professor João Peschanski na Faculdade Cásper Líbero, com o apoio de outros membros do grupo do usuários.

Posts recentes no site[editar | editar código-fonte]

Próximos eventos[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Artes+Feminismos na Lusofonia 2018.jpg

Artes+Feminismos na Lusofonia 2018 é uma campanha para melhorar o conteúdo sobre mulheres e feminismo na Wikipédia em português. A campanha faz parte de uma iniciativa global, a Art+Feminism, que ocorre no mesmo período, de cafés e associações locais aos maiores museus e universidades do mundo. No caso da comunidade lusófona, as atividades são realizadas em uma parceria inédita entre o capítulo português e o grupo de usuários brasileiro.

Por que focar especificamente em mulheres? Porque as mulheres representam menos de 10% dos editores na Wikipédia! Com isso, há uma tendência reconhecida a conteúdos sobre mulheres não receberem o devido destaque nesta que é uma das principais referências no mundo. O déficit de conteúdo sobre mulheres na Wikipédia é um grave problema e a campanha Artes+Feminismos na Lusofonia 2018 espera, com sua ajuda, contribuir para diminuí-lo.

A proposta desta página é conectar as atividades realizadas na comunidade lusófona em português. Na semana do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, haverá eventos presenciais em várias cidades; participe! Se não puder ir a um dos eventos, junte-se à campanha virtualmente. Você é muito bem-vinda/o.


Mensagem entregue por Teles via MassMessage. 20h38min de 27 de fevereiro de 2018 (UTC)

This Month in GLAM: February 2018[editar | editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 16h06min de 9 de março de 2018 (UTC)

A mulher que você nunca conheceu – 2018[editar | editar código-fonte]

Boa noite, Joalpe. Inseri meu primeiro artigo do edit-a-thon na ferramenta do Outreach. É preciso inseri-lo na página do projeto ou é você quem faz isso? Lustmoon (disc.) 23h33min de 11 de março de 2018 (UTC)

@Lustmoon: Legal! É preciso inseri-lo na página do projeto. --Joalpe (discussão) 23h34min de 11 de março de 2018 (UTC)

mudarei os negritos como você sugeriu[editar | editar código-fonte]

o Darwin tá me ajudando a entender as melhores práticas. Farei o possível para absorver o que me repassar. Obrigado pelo seu tempo, mudarei verbete para verbete ou (em casos raros) para itálico. Rfabbri (discussão) 22h44min de 12 de março de 2018 (UTC)

@Rfabbri: OK. Boa sorte nas edições. --Joalpe (discussão) 00h01min de 13 de março de 2018 (UTC)

A mulher que você nunca conheceu – 2018[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe, percebi que você submete vários artigos relacionados ao tema mulheres, não necessariamente biografias. Caso eu queira criar artigos anexos sobre eventos femininos da esgrima nos Jogos Olímpicos, por exemplo: este, seria válido? Edmond Dantès d'un message? 02h09min de 13 de março de 2018 (UTC)

@Conde Edmond Dantès: No escopo do concurso vale tudo o que: "Melhorar o conteúdo na Wikipedia sobre mulheres. Isso inclui verbetes sobre organizações de mulheres e movimentos feministas. Também consideramos obras realizadas por ou sobre mulheres e os coletivos que avançam a pauta de gênero." O verbete que você mencionou está no escopo! --Joalpe (discussão) 02h12min de 13 de março de 2018 (UTC)
Estarei traduzindo esses artigos então, aproveitar que sses artigos estão no meu objetivo e criá-los. Obrigado pela resposta. Edmond Dantès d'un message? 02h14min de 13 de março de 2018 (UTC)

Olá Joalpe, não consegui acessar o outreachdashboard desde quer submeti o artigo Ysaora Thibus. Sendo assim, poderia adicionar os seguintes artigos em meu nome: Esgrima nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 - Sabre individual feminino, Aida Mohamed? Edmond Dantès d'un message? 23h28min de 13 de março de 2018 (UTC)

@Conde Edmond Dantès: A ferramenta está em manutenção. Tá bugando. Anote por enquanto, se não o tiver feito, na página do concurso. :( --Joalpe (discussão) 23h31min de 13 de março de 2018 (UTC)
Imaginei isso, se eu anotar na outra página vou me perder, então quando adicionar na ferramenta eu adiciono na página, obrigado pela resposta. Edmond Dantès d'un message? 23h32min de 13 de março de 2018 (UTC)
@Conde Edmond Dantès: Veja se consegue entrar e cadastrar os verbetes, agora, por favor. Se aparecer uma mensagem de erro, por favor, cole aqui. --Joalpe (discussão) 23h39min de 13 de março de 2018 (UTC)
Olá João, a página carrega mas não abre, fica tudo cinza, nenhuma mensagem apareceu. Edmond Dantès d'un message? 23h44min de 13 de março de 2018 (UTC)

Pedido de aprovação de supervisor para o usuário EVinente[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário JoãoGuilherme68[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Tuga1143[editar | editar código-fonte]

Pesquisa - Estratégias para motivar a criação/edição de artigos na Wikipédia[editar | editar código-fonte]

Oi!

A minha monografia da pós graduação envolve identificar as possíveis estratégias para incentivar a criação/edição de artigos na Wikipédia.

A partir dos resultados desta pesquisa, procura-se compreender como as organizações podem motivar os seus colaboradores a criar/editar artigos em ferramentas similares no ambiente corporativo.

Vi que você foi um dos usuários que mais contribuiu na Wikipédia em 2017 e agradeceria se pudesse responder o questionário (leva apenas alguns minutos): https://pt.surveymonkey.com/r/CTKZ5LL

Obrigada,
-- Andreiakawata (discussão) aluna de pós graduação do Instituto Federal de São Paulo

MediaWiki message delivery (discussão) 22h26min de 15 de março de 2018 (UTC)

Edições do Outreach não feitas por mim[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe, a ferramenta utilizou minha conta para criar três discussões de artigos que parece que foram submetidos por você, Discussão:Prêmio Margaret Oakley Dayhoff, Discussão:Katsuko Saruhashi e Discussão:Prêmio Rachel Carson. Edmond Dantès d'un message? 06h38min de 16 de março de 2018 (UTC)

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Stanglavine[editar | editar código-fonte]

The Signpost: 29 March 2018[editar | editar código-fonte]

Share your experience and feedback as a Wikimedian in this global survey[editar | editar código-fonte]

Hello! Sorry for writing in English. The Wikimedia Foundation is asking for your feedback in a survey. We want to know how well we are supporting your work on and off wiki, and how we can change or improve things in the future. The opinions you share will directly affect the current and future work of the Wikimedia Foundation. You have been randomly selected to take this survey as we would like to hear from your Wikimedia community. The survey is available in various languages and will take between 20 and 40 minutes.

Take the survey now

You can find more information about this survey on the project page and see how your feedback helps the Wikimedia Foundation support editors like you. This survey is hosted by a third-party service and governed by this privacy statement (in English). Please visit our frequently asked questions page to find more information about this survey. If you need additional help, or if you wish to opt-out of future communications about this survey, send an email through the EmailUser feature to WMF Surveys to remove you from the list.

Thank you!

--WMF Surveys (talk) 01h32min de 31 de março de 2018 (UTC)

Wikidata - categoria[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe. Em [2] referente ao artigo Lúcia Valle Figueiredo apresentei argumentos sobre as infobox/Wikidata. Talvez você possa me ajudar indicando onde ou em qual categoria estão listadas pré-definições que acessam o Wikidata. E se não existe uma categoria específica, não seria o caso de sua criação. Grato. --HTPF (discussão) 16h22min de 31 de março de 2018 (UTC)

@Hermógenes Teixeira Pinto Filho: Oi! É isto que busca? Abraço. --Joalpe (discussão) 04h09min de 2 de abril de 2018 (UTC)

Uma xícara de chá para você![editar | editar código-fonte]

Obrigado pelo agradecimento. <3 Lemoseli (discussão) 04h06min de 2 de abril de 2018 (UTC)

Alterações em artigo proposto para eliminação[editar | editar código-fonte]

Olá, Joalpe. Sou o autor de um artigo que você se manifestou pela eliminação por ausência de referência a relevância do biografado. Efetuei alguns ajustes no mesmo, incluindo fontes quanto a fatos que talvez ilustrem um pouco mais a importância do jurista na área de Direito Marítimo e Portuário, como a Medalha do Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Peço que avalie se é suficiente. É bastante difícil demonstrar a importância de um estudioso do Direito para quem não é da área do Direito, geralmente essas pessoas só ficam conhecidos perante o grande público quando assumem algum cargo público. Mas certamente não é esse o critério adequado para se aferir a relevância de um doutrinador. Cordialmente, --Legal.profession (discussão) 21h33min de 2 de abril de 2018 (UTC)

Imagens em baixa qualidade[editar | editar código-fonte]

Boa noite professor Joalpe! Ao enviar as imagens de meu monumento para o computador fiz com que elas perdessem qualidade e não notei, o senhor viu e disse para que eu postasse-as novamente. Gostaria de saber se existe uma maneira para que eu apenas substitua as que fotos enviadas ou se devo fazer o upload e preenchimento das informações novamente. Obrigado pela atenção e oportunidade de reparo! Rodrigo D'Angelo 3RTVIC

@Rodrigo C Dangelo: Oi. Esteja logado e abra no Commons uma das fotos. Numa seção intitulada Histórico do arquivo, há a opção "Enviar uma nova versão deste arquivo". É preciso fazer isso para todos os arquivos, justificando que a substituição ocorre para melhorar a qualidade do arquivo. Boas edições. --Joalpe (discussão) 12h21min de 3 de abril de 2018 (UTC)

Alterações realizadas, obrigado professor @Joalpe: !

Paraisópolis Minas Gerais[editar | editar código-fonte]

Boa noite,

Não sei se foi você, mas apagaram completamente a edição que estávamos fazendo para o termo Paraisópolis. Apagaram alegando falta de fontes, mas ainda não havíamos terminado de colocar todas as informações. Estávamos reunindo as fontes para serem colocadas. Apagaram todo o trabalho que tivemos. Gostaria de saber se há como recuperar as edições que fizemos para dar andamento no projeto sobre nossa cidade ou se perdemos tudo. Obrigado.

@Aisfer: Olá! O mais adequado nesta situação é que, em conformidade com as regras deste projeto, peça p restauro da página. Recomendo que trabalhem exclusivamente na página de testes, associada a sua conta de usuário, e movam para o domínio principal da Wikipédia apenas o conteúdo pronto, ou seja, já com as fontes. Pode, por favor, contar-me mais sobre o projeto sobre sua cidade. E não hesite em me escrever para tirar dúvidas. --Joalpe (discussão) 10h41min de 4 de abril de 2018 (UTC)

página de curso[editar | editar código-fonte]

Olá, Joalpe.

Estamos contentes em ter sua ajuda no desenvolvimento deste projeto. De início, gostaria de sanar uma dúvida: a criação de uma página de curso ainda é necessária para edições coletivas em sala de aula? Verifiquei no fórum informações de que a extensão do programa educacional seria desativada... Neste caso, os estudantes poderiam fazer as edições individualmente mesmo?

Cordialmente,

Angela Maria Belloni Cuenca (discussão) 16h44min de 5 de abril de 2018 (UTC)

@Angela Maria Belloni Cuenca: Olá. Enviei-lhe um correio eletrônico e creio ser mais adequado seguirmos a conversa por lá, se não se opuser. A ferramenta que substitui a extensão de educação chama-se Dashboard. É muito mais funcional e permite um acompanhamento muito melhor das atividades dos alunos. Boas edições. --Joalpe (discussão) 17h25min de 5 de abril de 2018 (UTC)

Pedido de opinião de administrador para o usuário Mr. Fulano[editar | editar código-fonte]

Portal:Alagoas[editar | editar código-fonte]

O verbete Portal:Alagoas, votado por você para destaque em Wikipédia:Escolha do portal em destaque/Portal:Alagoas, foi marcado para revalidação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com os critérios de destaque.

A votação foi iniciada nesta página. Caso tenha direito ao voto, pode fazê-lo na seção Manter, Mudar para artigo bom ou Remover; em qualquer dessas hipóteses, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos.

Boas contribuições! Rodrigo, Luz28 (MsG) 22h27min de 5 de abril de 2018 (UTC).

Portal:Brinquedos[editar | editar código-fonte]

O verbete Portal:Brinquedos, votado por você para destaque em Wikipédia:Escolha do portal em destaque/Portal:Brinquedos, foi marcado para revalidação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com os critérios de destaque.

A votação foi iniciada nesta página. Caso tenha direito ao voto, pode fazê-lo na seção Manter, Mudar para artigo bom ou Remover; em qualquer dessas hipóteses, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos.

Boas contribuições! Rodrigo, Luz28 (MsG) 13h06min de 6 de abril de 2018 (UTC).

Portal:Bulgária[editar | editar código-fonte]

O verbete Portal:Bulgária, votado por você para destaque em Wikipédia:Escolha do portal em destaque/Portal:Bulgária, foi marcado para revalidação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com os critérios de destaque.

A votação foi iniciada nesta página. Caso tenha direito ao voto, pode fazê-lo na seção Manter, Mudar para artigo bom ou Remover; em qualquer dessas hipóteses, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos.

Boas contribuições! Rodrigo, Luz28 (MsG) 13h21min de 6 de abril de 2018 (UTC).

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Felipe da Fonseca[editar | editar código-fonte]

Dúvida[editar | editar código-fonte]

Boa noite, Joalpe. Álbuns de artistas femininas são permitidos no A mulher que você nunca conheceu 2018? Lustmoon (disc.) 23h20min de 8 de abril de 2018 (UTC)

@Lustmoon: Saudações, nesta vibrante noite de conquista corintiana. :) Álbuns realizados apenas por artistas femininas estão no escopo do concurso -- não parece haver diferença com o caso de quadros de pintoras, como os da Frida Kahlo que criei. Em casos em que a produção artísticas não é apenas de mulheres, recomendo que mos indique para uma avaliação mais precisa. Obrigado por sua disposição neste concurso! Abraço. --Joalpe (discussão) 23h45min de 8 de abril de 2018 (UTC)
@Joalpe: Entendi. Gostaria que avaliasse a elegibilidade dos artigos Golden Hour (álbum), I Wish You Love: More from The Bodyguard (álbum) e Eau de Gaga (fragrância). Lustmoon (disc.) 16h46min de 10 de abril de 2018 (UTC)
@Lustmoon: Oi! Os três verbetes contam, sim. Abraço. --Joalpe (discussão) 23h21min de 10 de abril de 2018 (UTC)
@Joalpe: Obrigado! No entanto, vi que o concurso já terminou :( Lustmoon (disc.) 23h27min de 10 de abril de 2018 (UTC)
@Lustmoon: Os verbetes foram realizados no prazo do concurso. Ainda não encerramos totalmente a contagem, assim que pode computá-los. Publiquei sobre isso na página de discussão. Abraço. --Joalpe (discussão) 23h29min de 10 de abril de 2018 (UTC)
@Joalpe: Entendi. Sendo assim, incluí os artigos na página do projeto. Cumprimentos! Lustmoon (disc.) 23h38min de 10 de abril de 2018 (UTC)

This Month in GLAM: March 2018[editar | editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 14h48min de 10 de abril de 2018 (UTC)

Notícias e atividades do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil[editar | editar código-fonte]

Esta é uma lista de nossas atividades recentes.

Atividades de fevereiro-março

Difusão[editar | editar código-fonte]

Marielle Franco e o o Dia Internacional da Mulher[editar | editar código-fonte]

Marielle Franco em foto produzida pela Mídia Ninja.

Durante o mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, inúmeras ações em prol da redução do hiato de gênero foram conduzidas por indivíduos, grupos e capítulos Wikimedia ao redor de todo o globo. No caso de nosso grupo de editores, não foi diferente. Nosso grupo conduziu uma série de atividades, contando ainda com a colaboração do capítulo português. Lamentavelmente, esse mês mês foi marcado pelo assassinato de Marielle Franco, uma socióloga, feminista, militante dos direitos humanos e política brasileira. Seu assassinato recebeu ampla cobertura midiática nacional e internacionalmente, o que fez com que o artigo fosse recriado na Wikipédia lusófona, uma vez que havia sido eliminado anteriormente. O caso recebeu atenção de um texto de Adele Vrana, da Whose Knowledge?, que embora reconheça o papel importante das parâmetros de relevância enciclopédia, destaca ainda as subjetividades intrínsecas a esse tipo de discussão, eventualmente agravadas pelo contexto do gender gap. Adele afirma que:

.

Edit-a-thons[editar | editar código-fonte]

Nesse mesmo contexto das celebrações do mês de março e do Dia Internacional da Mulher, nossos editores organizaram e/ou deu suporte a diversas maratonas de edição temáticas:

Artes+Feminismos na Lusofonia 2018[editar | editar código-fonte]

Nosso grupo foi um dos coordenadores do Artes+Feminismos na Lusofonia 2018, uma campanha para melhorar o conteúdo sobre mulheres e feminismo na Wikipédia em português. A campanha faz parte de uma iniciativa global, a Art+Feminism, que ocorre no mesmo período, de cafés e associações locais aos maiores museus e universidades do mundo. Os trabalhos foram realizados em parceria com o capítulo português "Wikimedia Portugal", tiveram eventos realizados em 7 cidades distintas e contaram com o apoio de uma dezena de organizações e instituições, incluindo grupos feministas, universidades e fundações.

A mulher que você nunca conheceu 2018[editar | editar código-fonte]

Concurso de tradução e criação de artigos sobre mulheres organizado pelos grupos e capítulos da iniciativa Wikimedia Iberocoop. ocorre simultaneamente em pelo menos 14 países. Na edição de 2017, 1.800 verbetes foram criados, em 8 idiomas distintos!

WikiGap[editar | editar código-fonte]

Nossos editores participaram da campanha WikiGap, com eventos na capital do país e em São Paulo, contando ainda com uma parceria com representações diplomáticas da Suécia no Brasil.

Wikidata Lab IV[editar | editar código-fonte]

No dia 22 de fevereiro de 2018, uma quinta-feira, organizamos a quarta edição de sua série de workshops acerca do Wikidata intitulada Wikidata Labs. Desta vez foi apresentado um treinamento para a integração do Wikidata com a Wikipédia em português, especialmente para a adição de grande volume de dados ao Wikidata.

Wikidata Lab V[editar | editar código-fonte]

No dia 22 de março de 2018, uma quinta-feira, organizamos a quinta edição de sua série de workshops acerca do Wikidata intitulada Wikidata Labs. Desta vez foi apresentado um treinamento para a integração do Wikidata com a Wikipédia em português, especialmente para a utilização de GLAMpipe..

Educação[editar | editar código-fonte]

Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina[editar | editar código-fonte]

O projeto de extensão Reformulação e construção de verbetes da Wikipédia na área de Teoria da História é uma iniciativa desenvolvida por professores do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina que visa contribuir para a produção de material para consultas, investigações, preparações de trabalhos escolares, ensaios e artigos acadêmicos, e integração de propostas universitárias. A iniciativa contou com o apoio do editor Chico Venâncio.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul[editar | editar código-fonte]

Iniciativa conduzida pelo editor e professor Fábio Azevedo em Matematica Aplicada II.

GLAMs[editar | editar código-fonte]

Imagem de Werner Haberkorn, do acervo do Museu Paulista.
  • Museu Paulista
    • No contexto da iniciativa GLAM conduzida por nós em parceria com o Museu Paulista, novas imagens têm sido carregadas e o número total deve atingir o número de 3,000 arquivos ao final do ano de 2018.
    • Arquivos carregados
  • Arquivo Nacional
    • No contexto da iniciativa GLAM conduzida por nós em parceria com o Arquivo Nacional (Brasil), novas imagens têm sido carregadas e o número total deve atingir o número de 1,200 arquivos ao final do ano de 2018.
    • Arquivos carregados

Imprensa[editar | editar código-fonte]

  1. Iniciativa busca diminuir desigualdade de gênero na Wikipedia, matéria n'O Globo.
  2. Suécia quer equilibrar representação de mulheres e homens na Wikipédia, matéria no "Vozes do Mundo".
  3. Representatividade da mulher na internet é destaque em oficina realizada no Ipea, matéria no Portal Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Posts recentes no site[editar | editar código-fonte]

Próximos eventos[editar | editar código-fonte]

  • Wikidata Lab VI - treinamento para a integração do Wikidata com a Wikipédia em português, especialmente na estruturação de dados de arquivos de mídia no Wikimedia Commons.
  • Mulheres na Ciência - oficina de edição envolvendo tópicos relacionados a mulheres na ciência.
  • Na sequência dos Wikidata Labs que foram oferecidos em 2017 e 2018, adiantamos aqui o anúncio da edição do mês de junho, na dos Wikidata Lab VI e Wikidata Lab VII. No caso, com o CEPID NeuroMat convidamos desde já, no contexto do Wikidata Lab VIII, para um fim de semana de treinamento em Wikidata, com Andrew Lih e Magnus Manske, dois dos principais nomes relacionados aos projetos Wikimedia no mundo. O evento está organizado num formato intensivo, no fim de semana de 9 a 10 de junho, das 9:30 às 16:30 nos dois dias. Durante a manhã e até o almoço, haverá uma apresentação expositiva; à tarde. No dia 9, o evento será "Explorando e consertando ontologias na modelagem de dados", com Andrew Lih. No dia 10, o evento será "Imagens, metadados e gamificação do Wikidata", com Magnus Manske. Haverá streaming para ambas as apresentações.


Mensagem entregue por Teles, usando o recurso de mensagem em massa. 00h11min de 12 de abril de 2018 (UTC)

Templo Zu Lai GLAM[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe. A abadessa quer marcar reunião para avançarmos com o assunto. Fiz algumas anotações aqui. As possibilidades são infinitas, e os recursos são sempre limitados. Acredito que vamos precisar priorizar e por foco. Começar pequeno. --HTPF (discussão) 20h05min de 13 de abril de 2018 (UTC)

Caro Hermógenes Teixeira Pinto Filho! Que grande notícia! Vou ler com o devido cuidado as suas anotações e conversamos sobre o processo desse GLAM na segunda-feira. Para eu entender melhor a estratégia de difusão da comunidade do Templo Zu Lai, há mais material que lhe pareça que eu deva conhecer, além da revista que já me mostrou? Abraço. --Joalpe (discussão) 20h40min de 13 de abril de 2018 (UTC)

Sobre criação de critérios de notoriedade para juristas[editar | editar código-fonte]

Boa noite. Primeiramente, peço novamente desculpas se soei agressivo, reitero que não foi a intenção. Entro em contato em razão do seu comentário que ora tomo a liberdade de colar: Citação: Joalpe escreveu: «Não considero a publicação numa coletânea da Oxford Press ou ocupar um cargo temporário numa universidade estrangeira um critério suficiente -- mas não me oponho a isso ser debatido, no local adequado (que certamente não é aqui, onde se deve aplicar as regras da comunidade tais como estão).» Sou novo na Wiki e desconheço a maior parte dos procedimentos ainda. Como faço para sugerir a criação de um critério objetivo aos moldes de WP:POLÍTICOS para juristas? Já que você comentou sobre a possibilidade, pode ajudar? Cordialmente, Legal.profession (discussão) 21h18min de 13 de abril de 2018 (UTC)

@Legal.profession: Propus aqui. Leefeniaures audiendi audiat 21h28min de 13 de abril de 2018 (UTC)
@Leefeni de Karik: OK. Mas essa sua proposta se refere apenas a membros do Poder Judiciário, e não a qualquer jurista. Como você bem sabe, jurista é termo amplo que comporta também advogados, membros do Ministério Público e professores de Direito... Desse modo, pensava em um critério mais abrangente. O perfil que está em discussão lá, por exemplo, não seria contemplado por esse critério, visto que não pertence ao Judiciário. Criei outros artigos biográficos sobre juristas e, salvo engano, nenhum deles também se encaixaria nesse conceito restritivo. Será que posso propor lá mesmo uma expansão do critério? Legal.profession (discussão) 21h41min de 13 de abril de 2018 (UTC)
@Legal.profession: Precisamente. Sim, sempre pode propor. Leefeniaures audiendi audiat 21h50min de 13 de abril de 2018 (UTC)

Reminder: Share your feedback in this Wikimedia survey[editar | editar código-fonte]

Every response for this survey can help the Wikimedia Foundation improve your experience on the Wikimedia projects. So far, we have heard from just 26% of Wikimramedia contributors who Wikimedia programs like the Education program, editathons, or image contests. The survey is available in various languages and will take between 20 and 40 minutes to be completed. Take the survey now.

If you are not fluent in English, I apologize again for posting in English. If you have already taken the survey, we are sorry you've received this reminder. We have designed the survey to make it impossible to identify which users have taken the survey, so we have to send reminders to everyone.If you wish to opt-out of the next reminder or any other survey, send an email through EmailUser feature to WMF Surveys. You can also send any questions you have to this user email. Learn more about this survey on the project page. This survey is hosted by a third-party service and governed by this Wikimedia Foundation privacy statement. Thank you! —WMF Surveys (talk) 17h18min de 15 de abril de 2018 (UTC)

Reminder: Wikimedia survey (corrected link)[editar | editar código-fonte]

Every response for this survey can help the Wikimedia Foundation improve your experience on the Wikimedia projects. So far, we have heard from just 26% of Wikimramedia contributors who Wikimedia programs like the Education program, editathons, or image contests. The survey is available in various languages and will take between 20 and 40 minutes to be completed.Take the survey now.

If you are not fluent in English, I apologize for posting in English. If you have already taken the survey, we are sorry you've received this reminder. We have designed the survey to make it impossible to identify which users have taken the survey, so we have to send reminders to everyone. If you wish to opt-out of the next reminder or any other survey, send an email through EmailUser feature to WMF Surveys. You can also send any questions you have to this user email. Learn more about this survey on the project page. This survey is hosted by a third-party service and governed by this Wikimedia Foundation privacy statement. Thanks! —WMF Surveys (talk) 17h24min de 15 de abril de 2018 (UTC)

Atualizar[editar | editar código-fonte]

O esquerdista Paul Singer já morreu e a wikipédia não diz isso.

Já está dito, sim. Atualizei no Wikidata de todo modo. E não se esqueça que você mesmo/a pode editar. --Joalpe (discussão) 01h18min de 17 de abril de 2018 (UTC)

Your feedback matters: Final reminder to take the global Wikimedia survey[editar | editar código-fonte]

Hello! This is a final reminder that the Wikimedia Foundation survey will close on 23 April, 2018 (07:00 UTC). The survey is available in various languages and will take between 20 and 40 minutes. Take the survey now.

If you are not a native speaker of English, I apologize for writing in English. If you already took the survey - thank you! We will not bother you again. We have designed the survey to make it impossible to identify which users have taken the survey, so we have to send reminders to everyone. To opt-out of future surveys, send an email through EmailUser feature to WMF Surveys. You can also send any questions you have to this user email. Learn more about this survey on the project page. This survey is hosted by a third-party service and governed by this Wikimedia Foundation privacy statement. Thank you!! --WMF Surveys (talk) 05h54min de 20 de abril de 2018 (UTC)

Artigo proposto para eliminação rápida.[editar | editar código-fonte]

Gostaria de acrescentar meu artigo, como faço para coloca-lo novamente. Esse repórter é um dos mais importantes em nossa região. E achei de boa tese colocá-lo no Wikipédia.

Recomendo que crie o verbete em sua página de testes, antes. É sempre difícil, já no domínio principal da Wikipédia, criar um verbete. Na mensagem de boas vindas há links para materiais que te ajudarão a entender melhor as regras da Wikipédia. Boas edições. --Joalpe (discussão) 02h07min de 23 de abril de 2018 (UTC)

Predefinição:MP-convite[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe! Obrigado pelo convite. Vou dar uma olhada no projeto, que você costuma trazer coisas bem interessantes. Entretanto, preciso te avisar que todas as mensagens pré-definidas para discussões de usuários devem ser substituídas, não devem ser transcluídas. Por favor, conserta essa situação. Saudações, Luan (discussão) 13h51min de 24 de abril de 2018 (UTC)

Luan Oi! Que bom que respondeu. Mas confesso que não entendi a correção que devo fazer. Desculpe se fiz algo errado. Abraço! --Joalpe (discussão) 13h55min de 24 de abril de 2018 (UTC)
Você inseriu nas páginas de discussão {{MP-convite}}, quando deveria ter escrito {{subst:MP-convite}}. --Luan (discussão) 14h49min de 24 de abril de 2018 (UTC)
@Luan: Fiz a correção na predefinição -- nunca soube disso. Foi mal - e obrigado pelo toque! Aliás, realmente espero que se interesse em participar desse GLAM :) Vamos listar mais umas 250 pinturas que carregamos na aba de pinturas na página do wiki-projeto e estamos trabalhando em um lote de 600 fotografias históricas, a ser carregado em breve. O importante para as fotografias é conseguirmos inserir um grande número de categorias e informações do que as fotografias retratam, para ajudar num eventual uso aqui na Wikipédia. Também recebemos do museu um lote de mapas históricos (em torno de 3.000 arquivos), que estamos aos poucos organizando, mas isso deve demorar um tempo, ainda. Abraço. --Joalpe (discussão) 16h40min de 25 de abril de 2018 (UTC)
Ultimamente estou bem atarefado, vindo pouco aqui. Ainda nem deu pra acessar a página do convite. Mas lendo tua mensagem, parece que vem muita coisa boa por aí. Espero que eu possa ajudar sim. Precisando de alguma coisa específica, já sabe que é só deixar a mensagem na minha discussão. Saudações, Luan (discussão) 13h22min de 29 de abril de 2018 (UTC)
@Luan: Salve! Começamos um mutirão para destacar o quadro Independência ou Morte (Pedro Américo). Obviamente, sua ajuda nisso é muito bem-vinda! Aliás, se der, adicione seu nome na lista de integrantes do GLAM, pois em breve vou começar a comunicar com quem estiver na lista na página de discussão do GLAM. Abraços! --Joalpe (discussão) 00h18min de 1 de maio de 2018 (UTC)

Premiação A mulher que você nunca conheceu 2018[editar | editar código-fonte]

Comenda Luiza Teles
Esta comenda reconhece o esforço na diminuição do hiato de gênero na Wikipédia em português, no contexto do concurso A mulher que você nunca conheceu 2018. Na edição 2018, você ficou na colocação 2. Parabéns por seu desempenho e por suas contribuições!-- Darwin Ahoy! 18h09min de 25 de abril de 2018 (UTC)
Obrigado, DarwIn. Parabéns pelo empenho na organização do evento; que venham outros! Abraço. --Joalpe (discussão) 18h10min de 25 de abril de 2018 (UTC)

The Signpost: 26 April 2018[editar | editar código-fonte]

Imagens sobre Sport Club Internacional[editar | editar código-fonte]

Olá, Joalpe!

Em primeiro lugar, quero lhe parabenizar pelas belíssimas imagens das quais você fez upload há dois dias no Commons. Como torcedor e pesquisador da história do Sport Club Internacional, fico muito feliz de ter imagens históricas do clube disponíveis na Wikipédia.

A descrição diz que elas foram retiradas de jornais. Desculpa perguntar, mas... como é que tu conseguiu uma resolução tão boa dessas fotos? É um trabalho de reconstituição superior ao que tem, por exemplo, na página da Biblioteca Nacional. Robertogilnei (discussão) 14h48min de 3 de maio de 2018 (UTC)

@Robertogilnei: Obrigado por sua mensagem! Convido-o a conhecer o GLAM do Arquivo Nacional e aliás participar dele conosco -- precisamos de todo tipo de ajuda. Estamos pouco a pouco carregando o acervo do Arquivo Nacional [3]: são documentos, mapas e muitas fotografias. Geralmente, carregamos de 30 a 50 mídias por semana. Daí, temos o desafio de usá-las nos projetos, melhorar a categorização etc. O fundo específico do qual carregamos as imagens do Internacional é o do jornal Correio da Manhã, sob a guarda do Arquivo Nacional. As imagens são normalmente em altíssima resolução. Aproveito para avisar que, agora que o sei historiador, vou disparar em sua página de discussão um convite para um outro projeto, também em andamento. Saudações. --Joalpe (discussão) 14h58min de 3 de maio de 2018 (UTC)
@Robertogilnei: Falei agora com o pessoal do Arquivo Nacional e algo que ajudaria muito, disseram-me, seria conseguirmos identificar os jogadores, talvez usando a ferramenta de anotação nas imagens. Para o Internacional, será que seria algo de seu interesse? E os outros clubes? --Joalpe (discussão) 20h08min de 3 de maio de 2018 (UTC)
@Joalpe: Eu não sei usar a ferramenta de anotação, então escrevi na discussão das imagens mesmo: [4] e [5]. Robertogilnei (discussão) 00h07min de 4 de maio de 2018 (UTC)
@Robertogilnei: OK. Uma delas eu tinha visto -- e até comentei no Commons (imagino que na identificação esteja indo da esquerda para a direita, né?). Posso fazer as anotações, sem problema. Por favor, só verifique que não faço erros! Essas anotações são muito úteis para ilustrar os verbetes dos jogadores. Bom trabalho! --Joalpe (discussão) 00h09min de 4 de maio de 2018 (UTC)
@Joalpe: Sim, da esquerda para direita. Robertogilnei (discussão) 00h11min de 4 de maio de 2018 (UTC)
@Joalpe: Alguns deles têm artigo na Wikipédia, como no caso do Tesourinha (futebolista). Tem como linkar essa página com o nome deles nas fotos? Robertogilnei (discussão) 00h14min de 4 de maio de 2018 (UTC)
@Robertogilnei: Feito. Dá uma olhada no código-fonte da imagem no Commons que entenderá facilmente como se edita as anotações. Para criar as anotações, imediatamente abaixo da foto tem um botão (se estiver no Commons em português) chamado "Adicione uma nota". Tem algum jogador que possamos ilustrar fazendo recortes das fotos de 48 e 53? Você consegue saber mais sobre o contexto da foto de 48? Inseri as informações sobre a foto de 53 na descrição da imagem. --Joalpe (discussão) 00h28min de 4 de maio de 2018 (UTC)
@Joalpe: Consegui identificar a data da foto de 48: 19/12/1948 Botafogo-RJ 6 x 2 Internacional, em jogo realizado no estádio de General Severiano, Rio de Janeiro. Inclusive, o Correio da Manhã usou essa mesma foto para a reportagem do dia seguinte. A excursão para o Rio foi em comemoração ao bicampeonato gaúcho (47/48) e pelo título da Torneio da Associação dos Cronistas Esportivos de Porto Alegre 1948. Robertogilnei (discussão) 00h37min de 4 de maio de 2018 (UTC)
@Robertogilnei: Perfeito. Já incluo lá. E olha isso que aprontei: File:Time do Internacional, 1953 (Paulinho).jpg. Você coloca no verbete? Te deixo a honra! :) --Joalpe (discussão) 00h43min de 4 de maio de 2018 (UTC)

@Joalpe: Sobre jogadores que podem ser ilustrados com recortes:

@Robertogilnei: Vou recortando. Você insere, ok? --Joalpe (discussão) 00h48min de 4 de maio de 2018 (UTC)
@Joalpe: Sim. Vou aproveitar para dar uma melhorada nos artigos. Robertogilnei (discussão) 00h50min de 4 de maio de 2018 (UTC)
@Robertogilnei: E eu insiro no Wikidata, assim reverbera no mundo (potencialmente) nosso trabalho. --Joalpe (discussão) 00h51min de 4 de maio de 2018 (UTC)
@Robertogilnei: Só uma coisa, assim que carregarmos uma foto do Oreco portando o manto sagrado do meu Coringão eu troco a foto dele, tá? Isso se eu conseguir identificá-lo... :) --Joalpe (discussão) 00h58min de 4 de maio de 2018 (UTC)

@Joalpe:Pô. Isto é descriminação, só estão preocupados com o Inter e o Corinthians? Cadê o São Paulo. HTPF (discussão) 12h46min de 4 de maio de 2018 (UTC)

@Hermógenes Teixeira Pinto Filho: Haha. Noto que com menos gosto do que costumo fazer carregamentos subi fotos históricas do São Paulo. O problema é que não sei identificar os jogadores. Você conseguiria? Sabe de alguém aqui na wiki que saberia? Abraço!
Vou consultar os universitários.HTPF (discussão) 16h31min de 4 de maio de 2018 (UTC)
@Hermógenes Teixeira Pinto Filho: E noto que este verbete e respectivas fotos, além do monumento de fundação do São Paulo (ou o que resta dele), foram realizados por meus alunos :) . Fiz mais pelo São Paulo que jamais ousaria imaginar ;) --Joalpe (discussão) 17h26min de 4 de maio de 2018 (UTC)

Lista de Heroínas da União Soviética[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe. Me parece que a Lista de Heroínas da União Soviética poderia ser automatizada. O criador da mesma talvez possa contatado e treinado para geração de listas com dados do Wikidata. Boas edições --HTPF (discussão) 14h01min de 7 de maio de 2018 (UTC)

@Hermógenes Teixeira Pinto Filho e Ederporto: Fiz um teste e não ficou muito bom, não. Teríamos de inserir muita informação no Wikidata para automatizar a lista. Éder: olhando as referências, imagina alguma forma de extração automática? Pareceu-me complicado. Abraços! --Joalpe (discussão) 00h31min de 20 de maio de 2018 (UTC)
@Joalpe e Hermógenes Teixeira Pinto Filho: Muito trabalho para muito pouca informação de retorno. Basicamente o nome, a data de nascimento e morte e o "heroína de x" e data das atribuições das medalhas. Ederporto (discussão) 00h45min de 20 de maio de 2018 (UTC)

This Month in GLAM: April 2018[editar | editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

WikiJogos 3[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe,
Gostaríamos de lhe convidar para participar da terceira temporada dos WikiJogos, que são competições que tem como o objetivo o destacamento de conteúdo na Wikipédia. Nessa edição haverão cinco modalidades, onde se deverão promover artigos destacados e bons, listas destacadas e boas e portais destacados. O período de inscrição teve início em 6 de maio e deverá correr até 15 de junho, e só poderão se inscrever quem cumprir com os requisitos mínimos, que são possuir mais de 500 edições no domínio principal, conta com um mínimo de um mês de registro e já ter promovido um artigo/lista/portal a bom ou destaque. O concurso durará um mês, começando no dia 22 de junho e terminando no dia 22 de julho. Venha participar e faça sua inscrição!
MediaWiki message delivery (discussão) 14h32min de 12 de maio de 2018 (UTC)
@Mr. Fulano: Obrigado pelo convite. Esta é uma importante atividade e o parabenizo pela iniciativa. Não vou poder participar, pois é um período especialmente atribulado para mim, mas acompanharei na medida do possível os desdobramentos. Mas aproveito para perguntar: existe algum espaço para sugerir verbetes a serem melhorados? Tenho percebido que em projetos ativos, como o de Aviação e o do Museu Paulista, recém lançado, falta realmente pouco para alguns verbetes serem estrelados. --Joalpe (discussão) 14h46min de 12 de maio de 2018 (UTC)
Existir, não existe. Mas você pode sugerir na discussão do concurso, ou falar com um editor em específico, que demonstre ter interesse no tema. Mr. Fulano! Fale 15h41min de 12 de maio de 2018 (UTC)

Desatualiozado[editar | editar código-fonte]

Vc que é profe, será que pode consertar o texto desatualizado na seção Vida Pessoal de Dagoberto Pelentier. Ele esta jogando no londrina, que fica na cidade de londrina. O texto diz que o londrina é em Curitiba!!!! Ele não foi para o exterior como o texto diz. Ele não parou de jogar futebol, como o texto diz. Faz dois dias que tendo consertar mais só me revertem. Ja coloquei duas vezes o problema em informe um erro, e ninguém faz nada. Se é para informar errado, que eliminem a página. A Wikipédia não é jornal. O texto da seção já virou embrulho de peixe. 179.154.62.250 (discussão) 01h35min de 13 de maio de 2018 (UTC)

Oi. O importante quando for editar esse verbete é que insira referências confiáveis que atestem as informações inseridas. Boa sorte! --Joalpe (discussão) 02h19min de 15 de maio de 2018 (UTC)

Forma mais prática de resolver isso[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe, não sei exatamente os motivos da discussão, mas tomei a liberdade de te reverter porque considero que é melhor vocês discutirem isso na discussão. Boa noite.--Quelícera (discussão) 01h59min de 13 de maio de 2018 (UTC)

@Quelícera: Penso que, na dúvida, deva manter o conteúdo estável. Ao me reverter sem critério e sem compreensão do caso, manteve o verbete na versão incompleta. Peço, por favor, que volte o conteúdo à forma estável. --Joalpe (discussão) 02h01min de 13 de maio de 2018 (UTC)

Ignorancia - Criar projecto[editar | editar código-fonte]

Por que eu nao sei como explicar por escrito rapidinho o que eu quero falar aqui, preferiria conversar com voce diretamente. As vezes, recebo email de outros editores, mas eu nunca aprendi (nem desejei ou fiz um esfoco em aprender) como me comunicar com outros editores via email. Por isso, se voce nao considerar que seja um forma inadequada se comunicar com outros usuaros de forma extra-wiki, gostaria que voce me ligasse (Florida = work-hour 954 720 4749 ou 24/7 954 825 8025) - Ou se preferir eu te ligo (meu Email e' Puodzius@yahoo.com) se voce me der seu telefone (prefiro te ligar por que eu pago a ligacao). Eu vou precisar de um grupo grande e com interesse e conhecimento em varias areas para criar um projeto supimpa para melhorar a Wiki. Se voce entrar em contacto comigo ou me der seu telephone, eu te explico tudinho em menos de 20 minutos a base do projeto que eu quero desenvolver. Sei que voce e' ocupado pra carai, e agradeco antecipadamente pela sua atencao, entendendo sua decisao negativa se voce nao ver como pegar outro rabo de foguete. Vida longa e próspera! Dr. LooFale comigo 02h17min de 15 de maio de 2018 (UTC)

@Luizpuodzius: Saudações! Me mande um email, que seguimos por lá, se quiser: japeschanski arroba casperlibero.edu.br . Abraço! --Joalpe (discussão) 03h05min de 17 de maio de 2018 (UTC)

Re: Convite: Wikidata Lab VIII[editar | editar código-fonte]

Obrigado, João. Interessar, interessa, sim. Só preciso ver como vai estar minha agenda mais para frente. Até quando é possível inscrever-se? Abraço, Alexandre Giesbrecht (discussão) 15h16min de 19 de maio de 2018 (UTC)

@Agiesbrecht: Salve! Que bom que se interessou. Temos um limite prático de 20 vagas, assim que mais do que um prazo para a inscrição é preciso tomar cuidado com o número de inscrições. Por enquanto, há nove inscritos. Abraço! --Joalpe (discussão) 00h28min de 20 de maio de 2018 (UTC)
É, só vou saber na própria semana do evento. Pai de bebê pequeno é assim, mesmo. Mas aí, se puder, vejo se ainda há vagas. Se houver, beleza. Senão, fica para a próxima. Abraço, Alexandre Giesbrecht (discussão) 00h40min de 20 de maio de 2018 (UTC)
@Agiesbrecht: Que delícia! Parabéns!! :) --Joalpe (discussão) 00h42min de 20 de maio de 2018 (UTC)
Fala João, estou com muito trabalho, mas só vi agora seu convite. Se visse antes tinha participado. Abraços. Vitor MazucoMsg 16h06min de 9 de julho de 2018 (UTC)

Re[editar | editar código-fonte]

Obrigado pelo convite; infelizmente, não poderei comparecer. Cumprimentos. tony :: jeff ¿ 17h51min de 28 de maio de 2018 (UTC)

Fica para a próxima, Tonyjeff. Obrigado pela resposta. Saudações! --Joalpe (discussão) 18h20min de 28 de maio de 2018 (UTC)

Arquivo Nacional[editar | editar código-fonte]

Eita... Estava agora mesmo na categ lá do Commons para os políticos; como nesse treco uma coisa puxa a outra, fui ajustar artigos cuja imagem já estava a ser usada - mas de já andei categorizando fotografias do Lott e estou a tentar ajuda no sentido de substituir a imagem de baixa qualidade que havia.

É uma iniciativa das mais alvissareiras esse projeto. Obrigado! André Koehne (discussão) 22h37min de 2 de junho de 2018 (UTC)

@André Koehne: Perfeito! Espero que se interesse em participar oficialmente desse projeto. Vamos carregar novas levas de fotografias em breve! Categorizar adequadamente aquela categoria de fotos de pessoas (políticos e artistas, principalmente) é uma das pendências mais urgentes que temos -- que bom que está nisso! Abraço! --Joalpe (discussão) 22h41min de 2 de junho de 2018 (UTC)

Oi, pelo visto a coisa foi rápida na criação dos artigos! Já no Commons... Gastei uma boa hora a tentar descobrir quem era o primeiro que estava na categoria (um certo "Abelardo Cardoso"). Descobri muitos com este nome, a começar por um membro da Academia Sergipana de Letras, mas ninguém que desse pista de ser o retratado! Mas foi no segundo que pensamos na categoria em si: Adalberto Calçada da Rocha não foi um político, mas jornalista, que chefiou o gabinete de João Goulart, quando presidente; embora muitos militares ali tenham atuado politicamente, boa parte deles foi apenas isto: militares. Fiquei a matutar se não seria melhor a categ, ao menos de agora em diante, não fosse melhor nomeada para algo como Photographs on persons in Arquivo Nacional? (a atual ficaria como subcateg desta). Então, num segundo momento, poderíamos melhormente categorizar quem foi de fato político, militar, engenheiro, etc. Que acha?

Abraços, André Koehne (discussão) 11h03min de 4 de junho de 2018 (UTC)

Salve André Koehne! Muito bom seu verbete sobre o Siseno Sarmento, uma verdadeira aula de história! E, como diria Jack o estripador, vamos por partes:
  1. Não se esqueça de colocar seu nome na lista de integrantes do projeto do Arquivo Nacional. :) Isso me permitirá te "pingar" sem tanta dor na consciência... Vamos receber esta semana provavelmente uma outra leva com centenas de imagens!
  2. Parece-me que a categoria "on persons" será grande demais. Há pessoas em boa parte das imagens, não necessariamente na forma de retrato. Ademais, mesmo que limitássemos a retratos de pessoas, estaríamos basicamente fundindo as categorias de "photographs on arts" e "photographs on politics". Dito isso, entendo perfeitamente sua colocação e, parece-me, quem pode ajudar aqui é o DarwIn, que sabe mais sobre curadoria de Commons do que eu.
  3. Acabo de divulgar os links para a transmissão ao vivo do Wikidata Lab VIII, que em parte versará sobre ontologia de dados e categorização de arquivos de mídia. Imaginei que pudesse se interessar...
Abraço! --Joalpe (discussão) 13h53min de 4 de junho de 2018 (UTC)

Pode e deve haver algo como "portraits in AN", com subs "painted portraits in the AN" e "portrait photographs in the AN" (e mais refinamento, caso se justifique). tambem pode haver algo como "Photographs of politicians in the AN" para incluir os casos em que interessa a personalidade retratada, mas não seja um retrato.-- Darwin Ahoy! 14h03min de 4 de junho de 2018 (UTC)

Hee... Se o Darwin falou, tá falado! Então, dito isto, vamos continuar estripando:
Pode me pingar sempre que quiser, Jota alpe! Neste projeto como em qualquer outra cousa aqui.
Quanto a deitar meu nome lá acho que seria um passo maior que minhas pernas, no momento: aproveitei o feriadão para editar - mas acredito que neste período até depois da festa da padroeira em minha cidade (com S. João e Festa da Independência da Bahia no meio do caminho) meu tempo estará bem escasso...
Entretanto, tudo farei para acompanhar os trabalhos e dar minha modesta contribuição, mesmo sem tempo para ficar a par de tudo...
A minha observação sobre a categoria se deu pelo fato de que nem todos ali eram políticos; mas parece que Darwin me esclareceu aquilo que eu mesmo propusera... Tenho criado algumas categs (acho até que errei no Ministério da Guerra, que nomeei War ministers of Brazil seguindo uma outra que havia para os ministros da Rússia... O "padrão", pelo que vi só depois, parece ser "Ministers of War of Brazil", tentarei consertar isso depois – se alguém com mais tempo não o fizer antes)...
Finalmente, o Siseno... Aquilo tem mais a ver comigo mesmo do que imagina... Tive um primo general e outro preso político; amigos trouxeram o Carlos Marighella para minha cidade, onde em outra perto daqui ele foi morto, além de muitos outros que vivenciaram tudo aquilo do regime... Mortes estranhas como a de meu vizinho do lado Anísio Teixeira e do quase anônimo Abel Gotardo, amigos exilados como o que treinou a Dilma, o Apolo... Enfim, mais que aula de história, estou tentando compreender o que foi tudo aquilo... Mas a "fera" teve seu lado heroico, pelo que pude ver hoje, rapidamente, em pesquisa feita antes de sair para o trabalho: na FEB houve um batalhão com o nome dele! Ou seja, a "sensação" de que fizera um esboço, como colocara ingenuamente no histórico, parece que vai merecer mais atenção... É duro, contudo, escrever com imparcialidade, mas é o que pretendo... Eita, falei demais! Grande abraço, muito sucesso na empreitada, e pode nos pingar sempre! André Koehne (discussão) 15h47min de 4 de junho de 2018 (UTC)
@André Koehne: Salve! Acho que chegamos a um bom padrão para o Commons! Não sou muito hábil por lá, então é melhor ficar com outra pessoa -- talvez o próprio DarwIn se interesse. Criei hoje um pequeno verbete sobre mais um desses militares, que foram da FEB e homens-fortes da ditadura: Emílio Maurell Filho. Há também casos como o Carlos Amoreti Osório, a criar. É interessante essa fratura ideológica no exército, que percorreu nosso longo século XX. Deveríamos melhorar sem dúvida o conteúdo sobre a história militar brasileira, o que não deixa de ser finalmente nossa história tout court. Espero que esse projeto ajude! Obrigado por sua contribuição! Abraço. --Joalpe (discussão) 14h49min de 5 de junho de 2018 (UTC)
Voltando... Um editor reportou que já existe imagem do Carlos Lacerda no Commons, lá no informe um erro e eu, claro, fui direto colocar o ficheiro em fair use para apagamento; achei que fosse algo oriundo do Arquivo Nacional - mas ainda não há o Lacerda por lá desta fonte, e sim uma imagem bem ruim do governo do Rio; bem, afora que só completei mais uma categ em imagem, já tinha me derivado por outras edições e agora fui ver se no Arquivo existia alguma imagem dele, o Lacerda, e nada. Fui a seguir ao projeto para ver se eu mesmo poderia pesquisar por lá, e talvez até mesmo carregar, mas não achei a "fonte" de tais figuras... Como o 'ping' ao DarwIn acima estava "quebrado", corrigi e quem sabe ele volte para nos ajudar (achando o Lacerda, ou nos mandando o link para que nós mesmos pesquisemos)? Abraços aos dois, e grato se puderem nos ajudar. André Koehne (discussão) 00h35min de 11 de junho de 2018 (UTC)
@André Koehne: Não sei se entendi tudo o que houve -- mas, atendendo a seu pedido, carrego o quanto antes uma foto em alta do Lacerda. Será um lote com mais de uma centena; logo mais começa. Abraço! --Joalpe (discussão) 01h51min de 11 de junho de 2018 (UTC)

Ataíde Lima Bastos[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe. Na info-caixa do artigo Ataíde Lima Bastos a data de falecimento é desconhecida. Como deve ser colocada esta informação no Wikidata. Boas edições --HTPF (discussão) 15h56min de 3 de junho de 2018 (UTC)

@Hermógenes Teixeira Pinto Filho: Saudações! Já tem gasolina? Sobre o ALB, fiz a correção no Wikidata, para não manter o erro na infocaixa. Para isso, selecione a propriedade de data de morte; quando aparecer o valor a ser inserido, verá que tem aquelas flechinhas para indicar a classificação (o que temos usado bastante para imagens) e, do lado direito, uns quadradinhos. Se clicar em cima, aparecerá a opção para colocar "valor desconhecido". É isso que fiz. Abraço! --Joalpe (discussão) 22h59min de 3 de junho de 2018 (UTC)

This Month in GLAM: May 2018[editar | editar código-fonte]





Headlines
  • Armenia report: GLAM meetings and collaborations
  • Australia report: GLAM Peak having impact & International Museum Day edit-a-thon
  • Belgium report: Public domain month celebration; Edit-a-thon Amnesty International Vlaanderen; Upcoming photo contest: Wiki Loves Heritage
  • Brazil report: New milestones for Brazilian GLAMs
  • France report: Bibliothèque universitaire de la Sorbonne; Laboratoire Latmos; Study day on photographic as heritage
  • Germany report: Two fantastic weekends with science fiction literature and the history of mining made audible
  • Ireland report: First Irish GLAM upload to Wikimedia Commons; Hunt Museum is first Irish GLAM to donate images to Wikimedia Commons
  • Italy report: Contests, webinair and meetings
  • Macedonia report: GLAM activities
  • Netherlands report: Women Tech Storm, GWToolset workshop and Wiki goes Caribbean
  • Norway report: Bodil Biørn and human rights
  • Portugal report: FEM's GLAM and Guinea-Bissau
  • Russia report: GLAM in Russia: need more contests
  • Serbia report: Wikipedian in residence in the Museum of Yugoslavia
  • Sweden report: Democracy; Museum of World Culture
  • UK report: Scottish Library and Information Council
  • USA report: AfroCROWD Wikipedia Editor's Article on Doria Ragland Tops Wiki Search List For UK Royal Wedding: Libraries Key in her Wikipedian Journey
  • Wikipedia Library report: Books & Bytes
  • Wikidata report: EuropeanaTech conference, Lexicographical data, plus all your usual news
  • WMF GLAM report: Recent travels; Structured Data on Commons updates
  • Calendar: June's GLAM events
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

Critério para eliminação de página[editar | editar código-fonte]

Caro Joalpe, o Sr. indicou a página [Lista de Provedores de Internet no Ceará], criada por mim, para eliminação por ser uma página sem indicação de importância. Gostaria de saber porque esse mesmo critério não se aplica à página [Lista de provedores de internet do Brasil].comentário não assinado de Arthurcallado (discussão • contrib) 08 de junho de 2018 (UTC)

Olá. Acredito que os dois verbetes tenham sido eliminados. Boas edições. --Joalpe (discussão) 03h28min de 11 de junho de 2018 (UTC)

Learning Quarterly: June 2018[editar | editar código-fonte]

L&E Newsletter / Volume 5 / Issue 16 / June 2018
Learning Quarterly

Stay tuned
blogs, events
& more!

MediaWiki message delivery (talk) 10:45, 3 November 2017 (UTC)

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário HVL[editar | editar código-fonte]

Mario Bros.[editar | editar código-fonte]

O verbete Mario Bros., votado por você para artigo bom em Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/Mario Bros., foi marcado para revalidação, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com os critérios de artigo bom.

A votação foi iniciada nesta página. Caso tenha direito ao voto, pode fazê-lo na seção Manter ou Remover; em qualquer dessas hipóteses, pode usar a seção Comentários para expor seus argumentos.

Boas contribuições! Pedro H. diz×fiz 19h19min de 24 de junho de 2018 (UTC)

Maria Lacerda[editar | editar código-fonte]

Oi Joalpe, tudo certo? Vi que uma de suas alunas irá trabalhar no verbete sobre Maria Lacerda. Coincidentemente, também estava realizando uma pesquisa sobre ela para dar uma melhorada em seu artigo. No entanto, acho que podemos fazer o seguinte: assim que sua aluna concluir o trabalho, me disponho a fazer uma revisão e incrementar o artigo, caso falte alguma coisa. O que acha? Grande abraço, O Estranho no Ninho (discussão) 04h27min de 26 de junho de 2018 (UTC)

@Estranhononinho: Oi! A princípio, o verbete será editado até o fim do ano, apenas. A estudante fará nos primeiros meses a pesquisa bibliográfica. Se lhe parecer que há mais urgência, avise -- pois posso sempre mudar o verbete que atribuí nesse programa de educação. Sua ajuda aliás na orientação desse verbete ou outros ligados ao anarquismo ou qualquer outro tema é muito bem-vinda. A lista de verbetes com os quais vamos trabalhar está aqui. Avise-me e obrigado pelo alerta -- e parabéns pela exemplar dedicação a este projeto, gosto muito de seu trabalho. Saudações. --Joalpe (discussão) 11h52min de 26 de junho de 2018 (UTC)
Pois é, minha ideia inicial era editar o artigo da Maria Lacerda para o WikiJogos, mas estava um pouco receoso de atrapalhar o seu trabalho com os alunos. Tem vários verbetes na lista que são do meu interesse. Vou colocá-los na minha lista de vigiados, assim poderei acompanhar as edições e eventualmente ajudar seus alunos com revisões. Devo parabenizá-lo também pela iniciativa, ainda existe um grande preconceito com a Wikipédia nos meios acadêmicos, apesar do potencial do projeto, é bom saber que tem gente disposta a quebrar esse estigma. O Estranho no Ninho (discussão) 22h31min de 26 de junho de 2018 (UTC)

Olá![editar | editar código-fonte]

Olá, Joalpe, te convido a dar uma olhada (e votar, se possível), nesta votação. Obrigado. Micael D. Oi, meu chapa! 12h57min de 28 de junho de 2018 (UTC)

The Signpost: 29 June 2018[editar | editar código-fonte]

Sobre a Quatro Por Dois[editar | editar código-fonte]

Joalpe tudo bem? gostaria de ajuda para restaurar e ou me ajudar a escrever um artigo para a página Quatro Por Dois. a página é devidamente referenciada, e é uma banda importantíssima para a cena do piemonte norte da bahia Iago Guimarães (discussão) 02h58min de 8 de julho de 2018 (UTC)

@Iago Guimarães: Olá! O que lhe sugiro é que redija o artigo sobre a banda em sua página de testes (Usuário(a):Iago Guimarães/Testes) e, só com ele plenamente realizado e eventualmente com a avaliação de um editor experiente, mude-o para a página correspondente no domínio principal da Wikipédia. Se achar que o verbete tal qual o havia criado atende aos critérios da Wikipédia, talvez a seguinte página ajude-o: Wikipédia:Restauro. Boas edições. --Joalpe (discussão) 12h04min de 9 de julho de 2018 (UTC)

Olá! O artigo atualizado, corrigido e fartamente referenciado com a ajuda de um usuário já está disponível em (Usuário(a):Iago Guimarães/Testes) gostaria que me desse um rápido feedback sobre. Iago Guimarães (discussão) 20h47min de 10 de julho de 2018 (UTC)

@Iago Guimarães: Oi! Numa primeira impressão, o artigo não revela em que medida o grupo atende aos critérios de notoriedade para bandas na Wikipédia. Com isso, se criado corre o risco real de ser eliminado. Ou seja, possivelmente: ou a Wikipédia não é o melhor espaço para informar sobre essa banda ou faltam informações com referência para revelar de acordo com os critérios da Wikipédia a relevância enciclopédica da banda. Espero ter ajudado. Boas edições! --Joalpe (discussão) 20h51min de 10 de julho de 2018 (UTC)

Tipografia[editar | editar código-fonte]

Olá. Favor verificar a ação do robô em fonte tipográfica. Minha última edição na seção história não ficou boa, certamente, mas o robô destruiu outras edições, revertidas. O artigo não tinha absolutamente nenhuma referência, além de conter erros (conceito de corpo, por exemplo). Fiz o possível numa busca rápida por referências. Ass. Hudson 179.236.45.177 (discussão) 00h06min de 12 de julho de 2018 (UTC)

This Month in GLAM: June 2018[editar | editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

Votação sobre possibilidade de anulação de votos por parte dos burocratas[editar | editar código-fonte]

@JMGM: Obrigado pelo aviso. --Joalpe (discussão) 22h54min de 14 de julho de 2018 (UTC)

Edição de IP em Emmanuel Macron[editar | editar código-fonte]

Prezado Joalpe, apenas para esclarecer: o IP que fez esta edição no artigo é um velho conhecido aqui (pelo menos por mim), um dos usuários que causou mais problemas e que acabou banido. Suas alterações nas infocaixas (principalmente de políticos) são inconfundíveis. O nome? Presidente Almeida. Um abraço e boa semana!--PauloMSimoes (discussão) 01h52min de 16 de julho de 2018 (UTC)

@PauloMSimoes: Obrigado pelo aviso. Amanhã estou indo para a África do Sul, para o Wikimania. Espero conseguir editar por lá :) Espero que esteja bem. Abraço. --Joalpe (discussão) 01h56min de 16 de julho de 2018 (UTC)
Tudo bem, obrigado. Rapaz... Boa viagem e bom trabalho!--PauloMSimoes (discussão) 02h00min de 16 de julho de 2018 (UTC)

Can we talk about editathon organizer tools?[editar | editar código-fonte]

Hi Joalpe/2018, I’m a product manager at the Wikimiedia Foundation. My team's next assignment is to build a tool to make life easier for  people who organize editathons (here's the project page).  

I’m reaching out to people who editathon organizers now so I can learn more about your workflow and needs. I’d like to better understand what works and what doesn’t about your current process and what ideas you have for tools that could make you more effective.

If that sounds interesting to you, I’d I’d like to set up a time when we might chat via video conference (Google Hangouts). If you’d like to talk, please send me a contact email where I can reach you and I’ll be in touch. You can reach me here: jmatazzoni[at]wikimedia.org. Please also let me know what time zone you’re in (I’m in California, UTC -7).

I’m looking forward to learning more about your work! —JMatazzoni (WMF) (discussão) 01h40min de 19 de julho de 2018 (UTC)

@JMatazzoni (WMF): Welcome to Wikipedia in Portuguese! :) I will send an email. Talk soon. --Joalpe (discussão) 23h59min de 24 de julho de 2018 (UTC)

Esboço[editar | editar código-fonte]

Oi. Sou funcionária da USP e meio preguiçosa. Vi que vc faz parte do Wikipédia:Wikipédia na Universidade. Poderia pedir para algum de seus alunos completar a página que criei, a Hawley Harvey Crippen. Tchau. Pink Butterfly (discussão) 19h20min de 19 de julho de 2018 (UTC)

@Pink Butterfly: Oi! Seu verbete está ficando bom! Você deveria continuá-lo! Ele foge ao escopo de minha disciplina, infelizmente. Boas edições! --Joalpe (discussão) 23h56min de 24 de julho de 2018 (UTC)

The Signpost: 31 July 2018[editar | editar código-fonte]

Finalmente vou poder conhecer vocês![editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe, apenas para avisar que finalmente terei tempo reservado para encontrar uma iniciativa de Edit-a-thon organizava por você. Eu prometi que um dia iria conhecer outros wikipedistas! Vou aproveitar e ir na USP pela primeira vez, haha. Eu nunca pisei na USP! Tetizeraz. Mande uma -> ✉️ 23h18min de 6 de agosto de 2018 (UTC)

@Tetizeraz: Sensacional! A atividade ocorre no prédio do NeuroMat, que faz parte do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Me mande, por favor, um email para eu te passar instruções. Abraço e até quinta. --Joalpe (discussão) 23h44min de 6 de agosto de 2018 (UTC)
Feito Tetizeraz. Mande uma -> ✉️ 00h47min de 7 de agosto de 2018 (UTC)

This Month in GLAM: July 2018[editar | editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 05h10min de 9 de agosto de 2018 (UTC)

Eva Angelina[editar | editar código-fonte]

Você viu que a marcação estava correta? Por favor, observe a discussão do criador da página. 177.96.170.84 (discussão) 23h55min de 13 de agosto de 2018 (UTC)

@177.96.170.84: O artigo não se enquadra em uma ER. Convido-o aliás a criar um nome de usuário/a para facilitar a comunicação. Boas edições! --Joalpe (discussão) 23h57min de 13 de agosto de 2018 (UTC)
Eu discordo, pra mim caso típico de ER. Aproveito e peço que veja as edições deste editor. 177.96.170.84 (discussão) 00h00min de 14 de agosto de 2018 (UTC)
Tem uma discussão correndo sobre esse assunto. 177.96.170.84 (discussão) 00h05min de 14 de agosto de 2018 (UTC)

Uma medalha![editar | editar código-fonte]

Medalha pelos seus atos aleatórios de bondade
Por, naquele debate, ter considerado ótimo meu retorno e ter perguntado se eu estava pessoalmente bem. Muito te agradeço (!), perdoadíssimo por aquela mini-reversão ! WPTBR (discussão) 01h02min de 20 de agosto de 2018 (UTC)
@WPTBR: Você é o gentleman desta Wikipédia! :) Muito obrigado, meu caro. Abraços. --Joalpe (discussão) 01h21min de 20 de agosto de 2018 (UTC)

Pedido de aprovação de Supervisor para o usuário Stanglavine[editar | editar código-fonte]


Requesting your thoughts about editathon metrics[editar | editar código-fonte]

Hi Joalpe. I’m circling back with some more questions on the editathon tool we talked about. More and better metrics are one likely focus for this project, so I’ve posted some questions about what metrics people like you need on the project talk page.

It would be a big help if you could offer some thoughts at the nearest opportunity. Thanks so much for your help! JMatazzoni (WMF) (discussão) 05h10min de 23 de agosto de 2018 (UTC)

Ajuda[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe, tudo certo? Estou trabalhando em um artigo que provavelmente lhe interessa, sobre o Movimento Revolucionário Tiradentes. A ideia é desenvolver e destacá-lo. Vi que alguns artigos de militantes desse movimento foram criados por alunos seus. Se for possível, é claro, gostaria de te pedir uma ajuda com os links vermelhos. Vários militantes ainda não tem artigo na Wikipédia, ainda que alguns deles cumpram os critérios e se tenha o mínimo de informação disponível. Outra coisa que estou procurando também são imagens para ilustrar o artigo. O problema é que eu não entendo muito de licenças, então fico receoso de carregar qualquer coisa aqui que eu não tenha certeza que é de domínio público. Enfim, se puderes dar alguma ajuda nessas direções, agradeço. Grande abraço! O Estranho no Ninho (discussão) 01h18min de 25 de agosto de 2018 (UTC)

Na verdade, quanto às imagens, consegui resolver. Vi que o conteúdo que do site da Comissão da Verdade de SP está sob licença Creative Commons 4.0, então acho que não tem problema... O Estranho no Ninho (discussão) 04h54min de 25 de agosto de 2018 (UTC)

Pedido de aprovação de administrador para o Guilhermebm[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o Fabiojrsouza[editar | editar código-fonte]

The Signpost: 30 August 2018[editar | editar código-fonte]

Ajuda regras de fontes na Wikipedia[editar | editar código-fonte]

Olá, tudo bom?

Criei dois artigos que seguiram as regras da Wikipedia sobre notoriedade dos autores citados. Ainda assim, uma foi eliminada e outra está em votação porque alguns editores entenderam que as fontes não são suficientes. Coloquei meu argumento sobre as fontes (jornal, rádio, TV e internet) todas confiáveis e independentes atestam uma certa notoriedade do autor, enquanto outras páginas sequer possuem tamanha citação de fontes e mesmo assim são aprovadas. Gostaria que mais editores participassem da discussão para torná-la democrática, não apenas em interpretações subjetiva. Agradeço se puder contribuir. Se mais editores afirmarem que realmente não cumpre, acharei democrático. O artigo é o Vinni Corrêa. Abraços, Juliaantunesbraga (discussão) 16h09min de 1 de setembro de 2018 (UTC)

@Juliaantunesbraga: Olá, boa noite. O que recomendo é que discuta e pondere na página de discussão. Todos os editores entendem que sua edição é de boa fé; o que está em questão é se o verbete para o biografado se justifica. De todo modo, para conseguir trabalhar mais o conteúdo, agora ou depois, sugiro que o copie e cole em sua página de testes. Espero ter ajudado. Boas edições. --Joalpe (discussão) 02h22min de 6 de setembro de 2018 (UTC)

Museu Nacional[editar | editar código-fonte]

Olá, meu caro Joalpe ! Grande tristeza para todos nós, esse fato tão repercutido mundialmente e agora servindo para tantas autoridades e candidatos políticos fazerem discursos. Dizem que foi "uma tragédia anunciada", mas fico com a definição do professor Cortella: "tragédia define algo inevitável, por exemplo um terremoto, um tsunami, etc." Nesse estrito sentido, o incêndio não foi uma "tragédia", mas sim um "desastre anunciado", que foi o "evitável" reflexo de um conjunto de negligências de gestão que todos conhecemos, se tais negligências não ocorressem. Sinto muita pena de um dia não muito distante, ter pensado em visitá-lo, mas ficou só na intenção... Nestas próximas comemorações de mais um aniversário da Independência do Brasil, deveria haver um minuto de silêncio no início de cada solenidade no país, não só pela lastimável perda, mas principalmente pela lastimável gestão dos recursos públicos. Um forte abraço!--PauloMSimoes (discussão) 03h30min de 5 de setembro de 2018 (UTC)

@PauloMSimoes:. Olá, meu caro. Que tristeza, de fato. Que raiva, também. Ao mesmo tempo, que lindo ver nossa comunidade atuar para preservar essa memória arrancada. Nessas horas, os discursos são inúteis -- na emergência, tem de colocar a mão na massa. Enfim... mudando de assunto: com o Hermógenes Teixeira Pinto Filho estamos montando uma grande atividade em Santana de Parnaíba, com o intuito de wikificar a cidade. A ideia é que seja feito em três dias. Temos acordo com a Prefeitura e entidades da sociedade civil local. Queria conversar com você sobre isso, pois espero que possa participar! Abraço amigo. --Joalpe (discussão) 02h20min de 6 de setembro de 2018 (UTC)
Boa noite, Joalpe. Não posso garantir, moro longe (mas nem tanto), no Vale do Paraíba, e tenho alguns pequenos problemas familiares, que eventualmente impossibilitam viagens. Mas não é impossível. Passe os detalhes, assim que puder. Abraço!--PauloMSimoes (discussão) 02h51min de 6 de setembro de 2018 (UTC)
Caro PauloMSimoes. A ideia é que tenhamos um bom período para organizar essa atividade. Queremos ter pelo menos dez wikipedistas em campo, pois haverá ações simultâneas, de carregamento do acervo do Centro de Memória, caminhadas fotográficas, palestras e editatonas, além de um esforço para mapear a cidade. Vai ser divertido! --Joalpe (discussão) 22h54min de 6 de setembro de 2018 (UTC)
Que ótimo. Talvez já estejam pensando, mas atividades em escolas, envolvendo mais jovens, seria bem interessante.-PauloMSimoes (discussão) 00h29min de 7 de setembro de 2018 (UTC)

This Month in GLAM: August 2018[editar | editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 13h23min de 8 de setembro de 2018 (UTC)

Possíveis alunos?[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe, saberia me dizer sobre essa situação? Aparentemente indica que está numa edição por conta da faculdade, mas esse comportamento recaí em WP:NOLINKS e não é aceito e já ultrapassou dos limites das páginas de testes, exemplo. Edmond Dantès d'un message? 00h15min de 13 de setembro de 2018 (UTC)

@Conde Edmond Dantès:. Obrigado por sua mensagem. Os estudantes estão publicando, em suas respectivas páginas de testes, o corpo de referências que utilizarão no desenvolvimento de um verbete. Não encontrei em em WP:NOLINKS proibição à pesquisa e coleta de informações em páginas de testes, a base da confiabilidade deste projeto. Wikipédia:O que a Wikipédia não é trata do domínio principal. Boas edições. --Joalpe (discussão) 01h47min de 13 de setembro de 2018 (UTC)
Na verdade, acredito que não exista distinções de domínios na regra WP:OQWNE. Apesar disso, achei um pouco estranho porque os casos que eu visualizei apenas continha uma categoria um pouco generalizada, sendo impossível determinar o projeto e/ou a faculdade em questão. Sobre as páginas testes dos usuários, não vejo problema desde que permanecem nos testes. No exemplo que dei, houve uma publicação numa discussão do domínio MediaWiki que não era compreensível e foi revertida.
Seria interessante se perguntasse a aluna qual era o objetivo dela com aquela publicação, acredito que ela poderia esta pedindo o desbloqueio de uma ligação externa, mas acabou se equivocando. Sem mais, acredito que poderia ter algum aviso alertando que trata-se de uma pesquisa de bibliografia, isso porque algumas páginas de testes podem ser eliminadas, nunca se sabe. Saudações. Edmond Dantès d'un message? 02h33min de 13 de setembro de 2018 (UTC)
Conde Edmond Dantès, ok. Obrigado. --Joalpe (discussão) 02h38min de 13 de setembro de 2018 (UTC)

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Felipe da Fonseca[editar | editar código-fonte]

Atualização dos dados na dashboard[editar | editar código-fonte]

Olá professor, tudo bem?

Realizei alterações e introduzi as referências na minha página de testes (https://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio(a):FelipeLeite27/Testes) nesta quarta-feira, mas na dashboard do nosso Projeto Wikipédia (https://outreachdashboard.wmflabs.org/courses/Faculdade_C%C3%A1sper_L%C3%ADbero/Projeto_Wikip%C3%A9dia_da_C%C3%A1sper_L%C3%ADbero_Jornalismo_2018/students), consta que tenho um total de zero caracteres adicionados.

Houve algum problema em específico? Ou o servidor demora para atualizar as estatísticas?

Muito obrigado!

FelipeLeite27 (discussão) 17h14min de 19 de setembro de 2018 (UTC)

@FelipeLeite27: Oi. O sistema demora até 32 horas para atualizar, automaticamente. Mas tenho como atualizar manualmente. Sua contribuição consta da lista, agora. Boas edições. --Joalpe (discussão) 17h17min de 19 de setembro de 2018 (UTC)

Uma medalha![editar | editar código-fonte]

Medalha ao contribuinte incansável
Obrigado pelo seu trabalho para aumentar o conhecimento arqueológico e histórico. Dr. LooFale comigo 16h28min de 20 de setembro de 2018 (UTC)
@Luizpuodzius: Muito obrigado, meu caro. Estou muito animado com essa iniciativa. Abraço. --Joalpe (discussão) 17h22min de 20 de setembro de 2018 (UTC)

Uma churrascada para você![editar | editar código-fonte]

Não reclamou que nunca recebeu medalha? Pois aí tem, convite para churrascada no puxadinho Darwin Ahoy! 18h17min de 20 de setembro de 2018 (UTC)
Retribuo com o que lhe cai bem: um gaiado à moda da ilha. --Joalpe (discussão) 19h14min de 20 de setembro de 2018 (UTC)

Medalha do Belo[editar | editar código-fonte]

Medalha do Belo
Receba este belo animal exótico em homenagem ao belo trabalho que tem feito em prol da educação, da cultura e dos projectos Wikimédia no Brasil! Darwin Ahoy! 18h46min de 20 de setembro de 2018 (UTC)
Poxa, obrigado pela honra. Fico emocionado por ter minhas contribuições reconhecidas com essa honraria de tamanha qualidade. --Joalpe (discussão) 19h12min de 20 de setembro de 2018 (UTC)

Dúvida sobre referência[editar | editar código-fonte]

Boa noite professor,

Estou com uma dúvida em relação a quais referências são válidas ou não. Meu verbete é sobre um museu, e queria saber se o site oficial do museu conta como referência válida.

Obrigada!

@Lujimenez: É preferível que não utilize o site do próprio museu. Você encontrará muitas referências acadêmicas e jornalísticas de boa qualidade sobre essa instituição; é muito importante! Boas edições. --Joalpe (discussão) 22h56min de 20 de setembro de 2018 (UTC)

Vale[editar | editar código-fonte]

Oi, professor! Tudo bem? Respondendo à sua dúvida sobre duas referências que eu coloquei na minha parte: na verdade, depois de tudo o que eu pesquisei sobre o Vale do Anhangabaú e (isso vale também sobre o conteúdo que há na própria Wikipedia), eu fiquei um pouco em dúvida sobre o que eu poderia acrescentar sobre esse local com o projeto, pois já há muitas informações. Assim, diferente da maioria das referências que eu indiquei que falam sobre arquitetura e urbanismo, pensei que pudesse talvez trazer mais uma questão sociológica do Vale.

O primeiro, de Miguel, por exemplo, trata sobre a importância da região como um encontro para manifestações políticas, como, por exemplo, quando manifestantes se reuniram no local em busca da volta do voto direto no momento histórico conhecido como "Diretas Já!"

O segundo, de James, traz a ideia de como o Vale do Anhangabaú foi importante para o fortalecimento do movimento gay em São Paulo, pelas mesmas razões de que ele pode trazer uma importância social para que homossexuais se encontrassem e se descobrissem na cidade de São Paulo. Acha que faz sentido falar sobre esses pontos no projeto Wikipedia?

Obrigada!

@Mandsdre: Obrigado pela resposta. Entendi e concordo com sua perspectiva. O verbete que lhe foi atribuído pode ser expandido por várias frentes, incluindo as que você propôs. Mas note que é muito importante que melhore o conteúdo histórico sobre o Vale. Boas edições. --Joalpe (discussão) 23h01min de 20 de setembro de 2018 (UTC)

Ok, obrigada!

Lapa do Santo[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe. Você poderia revisar/validar as edições Q56682837 e Q56678621, referente ao artigo Lapa do Santo. A idéia é criar uma base no Wikidata para geração de lista. Boas edições. --HTPF (discussão) 15h59min de 21 de setembro de 2018 (UTC)

@Hermógenes Teixeira Pinto Filho: Não entendi. Mas pareceu tudo ótimo. Vai Corinthians! --Joalpe (discussão) 20h29min de 21 de setembro de 2018 (UTC)

Dúvida - Verbete sobre políticos[editar | editar código-fonte]

Oi, Pechanski, tudo bem?

Estou com uma dúvida. Eu escolhi o Rosa Prata, e pesquisando achei um verbete da FGV sobre ele. Eu posso usar como referência ou é considerado plágio? Eu pensei em pegar as informações e fazer em formato de lista a parte da carreira dele, por exemplo.

Segue o link do verbete: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/prata-arnaldo-rosa

Att., Letícia Pugliesi

@Pugliesileticia: Oi! Você pode usar essa referência no verbete, sem dúvida! Você precisa escrever as informações que achar relevante nessa página com suas próprias palavras, sem copiar e colar o que estiver lá. Boas edições. --Joalpe (discussão) 20h26min de 21 de setembro de 2018 (UTC)

Citação e robô antiplágio[editar | editar código-fonte]

Oi, professor, tudo bem? Me tira uma dúvida. Tudo bem colocar citação, devidamente referenciada e com o nome do artigo no corpo do texto? Minha pergunta é referente ao robô antiplágio. Quando colo o título da página, ele reconhece 41% de plágio por conta da citação. Também aponta outras coisas que não podem ser mudadas, como nomes de cidades e partidos. É normal? Devo me preocupar? Obrigada! --Marcella Motta (discussão) 19h39min de 22 de setembro de 2018 (UTC)

@Marcella Motta: Sem problema! Se a citação faz sentido, pode colocar, sim. Boas edições. --Joalpe (discussão) 20h08min de 22 de setembro de 2018 (UTC)

Obrigado pelo convite. Mateus ADM (discussão) 21h01min de 23 de setembro de 2018 (UTC)

Lista de diretores do Museu Nacional[editar | editar código-fonte]

olà, Joalpe, please have a look at my version of de:WP --> Liste der Direktoren des Museu Nacional. I did also Wikidata item and cropped Castro Faria file to suit into a gallery. obrigado, --Turíbio Branco (discussão) 11h22min de 24 de setembro de 2018 (UTC)

@Turíbio Branco: Hi there! This looks great --by the way, much better than the simpler page I have created. Have you taken a look at the project page of Museu Nacional that we have launched: Wikipédia:Projetos/Museu Nacional. Thanks a lot for your contributions! --Joalpe (discussão) 13h24min de 24 de setembro de 2018 (UTC)
I know. Since a long time I follow you and others since Brazil community started with GLAM, cooperations and other activities. Remember the first 4 articles as results of yours N° 1 of edit-a-thons, but times passed and I admire your activities. I am acting here as a kind of not-to-see "ambassador" for pt:WP. While "Turíbio Branco" is just a working account (open sock puppet of the better ones) for Brazil stuff only, my main account is "Emeritus", coordinating our "Portal:Brasilien". Therefore I have a deeper insight for what's going on.
Actually: The number of articles dealing with Brazil within the de:WP is very low, just about 10,700 - missing 100,000 basic articles. No contributors due to lack of language skills. Even me, I don't know Portuguese language, never learned, but some of you know a little German or English, a mix-up of languages will fit. So, let's face the urgent problems, and maybe you can reach it out to someone else.
  1. IBGE: updating population with new estimated figures as of 1st of July 2018 - we really have to figure out, how can Wikidata get direct access to IBGE databases. Which technics and who can take care of this matter? It is stupid to do it manually for 5570 municípios each year by hand. pt:WP is our "peer-WP" we are looking up first.
  2. pt:WP should provide us in short time with a bunch of about 500 new maps to Regiões geográficas imediatas do Brasil‎ and Regiões geográficas intermediárias do Brasil‎! We need replacement when throwing out obsolete micro- and mesorregiões maps (and listings). Not to talk about the many thousands? of defunct weblinks IBGE made as a present to us while changing their URL system whithout working redirects (it worked for just a year, than they changed again).
  3. Elections 2018: so many stuff missing, I think within all Interwikis, but this is maybe a very different subject to discuss and coordinate.
  4. Museu Nacional: ok, is not really a running success within Interwikis. Here titled with "Rauch verflogen" I made a very short state-of-the-art remark. At commons I did a small part checking Pacific collections files, so all anthropological stuff is good to me.
  5. We - Interwikis - we allways are in need for IPA pronounciation solutions for ALL names! Smiley, you will not know how I speak out your nick :-).
Short stop, should be enough for first contact. Maybe you got some ideas. Kind regards, --Turíbio Branco (discussão) 15h56min de 24 de setembro de 2018 (UTC)
@Turíbio Branco: Thanks for providing this context. Of course, we are very very happy to have you involved. We have come up with a template to generate GLAM portals for our initiatives and hopefully what we do will be more visible and well organized. You should definitely sign up for the initiatives you are interested in, as I am hoping we will start coordinating work through them. For instance, look at: Wikipédia:GLAM/Matemateca and Wikipédia:GLAM/DPH. Three other portals are about to the created. As for your specific questions, here are my shots:
  1. IBGE: this would be amazing, indeed. Yet, the IBGE data center blocks APIs. I have been in touch with IBGE to change this policy and establish a GLAM initiative, but as other activities progress and we lack work power I have myself failed to keep this contact go. I might get back to this at some point between this year and early 2019. Sorry :(
  2. Maps: I am not sure I understood the comment. I had the impression maps were in the making. Are there many missing? I have not been involved with this initiative, but if you provide me more details I can see how we can move this forward with whom is doing this work.
  3. Elections: in one month or so I might have very very good news on this. You might be familiar with the article-template we have created (WP:MBABEL); it was featured on the last GLAM newsletter. We are about to create a template to self-generate entries on elections. This should be useful for past and coming elections. As the template should be easy to translate, this could potentially lead to a fast solution to fill this specific gap. Moreover, we have proposed several properties to improve data modeling and structuring for Brazilian elections on Wikidata; I have the impression that all properties we needed have been created.
  4. MN: what I would like us to focus on, and could be discussed on the project page that I have created, is a list of all entries we should create. I would assume --though this needs to be checked case by case-- all directors of the museum should have a page. I am still struggling with what the items of the collection that should have an entry are. Ideas?
I hope this all makes sense. Thanks for getting in touch. Regards from Brazil. --Joalpe (discussão) 17h16min de 24 de setembro de 2018 (UTC)
@Joalpe:
2. Check the base categories Categoria:Regiões geográficas imediatas do Brasil‎ e Categoria:Regiões geográficas intermediárias do Brasil‎ - quite well done, then check Commons c:Category:Fake SVGs by Allice Hunter - lot of work, I don't believe that we will widely make use of it outside pt:WP, we need them in the same way as former to be found with c:Category:Locator maps of microregions of Brazil by state and c:Category:Locator maps of mesoregions of Brazil by state = without any wordings in Portuguese, a little less strange new colors.
By the way, we don't write articles about these regions, because there are so few things to tell yet, you never find real secondary literature. Some of de:WP tried a few ones, but than came the change in naming.
4. Choosing items out of the collections is really hard. Those meteorites or fossils are ok, but Africa/Afrobrasil oder Pacific collection is tricky, as MN has except those artifacts of your indigenous peoples no real specials, we handle them within generic articles, not as special item of a distinct museum. Exemple: c:Culacula, war club from Fiji - Clava - Fiji MN 01.jpg (first I renamed the file, origin is Fiji not Java - I'm very specialist for this stuff), then I used your picture in de:Culacula, no one else in Wikiworld has this kind of articles in such extension because we once had a special project dealing with historical weapons. Now comes my question: How deep are the contacts with curators of MN? Would it be possible that they, someone out of the staff, offer a "list-to-do"? Maybe beetles, maybe masques, feather diadems, what ever. Could be nice.
We see here full moon, I'm going howling, good night. --Turíbio Branco (discussão) 01h39min de 25 de setembro de 2018 (UTC)

Referências e violação de direitos autorais[editar | editar código-fonte]

Oi, prof. Vi que fez um comentário na minha edição sobre o verbete Odilon Duarte Braga, pedindo para acrescentar uma referência por parágrafo. Entretanto, usei um livro como referência principal (que está listado no verbete). Nesse caso, como posso proceder? Além disso, verifiquei que o marcador de violação de direito autoral está indicando muitos nomes de pessoas, cargos e ministérios como problemáticas. Consegue verificar? Obrigada! Larissa Bomfim (discussão) 13h57min de 24 de setembro de 2018 (UTC)

@Larissa Bomfim: Oi! A cada unidade de informação você deve ligar a página do livro que usou. A verificação de direitos autorais, que acabei de olhar, está OK agora. Boas edições. --Joalpe (discussão) 17h24min de 24 de setembro de 2018 (UTC)

Referências[editar | editar código-fonte]

Oi, professor! Vi que você comentou na minha página de discussão sobre os verbetes sobre o Plínio Barreto e o Leopoldo Bessone. Eu usei, pelo menos, duas referências gerais para escrever os textos e as coloquei nas referências gerais. Eu deveria acrescentá-las em cada parágrafo ou preciso procurar uma referência nova para cada um? E sobre o robô antiplágio, não estou conseguindo identificar onde ele está marcando. Eu li as referências e escrevi, por conta própria, a partir do que li. Como faço para resolver? Você pode me ajudar? Obrigada!

@Albsleticia: Oi. Você precisa acrescentar a referência para cada unidade de informação que acrescentou, no mínimo uma referência por parágrafo. Lembre-se que a Wikipédia é um agregador de referências, então dar visibilidade ao lastro de sua pesquisa é muito importante. Os verbetes parecem OK, agora. Nesses dois casos, há de fato bastante informação necessariamente igual, pois cita vários nomes próprias. Boas edições. --Joalpe (discussão) 17h38min de 24 de setembro de 2018 (UTC)

Violação de direito autoral[editar | editar código-fonte]

Boa tarde, professor. Tudo bem?

Depois de acrescentar as informações em um dos artigos (Alexandre Siciliano Junior), usei aquele link que você passou para ver se o conteúdo violava direitos autorais. Deu uma porcentagem de 40%, indicando que há possibilidade de violação. Quando olhei os trechos, a maioria eram nomes de instituições no qual o deputado tinha estudado e empresas que ele tinha atuado. Não eram frases copiadas. Preciso me preocupar com essa porcentagem? Como proceder?

Obrigada! Giovanna C Lima (discussão) 18h03min de 24 de setembro de 2018 (UTC)

@Giovanna C Lima: De fato, não é caso de violação de direitos autorais, apenas uma situação em que vários nomes se repetem, e não tem outro jeito. Boas edições. --Joalpe (discussão) 18h14min de 24 de setembro de 2018 (UTC)

Contador de caracteres[editar | editar código-fonte]

Oi, Pechanski, tudo bem?

Eu estou usando aquele link que você colocou no blog para contar os caracteres que estou publicando, mas percebi que ele conta também as páginas teste. O que posso fazer?

Mais uma coisa: eu fiz a edição do Rosa Prata em cima de uma outra. Tem problema? Os caracteres da pessoa anterior ainda vão permanecer lá, certo? Nenhuma das pessoas sai prejudicada nessa edição?

@Pugliesileticia: Oi. (1) Você consegue diferenciar no próprio contador as páginas teste e outras. (2) Não altera em nada a contagem contribuições de seus colegas, quando você edita em páginas já editadas por eles. Aliás, essa edição em cima da dos outros é o princípio mesmo da escrita colaborativa, que estamos desenvolvendo. Boas edições. --Joalpe (discussão) 19h35min de 24 de setembro de 2018 (UTC)

Não tenho tema[editar | editar código-fonte]

Oi, professor.

Entrei no link da tabela com os verbetes a serem editados por cada aluno e percebi que meu nome não está lá. Me ajuda, por favor?

Giullia Gusman (discussão) 19h17min de 24 de setembro de 2018 (UTC)

@Giullia Gusman: Oi. Você não estava inscrita no programa de educação, que tinha de ter feito no semestre passado. Te inscrevi agora e passei um tema. Boas edições! --Joalpe (discussão) 19h39min de 24 de setembro de 2018 (UTC)

João Natal de Almeida[editar | editar código-fonte]

Oi, professor!

Estou escrevendo sobre o João Natal de Almeida e encontrei divergência sobre uma mesma informação em dois sites que considero confiáveis. A informação seria a data da morte dele, e os sites que consultei foram o da FGV e o portal da assembléia legislativa de Goiás. A minha dúvida é como proceder agora já que eu não encontrei essa informação em mais nenhum site? abraços! :) Aline regina s (discussão) 20h29min de 24 de setembro de 2018 (UTC)

@Aline regina s: Um caso bastante interessante, que te coloca ante a dificuldade de se obter informação de qualidade e confiável sobre nossa história. O mais adequado é que diga que parece haver uma controvérsia sobre a informação, indicando as duas datas com suas respectivas fontes. Bom trabalho. --Joalpe (discussão) 20h01min de 25 de setembro de 2018 (UTC)

Li'l gift[editar | editar código-fonte]

@Joalpe: Please check my Usuário(a):Turíbio Branco page. I transfered a módulo to pt:WP, which informs about the status of Interwiki MN articles. Feel free to steal for your MN project page, you're welcome to do, if it makes sense to you. --Turíbio Branco (discussão) 17h36min de 25 de setembro de 2018 (UTC)

@Turíbio Branco: Wow! This is very cool! Can you do one for the Museu Paulista GLAM? BTW, how did you do this? I had never seen it! --Joalpe (discussão) 18h18min de 25 de setembro de 2018 (UTC)
It's quite easy, once I found a modul and adopted it to de:WP, so for you no programming skills are necessary. You find the code of the modul at --> Módulo:BRAtable, it is now part of pt:WP. You only need the Wikidata item numbers and put them each separated by pipe into
{{#invoke:BRAtable|table|Q4827653|Q4035016|Q1815054|Q134814|Q55886913|Q56499153}}.
Try it with some of Museu Paulista qids. I choose those languages that fits best for us. I use it mostly for my private worklists as in --> WikiProjekt Geschichte und Kultur Brasiliens. --Turíbio Branco (discussão) 19h51min de 25 de setembro de 2018 (UTC)


Meus toques não estão sendo atualizados[editar | editar código-fonte]

Boa tarde professor.

Editei um verbete no wikipedia ontem, fazendo a tradução da página do José Joaquim Cardoso de Melo para o inglês; mas hoje, quase 24 horas depois, esses toques ainda não foram contabilizados na página que você tinha indicado. Como devo prosseguir? Será que houve algum problema? Chequei agora e de fato estava logado quando fiz a edição.

Obrigado. Caio Alfieri (discussão) 19h42min de 25 de setembro de 2018 (UTC)

@Caio Alfieri: :) Só estou contabilizando edições feitas na Wikipédia em português, mas vou inserir estas que fez. Aliás, a partir de agora, por favor, fique nela, pelo menos no contexto deste programa de educação. Mas só posso aplaudir sua coragem -- há aliás uma recomendação da Wikipédia que se chama justamente Seja ousado. Cai-lhe bem! --Joalpe (discussão) 20h10min de 25 de setembro de 2018 (UTC)

Uma sugestão para a página Wikipédia:Projetos/Museu Nacional[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe, tudo bem? Vou assinar minha presença no Wikipédia:Projetos/Museu Nacional, mas devo assumir que demorei mais do que o normal pois não tinha notado a página de discussão, Wikipédia Discussão:Projetos/Museu Nacional, que continha mais detalhes sobre itens do museu. Acho importante apontar os usuários até lá. Fica a sugestão! Tetizeraz. Mande uma -> ✉️ 22h02min de 25 de setembro de 2018 (UTC)

@Tetizeraz: Salve meu caro. Estou pensando em criar uma série de links com tarefas a serem realizadas, separando por tema. É o que temos feito por exemplo nas outras páginas, como WP:PBB. Como esta do MN foi feita com mais pressa, não tive tempo de rebuscar muito o código e foi como foi :) Também não tive muito tempo de mexer, agora, mas vou fazê-lo, se ninguém (Ederporto?) fizer. E que bom que vai se juntar! Abraço. --Joalpe (discussão) 22h08min de 25 de setembro de 2018 (UTC)
Joalpe, sobre a segunda lista, seria possível adicionar o verbete Belga-brasileiro? Tetizeraz. Mande uma -> ✉️
@Tetizeraz: Parece fazer sentido sim! --Joalpe (discussão) 22h15min de 25 de setembro de 2018 (UTC)

Referência[editar | editar código-fonte]

Professor, se a referência dos parágrafos forem a mesma, precisa colocar em todos os parágrafos? Ana Matsuguma (discussão) 03h21min de 26 de setembro de 2018 (UTC)

@Ana Matsuguma: Sim. --Joalpe (discussão) 03h30min de 26 de setembro de 2018 (UTC)

Verbete Mário Soares Lima[editar | editar código-fonte]

Olá, professor. Vi que você deixou mensagem sobre minha alteração no verbete do Mário Soares, gostaria de saber qual trecho parece que foi copiado para que eu possa arrumá-lo. Já fiz umas mudanças, o verbete está ok? Att vanessavcc 3 JoB Vanessavcc (discussão) 11h32min de 26 de setembro de 2018 (UTC)

@Vanessavcc: Você consegue verificar isso ao rodar o robô: [6]. Agora, parece OK -- ele capta pares de palavras e pelo que pude verificar não identificou nada fora do esperado. Boas edições. --Joalpe (discussão) 16h33min de 26 de setembro de 2018 (UTC)

REFERÊNCIAS E MENSAGENS[editar | editar código-fonte]

Olá, professor! Havia colocado as referências no campo de hiperlinks. Já corrigi.

No entanto, recebi essas notificações:

"Os seus privilégios foram alterados. Foi adicionado(a) a: ‪Utilizadores confirmados‬. falso positivo no filtro - aluno de curso sob supervisão

Os seus privilégios foram alterados. Deixou de pertencer a: ‪Utilizadores confirmados‬. desnecessário"

O que significam?

Obrigado, Pedro

@Málaga Pedro: Você acaba de passar de fase na Wikipédia :) Foi considerado um utilizador mais confiável e, com isso, alguns filtros de edição deixam de ser aplicados. Boas edições! --Joalpe (discussão) 19h47min de 26 de setembro de 2018 (UTC)

Dúvida sobre wikidata[editar | editar código-fonte]

Oi Prof

Se eu editar dados do wikidata dos políticos, conta no contador de toques da tarefa dos verbetes?

Obrigada!

@Lujimenez: Sim. --Joalpe (discussão) 02h55min de 27 de setembro de 2018 (UTC)

Meu texto já está na edição, porém o Wikipédia não me deixa publicar e não sei o que há de errado[editar | editar código-fonte]

Professor, após este título de assunto bizarro, comunico por esta via formal que estou lhe enviando um e-mail com prints do que está acontecendo no meu trabalho.

O texto do político que escolhi já está em toda a página, porém o Wikipédia não me deixa publicar, alegando ser "perigoso". comentário não assinado de Tha Chaves (discussão • contrib) 27 de setembro de 2018 (UTC)

Tha Chaves, isso estava acontecendo devido um falso-positivo com um filtro que serve para barrar edições suspeitas de vandalismo. Percebi que estavas tentando publicar e não conseguindo e por isso solicitei que um administrador lhe colocasse no grupo de usuários confirmados. Isso faz com que você não tenha mais problemas com filtros, tanto é que já conseguiu fazer a publicação. Bem-vindo(a) à Wikipédia. --Editor DS.s (discussão) 03h21min de 27 de setembro de 2018 (UTC)

Verbete Politicos[editar | editar código-fonte]

Boa tarde, professor!

Estou editando um verbete sobre Gabriel Passos e gostaria de transcrever o discurso considerado o primeiro ato político da FPN. Posso apenas transcrever os pontos propostos no discurso ou isso será considerado plágio caso eu não coloque a referência após a transcrição? Porque como irei utilizar mais informações de onde retirei esse discurso (CPDOC da FGV), pensei em colocar a referência apenas no final da seção.

Agradeço a atenção, abraços!

SamLucas42 (discussão) 19h26min de 27 de setembro de 2018 (UTC)

@SamLucas42: Oi! Se colocar entre aspas, não tem problema -- mas lembre-se que uma transcrição desse tipo deve ocupar apenas um espaço módico no verbete. Há outros projetos, como o Wikisource para a transcrição de documentos. Boas edições. --Joalpe (discussão) 23h50min de 28 de setembro de 2018 (UTC)

Divergência na data de nascimento de Gasper Saldanha[editar | editar código-fonte]

Oi, professor! Boa noite.

Selecionei alguns políticos para a realização da segunda etapa do projeto, mas estou com um probleminha. No Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, seu ano de nascimento consta como 1888 e a data de falecimento 1962. No entanto, em uma tese deita por um aluno da PUC de Porto Alegre, ele menciona que Saldanha nasceu em 1881, com a informação tendo sido retirada de um livro chamado Dicionário Político do Rio Grande do Sul 1821-1937. Tentei achar alguma outra fonte tão confiável como essas duas mas acabei não encontrando. Nesse caso, como eu coloco no ano de nascimento?

Beatrizhnobrega (discussão) 00h49min de 28 de setembro de 2018 (UTC)

@Beatrizhnobrega: Conversamos sobre isso em aula. O importante, nesse caso, é colocar a controvérsia de informação e as duas fontes. Boas edições. --Joalpe (discussão) 23h51min de 28 de setembro de 2018 (UTC)

Ainda sobre transcrição do discurso[editar | editar código-fonte]

Ah sim, eu coloquei, do discurso, os pontos levantados na primeira manifestação política da FPN!

Mantenho da forma que está ou deixo apenas os principais pontos? Se tiver que deletar, você consegue identificar depois a diferença entre o número de caracteres que foram excluídos? SamLucas42 (discussão) 00h03min de 29 de setembro de 2018 (UTC)

@SamLucas42: Melhor diminuir. Consigo identificar suas contribuições no detalhe necessário. Boas edições. --Joalpe (discussão) 00h04min de 29 de setembro de 2018 (UTC)

Sobre artigos para fusão[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe, apenas uma observação. Notei que vocẽ não criou uma página de discussão para as discussões desses artigos: Raul Décio de Belém Miguel, Francisco Benjamin Fonseca de Carvalho, Raimundo Monteiro de Rezende e [[7]], tanto que elas não aparecem na Wikipédia:Fusão/Central de fusões. Achei bom te notificar! :) Tetizeraz. Mande uma -> ✉️ 01h51min de 29 de setembro de 2018 (UTC)

Valeu, Tetizeraz. Feito. --Joalpe (discussão) 02h07min de 29 de setembro de 2018 (UTC)

Francisco Prisco de Sousa Paraíso[editar | editar código-fonte]

Olá! Tudo bem? Um dos signatários da CF de 1934 é Francisco Prisco de Sousa Paraíso. O pai de Francisco, porém, tem o mesmo nome. Ao clicar no nome de sua tabela, somos direcionados para a página do Francisco pai, mas precisamos editar a página do Francisco filho. Não entendi se precisamos corrigir a página do Francisco pai coma as informações do filho, mas é o que vou fazer. Se for o caso, eu refaço as alterações e crio uma página para o Francisco filho posteriormente. Desculpe pelo transtorno!

(Edição): Professor, achei melhor criar um novo verbete para o Francisco (filho). Espero ter feito a melhor escolha. É possível contabilizar os toques dessa nova página? Obrigado!!

Abraços, Enricows (discussão) 16h05min de 30 de setembro de 2018 (UTC)

@Enricows: Obrigado pelo aviso! A lista é gerada automaticamente, assim que havia um erro antigo nisso tudo. Tirei o artigo da lista e vou verificar o problema. Vi que os caracteres foram contabilizados. Boas edições. --Joalpe (discussão) 21h19min de 30 de setembro de 2018 (UTC)

Referências[editar | editar código-fonte]

Boa noite, professor. Recebi sua mensagem sobre minhas edições em Eurico Sales, assim, gostaria de explicar minha atuação no verbete e tirar uma dúvida. Nele, utilizei o CPDOC da FGV para engordar e adicionar mais informações relevantes sobre Eurico. Ou seja, com uma referência, foi possível somar bastante no verbete. Daí surge minha dúvida: o senhor falou que "é imprescindível que cada unidade de informação, normalmente pelo menos cada parágrafo, tenha uma referência", porém, neste caso, em que utilizei apenas uma referência nesta primeira edição, como devo agir? Adicioná-la apenas uma vez, no primeiro parágrafo, imagino, é o suficiente? Ou devo anexar em todos os parágrafos a mesma referência? Obrigado.

Lacostamartins (discussão) 22h59min de 30 de setembro de 2018 (UTC)

@Lacostamartins: Oi! Precisa colocar a referência pelo menos uma vez por parágrafo, normalmente no fim, desde que seja esta a referência que está usando. A ideia é garantir a verificabilidade do que está colocado no verbete. --Joalpe (discussão) 23h01min de 30 de setembro de 2018 (UTC)

The Signpost: 1 October 2018[editar | editar código-fonte]

Os resultados da enquete global de Wikimedia para 2018 são publicados[editar | editar código-fonte]

19h53min de 1 de outubro de 2018 (UTC)

Alterações não constadas[editar | editar código-fonte]

Oii Peschanski, tudo bem? Eu estava editando o verbete do Berto Condé, fiz praticamente tudo que está na página, só que as alterações não estão constando nas minhas contribuições. Mas quando eu entro na página da Wikipédia mesmo, esta lá, tudo certinho, bonitinho. Você sabe o que pode estar acontecendo, como eu posso arrumar e se tem como mostrar que fui eu mesma que publiquei e tudo mais?

Muuito obrigada!!

--177.139.154.36 (discussão) 21h50min de 2 de outubro de 2018 (UTC)Camila Yunes

Você não está logada, Camila. --Joalpe (discussão) 21h51min de 2 de outubro de 2018 (UTC)

Não logada[editar | editar código-fonte]

Ooi Peschanski. Mandei uma mensagem ontem perguntando porque não estava constando nas minhas contribuições as alterações que eu fiz no verbete do Berto Condé. Mas depois fui me dar conta de que não estava logada ( inclusive quando mandei a mensagem também não estava). Eu refiz o verbete da mesma forma que estava anteriormente(agora logada), mas o fato de ter refeito com "outro login" interfere em algo, pode dar algum problema? Obrigada!!

@Camila Yunes: Estou ciente do problema. Sempre verifique que está logada. Abraço. --Joalpe (discussão) 13h40min de 3 de outubro de 2018 (UTC)

Detector de plágio Earwig[editar | editar código-fonte]

Olá, professor.

Eu fiquei com uma dúvida. Eu fui conferir se as minhas alterações nos artigos estavam violando direitos autorais no site que o senhor indicou. Em alguns deles, a porcentagem ficou alta. Mas, quando fui conferir as partes que poderiam estar iguais ao texto original, a gigantesca maioria dos casos eram ou nomes de pessoas, partidos e organizações (que não podem ser mudados) ou cargos específicos (que também não podem ser mudados). Eu tenho que alterar esses textos de alguma forma? Como eu posso fazer isso?

Para esclarecimento, os artigos em que eu identifiquei este problema nas minhas alterações foram os segiuntes:

Gilberto_Marinho

José_Francisco_Bias_Fortes

Obs.: na página de Nestor Duarte, a porcentagem da parte escrita por mim está em 19,4%. A maior parte do possível plágio já estava escrita antes das minhas alterações.

E com relação às minhas alterações em José Francisco Dias Fortes, pesquisei mais referências sobre o assunto, mas todas as que encontrei ou não tinham relação direta com o texto e si ou são livros que precisam ser comprados e encomendados, o que não tenho condições de fazer para esse trabalho e no prazo estipulado. Diego Kerber (discussão) 12h54min de 3 de outubro de 2018 (UTC)

@Diego Kerber: Não tem problema basear o verbete numa única fonte, mas ela precisa aparecer, mesmo que sendo reutilizada, em cada unidade de informação, pelo menos uma vez por parágrafo. Olhei os verbetes que você listou acima e não identifiquei problemas. Boas edições. --Joalpe (discussão) 13h42min de 3 de outubro de 2018 (UTC)

Novas referências e erros nas referências[editar | editar código-fonte]

Olá, professor.

Encontrei mais uma referência que pude usar no verbete José Francisco Bias Fortes, espero que seja suficiente, pois, dentre as outras que verifiquei, ou são pagas ou de difícil acesso. Um ponto que me deixou confuso, porém, foi que a Wikipédia está indicando que há um erro nessa nova referência. Quando fui verificar como resolver o problema no artigo da Wikipédia sobre erros, não havia qualquer explicação específica sobre o tipo de erro que apareceu na minha referência. Como resolver?

Diego Kerber (discussão) 13h52min de 3 de outubro de 2018 (UTC)

@Diego Kerber: Parece OK. --Joalpe (discussão) 21h37min de 5 de outubro de 2018 (UTC)

Sites institucionais[editar | editar código-fonte]

Boa noite, Proº Peschanscki! Acabei de reler as instruções da etapa 2 do projeto Wikipédia e vi que, além de blogs, há restrições a sites institucionais. Pretendia usar para meu verbete sobre José Pires do Rio informações dos sites de cargos que ele ocupou (Ministério da Fazenda, por exemplo). Não devo então usar essas referências? Obrigado, Gabriel de Lima CostaGabriel de Lima Costa (discussão) 01h02min de 5 de outubro de 2018 (UTC)

@Gabriel de Lima Costa: Oi! A resposta em sala de aula resolveu a questão? Às ordens! --Joalpe (discussão) 21h37min de 5 de outubro de 2018 (UTC)

Tabela de controle de caracteres[editar | editar código-fonte]

Professor, boa tarde. Fiz uma edição de aproximadamente 3.500 caracteres nesse artigo (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Rezek), mas não vi os caracteres contabilizados na página citada no parágrafo final desse post (http://cienciapoliticaparajornalistas.blogspot.com/2018/09/tarefa-2-do-projeto-wikipedia.html). As alterações constam na página "contribuições", mas não na tabela. Temo ter feito algo errado.

@Leonardo Rodrigues Dahi: Aparece sim, na tabela. Às vezes, demora umas horas para aparecer. --Joalpe (discussão) 21h36min de 5 de outubro de 2018 (UTC)

Imagem no artigo do Cauby[editar | editar código-fonte]

Prezado Joalpe. Essas imagens que você consegue são sensacionais, verdadeiras relíquias. O que me intriga nelas, entretanto, são as descrições e sempre me ponho a pesquisar tentando descobrir mais detalhes. Neste caso, 53320713] estou com muitas dúvidas se o programa é realmente "Em dia com a Noite". O que tenho quase certeza é que é um programa (rádio ou TV?) apresentado pelo César de Alencar, cujo artigo na WP é vergonhoso, infelizmente, para um apresentador tão relevante. A caricatura na cortina é sem qualquer dúvida, do César de Alencar e deve ser com quase certeza o que está ao lado do Cauby, de camisa escura. Em minhas pesquisas, não consigo de modo algum ligar o apresentador ao nome do programa. Há algo errado. Essas imagens às vezes trazem equívocos nos títulos. Vou continuar pesquisando, mas sabe de alguém aqui que possa ajudar a esclarecer isso? Um abraço !--PauloMSimoes (discussão) 21h41min de 7 de outubro de 2018 (UTC)

@PauloMSimoes: As imagens são uma beleza mesmo! Eu vicio nelas! Carreguei 805 nos últimos dias e são uma lindeza, todas. Incríveis. Mas de fato onde pecam é nas descrições. O que recebo do Arquivo Nacional carrego -- mas, pelo que temos visto, é provável que haja erros na fonte original. Não creio haver onde buscar maiores informações; o que têm me enviam. Mas não se acanhe em tirar a imagem; acho que do Cauby carreguei mais duas ou três. --Joalpe (discussão) 21h47min de 7 de outubro de 2018 (UTC)
Joalpe, quanto à esta imagem em específico, tenho certeza que é algum programa do César de Alencar, mas se eu fosse colocar isso, seria pesquisa inédita. Tentei encontrar alguma evidência referenciada, mas está difícil mesmo. Pelo tipo de microfones, menores, mais modernos, parece ser um programa de TV (César foi para a TV Tupi em 1950, quando Cauby tinha 19 anos, idade que parece ser a que ele tem na imagem, aproximadamente). Desisto por enquanto, mas depois vou continuar a pesquisar. Boa noite !--PauloMSimoes (discussão) 22h34min de 7 de outubro de 2018 (UTC)

Edições em Lapa do Santo[editar | editar código-fonte]

Joalpe, um IP alterou o texto de forma bem significativa. Notei alguns problemas, como a criação de uma seção inteira sem fontes ("Histórico das pesquisas"), uma informação sobre "Luzia" que não tem fontes, imagem em local indevido (na Introdução), remoção de alguns trechos referenciados. Não vou desfazer, pois precisaria avaliar melhor o que se aproveita e não tenho tempo agora. Assim que puder dê uma olhada, pois você conhece melhor o assunto. Estava aos poucos revisando o texto, sem fazer alterações assim (extensas e sem explicação), mas depois dessas alterações, não sei se prossigo. Deveria haver no mínimo alterações explicadas e não daquela forma.--PauloMSimoes (discussão) 23h43min de 7 de outubro de 2018 (UTC)

@PauloMSimoes: Oi! Estou encerrando o lote do Arquivo Nacional e já vejo. Essas edições não vieram do pessoal associado ao GLAM pelo que me consta, assim que se não forem referenciadas pode tratar com o devido protocolo. De todo modo, convoco aqui o coordenador desse GLAM, o Strauss MAE-USP. Abraço. --Joalpe (discussão) 23h48min de 7 de outubro de 2018 (UTC)

Prezados, eu esqueci de logar, perdão. Inclui as referencias minimas. Ao longo da semana vou colocar mais. Minha ideia seria incluir informações sobre todos os sepultamentos - devo fazer isso ao longo da semana Strauss MAE-USP (discussão) 00h09min de 8 de outubro de 2018 (UTC)

Grupo[editar | editar código-fonte]

Olá, Joalpe! Gostaria de entrar no grupo, de modo a poder auxiliar melhor os GLAMs e demais projetos. Obrigado! —Thanks for the fish! talkcontribs 00h52min de 10 de outubro de 2018 (UTC)

@Tks4Fish: Como você sabe, o grupo foi desreconhecido pela Fundação Wikimedia, assim a participação no grupo não supõe atualmente grandes formalidades, a não ser manter uma comunicação mais estreita para a realização de programas e iniciativas. Por favor, mande um email ao Teles para que ele te insira no nosso grupo do Slack. Também copio abaixo os GLAM-Wikis e wikiprojetos que organizamos -- vamos conversando sobre outras iniciativas pelo Slack também.
O único detalhe é que, com a mudança de seu nome de usuário, você fere nossa única regra de participação, pois excedeu o limite máximo de consoantes autorizado por vogal. Aliás, que nome de usuário é esse? :)
Lista de GLAM-Wikis e wikiprojetos
Abraço e boas edições. --Joalpe (discussão) 01h54min de 10 de outubro de 2018 (UTC)
Olá, Joalpe! Sim, estou ciente. Entrarei em contato com o Teles a seguir. O nome de usuário vem de uma frase d'O Guia, que os golfinhos vão embora falando "Até mais, e obrigado pelos peixes!" (em inglês, "So long, and thanks for all the fish!"), então resolvi homenagear o livro, com Tks4Fish (Thanks for fish) :D
Abraços, e boas edições! —Thanks for the fish! talkcontribs 14h58min de 10 de outubro de 2018 (UTC)

Data da obra que farei versão audível[editar | editar código-fonte]

Olá, Professor

Não encontrei o ano da obra que preciso fazer a versão audível, somente sei que é do século XX. Posso dizer então apenas o século e não o ano? Essa é a obra: Negro Mãos Cruzados Sobre Bengala, https://m.wikidata.org/wiki/Q52302975

Att,

Vanessa 3 JOB Vanessavcc (discussão) 23h25min de 11 de outubro de 2018 (UTC)

@Vanessavcc: Oi! Não tem data específica mesmo. Abraço! --Joalpe (discussão) 02h04min de 12 de outubro de 2018 (UTC)

This Month in GLAM: September 2018[editar | editar código-fonte]





Headlines
  • Albania report: Collections of Museums in Albania
  • Armenia report: GLAM+Wikidata
  • Australia report: WikiTour AU
  • Brazil report: Developing tGLAM: a landing-page generator for GLAM initiatives
  • France report: European Heritage Days; Linked data for archaeology; Paris: Edit-a-thon at Mobilier National
  • Germany report: History of Women and Democracy, Wikipedia-Culture-Ambassadors and two GLAM-on-Tour-stations in just four weeks
  • Macedonia report: Wiki camps in Macedonia
  • Malaysia report: Wikipedia for Galleries, Libraries, Archives and Museum
  • Mexico report: Open GLAM Mexico 2018
  • Netherlands report: >20,000 press photographs 1940-1990 uploaded, GLAM Wiki Meeting, Aerial Photographs, GLAM-Wiki Manual & Wikipedia Course for Historical Societies
  • Norway report: Women in Red; Researhers Days 2018; The 2019 edition of #wikinobel
  • Poland report: Archival photographs and literary knowledge enrich Polish Wikipedia
  • Serbia report: Impact of GLAM seminars: Decentralization of GLAM activities
  • Sweden report: Wikidata P3595 Biografiskt lexikon för Finland; Student Project at the Nordic Museum; Learning about sources on Swedish Wikipedia
  • UK report: Botanical illustrations and Wiki Loves Monuments in Scotland
  • USA report: Back to school
  • Wikipedia Library report: Books & Bytes–Issue 30, August–September 2018
  • Wikidata report: Wikidata Tour Down Under
  • Calendar: October's GLAM events
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 05h29min de 13 de outubro de 2018 (UTC)

Dúvida - tarefa 3[editar | editar código-fonte]

Bom dia, Peschanski. Uma das versões audíveis pela qual estou responsável já foi feita (por uma estudante da Cásper Líbero, neste mesmo projeto). Como devo prosseguir? Refaço desta mesma obra ou faço de outra pintura? Segue o link: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:O_Terreiro.

Beijos e obrigada, Giulia Garcia.

@Giulia Garcia: Obrigado pelo aviso! O arquivo não estava catalogado adequadamente e, por isso, não o vi. Vamos trocar, pois não faz muito sentido fazer duas vezes a mesma obra. Que tal: Iracema? Note que não é do Museu Paulista, mas do Museu Nacional de Belas Artes. Abraço! --Joalpe (discussão) 12h37min de 13 de outubro de 2018 (UTC)

Jorge Ben image at English-language Wikipedia featured-article nomination[editar | editar código-fonte]

An image you uploaded to Commons, of Jorge Ben with Trio Mocoto in 1971, is being used at an article I nominated for featured status. The origin of the image and its licensing as a government work are being discussed at the review page. Can you please comment there? Dan56 (discussão) 15h36min de 14 de outubro de 2018 (UTC)

@Dan56: Hello. Thanks for reaching out. There was a mistake on the license --sorry about that :( I have made appropriate correction. Let me know if there are still problems. --Joalpe (discussão) 00h48min de 15 de outubro de 2018 (UTC)
Yes, unfortunately. The reviewer now says we need to know when and where the image was first published. Do you know this information? Dan56 (discussão) 12h23min de 15 de outubro de 2018 (UTC)

Fotos Wikidata[editar | editar código-fonte]

Boa tarde, professor! Fui até a estação Liberdade procurar um dos monumentos para a realização da atividade de fotografia educacional mas não consegui encontrá-la, mesmo procurando junto com funcionários da estação. Entrei em contato com a ouvidoria do Metrô, mas a área que cuida de artes só volta a trabalhar na segunda-feira. Como devo proceder? Obrigada! GabrielePJMartinez (discussão) 19h11min de 14 de outubro de 2018 (UTC)

@GabrielePJMartinez: Obrigado por avisar. Obras foram mesmo tiradas da estação. Não se preocupe. Muito bom o ensaio do estádio. Abraço. --Joalpe (discussão) 22h39min de 14 de outubro de 2018 (UTC)

Problemas na Tarefa 3[editar | editar código-fonte]

Bom dia, professor

Sou a Fernanda Zalcman, do 3JOA, tudo bem? Estou com alguns problemas relacionados à tarefa 3. Um dos meus monumentos é o Club Athletico Paulistano e como havíamos conversado, entrei em contato com eles e não fui autorizada a tirar fotos das dependências do clube. Então fui tirar por fora mesmo, mas vieram a segurança veio me barrar, dizendo que também não pode. Assim, o que posso fazer?

Obrigada desde já.

Atenciosamente, Flzalcman (discussão) 12h00min de 15 de outubro de 2018 (UTC)

@Flzalcman: Bem-vinda ao jornalismo. Nesse exercício, não precisa obviamente entrar em atrito, mas note que os seguranças que não te deixaram fotografar o lado externo de uma construção permanente em logradouro público estão em violação à lei. Mande-me por favor um email para registro. Abraço! --Joalpe (discussão) 12h36min de 15 de outubro de 2018 (UTC)

Pedido de aprovação de verificador de contas para o usuário EVinente[editar | editar código-fonte]

Projeto Commons (Etapa 3)[editar | editar código-fonte]

Boa noite, professor!

Desculpas por estar entrando em contato em cima da hora. O monumento "Heróis da Aviação", que me foi designado, foi retirado do local onde ficava (Praça Coronel Fernando Prestes). Como devo proceder?

Obs: Já publiquei as fotos do meu outro monumento, em homenagem a Francisco Cintra Gordinho (Av. República do Líbano).

Att, --Theo Certain (discussão) 21h15min de 15 de outubro de 2018 (UTC)

@Theo Certain: Oi, Theo. Me manda um email para registro, por favor. Abraço. --Joalpe (discussão) 20h12min de 19 de outubro de 2018 (UTC)

Dúvida sobre o monumento na Wikimedia Commons[editar | editar código-fonte]

Olá professor, tudo bem?

Ontem subi as fotos dos dois monumentos que me foram designados neste projeto. Tudo certo (espero)! :) No entanto, me ocorreu uma dúvida e que gostaria de confirmar com você. Um dos meus monumentos era a obra Caixeiro Viajante, de Domenico Calabrone, e, segundo o link da Wikimedia Commons, estava localizada na Avenida Paulista, 119. No entanto, quando fui tirar as fotos, não encontrei a obra neste local. Depois de pesquisar bastante na internet e ver três possibilidades diferentes, encontrei-a na Praça 14 Bis, num parque situado perto do Viaduto Dr. Plínio de Queirós. Ao tirar as fotos, vi uma placa que dizia que o monumento havia sido transferido para este local no dia 15 de março deste ano. Então ontem quando estava subindo as fotos do monumento, alterei a localização na Wikimedia Commons que indicava a Avenida Paulista para a atual, da Praça 14 Bis, e também apaguei as coordenadas geográficas. Gostaria de confirmar se tudo bem eu ter feito isso, e se devo apagar os links dos sites que indicam a localização antiga.

Obrigada! Natália Barão (discussão) 18h35min de 18 de outubro de 2018 (UTC)

@Natália Barão: Obrigado pelo aviso! Vamos ajeitar esse caso, bastante curioso. Sturm: será que pode ver isso, por favor? Você me mostrou um caso em que fez algo parecido, mas confesso que esqueci qual é. Abraço. --Joalpe (discussão) 20h12min de 19 de outubro de 2018 (UTC)
Olá @Natália Barão:, tudo bem contigo? Veja a solução que adotei para o caso da categoria de imagens do monumento "Velocidade, Alma e Emoção". Para tanto, basta dar uma olhada neste link aqui. Cordialmente, Sturm (discussão) 20h36min de 19 de outubro de 2018 (UTC)

Olá Sturm, tudo certo e com você? Entrei no link que você mandou aqui, mas não tenho certeza se entendi como devo proceder: devo então editar o título do meu monumento e adicionar entre parênteses "depois de 2018"? Ou trata-se de alguma outra edição? Obrigada, Natália Barão (discussão) 21h21min de 19 de outubro de 2018 (UTC)

Olá @Natália Barão:. Aparentemente as únicas fotos que estão no Commons são as suas, tiradas no atual local da obra (Caixeiro Viajante). Caso a gente consiga alguma foto antiga da obra em suas localidades anteriores (Você se lembra quais eram, além da Avendia Paulista?), criamos subcategorias para elas (ao estilo "Category:Caixeiro Viajante (before 2017 May)" ou talvez algo como "Category:Caixeiro Viajante (Paulista Avenue)". Não há regras de estilo muito formalizadas para isso. A ideia é organizar as fotos de modo que alguém que chegue até a categoria da obra, "bata o olho" e entenda como as coisas foram organizadas. Por agora, tudo parece adequado no trabalho feito. Cordialmente, Sturm (discussão) 15h41min de 23 de outubro de 2018 (UTC)

Yusuf[editar | editar código-fonte]

Joalpe, só agora vi suas menções a mim na discussão. Eu poderia dar um pitaco mais informado se fosse de fato da área, mas acho que se trata de um problema mais profundo de mistura de autoridades, inclusive do reconhecimento das impressas. De fato, o que acontece na vida real é que mesmo toneladas de obras vetustas nunca são autoridades finais, talvez apenas consenso em determinados grupos ou períodos. No caso da língua portuguesa então, que sofre de uma combinação de falta de normatização com disputas figadais entre portugueses e brasileiros, nem se fala... Como eu coloquei agora na discussão na Esplanada, acho que se trata de um assunto muito maior de que a Wikipédia, e não é nela que será resolvido. Seria o caso de canalizar de maneira mais eficiente as energias dos envolvidos. Abs, Domusaurea (discussão) 22h42min de 18 de outubro de 2018 (UTC)

@Domusaurea: Oi. Obrigado pela resposta. Entendo o que está dizendo. Mas pelo que fui lendo sobre isso parece haver, na literatura mais recente pelo menos, certa aversão metodológica a esses aportuguesamentos criativos. E de todo modo como o problema está colocado na Wikipédia teremos que tomar uma decisão, mesmo que venha a ser modificada em outro momento. Não vejo sentido em adotar, nesse momento, uma linha claramente minoritária de transliteração. Estou consultando alguns pesquisadores do Icarabe e da USP (Letras Orientais). Abraço. --Joalpe (discussão) 20h17min de 19 de outubro de 2018 (UTC)

Obra retirada da Estação Liberdade[editar | editar código-fonte]

Oi, professor. Hoje fui até a Estação Liberdade tirar fotos da obra que falta para mim, "Sem Título", e fui informada de que ela e todas as outras foram retiradas da parede por causa de uma infiltração. Parece que elas passarão por uma restauração.

Ainda assim, tirei foto da placa que indica que a obra está (estaria, no caso) exposta por lá, mas fiquei em dúvida se devo publicar. O que acha?

Obrigada Giullia Gusman (discussão) 19h56min de 19 de outubro de 2018 (UTC)

@Giullia Gusman: Oi! Não publique. Me mande um email para registro, por favor. Abraço. --Joalpe (discussão) 20h10min de 19 de outubro de 2018 (UTC)

Wikidata não consta a categoria da obra[editar | editar código-fonte]

Professor, mais uma dúvida: estou fazendo o upload das imagens, mas no link da "Século XXI - Resíduos e Vestígios - Luz da Matéria" não consta a categoria da obra. A princípio, coloquei apenas a categoria do projeto. Tudo bem?

Giullia Gusman (discussão) 20h25min de 19 de outubro de 2018 (UTC)

@Giullia Gusman: Tudo bem. Mas pode deixar a categoria em vermelho, que indica que não existe (ainda), e depois arrumamos. Abraço! --Joalpe (discussão) 20h29min de 19 de outubro de 2018 (UTC)

Problema com envio das fotos[editar | editar código-fonte]

Professor, quatro das minhas fotos estão dando erro e aparecendo a mensagem "este arquivo não passou pela verificação de arquivos". Já tentei três vezes e não está funcionando. O que eu faço? Obrigada

Liacapecce (discussão) 20h35min de 19 de outubro de 2018 (UTC)

@Liacapecce: Obrigado pelo aviso. DarwIn é um especialista em carregamentos do Commons e o marco aqui para que eventualmente possa orientar uma solução. Abraço. --Joalpe (discussão) 20h36min de 19 de outubro de 2018 (UTC)

Referência obras de arte do Metrô de São Paulo[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe. Segue link livro datado de 2012 editado pelo Metrô de São Paulo http://www.metro.sp.gov.br/cultura-lazer/arte-metro/livro-digital/arquivos/assets/downloads/publication.pdf . Boas edições --HTPF (discussão) 15h03min de 23 de outubro de 2018 (UTC)

@Hermógenes Teixeira Pinto Filho: Obrigado. Vai Corinthians! --Joalpe (discussão) 15h06min de 23 de outubro de 2018 (UTC)

The Signpost: 28 October 2018[editar | editar código-fonte]

News, reports and features from the English Wikipedia's weekly journal about Wikipedia and Wikimedia
Read this Signpost in full · Single-page · Unsubscribe · Global message delivery 19h11min de 28 de outubro de 2018 (UTC)

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Leefeni de Karik[editar | editar código-fonte]

Dúvidas sobre a Tarefa 4[editar | editar código-fonte]

Boa tarde!

Eu estou escrevendo a página sobre a Casa Conrado (na minha página de testes), e estou com algumas dúvidas.

1. Eu coloquei duas citações diretas no meu texto, e o identificador de plágio está dando "violação possível" por causa delas. Mesmo estando claro que é um trecho retirado diretamente do texto, eu devo tirar?

2. Eu encontrei uma lista extensa dos vitrais que a Casa Conrado produziu, mas ela é bem extensa mesmo e como é só o nome de lugares, gostaria de saber se ela deve mesmo ser incluída na página. Porque mesmo sendo relevante, ela não deixa de ser uma cópia do que está no trabalho original...

Obrigada!

Ceciliamelozi (discussão) 17h55min de 4 de novembro de 2018 (UTC)

@Ceciliamelozi: Desculpe a demora. Seguem as respostas:
  1. Não deve tirar, se estão entre aspas. Você acaba de descobrir um limite desses robôs: são estúpidos. Veja sobre isso um artigo interessante: [8].
  2. Me passa o link da lista por favor. Não deve listar tudo, mas talvez haja coisas interessantes nela.
Boas edições. --Joalpe (discussão) 15h38min de 14 de novembro de 2018 (UTC)

This Month in GLAM: October 2018[editar | editar código-fonte]





Headlines
  • Belgium report: Erbstuecke edit-a-thon; Women in Tech edit-a-thon; Wiki Club Brussels; Wikidata workshop + party
  • Brazil report: "There is no reason not to participate in a GLAM-Wiki initiative": an interview with the director of the Museum of Veterinary Anatomy
  • Estonia report: Estonian art and geoscience collections finding their way to Commons
  • Finland report: (RE)Photographic autumn
  • France report: GLAMWiki 2018 Tel Aviv; City of Grenoble
  • Germany report: GLAMorous Conferences
  • Netherlands report: ‘More Gelders Heritage available via Wikimedia’ by Erfgoed Gelderland; Writing week Friesland; Wiki Techstorm
  • Norway report: Wiki Loves Monuments and wikinobel
  • Poland report: Heirlooms - locally and internationally
  • Serbia report: The growing GLAM
  • Sweden report: Roundtripping Project, Books Import and Wikidata Imported to SOCH
  • Switzerland report: Built heritage conservation on Commons; les sans pagEs at a Modern art museum
  • UK report: Wikidata in Oxford
  • USA report: Wikiconference North America Culture Crawl
  • WMF GLAM report: Documentation survey, Structured Data on Commons consultations, blog posts and conferences
  • Calendar: November's GLAM events
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 08h16min de 9 de novembro de 2018 (UTC)

Tarefa 4 - referências[editar | editar código-fonte]

Olá, professor.

Gostaria de saber se, na página de testa na qual devo realizar o verbete, eu devo apagar as referências que lá estão por conta da primeira tarefa ou se devo mantê-las.

--Luciana de Lira (discussão) 20h08min de 10 de novembro de 2018 (UTC)Luciana de Lira

@Luciana de Lira: O que for melhor para você. Como as salvou na Wikipédia, a memória da edição é eterna e, em caso de necessidade, sempre podemos verificar o que tem nelas. --Joalpe (discussão) 15h39min de 14 de novembro de 2018 (UTC)

wikibase community user group[editar | editar código-fonte]

Sorry about slow response. Can you e-mail your e-mail so I can send you the slack invite? There is also a mailing list at https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikibaseug . Sincerely, --LauraHale (discussão) 12h10min de 11 de novembro de 2018 (UTC)

@LauraHale: Thanks! Is this slack channel still active? My email is: japeschanski arroba casperlibero.edu.br . Thanks! --Joalpe (discussão) 16h30min de 13 de novembro de 2018 (UTC)
Sorry for the delay. Offline life. Invite sent. --LauraHale (discussão) 15h32min de 14 de novembro de 2018 (UTC)

Dúvida sobre o Curso de Introdução ao Jornalismo Científico[editar | editar código-fonte]

Mariana Hafiz (discussão) 20h42min de 13 de novembro de 2018 (UTC)Olá, @Joalpe, tudo bem? Meu nome é Mariana, sou jornalista recém-formada e gostaria de realizar o Curso de Introdução ao Jornalismo Científico, mas não estou conseguindo. Não sei exatamente por que, talvez já esteja expirado, mas neste link só me é permitido o acesso mediante um passcode, que não sei qual é. No box de informações tem a seção passcode: ****, mas não dá certo tentando copiar e colar. O que devo fazer? Quero realizar este curso por causa do programa Mídia Ciência da Fapesp. Obrigada desde já!

Mariana Hafiz (discussão) 20h42min de 13 de novembro de 2018 (UTC)

@Mariana Hafiz: Olá! Obrigado por sua mensagem e que bom que se interessou! O curso ainda não está pronto. Está ainda em desenvolvimento. Pensamos tê-lo pronto até fim de 2019. Abraço. --Joalpe (discussão) 21h11min de 13 de novembro de 2018 (UTC)

Títulos de referências repetidas[editar | editar código-fonte]

Professor, tive um problema com as referências. As automáticas não estavam funcionando, então fiz manualmente. Mas, como usei algumas mais de uma vez, na lista do final os nomes se repetiram. O que eu faço? Marcella Motta (discussão) 20h45min de 13 de novembro de 2018 (UTC)

@Marcella Motta: Feito. Mas lembre-se que na página de testes você deve escrever todo o verbete, não apenas excertos. Boas edições. --Joalpe (discussão) 15h41min de 14 de novembro de 2018 (UTC)

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário !Silent[editar | editar código-fonte]

Dúvida sobre citação[editar | editar código-fonte]

Professor, tudo bem? Encontrei alguns trechos de uma coluna publicada acerca de Helmut Sick, personagem do meu verbete, em um antigo jornal chamado O Radical. Os trechos em questão estão em uma tese que eu já estou utilizando como fonte. Tem alguma forma de eu colocar na íntegra alguns desses trechos sem o Wikipedia apontar como plágio? Obrigada.

--Luciana de Lira (discussão) 23h51min de 19 de novembro de 2018 (UTC)Luciana Lira

@Luciana de Lira: Oi! Desde que citada a fonte (incluindo a página) e inserido o trecho entre aspas, não há problema algum. Abraço. --Joalpe (discussão) 02h14min de 20 de novembro de 2018 (UTC)

Dúvida sobre processo de tombamento[editar | editar código-fonte]

Oi, professor,

Eu não estou conseguindo achar o processo de tombamento da antiga residência de Elias Pacheco Chaves. Deveria estar no site do CONDEPHAAT, mas não está. Você tem o contato de alguém de lá para para eu entrar em contato?

13h38min de 20 de novembro de 2018 (UTC) Letícia Pugliesi

@Pugliesileticia: Oi! Tenho o contato de alguém no CONPRESP/DPH, que pode ajudá-la. Mande-me por favor um email que lhe envio. Abraço. --Joalpe (discussão) 01h41min de 21 de novembro de 2018 (UTC)

Retorno e agradecimento[editar | editar código-fonte]

Prezado Joalpe boa tarde. Agradeço seu contato e disponibilidade. Sou professora no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás e estamos com uma disciplina cuja temática neste momento está sendo a criação de conteúdos utilizando a Wikipedia e similares da Wikimedia. Em alguns momentos surgem dúvidas sim, pode deixar que vou te perguntando.

Atenciosamente,

Laura

Verbete Alfredo Schurig (Fazedninha)[editar | editar código-fonte]

Oi professor, tudo bem? Eu posso usar alguma foto do acervo do Corinthians de como era a Fazendinha antigamente? Abraços! comentário não assinado de Gui Medeiros (discussão • contrib) 21 de novembro de 2018 (UTC)

@Gui Medeiros: O uso de imagens neste projeto deve ser sempre objeto de muito cuidado. Estamos lidando com questões jurídicas. O que sugiro é que me envie caso a caso o que pretende carregar para avaliarmos. Marco aqui também DarwIn, que é quem melhor sabe as questões de licença relacionadas a imagens. --Joalpe (discussão) 16h26min de 21 de novembro de 2018 (UTC)

Referências Sedição de Juazeiro[editar | editar código-fonte]

Boa tarde, professor. Como conversamos na última aula, estou com dificuldades em encontrar referências mais detalhadas sobre o meu tema (Sedição de Juazeiro). Você poderia me ajudar? Tem alguma sugestão? Obrigada.

@Albsleticia: Oi. Seguem algumas referências que podem ajudar. Talvez algumas já tenho encontrado.
Boa pesquisa. --Joalpe (discussão) 16h47min de 21 de novembro de 2018 (UTC)

Fotolabor[editar | editar código-fonte]

Oi professor, você poderia, por favor, me dizer quais são as outras duas referências eu poderia usar na pesquisa para produzir meu verbete? Obrigada21h56min de 21 de novembro de 2018 (UTC)~NilaToledo

@NilaToledo: Segue uma referência central, tão importante quanto o próprio livro sobre a Fotolabor, que você já viu:
Lembre-se que não pode usar a Wikipédia como própria referência. Boas edições. --Joalpe (discussão) 00h15min de 26 de novembro de 2018 (UTC)

Wikimedia- foto[editar | editar código-fonte]

OI pro, favor desconsiderar o e-mail que mandei Eu coloquei uma foto no Wikimedia, o print de um jornal chamado A NOITE com uma matéria falando da minha pessoa, Anésia Pinheiro Machado. Mesmo lendo o passo a passo e as dicas, ainda tenho receio de ter selecionado algo errado ou de ter infligido a lei. Pode me ajudar? Só quero saber se coloquei certo (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:An%C3%A9sia_Pinheiro_Machado_-_recorte_do_jornal_A_NOITE.jpg) Também gostaria de saber se posso publicar fotos de pessoas, como você estava fazendo com o Museu Nacional, e se é só escrever o nome delas nos créditos.

rhaisagtjob (discussão) 13h50min de 24 de novembro de 2018 (UTC)Rhaisa 

rhaisagtjob (discussão)

@Rhaisa Gaz Trombini: Oi! O documento que você carregou no Commons é bonito, mas acredito que não devesse ter sido carregado. Vou checar, mas é provável que seja tirado do ar :( De todo modo, você pode usar o recorte como referência, obviamente. Quais fotos você quer subir? Se são de antes de 1923, é geralmente possível; em outros casos, é menos provável. --Joalpe (discussão) 00h18min de 26 de novembro de 2018 (UTC)

São fotos bem atuais na verdade, de pessoas que visitaram Itapetininga e tiraram fotos da estatua de Anésia, minha personagem. A única foto que achei dela não tem créditos em lugar nenhum. Pelo menos essas eu poderia colocar o nome de quem tirou. Elas foram publicadas em redes sociais. rhaisagtjob (discussão) Rhaisa Gaz Trombini

@Rhaisa Gaz Trombini: Oi! Como discutimos, o melhor é o próprio autor da imagem a carregar. Avise-me se isso acontecer. Abraço e boas edições. --Joalpe (discussão) 13h46min de 28 de novembro de 2018 (UTC)

Direitos Autorais[editar | editar código-fonte]

Oi, Prof,

Tudo bem? Quando fui adicionar uma imagem, a Wikipedia não me deixou concluir sem que eu clicasse na opção "Essa é minha própria obra", como se eu fosse proprietária dos direitos autorais do ficheiro.

Eu peguei a foto no site do Ministério da Educação! Nesse caso, o que é o melhor a fazer? Obrigada!

Beijos,

--Leticiasantini (discussão) 16h12min de 24 de novembro de 2018 (UTC)

@Leticiasantini: Oi. Normalmente, aparecem outras opções para carregamento, não apenas o para fotos de sua autoria. Qual a imagem que pretende subir? Abraço! --Joalpe (discussão) 00h19min de 26 de novembro de 2018 (UTC)

Verbete Luiz Pereira Barreto[editar | editar código-fonte]

Boa tarde, professor. Tudo bem? Estou finalizando o verbete, mas estou com algumas questões: 1. Como havia comentado em sala, não achei material sobre a vida política do Luiz Pereira Barreto, apenas os cargos... Você sabe aonde posso encontrar informações mais detalhadas? No momento coloquei apenas "Foi presidente da Assembleia Constituinte de São Paulo e deputado à Assembleia Constituinte Republicana." 2. Tem alguma regra para colocar palavras em negrito? O que deve ser colocado em bold? 3. Você disse que seria interessante colocar a foto do monumento dele em são paulo no verbete, mas não sei como fazer isso... é só na hora de publicar?

Obrigada! Giovanna C Lima (discussão) 18h12min de 25 de novembro de 2018 (UTC)

@Giovanna C Lima: Oi! Você chegou a dar uma olhada nessa tese: [9]? Abraço! --Joalpe (discussão) 00h22min de 26 de novembro de 2018 (UTC)

Dúvida sobre fotos e nova referência no verbete da Capela de São Sebastião do Barro Branco[editar | editar código-fonte]

Olá, professor, boa tarde!

Eu tenho duas dúvidas que vou colocar em uma pergunta só, afinal têm a ver com o mesmo assunto. Fui hoje ao local onde estão as ruínas da Capela de São Sebastião do Barro Branco para tirar algumas fotos para colocar no meu verbete. Chegando lá, encontrei uma placa falando sobre a história da capela, por mais que seja de uma forma um pouco mais resumida. Na placa, há ainda uma declaração sobre a demolição da capela e sobre a luta da população para salvar a construção. As minhas dúvidas são as seguintes: 1) Para colocar as fotos no meu artigo, eu tenho que fazer o upload delas no Wikimedia Commons como você tinha pedido para quem fez as fotos educativas na etapa anterior do projeto ou não precisa fazer exatamente igual? e 2) Eu poderia usar as informações da placa que está lá nas ruínas em si? E, se sim, como posso referenciar essa fonte de informação no meu verbete? Diego Kerber (discussão) 19h54min de 25 de novembro de 2018 (UTC)

@Diego Kerber: Oi! Que bacana que foi lá. Seguem as respostas:
  1. As fotos são carregadas do mesmo jeito que as outras, sim. Avise-me quando o tiver feito para eu verificar se está tudo OK.
  2. Quando tiver carregado as informações da placa, avise-me, por favor. Dou uma olhada e conversamos.
Boas edições. --Joalpe (discussão) 00h24min de 26 de novembro de 2018 (UTC)
@Joalpe: Boa noite, professor! Já enviei as imagens do jeito que você pediu no Wikimedia Commons.
Segui as instruções da etapa 3 de quem enviou fotos, inclusive usando a mesma categoria do Projeto Commons da Faculdade Cásper Líbero (JO/2018).
Estão lá as imagens das ruínas em si e da placa, que está com nome diferente das outras imagens.
Por via das dúvidas, eu adicionei também uma nova categoria com o nome do artigo (Capela de São Sebastião do Barro Branco), porém, é claro, a categoria não existe e ficou vermelha.
Como faço para criar essa categoria nova?
E o que fazer a partir de agora com as informações da placa informativa das ruínas?
Aguardo a sua resposta. Diego Kerber (discussão) 01h18min de 27 de novembro de 2018 (UTC)
@Diego Kerber: Arrumei as categorias. Pode usar a placa informativa, sim. No texto, escreva: "De acordo com a placa informativa no local, assinada por Mauro Victor, ..." e coloque pelo menos uma imagem da placa, talvez no fim do verbete. Bom trabalho. --Joalpe (discussão) 01h29min de 27 de novembro de 2018 (UTC)

Verbetes que já possuem informações[editar | editar código-fonte]

Oi, professor, tudo bom? O meu verbete já tem algumas informações. Gostaria de saber se posso deletar todas elas e escrever o verbete inteiro novamente ou se devo, obrigatoriamente, usar o que já foi escrito e que está correto, só deletando as informações que não coincidirem com minhas pesquisas e referências que encontrei. Muito obrigada! --Marina S Cardoso (discussão) 03h31min de 26 de novembro de 2018 (UTC)

@Marina S Cardoso: Oi! Na escrita colaborativa, tenta-se manter o trabalho de outros editores, se fizer sentido. Não há a obrigação. --Joalpe (discussão) 10h52min de 26 de novembro de 2018 (UTC)

Emplacement de l'obélisque de Bendego ou "Baron de Guahy"[editar | editar código-fonte]

Bonjour, penses-tu qu'il serait possible, pour améliorer la page Obelisco Bendegó, de contacter les auteurs de ce blog afin de récupérer les coordonnées exactes (coordonnées GPS) de l'obélisque, voire de leur demander de verser les images dans commons ? Je me permets de passer par toi car je ne parle pas du tout portugais. Obrigado. Toto256 (discussão) 19h05min de 26 de novembro de 2018 (UTC)

@Toto256: Salut! J'ai écrit un mot [10]. Voyons ce qui se passe. Merci de travailler autant pour ce projet d'énorme importance. --Joalpe (discussão) 20h44min de 26 de novembro de 2018 (UTC)
Super !!! Merci pour le mot. Comme tu le dis, il n'y a plus qu'à attendre... Toto256 (discussão) 22h08min de 26 de novembro de 2018 (UTC)
@Toto256: Salut! Le photographe m'a répondu [11]. On a établi contact et je lui ai transmis les consignes pour envoyer les images au Commons. Je te fais signe quand c'est fait! A+. --Joalpe (discussão) 16h23min de 28 de novembro de 2018 (UTC)
Extra. Et si par hasard, il avait activé son GPS : on aurait les coordonnées exacts de l'obélisque (je n'ai pas réussi à le retrouver en regardant les images satellites...). On y croit très fort. Toto256 (discussão) 16h33min de 28 de novembro de 2018 (UTC)

Learning Quarterly: November 2018[editar | editar código-fonte]

L&E Newsletter / Volume 5 / Issue 17 / November 2018
Learning Quarterly

Stay tuned
blogs, events
& more!

MediaWiki message delivery (discussão) 17h08min de 28 de novembro de 2018 (UTC)

Categoria de imagem carregada no Commons[editar | editar código-fonte]

Fala, professor. Sou o Felipe Leite do 3º JOB, aluno que foi até você hoje na faculdade, perguntar sobre o uso de uma foto de dentro do livro do Orlando Duarte, que não estava creditada.

Enfim, fui ao Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, verbete designado a mim, e tirei algumas fotos do local. Fiz o carregamento no commons como você instruiu anteriormente e deu tudo certo - no entanto, a categoria "Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi" não estava criada e o hiperlink ficou em vermelho. Como posso arrumar isso?

A segunda dúvida: coloquei uma das fotos que tirei dentro da infocaixa do verbete, na minha página de testes. Não há problemas quanto a isso, certo?

Um abraço!

--FelipeLeite27 (discussão) 17h56min de 28 de novembro de 2018 (UTC)

@FelipeLeite27: Que bacana, Felipe! Para arrumar a categoria em vermelho, clique nela e quando abrir a página em branco copie: [[Category:Baseball venues in Brazil]]. Isso conectará seu conteúdo. Avise-me quando o tiver feito, pois daí preciso arrumar outras coisinhas. Obviamente, use a imagem que criou! --Joalpe (discussão) 18h02min de 28 de novembro de 2018 (UTC)
Tá feito, professor. Muito obrigado pela ajuda!

--FelipeLeite27 (discussão) 18h33min de 28 de novembro de 2018 (UTC)

The Signpost: 1 December 2018[editar | editar código-fonte]

Edição indevida no artigo Capoeira[editar | editar código-fonte]

O usuário Joelitonmatos fez alterações importantes no artigo Capoeira usando um blog como fonte. O conteúdo da linha do tempo da página adicionada como referência contém erros graves: o Quilombo dos Palmares surgiu em 1580, e não em 1630 como diz o blog. O que ocorreu em 1630 foi um grande crescimento do quilombo com a invasão de Pernambuco pelos holandeses e consequente fuga de escravos. Peço que reverta as edições. Grato, --Marcelo Rabelo (discussão) 06h00min de 6 de dezembro de 2018 (UTC)

Joalpe, e há ainda outro erro grave no texto do site. Todas as fontes fidedignas apontam que a Capitania de Pernambuco tinha o maior número de engenhos do Brasil Colônia, e que os negros escravizados que foram acolhidos pelo quilombo eram oriundos majoritariamente dos engenhos pernambucanos (e não dos engenhos baianos como diz a matéria).
Joalpe, caso não tenha visualizado. Desde já agradeço pela atenção.--Marcelo Rabelo (discussão) 14h18min de 6 de dezembro de 2018 (UTC)
@Marcelo Rabelo: Olá. Recomendo que, na página de discussão do verbete, indique frase por frase o que lhe parece indevido e o motivo. Esse tipo de avaliação funciona melhor no próprio artigo. Boas edições. --Joalpe (discussão) 14h44min de 6 de dezembro de 2018 (UTC)
Joalpe, pensei que vocês revertiam edições incorretas de fontes não confiáveis.--Marcelo Rabelo (discussão) 14h48min de 6 de dezembro de 2018 (UTC)
Sim. Mas para isso é preciso ter um diagnóstico claro. O que lhe estou recomendando é justamente substanciar seu pedido na página de discussão do verbete e, lá, que é o local mais apropriado, haver uma avaliação de seu pedido de reversão. Isso ajuda até a evitar que futuramente eventuais erros que você diz ter identificado sejam cometidos novamente. Boas edições. --Joalpe (discussão) 14h55min de 6 de dezembro de 2018 (UTC)
Joalpe, mas não são vocês os responsáveis por identificar e reverter vandalismo? Estou intrigado.--Marcelo Rabelo (discussão) 14h59min de 6 de dezembro de 2018 (UTC)

Pedido de aprovação de Burocrata para o usuário Pórokhov[editar | editar código-fonte]

This Month in GLAM: November 2018[editar | editar código-fonte]





Headlines
  • Albania report: Wiki Photo Walk Albania 2018; Wiki Loves Monuments Albania
  • Armenia report: Singing Wikipedia; Photographs by Vahan Kochar
  • Brazil report: Diverse milestones for the Brazilian community
  • Denmark report: Intercontinental digitisation efforts
  • Estonia report: Making contacts both internationally and in Estonia
  • Finland report: Art and edit-a-thons
  • France report: Bibliothèque publique d’information; 3D museum collections on Wikimedia Commons
  • Indonesia report: Conserving and digitizing texts in West Sumatra
  • Macedonia report: Wiki Training at National and University Library "St. Clement of Ohrid"
  • New Zealand report: Equity, Wikidata, and the New York Times
  • Norway report: Collaboration with The National Archives of Norway
  • Philippines report: Wiki Loves Art
  • Poland report: Archival image uploads, student collaborations and international projects
  • Serbia report: Photo finish of the WIR's
  • Sweden report: The Swedish Performing Arts Agency; Library data starts to take shape; Learning Wikipedia at the Archives; Wikimedia Commons Data Roundtripping
  • UK report: Sum of All Astrolabes
  • USA report: Wikidata Workshop at Pratt School of Information; Wikidata Presentation for the New York Technical Services Librarians; Wikipedia Asian Month; Cleveland Park Wikipedia Edit-a-thon; Historic Ivy Hill Cemetery Workshop
  • Wikipedia Library report: Books & Bytes–Issue 31, October–November 2018
  • WMF GLAM report: Welcoming Satdeep Gill; Structured Data on Commons; WikiCite
  • Calendar: December's GLAM events
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 05h56min de 11 de dezembro de 2018 (UTC)

Userbox do Museu Nacional[editar | editar código-fonte]

@Joalpe:, criei uma Userbox para o projeto do Museu Nacional. Vê se ela ficou boa e se dá para colocá-la na introdução do projeto? Obrigado, Erick Soares3 (discussão) 21h52min de 12 de dezembro de 2018 (UTC)

@Erick Soares3: Ótima ideia! Chamo aqui Ederporto e Mr. Fulano, que sabem mais do que eu de design. Minha impressão é que tem cor demais; talvez devêssemos pensar em algo mais sóbrio. Abraço. --Joalpe (discussão) 12h11min de 13 de dezembro de 2018 (UTC)
@Joalpe:, coloquei essas cores porque achei mais legível, mas se conseguirem arrumar algo seria uma boa. Assim que ficar bom podemos avisar pro pessoal que já faz parte do projeto a adicionar em suas páginas. Obrigado, Erick Soares3 (discussão) 12h21min de 13 de dezembro de 2018 (UTC)
@Erick Soares3: Sem problema. Não sou bom de avaliar design -- sou aliás renomado por ser péssimo nisso :) Por isso, chamei a nata da comunidade para ajudar nisso. E parabéns pela iniciativa. --Joalpe (discussão) 12h26min de 13 de dezembro de 2018 (UTC)
@Joalpe e Erick Soares3: Concordo que tem muita cor. Eu particularmente não consigo ler algo que esteja sobre um fundo vermelho. Vou jogar aqui uma sugestão e vocês me dizem o que acham. Ederporto (discussão) 12h37min de 13 de dezembro de 2018 (UTC):
Este(a) usuário(a) quer manter o legado do Museu Nacional vivo como membro do WikiProjeto:Museu Nacional
Ederporto, acho que esse ficou melhor e ainda tem um ar de que saiu direto da administração do museu. Erick Soares3 (discussão) 12h51min de 13 de dezembro de 2018 (UTC)
Joalpe, fiz a atualização! Pode colocar na página do Wikiprojeto e avisar pro pessoal que já faz parte do projeto? Eu não sei se seria ok eu ir colocando a userbox na página de cada um... Erick Soares3 (discussão) 14h42min de 13 de dezembro de 2018 (UTC)
Erick Soares3 Oi. Não é adequado publicar na página dos usuários, mas certamente podem ser avisados. Vou colocar lá. --Joalpe (discussão) 22h38min de 13 de dezembro de 2018 (UTC)
Obrigado!

───────────────────────── Joalpe, @Ederporto e Erick Soares3: Acredito que essa última versão ficou boa, apesar da primeira também ter ficado boa, porém estava as cores estavam muito vibrantes. E fico agradecido de ser chamado de "nata da comunidade", porém estou bem longe de ser de alto nível. Mr. Fulano! Fale 20h45min de 16 de dezembro de 2018 (UTC)

Pedido de aprovação de administrador para o Fabiojrsouza[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário LeoFaria[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o Saturnalia0[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o Pórokhov[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o MKBRA[editar | editar código-fonte]

The Signpost: 24 December 2018[editar | editar código-fonte]

News, reports and features from the English Wikipedia's weekly journal about Wikipedia and Wikimedia
Read this Signpost in full · Single-page · Unsubscribe · Global message delivery 13h37min de 24 de dezembro de 2018 (UTC)

Pedido de aprovação de administradora para a Allice Hunter‎[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o Ricardo Ferreira de Oliveira[editar | editar código-fonte]

Pedido de opinião do usuário Tuga1143[editar | editar código-fonte]