Devo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Devo
Devo.JPG
O vocalista Mark Mothersbaugh ao vivo.
Informação geral
Origem Akron, Ohio
País  Estados Unidos
Gênero(s) Art rock
New wave[1]
Pós-punk
Punk rock
Synthpop
Eletrônica
Período em atividade 1972 - 1991
1996 - presente
Gravadora(s) Warner Brothers Records
Virgin Records
Enigma Records
Rykodisc
Rhino Records
Página oficial Site Oficial
Integrantes Mark Mothersbaugh - vocal, sintetizadores
Bob Mothersbaugh (Bob 1) - guitarra
Bob Casale - guitarra
Gerald Casale - baixo
Josh Freese - bateria.
Ex-integrantes Bob Lewis
Fred Weber
Rod Reisman
Jim Mothersbaugh
Alan Myers
David Kendrick

Devo é um grupo americano de rock formado em Akron, Ohio em 1974. [2]

A banda foi fundada por Gerald Casale e Mark Mothersbaugh, na época estudantes da Kent State University [2] , fazendo um sucesso estrondoso nos anos 80 com a explosão do new wave.

A canção "Whip It" (Bater ou chicotear em português) de 1980 sobre o governo de Jimmy Carter teve seu tema confundido com masturbação e por esse motivo atingiu considerável sucesso nas paradas americanas. A banda mais tarde reganhou parte de sua fama inicial ao ter a música Turnaround regravada pelo Nirvana.

Seu estilo foi classificado como punk rock, pós-punk ou art rock, mas são geralmente classificados como new wave ou synth pop. A música e o estilo do grupo tematiza a ficção científica kitsch, com toques de humor surrealista, via instrumentação minimalista e sintética. O som da banda influenciou tanto o new wave da época quanto os grupos de rock alternativo de hoje, além de vídeo clipes memoráveis.

A banda chamou atenção por formar um conceito, a de-volução, em que seus integrantes acreditavam que a raça humana havia chegado a seu ápice, e estava "de-evoluindo", voltando a idade das cavernas.[2]

O episódio especial de número 100 de Futurama teve a participação da banda, que mostrava seus integrantes como mutantes.

A banda continua ativa até hoje.

Discografia [3] [editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.