Gongkwon yusul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gongkwon Yusul)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

O que é Gongkwon Yusul?[editar | editar código-fonte]

A humanidade sistematizou técnicas e habilidades em forma de artes marciais e lutas de combate para obter o melhor em pequenas e importantes batalhas desde o começo da história. Armamentos incluindo lanças e espadas foram desenvolvidas para fins marciais até que armas modernas como armas de fogo e artilharia vieram e ser inventadas.

Artes marciais que usam apenas os punhos foram desenvolvidas da sua própria maneira em preparação para uma situação onde armas não estivessem disponíveis.

Essas artes marciais também mudaram em resposta a evolução dos tempos e mudanças na sociedade. Ao contrário de armas como espadas e lanças do passado, armas modernas e científicas se tornaram universais, e a luta de combate entre cidadãos comuns tornou-se proibitiva em uma sociedade pacífica. Como resultado, as letais artes marciais que podiam determinar a vida e a morte se tornaram algo não mais relevante para os cidadãos comuns. Sob estas circunstâncias, a direção dos círculos de arte marcial foi dividida em duas grandes direções. Uma é a direção que busca a educação física social e esporte nos quais todos os homens e mulheres sem distinção de idade podem participar. A outra é a direção que mantém a força intrínseca da arte marcial intacta não interessando o quão clássica possa parecer. Gongkwon Yusul é uma arte marcial real que aceita as vantagens de ambas as direções a fim de se adaptar a situação realística das pessoas modernas.

O Gongkwon Yusul permite até mesmo técnicas cujo uso é limitado ou cuja transferência é proibida por ser considerada uma grande ameaça pelos ainda existentes círculos de artes marciais. É uma arte marcial que permite uma pessoa obter o melhor dentro de um combate com grande efetividade e eficiência, da maneira mais rápida usando como arma todas as partes do corpo e usando-as sem nenhum limite em uma situação onde armas não estão disponíveis. Estudada profundamente para incluir as dilemáticas vantagens de segurança e praticabilidade para o treinamento também busca a harmonia entre as técnicas de contato e os métodos de luta suave.

O que é mais importante no Gongkwon Yusul é usar as técnicas de contato e as habilidades de luta suave da maneira mais racional e harmoniosa possível. Não se trata de uma arte onde duas pessoas de digladiam de forma desordenada com o fim de simplesmente subjugar o outro de qualquer maneira e forma. Todos os caminhos são pensados e interpretados de forma a não se prolongar em excesso o embate. O Gongkwonyusul é uma arte marcial que pode ser traduzida de diversas formas dependendo do aprendiz e do mestre. Pode ser dura e ríspida, de forma a subjugar um adversário, ou suave o bastante para acabar com um confronto mesmo sem ter de “endurecer” as coisas. “Tudo depende da qualidade do indivíduo”.

A fluidez deve ser buscada de forma que nossas mentes possam entrar até mesmo em um estado meditativo de forma que nosso cérebro funcione de forma fluida em qualquer parte de nosso dia-a-dia. Gongkwon Yusul é um exercício para a vida.


O Espírito do Gongkwon Yusul[editar | editar código-fonte]

O Gongkwon Yusul leva em consideração que a outra pessoa sempre tem alta prioridade no treinamento todo o tempo tendo em vista as técnicas em seu conteúdo serem consideravelmente guerreiras e letais.

Especificamente, em suas várias e poderosas técnicas de luta, como ruptura de juntas e ligamentos, ou interceptando o suprimento de oxigênio da carótida, não podem ser aprendidas propriamente dentro de seu verdadeiro sentido sem uma profunda reflexão tendo a outra pessoa como o elemento mais importante, sem profunda reflexão. A unidade espiritual entre nós e a outra pessoa é a coisa mais importante porque o menor erro pode levar a um acidente muito grave. Desde cedo o praticante deve ter em mente que a arte marcial é uma ferramenta poderosa para trabalhar o espírito e o ser como um todo, mas também poderosa para lesionar e danificar, desde o seu corpo até mesmo o relacionamento do praticante com o mundo a sua volta. O companheiro de treino é o elo mais importante.

Como o Gongkwon Yusul enfatiza a herança do verdadeiro espírito de arte marcial, o conceito do “ponto perfeito” é considerado importante no uso do ataque ou técnicas de luta. Isto reflete reconhecimento da eficácia que pode ser fatal para outra pessoa, mas possui características totalmente distintas de outros esportes de combate ou técnicas ofensivas que obtém pontuação em especialmente limitadas situações. Então como é o “full point” no Gongkwon Yusul? O conceito de ponto perfeito começa e termina quando o praticante aplica um golpe “perfeito” tanto do ponto de vista plástico quanto de potência, tanto faz sendo duro ou suave. Ou seja, um golpe que se aplicado em uma pessoa poderia facilmente causar um dano tal que ela ficaria incapacitada com um único golpe.

Além disso, sobrepujar um adversário não significa mera e simplesmente o uso de força externa ou através de ofensa física indiscriminada, mas o triunfo baseia-se através de força interior que reveste realmente aqueles que possuem o espírito da arte marcial. O conceito de Eum / Yang (o qual veremos em amiúde no decorrer do curso) também vale para os praticantes de Gongkwon Yusul. Sua postura deve ser relaxada a ponto de não esboçar a intenção de ataque, mas ao mesmo tempo estar pronto para seu desferir se “full point” fulminante de forma a gerar tremenda força sem gastar sua preciosa energia em gestos ou agressividade sem necessidade.

A Instrução em Gongkwon Yusul[editar | editar código-fonte]

Como discípulos de Gongkwon Yusul devemos:

1- Ser leais para com o país e contribuir para a paz social.

2- Obedecer à instrução e as ordens do instrutor.

3- Respeitar os idosos e proteger as crianças.

4- Nos esforçar para aprender e compreender todas as técnicas.

5- Lembrar que a força e flexibilidade, em última análise, convergem para uma entidade sólida.

6- Perseguir a unidade e pleno comprometimento no desenvolvimento do Gongkwon Yusul.


Gongkwon Yusul é totalmente independente de outras bem conhecidas artes marciais coreanas como o Taekwondo, Hapkido, Kyuk Tu Gi and Teuk Gong Mu Sul. Ele é uma arte marcial em si mesma, com características próprias.

Grão-Mestre Kang Jun[editar | editar código-fonte]

Kang Jun, o Presidente da Korea Gongkwon Yusul Association, nasceu em 27 de maio de 1969, em Seul, Coréia do Sul.

Aos dez anos de idade começou a treinar uma arte marcial japonesa, o Hakko-Ryu Jujutsu (em coreano Pal Kwang Ryu Yu Sul), orientado pelo seu pai. Naquela época, ele estudou arte marcial sob supervisão de Grão-Mestre Ki Taek Lee, que era um amigo do pai de Gang Jun.

O Pal Kwang Ryu Yu Sul, chamado de "Hakkoryu Jujutsu" no Japão, foi ministrado no estilo Yu Sul coreano para os alunos em vez de estilo japonês. Gang treinou Pal Kwang Yu Ryu Yu Sul por cerca de quatro anos enquanto estava em seu ensino médio, na idade de 14 anos. Mais tarde ele treinou Judô e veio a se tornar mestre em Hapkido, treinando também artes modernas como o Kick Boxing e Kyuk Tu Gi e etc.

Mais tarde ele também treinou Gumdo (Kendo), Taekwondo(tendo se graduado na HSD University), Taekkyon entre outras artes coreanas e japonesas, Estudou várias teorias entre artes marciais tradicionais e estilos de combate. Após fazer as devidas distinções entre estilos tradicionais e estilos de combate, ele estabeleceu o Gongkwon Yusul em 1996, passando mais dois anos estruturando o que viria a ser o conjunto de técnicas da arte. Em 1998, sua arte marcial foi oficialmente denominada Gongkwon Yusul.

Seu entusiasmo por aprender artes marciais nunca declinou. Ele tem devotado sua vida às artes marciais

Kang Jun e o nascimento do Gongkwon Yusul[editar | editar código-fonte]

Antes de Mestre Kang Jun abrir sua própria instituição ele adorava ensinar muitos instrutores desde que se tornou um mestre em Hapkido. Muitos artistas marciais coreanos de estilos tradicionais, desde membros juniores a adultos não mostraram muito interesse em suas novas teorias e técnicas. Mas ele acreditava que um dia o mundo conheceria seu estilo único de arte marcial.

Artistas marciais tradicionais coreanos têm um ponto fraco: eles focam muito em chutes ao invés do amplo combate.

Através de sua experiência no Judô, ele descobriu que as técnicas de Yu Sul são muito eficientes no combate moderno. Sendo assim, ele pensou no que poderia ser uma grande idéia se uma escola oferecesse tanto ataques quanto técnicas suaves de solo.

Contudo, ele não conseguiu achar em nenhum lugar na Coréia, tal combinação em uma única arte. Aos 16 anos de idade, começou a se perguntar sobre a realidade da vida, e começou a estudar suas próprias teorias de arte marcial.

Ele precisava não só de um de um sistema de técnicas desportivas, mas uma arte marcial tradicional que fosse efetiva no combate moderno. Ele pensou que seria muito importante manter ambas as teorias e conceitos e em 1996 abriu sua própria escola “Combat Style Hapkido” como um slogan e começou a ensinar seu estilo de arte marcial a seus estudantes.Suas técnicas únicas chocaram muitas pessoas.

Ainda assim, muitos coreanos tentaram essas idéias, e muitas pessoas pensaram ser um estilo de luta de rua. No entanto, aqueles que foram treinados puderam sentir suas teorias, artística marcial e técnicas tradicionais. Hoje o Gongkwon Yusul é um estilo respeitado e muito bem conhecido do povo coreano, tendo sido criadas associações ao redor do mundo, angariando o reconhecimento de arte marcial tradicional e esporte de combate.


Logotipo[editar | editar código-fonte]

Muitos alunos de Mestre Kang Jun sugeriram o nome da arte marcial como Sistema Kang Jun. Mais tarde Mestre Kang Jun aceitou o pedido e nomeou a arte de Gongkwon Yusul. Houve um interessante episódio cercando o nome Gongkwon Yusul e sua logomarca.

Grão-mestre Kang Jun gastou muito tempo pensando em um a logomarca para o Gongkwon Yusul.

Ele começou a ponderar sobre como o logo poderia parecer bom e maravilhoso, e como passasse a mensagem e significados do Gongkwon Yusul através de sua marca, mas isso se tornou muito difícil para ele.

Grão-mestre Kang Jun ama a tradição coreana da pesca com vara e linha. Nela você senta-se nas bordas de uma lagoa ou rio, amarra algumas iscas em longa seqüência para poder pegar o peixe. Este tipo de pesca é muito tradicional na Ásia.torna-se impossível pegar peixes se não houver algum nas redondezas com isso tendo de esperar por um longo período de tempo. Durante a primavera, ele saiu para pescar em um reservatório próximo a sua casa. Era um dia bem ensolarado e fazia uma leve brisa.

Logo depois de retornar da pescaria tarde da noite, ele caiu em um profundo sono e começou a sonhar.

Em seu sonho, ele se via pescando exatamente como havia feito durante o dia e no mesmo lugar.

Então ele viu um homem idoso de cabelos brancos sentado ao seu lado pescando com ele. O velhote era muito gentil, e mais tarde quando Grão-mestre Kang Jun começou a conversar com ele sobre ele ter dificuldades em nomear sua arte. Depois de ouvir a história dele, o velhote entrega um pedaço de papel vermelho ao Grão-Mestre Gang Jun. Logo depois ele abre o papel e acorda de seu sonho.

Ele olhou para o relógio meio sonolento e viu que já eram três horas da manhã.

Ele começou a anotar a mensagem que recebeu do velhote em seu sonho. Em seguida, ele caiu no sono de novo. Quando acorda no início da manhã, vê uma nota sobre a mesa que ele escreveu durante a madrugada.

Era um tanto estranho e antigo caractere chinês com um grande círculo como ele nunca havia visto antes. Ele começa a busca para encontrar o significado desse caracter. No entanto, uma pessoa que conhecia muito bem caracteres chineses, lhe disse que aquele caracter não existia.

Ele colocou " Gong Kwon Yu Sul" no interior do círculo, em vez do caracter desconhecido. Em seu sonho, o círculo foi desenhado na cor preta, mas ele escolheu cor vermelha para dar significado mais profundo ao círculo. A partir de então, o nome Gongkwon Yusul se estabeleceu com esse logotipo.

Gongkwon (空 拳) significa lutar com as mãos vazias onde não há arma disponível. Além disso, significa todos os tipos de técnicas de ataque no sentido mais restrito. Yusul (柔術) é composto por duas palavras diferentes: flexibilidade e técnica. Idealmente, Gongkwon Yusul persegue a força e a utiliza através da flexibilidade. Isto significa também todos os tipos de técnicas suaves Gongkwon Yusul no sentido mais restrito. A aparência flexível dos caracteres chineses pintados a pincel, representa o sistema técnico de Gongkwon Yusul que é naturalmente ligado continuamente, sem qualquer quebra ou ruptura. A cor preta das letras simboliza o elevado nível de Faixa-Preta (Dan) que só pode ser conseguido através do treinamento incessante. O círculo no meio significa a firme determinação desde o início e representa externamente suave, mas internamente um forte estado de espírito. O círculo imperfeito aponta para a coexistência daquilo que é forte e suave, e implica que as técnicas de ataque e as de Yusul estão no mesmo contexto. A cor vermelha simboliza a perseverança incessante de formação exigida para o árduo treinamento e esforços. Gongkwon Yusul possui um ponto de partida, mas não um ponto final. Isso nos força a alcançar a meta espiritual de perfeição e fomento humano que trabalha em alinhamento com o que é forte é flexível e vice-versa, através da prática repetida incessantemente e aperfeiçoada.

Significado da Saudação Ho Shin![editar | editar código-fonte]

Pode ser definido como Autodefesa. Isto significa que o treinamento e sua aplicação focam a autodefesa sobre qualquer ameaça. Isto enfatiza o espírito da arte marcial, que proíbe o interesse próprio baseado no ataque a outra pessoa e segue o caminho para a paz e a harmonia. Todos devem se cumprimentar um outro com a palavra de comando "Ho shin!” (autodefesa ou de auto proteção) através do treinamento, seja no início ou no término de uma aula, após a realização de uma técnica ou explicação ou explanação do Mestre ou Instrutor no comando da aula. Deve-se permanecer educadamente com os pés juntos. Trazer a mão direita cerrada junto da palma mão esquerda de forma que ela se ponha suavemente sobre a direita á altura do peito, e logo após, se curvar em ângulo de 45º um para o outro.


O punho cerrado simboliza o ataque e a palma simboliza a defesa que para o ataque. Ela representa etiqueta e a atitude ética de autodefesa da arte marcial. Aqueles que praticam artes marciais não devem permitir que outras pessoas ataquem inesperadamente, mesmo que estejam se saudando mutuamente e deve manter a sua mente em uma condição tão calma quanto a de responder com flexibilidade mesmo que lance um ataque habilidosamente. A saudação do Gongkwon Yusul representa uma firme postura de autodefesa, outra técnica para lidar com um possível ou inesperado ataque e tirar o melhor do outro indivíduo.

Técnicas do Gongkwon Yusul[editar | editar código-fonte]

- Takyeokgi

Chutes (Jokgi), socos (Sugi), técnicas de defesa, combinação de técnicas de ataque fazem parte do extenso arsenal de ataque do Gongkwon Yusul. Existem cerca de 1200 técnicas.

- Maechigi

Arremessos com as mãos (Songisul), por movimentos da cintura (Heorigisul), por movimentos de pernas ou por técnicas de sacrifício, técnicas de pé (Balgisul), onde se subdivide em Witgisul, Araetgisul, BangJoksul, Jwasul. São técnicas semelhantes àquelas usadas no Judô ou Jiu-Jitsu, diferenciando na intenção do golpe que não é o ponto perfeito, mas sim a técnica mais indicada a cada situação de luta real. Existe cerca de 350 abordagens e projeções.

- Sulgi

Técnicas de luta agarrada em pé.

- Wasulgi

Técnicas de luta de solo.

- Hoshinsulgi

Formas de defesa pessoal dentro da visão do Gongkwon Yusul, onde suas técnicas são exploradas e bem desenvolvidas visando a sobrevivência de qualquer pessoa face a um agressor.

- Samwonbon – Formas do Gongkwonyusul

Simmubon - em número de dez (estágio onde encontramos o que o básico de Gongkwon Yusul) Kyeonbeopbon - Em número de nove (nessa fase adquire a visão em profundidade através da compreensão do básico de Gongkwon Yusul Ipgibon - Formas em numero de seis (fase de estabelecer a sua própria técnicas)

- Hyeong – Formas avançadas do Gongkwon Yusul

Representante no Brasil[editar | editar código-fonte]

Michel Salgado é o único no Brasil considerado Mestre em Yusul e reconhecido pela Associação Coreana e pelo governo Coreano, tendo iniciado seu treinamento aos seis anos de idade na arte do judô com o Mestre Tatu, com nove começou a praticar Tae kwon do com o Mestre Jarbas, teve alguns títulos em campeonatos, e aos dezoito anos, já faixa preta, iniciou no Hapkido com o Grão Mestre Alexandre Gomes. Junto treinou Jiujitsu com o Prof: Amauri e com o prof: Denilson Bittencurt, mesmo assim sentia falta de uma arte que fosse mais efetiva e completa nos treinamentos e ao mesmo tempo preservasse a integridade física dos praticantes, por volta de 1998 adaptou técnicas de jiujitsu e hapkido e ensinava aos seus alunos de hapkido com o nome Yusul ( Jujitsu em Coreano ), ensinou esta técnica por alguns anos.

Em 2004 conheceu o Gongkwon yusul, treinou com total dedicação e em 2006 foi para a Coréia, onde participou de um rigoroso treinamento e avaliação na qual foi considerado apto a receber a graduação de Mestre.


Professores oficiais de Gongkwon yusul no Brasil:

Rodolfo Cruz - RJ .