Listas de estrelas por constelação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Todas as estrelas, exceto uma, podem ser associadas a uma constelação da União Astronômica Internacional (IAU). As constelações IAU são áreas do céu. Embora existam apenas 88 constelações IAU, o céu está realmente dividido em 89 caixas de formato irregular, já que a constelação de Serpens é dividida em duas seções separadas, Serpens Caput (a cabeça da cobra) a oeste e Serpens Cauda (a cauda da cobra) a leste.

A única estrela que não pertence a uma constelação é o Sol. O Sol viaja através das 13 constelações ao longo da eclíptica, a 12 do Zodíaco e Ophiuchus.

Entre as estrelas restantes, as mais próximas exibem movimento próprio, por isso é apenas uma questão de tempo antes que algumas delas cruzem os limites de uma constelação e mudem de constelação como consequência. Em 1992, Rho Aquilae se tornou a primeira estrela a ter sua designação de Bayer "invalidada" ao se mudar para uma constelação vizinha, agora é uma estrela da constelação Delphinus.[1]

Listas de estrelas por constelação[editar | editar código-fonte]

As estrelas são listadas nas listas apropriadas para a constelação, da seguinte maneira:

Critérios de inclusão[editar | editar código-fonte]

Observe que essas listas não estão concluídas no momento e podem faltar estrelas que satisfaçam essas condições. Se você encontrar um, sinta-se à vontade para adicioná-lo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Hirshfeld, Alan; Sinnott, Roger W.; Ochsenbein, François; Lemay, D. (1992). «Book-Review – Sky Catalogue 2000.0 – V.1 – Stars to Magnitude 8.0 ED.2». Journal of the Royal Astronomical Society of Canada. 86. 221 páginas. Bibcode:1992JRASC..86..221L 
  • The Astronomical Almanac (2000).
  • Roy L. Bishop, ed., The Observer's Almanac 1991, The Royal Astronomical Society of Canada.
  • Burnham's Celestial Handbook: An Observer's Guide to the Universe Beyond the Solar System, Vols. 1, 2, 3 (Dover Pubns, 1978).
  • N. D. Kostjuk, HD-DM-GC-HR-HIP-Bayer-Flamsteed Cross Index (2002) (CDS Catalogue IV/27).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]