Os Mutantes: Caminhos do Coração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Os Mutantes: Caminhos do Coração
The Mutants, ways of the heart (Título Internacional)[1]
Los Mutantes (ES)

Informação geral
Formato Telenovela
Duração 60 minutos
Criador(es) Tiago Santiago
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Alexandre Avancini
Produtor(es) Bruno Novaes
Elenco Bianca Rinaldi
Leonardo Vieira
Marcos Pitombo
Nanda Ziegler
Maytê Piragibe
Carolina Holanda
Felipe Folgosi
Julianne Trevisol
Juan Alba
Paulo Nigro
Gisele Policarpo
Jonathan Haagensen
Paloma Bernardi
Pedro Malta
Mário Frias
Rocco Pitanga
Louise D’Tuani
Pedro Nercessian
Entre outros
Tema de abertura Planeta Sonho - (14 Bis e Milton Nascimento)
Transmissão original 3 de junho de 200823 de março de 2009
N.º de episódios 243 capítulos
Cronologia
Último
Último
Caminhos do Coração
Promessas de Amor
Próximo
Próximo
Viaduto do Chá com o Shopping Light, um dos cenários da novela.

Os Mutantes: Caminhos do Coração é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record e exibida entre 3 de junho de 2008 e 23 de março de 2009, às 20h40. É a continuação da telenovela Caminhos do Coração.

Foi escrita por Tiago Santiago, com colaboração de Altenir Silva, Waldir Leite, Gibran Dipp, Maria Cláudia Oliveira, Vívian de Oliveira e Doc Comparato, direção de Vicente Barcellos, Vivianne Jundi, Daniel Ghivelder, Guto Arruda Botelho e Hamsa Wood e direção geral de Alexandre Avancini.

Foi substituída por uma continuação titulada por Mutantes - Promessas de Amor, do mesmo autor Tiago Santiago e de mesmo diretor Alexandre Avancini.

Apresentou Bianca Rinaldi, Leonardo Vieira, Marcos Pitombo, Maytê Piragibe, Gabriel Braga Nunes, Tuca Andrada, Ittala Nandi, Juliane Trevisol, Felipe Folgosi, Juan Alba, Petrônio Gontijo e Babi Xavier nos papeis principais.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo.

Em Os Mutantes: Caminhos do Coração, as mutações perigosas continuam a se espalhar pela sociedade, que transformam homens e mulheres em vampiros, felinos, serpentes e lobisomens, atacando nas ruas de São Paulo, além de ter boatos de abduções entre algumas pessoas. São Paulo fica mais perigosa porque fica infestada de mutantes. As pessoas, com medo, passam a perseguir todos os mutantes, inclusive os do bem. A Progênese é interditada e o DEPECOM resolve colocar sua sede lá. Os agentes do bem são: Aline, Miguel, Nati, Beto, Marcelo, Cláudia, Hiromi e Toni.

Julia Zaccarias (Ittala Nandi) toma o elixir da juventude, rejuvenesce e fica com o corpo de Juli di Trevi (Babi Xavier). Ela revela à poderosa vilã Samira (Bianca Rinaldi), que é uma reptiliana disfarçada; mas, o elixir não dura para sempre e, com o tempo, ela vira Júlia Zaccarias de novo.

Maria e Marcelo reúnem a Liga do Bem na mansão que pertencia à família Mayer. Este passa a ser o refúgio (ou quartel-general) dos mutantes do bem.

Maria e Samira[editar | editar código-fonte]

Maria foi inocentada, e herdou toda a herança de seu pai, mas resolveu ir a ilha para salvar os bebês; lá, ela reencontra Marcelo e eles voltam para São Paulo.

Samira é a irmã gêmea de Maria, criada presa dentro do laboratório da Dra. Júlia desde o seu nascimento, por 30 anos. Ela foi dada como morta no seu nascimento. Samira e Maria são as mutantes mais poderosas de todas, pois têm o poder de absorver todos os poderes dos outros mutantes. Samira será o braço-direito de Juli, com o objetivo de exterminar todos que se colocarem no seu caminho e deseja ter todo o dinheiro deixado por Dr. Sócrates, já que é obcecada pelo poder e pelo dinheiro.

Maria e Samira estarão em lados contrários. O objetivo de Maria é salvar e proteger os bebês e lutar ao lado do bem para salvar a humanidade. O objetivo de Samira é tomar posse de todos os bens de seu pai, lutar ao lado do mal, e dos mutantes reptilianos que querem dominar o planeta.

Mas após ficar grávida de Beto, irmão de Marcelo, ela passa a ficar mais sentimental e a pensar que quer dar a seu filho tudo que ela não teve, como uma família, carinho e amor.

Ela ajuda Maria a escapar do cofre da Dr. Júlia, por que se concientiza que Maria e Mariana são sua única família, e após seu chip da obediência falhar, ela decide que Dr. Júlia deve pagar por todas as maldades que ela fez, não só a ela mas a todos os mutantes presos.

Porém, Samira morre dentro da ilha, o mesmo lugar aonde cresceu, logo após dar à luz "Samirinha", como sua tia Maria a chamou.

Maria e Marcelo se casaram e juntamente com Tati.

DEPECOM[editar | editar código-fonte]

O DEPECOM (Departamento de Pesquisa e Controle dos Mutantes), é re-estruturado, e passa a contar com tecnologia de última geração para deter os mutantes. Ganha sala com vários computadores, agentes preparados para deter os mutantes perigosos. No local, há duas alas em conflito: a do bem e a do mal.

O DEPECOM fica dividido em duas alas: A primeira representada por Marcelo, Beto, Marta, Miguel, Aline, Tony, Hiromi e Cláudia. Eles querem deter apenas os mutantes violentos, deixá-los nas celas, e preservar os pacíficos. Eles investigam a Liga Bandida, que se organizou em São Paulo, e sua comandante: Dra. Júlia Zaccarias, que é uma reptiliana disfarçada que tomou o elixir da juventude e rejuvenesceu 30 anos.

A ala do mal é representada por Fredo Cavalcanti e seus comparsas, que querem simplesmente exterminar todos os mutantes, inclusive os pacíficos.

Nos Conflitos entre o bem e o mal que ocorrem dentro do DEPECOM, se destacam as discussões de Marta e Fredo. No início, os agentes pensam que eles se odiavam por terem os mesmos objetivos, porém formas diferentes de agir; mas no desenrolar da história eles perceberam que o maior motivo das discussões era a atração que um sentia pelo outro.

O amor dos dois fica mais evidente quando Metamorfo se transforma em Fredo, e vai até o DEPECOM para matá-lo.

Meta Fredo atira em Fredo. Logo após o disparo, o mutante fica invisível e os agentes põem óculos infravermelhos e saem atrás dele. Desesperada, Marta socorre Fredo, porém o policial avisa que estava com um colete à prova de balas, para alívio geral.

Fredo fica feliz ao perceber que Marta se preocupa com ele, porém as discussões entre os dois continua, até o ponto em que Marta salva Valente de ser morto por Fredo.

Fredo fica furioso, e os dois discutem novamente, porém logo a discussão vai acabando, e os dois começam a conversar calmamente, sobre o arquivo ômega. Nesta cena, pareceu que Fredo estava prestes a beijar Marta, mas foi interrompido por Aline e Miguel. Fredo diz a Marta que eles continuariam a conversa, o que deixa novamente a impressão de que ele queria dizer algo à ela, mas não teve oportunidade, pois esta foi morta pelos mutantes Draco e Telê.

Ao ver sua amada morta, Fredo se declara para ela, dizendo tudo o que sentia, e, prometendo vingar a sua morte.

Mais tarde, Fredo é abduzido por uma nave reptiliana e nunca mais reaparece. O novo delegado será Átila Ferraz que, assim como Fredo, usa o lema mutante bom é mutante morto que acaba virando um terrível vampiro,porém volta ao normal graças aos poderes de Clara, a mutante da cura. Apesar de ser vampiro, Ferraz continua a perseguir os mutantes.

O mistério de Valente[editar | editar código-fonte]

Valente descobrirá fatos secretos sobre o misterioso Arquivo Ômega, que revela informações confidenciais das experiências de Júlia. Entre essas informações, está a de que os "patrocinadores" destas experiencias são alienígenas, que mantêm contato com Júlia (também extraterrestre através deste arquivo. Valente, então, paga o preço por estas descobertas. Ele sofre um atentado, arquitetado por Fredo e seus comparsas. Escapa do atentado, mas perde a memória. Valente acorda e não lembra absolutamente nada de seu passado. Ele só tem uma carteira,com alguns papéis, cartões e documentos. Ele será salvo por Gabriela, uma médica. Enquanto ele tenta desvendar o mistério do seu passado, é sempre perseguido por Fredo pois este deseja desesperadamente matar Valente, para impedir que seu passado venha à tona. Além de ser perseguido pelos reptilianos, que querem matá-lo para ele não impedir a devastação do planeta, Valente descobre durante uma sessão de hipnose que veio do futuro,para fazer contato com os pleiadianos e, assim, ajudar a salvar seus pais no passado: Juno e Lúcio.

Valente se apaixonará por Nati, uma policial do DEPECOM. No dia em que ela vai ajudar Valente a descobrir quem ele é, é mordida por Taveira e se torna uma vampira.

Nati se sente totalmente sem lugar no mundo.Não se identifica com a Liga Bandida. É perseguida por ser vampira e corresponde à paixão de Valente.

Nati possui uma índole boa, contrariando sua contaminação e suas expectativas. Integrando-se a Liga do Bem, Nati irá lutar contra vilões poderosos, apesar de sempre ser alvo de desconfiança dos membros da Liga do Bem pelo fato de ser vampira.

Salvem os bebês, salvem o mundo[editar | editar código-fonte]

De acordo com a profecia de Janete, a sobrevivência da espécie humana dependerá da sobrevivência dos filhos de Bianca Ficher Nanda Ziegler com (a menina da supercomunicação) e de Leonor Lígia Fagundes (o menino de luz) . Aquelas crianças terão que ser protegidas ou toda a humanidade será dominada pelos mutantes ferozes e pelos reptilianos. Bianca e Leonor são resgatadas do laboratório com seus bebês e se juntam à Liga do Bem. Mas Juli descobre a premonição de Janete, e junto com os integrantes da Liga Bandida, ataca os bebês e suas mães, que passam a ser protegidos pela Liga do Bem. Era esperado que os bebês salvassem o mundo mas quem o fez foi Angela, que com a ajuda de suas asas, levou o coração de ouro até a nave mãe dos reptilianos.[2]

Chefia Oculta[editar | editar código-fonte]

A Chefia Oculta é um cérebro que comanda todas as guerras entre os reptilianos e os terráquios. Há pouco tempo, o bom agente do DEPECOM, Miguel, descobriu quem é a Chefia Oculta: ninguém mais ninguém menos que Sócrates Mayer! Miguel, com sua perspicácia, inteligência, profissionalismo e determinação, secretamente antes de morrer, estava investigando por conta própria a Chefia Oculta e descobriu tudo. Mas não deu tempo para a grande revelação, pois acabou morrendo em serviço, graças à Ferraz. Então, Ferraz descobriu quem é a Chefia Oculta e se aproveitou da investigação de Miguel para se promover. Dizendo a todos que ele tinha descoberto tudo, trouxe preso Sócrates Mayer, que revelou tudo: na verdade, a Chefia Oculta (ele mesmo) era um reptiliano disfarçado, assim como Júlia. Na época do seqüestro de Maria, os Reptlianos, além de todos os crimes, mataram Júlia e Sócrates tomando seus lugares na Progênese. Desde lá até então estavam colocando em prática o seu plano de conquistar o "Planeta Água"! Quando o Ferraz estava fazendo algumas perguntas para ele, para descobrir quais eram os planos para destruir a terra, ele foi abduzido por uma nave reptiliana.

A Guerra dos Extraterrestres[editar | editar código-fonte]

A Terra está sendo invadida pelos reptilianos, um povo de extraterrestre que migram de planeta em planeta em busca de condições favoráveis à vida, principalmente a água.O último planeta visitado por eles foi Marte,cuja água foi totalmente sugada, e agora eles rumam à Terra.A criação dos mutantes foi tudo um plano dos Reptilianos para enfraquecer a humanidade, para que a invasão se tornasse mais fácil. Os Reptilianos são liderados pelo Comandante Kai já que Kidor foi morto por Melquior, além de existir uma Chefia Oculta, um reptiliano em forma de humano que dá ordens a Juli e ao Comandante Kídor, que na verdade é Socrates Mayer. Muitos humanos são abduzidos para que os Reptilianos possam estudar seus corpos, para mais tarde assumirem a sua forma.

A Liga do Bem e Agartha enfrentarão uma terrível guerra contra os Reptilianos, a fim de impedir a dominação do planeta.Nessa guerra, Agartha e sua população são massacradas, restando apenas o Rei Melquior e seu primo Luciano.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 19 de março de 2008, a Rede Record anunciou que a telenovela Caminhos do Coração ganharia uma segunda temporada com estreia no dia 2 de julho do mesmo ano. [3] A motivação de continuar foi devido ao sucesso nos levantamentos do Ibope. [4] A telenovela estava com o título confirmado de Caminhos do Coração: A Evolução, [3] mas depois foi mudado para Os Mutantes: Caminhos do Coração. [5] As filmagens ocorreram em São Paulo, dentre os lugares destaca-se o Parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga,[6] o Viaduto do Chá, a Avenida Paulista, entre outros. Existem também cenários pertencentes ao Guarujá, como a Vila Caiçara, a casa de Guiga e a clínica da Prôgenese. Existem ainda alguns cenários do Rio de Janeiro, como a favela Tavares Bastos e o Pão-de-açúcar.

Parque da Independência. À direita, o Monumento à Independência. Um dos cenários da novela.

A inspiração para criar novos personagens veio de filmes clássicos, como o mutante Pesadelo (baseado no personagem de filmes de terror Freddy Krueger, do filme A Hora do Pesadelo), ou baseado no folclore brasileiro, como a mutante Pisadeira e o Curupira. Existem ainda personagens que foram inspirados na mitologia grega, como a mutante Ceres.

Um dos personagens, Taveira, acabou se tornando plágio do personagem Victor Victorio da novela O Beijo do Vampiro de Antonio Calmon. Antônio Calmon fez críticas, afirmando que Tiago Santiago copiou seu personagem. Os dois personagens foram interpretados pelo mesmo ator, Gabriel Braga Nunes.[7]

Logo no início da exibição da novela a abertura continha um erro: o nome da atriz Liliana Castro aparece como "Liliane Castro", depois de uma semana o erro foi corrigido.

Mudanças de enredo[editar | editar código-fonte]

Ao longo da novela os roteiristas mudaram a história algumas vezes. A trama vem seguindo diferente da sinopse inicial. Um exemplo é Aline, personagem de Milena Ferrari, que era para fazer par romântico com Valente, ia fazer com Miguel, mas fez com Beto. Outro caso é de Nati que era para fazer par romântico com Miguel, porém fez com Valente (Marcos Pitombo).

Algumas mudanças pequenas foram feitas na novela como por exemplo, Nati era para ser mordida pela mutante Ísis, mas o roteiro foi mudado para que ela fosse mordida por Taveira.

Alguns atores tiveram que se ausentar das gravações da novela devido a problemas de saúde, fazendo assim com que o roteiro original para seus personagens mudassem. Foi o que aconteceu com Regina, personagem interpretada por Rafaela Mandelli. No roteiro original a personagem Cléo Mayer iria ser abduzida pelos reptilianos, mas foi alterado para que Regina fosse abduzida. A mudança foi feita porque a atriz teria sofrido uma luxação no seu joelho e necessitaria se recuperar da fratura. Na telenovela, Regina seria uma mutante capaz de transformar as pessoas em pedra, mas devido ao fato, Cléo, sua irmã, acabou adquirindo mais esse poder. Regina era para voltar a novela no final de outubro, porém, voltou à novela apenas na segunda quinzena de fevereiro. A explicação é que a atriz emendou férias quando acabou seu tratamento.

Mas a maior mudança de roteiro foi causada pelo autor Lauro César Muniz, que pegou vários atores de Os Mutantes, para sua novela Poder Paralelo, como: Gabriel Braga Nunes, Miriam Freeland, Petrônio Gontijo, Fernanda Nobre, Tuca Andrada, Jean Fercondini e Karen Junqueira.

A morte dos personagens dos mutantes deixou muitos telespectadores revoltados com autor Tiago Santiago, como no caso de Samira que iria sobreviver na 3ª temporada após se aliar com Maria, terá uma morte após o parto, o motivo foi que autor Tiago Santiago, é que na cena do casamento de Maria Mayer com Marcelo Montenegro, Maria continuará grávida enquanto Samira dá a luz seu filho, e seria totalmente impossível Samira aparecer no casamento da irmã sem a barriga após dar à luz, isto porque a atriz Bianca Rinaldi está grávida. Mas neste caso Samira viverá e poderá aparecer em Promessas de Amor. Outra foi a de Janete, que foi abduzida e não teve retorno, pois no final da Segunda temporada Toni numa conversa com Hiromi, revelou que a amada não aguentou as experiências genéticas e faleceu, gerando muitas reclamações do público que esperava um final lindo para os personagens (Toni e Janete). E também a morte do vilão Pesadelo que fazia sucesso na novela os mutantes, maioria dos telespectadores ficaram revoltados e torcem para autor Tiago Santiago colocar de volta o mutante Pesadelo na 3ª temporada de os Mutantes como vilão. Mas segundo a entrevista com autor Tiago Santiago, ele disse que Pesadelo poderia voltar, junto com outros mutantes. Mas que infelizmente não ocorreu na 3ª temporada a aparição da Samira e Pesadelo, que deixou o público mais revoltado com o autor da novela.

Revelação[editar | editar código-fonte]

A maioria dos telespectadores queria saber quem era a tal Chefia Oculta, um reptiliano em forma de humano por trás dos planos de Doutora Júlia Zaccarias. Contudo, no penúltimo capítulo, no dia 21 de Março de 2009, a maioria dos telespectadores ficaram totalmente surpresos, pois a Chefia Oculta é Sócrates Mayer, um dos principais personagens de Caminhos do Coração, pai de Maria, Samira e Matheus Mayer (Metamorfo). Mas na verdade esse Sócrates que apareceu era um reptiliano disfarçado, pois em Caminhos do Coração no capítulo em que Sócrates morre, aquele era uma farça! O que tinha na seringa que Eric colocou nele não tinha veneno e sim paralisante de órgãos. O verdadeiro Sócrates morreu há muito tempo, e o falso estava fingido ser o verdadeiro porque sabia das experiências que ocorreram na Progênese e tentava se fingir de inocente, assim o caminho estava livre para ele fazer o que quisesse. O verdadeiro Sócrates morreu pouco depois do nascimento de Maria e Samira.

Exibição[editar | editar código-fonte]

A novela foi exibida no Brasil na Rede Record, tendo sua estréia em 3 de junho de 2008 e seu fim em 23 de março de 2009.

Inicialmente a novela era exibida de segunda a sábado, mas a Record parou de exibir capítulos inéditos da trama aos sábados exibindo no lugar "Os Mutantes - Especial", que mostrava o resumo dos melhores momentos da trama na semana. A estréia do especial foi em 15 de novembro de 2008 após o "Jornal da Record", e teve duração de 25 minutos.[8] Porém cerca de um mês depois a Rede Record voltou atrás e a novela voltou a ser exibida de segunda a sábado.

Trailer

Algumas cenas exibidas no trailer do elenco da novela não apareceram. Essas cenas são do ator Leandro Léo, que apareceu nas chamadas, Patrícia Werneck, que apareceu no trailer, mas só na terceira temporada da novela, e Tarso se teletransportando do laboratório da doutora Julia Zaccarias.

Abertura e encerramento
  • A abertura da novela tem o sentido dos mutantes "invadindo a cidade de São Paulo". Já seus créditos, são feitos por sequências de ordem alfabética masculina e feminina.
  • O tema de abertura é "Planeta Sonho", de Milton Nascimento.
  • Uma curiosidade da abertura é que ela mostra uma imagem computadorizada da Ponte Octávio Frias de Oliveira, com morcegos passando sobre ela. Na imagem real (no mesmo ângulo da mostrada na abertura) pode se perceber atrás dela, o prédio da TV Globo SP. Na abertura, o local do prédio é encoberto por árvores que não existem.
  • Na reprise, a abertura era exibida apenas no encerramento, só que ao avançar da exibição, a abertura foi retirada. Os créditos dos personagens aparecem dentro do início da novela.

Audiência[editar | editar código-fonte]

No dia da estréia da novela, foram registrados 24 pontos no Ibope, o qual foi a melhor média da novela, e a melhor estréia de novela de todos os tempos da Rede Record. Com isso a novela conseguiu o segundo lugar na audiência, fato que se repetiu várias vezes.[9]

A pior média foi registrada no dia 16 de janeiro. Foram registrados apenas 8 pontos de média.[10]

Seu último capítulo marcou uma média de 16 pontos.[11]

"Os Mutantes - Especial"

A estréia de "Os Mutantes - Especial" registrou apenas 10 pontos de média[12]

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Prêmios

A novela recebeu um prêmio, o de melhor maquiagem, do "Prêmio Extra de TV".[13]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Bianca Rinaldi interpretou as irmãs Maria & Samira Mayer.
Babi Xavier interpretou a Dra Juli di Trevi.
Juan Alba interpretou o delegado Ferraz.
Petrônio Gontijo interpretou o Dr Freddo Cavalcanti.
Ator Personagem
Bianca Rinaldi Maria Beatriz dos Santos Luz Mayer Montenegro
Samira Mayer
Leonardo Vieira Marcelo Duarte Montenegro
Marcos Pitombo José da Silva Valente (Valente)
Maytê Piragibe Natália Palmieri (Nati)
Babi Xavier Juli di Trevi
Tuca Andrada Eric Fusilli
Gabriel Braga Nunes Sigismundo Taveira (Taveira)
Felipe Folgosi Roberto Duarte Montenegro (Beto)
Julianne Trevisol Górgona Mayer (Gór)
Gisele Policarpo Cléo Mayer
Paulo Nigro Antônio Mayer (Toni)
Cláudio Heinrich Danilo Mayer (Danilinho)
Patrycia Travassos Irma Mayer
André de Biase Aristóteles Mayer (Ari)
Fernando Pavão Noel Machado (Noé)
Lígia Fagundes Leonor Figueira
Carolina Holanda Gabriela de Souza
Andréa Avancini Érica Ramos (Mulher-Biônica)
Rocco Pitanga Armando Carvalho (Carvalho)
Juan Alba Átila Ferraz (Ferraz)
Petrônio Gontijo Freddo Cavalcanti
Nanda Ziegler Bianca Fischer "(Bibi)"
Mirian Freeland Marta Pureza
Milena Ferrari Aline Reis
Fernanda Nobre Lucia Mayer (Lucinha)
Cássio Scapin César Rubicão
Fafá de Belém Ana Gabriela dos Santos Luz
Perfeito Fortuna Pepe dos Santos Luz
Rômulo Arantes Neto Telepático (Telê)
Rômulo Estrela Draco
Sacha Bali Matheus Morpheus Mayer (Metamorfo)
Patrícia de Jesus Perpétua Salvador
Maurício Ribeiro Cristiano Pena (Cris)
Louise D’Tuani Ísis de Almeida (Mulher-Invisível)
Jorge Pontual Felipe Matoso
Pedro Nercessian Tarso de Albuquerque Andrade
Thiago Gagliasso Gaspar
Paloma Bernardi Luna Reis
Liliana Castro Janete Fontes Martinelli
Daniel Aguiar Vlado
Karen Junqueira Fúria
Cláudia Alencar Sandra Gisa de Albuquerque Andrade
Thaís Fersoza Célia de Souza (Celinha)
Taumaturgo Ferreira Tarcísio Batista (Batista)
Flávia Monteiro Viviane Menezes Figueira (Vivi)
André Mattos Paulo Pachola (Pachola)
Eduardo Lago Guilherme Menezes Figueira (Guiga)
José Dumont Teófilo Magalhães (Téo)
Sebastião Vasconcelos Mauro Fontes
Raul Gazolla João Ricardo Borba Gato de Albuquerque Andrade Silva
André Segatti Ernesto Justo
Lana Rodes Esmeralda Nascimento Justo
Jonathan Haagensen Miguel Ângelo
Théo Becker Fernando (Homem-Cobra)
Mário Frias Lino Rodrigues (Drácula)
Helena Xavier Simone dos Santos
Marina Miranda Marisa Gama
Antônio Pitanga Nilton Carvalho Pinto (Nil)
Élcio Monteze Melquior
Arthus Lopes Luciano
Angelina Muniz Cassandra Fontes Martinelli
Jean Fercondini Lucas Fontes Martinelli
Rafaela Mandelli Regina Mayer
Guilherme Trajano Dino Malafatti
José Loreto Homem Escorpiâo (Scorpions)
Andréa Leal Rosa Encarnada
Natasha Haydt Paola
Suyane Moreira Iara


Crianças[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Letícia Medina Tatiana (Tati) Montenegro
Pedro Malta Eugênio Menezes Figueira (Gêninho)
Cássio Ramos Valfredo Pachola (Vavá)
Juliana Xavier Ágata Magalhães
Shaila Arsene Clara Menezes Figueira (Clarinha)
Júlia Magessi Ângela Menezes Figueira (Anjinha)
Elenco de apoio

Elementos da novela[editar | editar código-fonte]

Mutações[editar | editar código-fonte]

Personagens e Grupos[editar | editar código-fonte]

Na novela, existem dois tipos de mutações: os super-dotados e os quiméricos. Os mutantes super-dotados possuem a glândula pineal do cérebro alterada, o que acabou resultando em mutações como pirocinese, Telepatia, superforça, Hipnose, etc. Já os mutantes quiméricos possuem genes de animais misturados aos seus próprios genes, o que resultou em humanos com características de animais, como lobo, pantera, pinguim, peixe, aranha, macaco, águia, morcego-vampiro, entre outros.

Lugares[editar | editar código-fonte]

Cenário Personagens Relacionados
Progênese (Guarujá) Ezequiel Gottardo.
Lugar onde foram realizadas as mutações genéticas. A Progênese possui várias outras clínicas espalhadas pelo Brasil.
DEPECOM Ferraz, Cláudia e Aline.
Lugar onde são aprisionados os mutantes violentos. Foi criado na antiga Progênese que sofreu intervenção do governo.
Camping Ninguém.
Desde que Marcelo perdeu a memória, virou um cenário fixo. O camping fica na praia dos sonhos, quem trabalha lá é Luna e Ísis e os outros ficam de passagem. Pelas constantes aparições de mutantes e mortes, o que faz ele estar vazio atualmente.
Ilha Cris, Melquior, Luciano, Reptilianos.
É a ilha onde foram criados os mutantes, também fica o laboratório da doutora Júlia, onde aprisionava mutantes violentos.
QG da Liga Bandida Drácula, Bianca, Gór, Metamorfo, Júlia, Draco, Fernando, Ariadne, Rana, Eric, Inta, Lino e Telê.
É o esconderijo da Liga Bandida.
Tubulação Mutantes insetos e Mutantes roedores, Dinossauros e Mutantes Diversos.
São as tubulações da ilha. Esse lugar é um labirinto cheio de canos, onde parece ser impossível sair.
Mansão Mayer Marcelo, Maria, Ana Luz, Mariana, Beto, Samira Montenegro, Tatiana, Vavá, Ísis, Ângela, Eugênio, Valente, Doutor Sabiá, Perpétua, Érica, Pepe, Gabriela, Aquiles, Ágata, Nati, Hiromi e Toni.
É a mansão que antigamente pertencia a família Mayer, mas eles foram expulsos para que Maria tomasse posse. É uma mansão enorme, com vários quartos e uma grande piscina. Maria quer fazer um colégio de mutantes, possívelmente próximo a mansão.
Casa de Simone Simone, Marisa, Bené, Danilo, Batista, Carvalho.
A casa de Simone é uma pensão. Está sempre pronta para acolher qualquer pessoa necissitada.
Casa de Sandra Ninguém.
É a casa onde morava Sandra com o seu filho Tarso. Foi morar com o filho no Ceará.
Casa da Cassandra Ninguém.
Antes era a casa de Cassandra, mas foi ocupada pela doutora Júlia. Atualmente não tem ninguém.
Casa de Marisa Aristóteles, Irma, César, Cléo.
A casa onde Marisa morava, localiza-se no Pari. Ela permitiu que Aristóteles e seus dois filhos (Danilo e Toni) ficassem lá, agora Danilo está na casa de Simone (com Bené). Irma e César Rubicão estão morando com Aristóteles, Gór descobre que Aristóteles e Irma são seus pais e, para fugir dos reptilianos, passa a morar lá, levando Metamorfo e as crianças da profecia (Lúcio e Juno). Toni também mora lá, porém ele aparece mais no DEPECOM.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

O cantor Chico Buarque, intérprete da canção da Liga do Bem. (Foto de autoria de Fernanda Steffen)

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Jogo[editar | editar código-fonte]

A novela ganharia um jogo eletrônico, previsto para ser lançado no segundo semestre de 2009. O jogo seria produzido pela "Rom VS", entretanto o projeto não foi adiante[14] .

Desenho animados[editar | editar código-fonte]

A 4ª temporada de os mutantes era para ser feita em a versão desenho animado dos mutantes, que iria ter novos personagens mutantes segundo a entrevista com autor Tiago Santiago no bate-papo UOL[15] , porém, depois que ele saiu da Record por ter assinado o contrato com o SBT, o projeto foi totalmente cancelado.

Referências

  1. The Mutants. Record TV Network. Página visitada em 6 de julho de 2014.
  2. Record divulga sinopse da segunda temporada de "Caminhos do Coração" Rede Record (7 de abril de 2008). Página visitada em 21 de novembro de 2008.
  3. a b Jorge Brasil (19 de março de 2008). Record confirma 2ª temporada de 'Caminhos do Coração' (em português). http://diversao.terra.com.br.
  4. "Os Mutantes", nova fase de "Caminhos do Coração", estréia na terça (em português). Folha Online (01/06/2008).
  5. Jorge Brasil (10/04/2008). Caminhos do Coração – Parte II (em português). http://mdemulher.abril.com.br.
  6. Luana Borges (29 de agosto de 2008). Em batalha mortal, personagem de Natália Guimarães se despede de "Os Mutantes" Canal Zap - UOL. Página visitada em 23 de novembro de 2008.
  7. Antônio Calmon diz que está sendo copiado por Tiago Santiago Na Telinha= UOL (31 de agosto de 2008). Página visitada em 22 de novembro de 2008.
  8. Melhores momentos de "Os Mutantes" terá reprise aos sábados (em Português) Rede Record (de 2008). Página visitada em 22 de novembro de 2008.
  9. Record On-Line: "Os Mutantes" faz 27 pontos na estreia Rede Record (5 de junho de 2008). Página visitada em 22 de novembro de 2008.
  10. RECORD: AUDIÊNCIAS (em Português) O Globo (16 de janeiro de 2009). Página visitada em 21 de janeiro de 2009.
  11. RECORD: AUDIÊNCIAS (em Português) O Globo (23 de março de 2009). Página visitada em 23 de março de 2009.
  12. RECORD: AUDIÊNCIAS (em Português) MaxPress (17 de novembro de 2008). Página visitada em 22 de novembro de 2008.
  13. Título ainda não informado (favor adicionar).
  14. Novas Mídias. Hoje em Dia, Rede Record.
  15. Bate-Papo com Tiago Santiago. UOL (09/04/2009).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Alexandre Avancini