Região do Centro (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Centro ou Região do Centro mais conhecida por Beiras é uma região de Portugal, que compreende, integralmente, os distritos de Coimbra, Castelo Branco e Leiria, a maior parte dos distritos de Viseu, Aveiro e Guarda, cerca de um terço do Distrito de Santarém e a parte norte do Distrito de Lisboa. Limita a norte com a Região do Norte, a leste com a Espanha, a sul com o Alentejo, a sudoeste a Região de Lisboa e a oeste com o Oceano Atlântico.

As cidades mais populosas da região Centro são Coimbra (101 069 habitantes) e Aveiro (55 291 habitantes).[1]

Tem uma área de 28 405 km² (31% do Continente) e uma população de 2 327 580 (Censos 2011),[2] correspondendo a 23,2% do Continente e a 22% de Portugal.

Está incluída na Unidade de Nível I (NUTS I) de Portugal Continental e compreende 12 Unidades de Nível III (NUTS III):

Grosso modo, corresponde, territorialmente, à antiga província da Beira. É geralmente dividida em duas grandes regiões distintas: a Beira Litoral, correspondente aos distritos de Aveiro, Coimbra, e Leiria, e a Beira Interior, que compreende os distritos de Viseu, Guarda e de Castelo Branco.

Referências

  1. UMA POPULAÇÃO QUE SE URBANIZA, Uma avaliação recente - Cidades, 2004. Instituto Geográfico Português. Página visitada em 29 de Junho de {{{acessoano}}}.
  2. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]