Curso de Informática Biomédica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O curso de Bacharelado em Informática Biomédica é um curso de graduação interunidades oferecido conjuntamente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP.

Este é um curso pioneiro que forma profissionais com sólidos conhecimentos em Ciência de Computação, como formação predominante, que se completará com uma formação adicional em Biociências e Saúde.

A grade curricular resgata o ciclo propedêutico com uma formação conceitual em Ciências Exatas e Biológicas nos dois primeiros anos e uma formação específica em três grandes áreas que representam os campos de maior evidência nessa conjunção de conhecimento. São estas as áreas de formação específica:

A Bioinformática já é um exemplo de convergência dessas duas áreas do conhecimento. Embora tenha detido destaque a partir dos últimos esforços para decifrar o genoma humano, seu escopo é muito mais amplo e envolve abordagens de expressão gênica, modelagem molecular e estudo de vias metabólicas.

Quanto à área de Processamento de Imagens e Sinais, pode-se afirmar que foi o progresso obtido na Física e na Computação (software e hardware) que possibilitou o aparecimento de novas metodologias que auxiliam o diagnóstico médico. Exemplos disso são as imagens por ressonância magnética nuclear (RMN) e as imagens tomográficas por raios X.

Finalmente, a terceira área de atuação (Gerenciamento de registros clínicos e de Saúde Pública) compreende a obtenção e o tratamento da informação em modo digital. Em especial, esta área estuda modelos, metodologia e ferramentas adequadas ao tratamento de uma expressiva quantidade de dados a fim de agilizar processos administrativos e gerar informações que direcionem investimentos e ações que proporcionem melhoria de qualidade de vida e atendimento em saúde.

EVENTOS

A Semana de Informática Biomédica tem como premissa, suprir as necessidades do meio acadêmico, científico e empresarial no que diz respeito ao papel que a área de TI (Tecnologia da Informação) voltada à medicina computacional deve assumir nos próximos anos, frente às mudanças no cenário nacional e mundial.

Como resultado, espera-se que as informações expostas durante o evento, através de palestras e cases, possam auxiliar os participantes a esboçarem um plano de ação conjunta, seja na área de pesquisa, de desenvolvimento ou de negócios, por meio de parcerias com empresas que desejarem implementar uma alta performance no mapa estratégico de seus produtos ou serviços.

A Informática Biomédica permite a otimização de sistemas e integração de dados, facilitando a comunicação nos mais diversos setores da sociedade. Essa integração para ser desenvolvida com sucesso requer planejamento e definições objetivas para sua padronização e implantação.

A Semana de Informática Biomédica - reúne acadêmicos de diversos cursos superiores – Informática Biomédica, Física Médica, Química, Ciências da Computação, Engenharia de Computação - de todo Brasil.

O encontro, realizado anualmente, de cunho acadêmico, de pesquisa e empreendedor, já está na sua 8ª edição, e é promovido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Faculdade de Filosofia de Ribeirão Preto.

Na programação, palestras relacionadas à área de Informática Biomédica, Biotecnologia e Tecnologia da Informação. É um acontecimento, onde as contribuições científicas dos alunos, professores e empresas são apresentados através de trabalhos concluídos, cursos e palestras. Através do compartilhamento de informações auxilia na aquisição de know how, todos os participantes, instituições e empresas envolvidas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]