Discussão:Lista de partidos políticos em Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O MRPP foi fundado em 1970, logo também deveria estar incluído nos partidos e agremiações no tempo do estado novo

Terá alguma razão, mas o problema é que o MRPP não tem artigo próprio (esta incluido no artigo do PCTP/MRPP) e este partido só foi criado em 1976, o que poderia causar confusões; situação que se passa com muitos outros movimentos que se transformaram em partidos após o 25 de abril. No entanto creio poder ser um questão a analisar e corrigir. --JotaCartas (discussão) 15h05min de 18 de maio de 2010 (UTC)

"O CDS tem a sua base de apoio nas classes mais favorecidas"?! - Ridículo e, por isso, editado. (McPato)

Desde quando é que o PCP actuou para a realizaçao da revoluçao de abril (25 de abril, claro) em portugal? isso e falso! apenas os militares fizeram a revoluçao! (Palma)

O PCP actuou para a revolução de Abril ao combater o regime do Estado Novo. Não digo que organizou a revolução em si, mas que contribuiu, contribuiu... -João Damas (discussão) 2h30 de 21 de Junho de 2013 (UTC)

PS - Esquerda ou Direita?[editar código-fonte]

Acho que este é um assunto bastante controverso. O problema passa pela distinção entre esquerda e direita. Esquerda é normalmente entendida como progressistas, que se preocupam mais com o estado social. Por outro lado, direita entende-se como tradicionalistas e conservadores. Assim sendo, penso que o PS poderia ser considerado como um partido de esquerda, se só tivéssemos em conta o programa, e não as medidas praticadas nos últimos anos. Com base em tudo, acho que se chega mais à direita do que à esquerda. Concluindo, penso que é justo considerar o PS como sendo de centro ou centro-direita (considera a preocupação social mas também as medidas praticadas). João Damas (discussão)

PS, centro-direita??? Economicamente aceita o capitalismo, mas daí a ser de direita vai um passo muito grande. Um partido de direita nunca seria a favor da despenalização do aborto, do casamento entre pessoas do mesmo sexo ou da coadoção por casais do mesmo sexo. Só para dar uns exemplos sociais do progressismo do PS. Além disso o PS é responsável por uma série de medidas de esquerda, como o subsídio de desemprego, o salário mínimo ou o rendimento mínimo de inserção. Se o PS fosse centro-direita, então o Bloco de Esquerda era quê? Centro-esquerda?? Gameiroestá lá? 15h34min de 23 de junho de 2013 (UTC)
Não é assim tão simples. Apesar de concordar com essas posições serem consideradas de esquerda, também é verdade que o PS tem tido bastantes medidas de direita. E não estou a falar de aceitar economicamente o capitalismo... Para dar um exemplo, lembro-me que aquando do último governo PSD, o código do trabalho foi revisto, foram implementadas medidas para facilitar o despedimento, considerando as pessoas como meros números, e um partido de esquerda, supostamente, não apoiaria algo assim. Nesta altura o PS, agindo como partido de esquerda, fez uma proposta alternativa a essa alteração do código de trabalho. Ora, quando o PS chegou ao governo, outro partido propôs exactamente as mesmas alterações ao código do trabalho, e adivinhe quem votou contra. Sim, o PS. É muito giro o PS dizer que é de esquerda, e apoiar medidas sociais de esquerda (importantes, sem dúvida) mas se for, é meio de esquerda e meio de direita, porque de medidas económicas, nos últimos anos, não me parece... João Damas (discussão)
Caro João, não interprete o meu comentário como se defendesse o PS ou as suas medidas. Aquilo que peço é que sejam apresentadas fontes credíveis que defendam que o PS é um partido de centro-direita ou até de apenas centro. Caso não seja, a classificação do partido ficará a ser feita por POV e/ou pesquisa inédita, claramente proibidas neste projeto. Gameiroestá lá? 00h11min de 24 de junho de 2013 (UTC)
Entendo isso, e também foi por isso motivo que criei este tópico de discussão. Não para defender ou criticar políticas de um ou outro partido, mas sim para as definir. Sou novo por estas andanças e todos os esclarecimentos ajudam (: o comentário precedente não foi assinado por João Damas (discussão • contrib.) 01:30, 24 de junho de 2013 (UTC)
É bom saber que gente nova se vai juntando ao projeto. Nunca somos demais. Aconselho-o a ver o nosso tutorial e nosso guia de edição, bem como a ler o livro de estilo. Existe ainda a possibilidade de pedir um programa de tutoria, caso lhe interesse. Saudações, e boas edições. Gameiroestá lá? 02h01min de 24 de junho de 2013 (UTC)
Penso que seria interessante considerar a declaração oficial de princípios do PS disponível em http://www.ps.pt/wp-content/uploads/2016/06/Declaracao_de_Principios_PS.pdf. Por exemplo, no ponto 9., temos uma clara definição do Estado Social como "pilar indispensável da democracia e do desenvolvimento". O ponto 10. toca na solidariedade e a promoção da integração social, e o ponto 12. foca o ambientalismo. Estes 3 pontos indicam prioridades normalmente mais fortes na esquerda do que na direita, ainda que de certa forma comum a ambos os centros, mas que sugerem, *em teoria*, o PS como oficialmente Centro-Esquerda. Quanto a classificar segundo as medidas práticas de cada Governo PS, seria mais subjetivo como classificação teórica base. Pmg2017 (discussão) 23h06min de 25 de outubro de 2017 (UTC)

Nova ordenação[editar código-fonte]

Alterei as ordenações de acordo com o espectro político (da esquerda para a direita), conforme instruções da wikipedia para listas, pois a ordenação alfabética já existe por definição na categorias Partidos políticos de Portugal e Partidos políticos extintos da III República --JotaCartas (discussão) 15h05min de 18 de maio de 2010 (UTC)

Qual o critério para arrumar um partido à Esquerda ou à Direita? É objectivo ou subjectivo? Não deveria ser respeitada a auto-definição? Nesse caso o PPV assume-se como do centro.

Penso que a ordenação deve ser feita de acordo com as políticas defendidas mas também pelas praticadas. -João Damas (discussão) 2h30 de 21 de Junho de 2013 (UTC)

Ordem das sub-secções sobre partidos activos[editar código-fonte]

Já por algumas vezes houve alterações que colocaram a secção "Com representação parlamentar na legislatura 2009-2011" antes de "Partidos sem representação parlamentar" e vice-versa. Para evitar guerras de edição, gostaria de chegar a um consenso. Proponho que os partidos com representação parlamentar aprarecam em 1º lugar. --JotaCartas (discussão) 18h22min de 26 de maio de 2011 (UTC)

MAS[editar código-fonte]

Porque motivo aparece o Movimento_Alternativa_Socialista no fundo desta página como partido politico se nem consta na pagina da CNE como se pode constatar: [[1]] ?

Esquerda ou direita não chega![editar código-fonte]

Eu pessoalmente não concordo com esta estratificação partidária tradicional. Quando o PSD pratica uma CES que taxa 50% às pensões mais altas, deixando de fora mais de 80% dos pensionistas isto é ser de "esquerda". Já o PCP por exemplo é um partido conservador, sendo que os conservadores são muitas vezes conotados com a direita. E porque é que o PPV é de direita? Desde quando ser-se cristão ou pró-vida tem alguma coisa a ver com espectro ideológico? O PPV é conservador, mas não é capitalista. O PCP é não-liberal, mas é conservador! Presumo que podíamos tentar estabelecer um espectro bidimensional.

Cumprimentos a todos. João Pimentel Ferreira (discussão) 19h09min de 25 de abril de 2014 (UTC)

Political Spectrum2.png
Political chart.svg

































"Esquerda" e "extrema-esquerda"[editar código-fonte]

Porque é que o PCP é "extrema-esquerda" e o Bloco de Esquerda é "esquerda" se na Assembleia da República o BE até se senta à esquerda do PCP (e da primeira vez que foram eleitos até fizerem um protesto para exigir isso)? E porque é que a UDP (que era alinhada com o Partido do Trabalho da Albânia e acusava o PCP de "revisionista") aparece como "esquerda" se era claramente mais esquerdista que o PCP? E porque é que o MAS aparece como "esquerda" se todos os outros partidos trotskistas (tanto os existentes como o POUS como os já desaparecidos como a LCI, PRT, PST, LST/FER e PSR) estão como "extrema-esquerda" (e o MAS penso que se assume como continuador do PRT e da LST/FER)? Mesmo o MES (apresentado como "esquerda"), depois da "facção Jorge Sampaio" ter saído apresentava-se como estando à esquerda do PCP, e os GDUPS (também apresentados como "esquerda") eram pouco mais que uma frente UDP/MES.

Assim, proponho as seguintes alterações:

Partido Como está Como deveria estar
Partido Comunista Português Extrema-esquerda Esquerda
Movimento de Esquerda Socialista Esquerda Esquerda a extrema-esquerda
Grupos Dinamizadores de Unidade Popular Esquerda Extrema-esquerda
União Democrática Popular Esquerda Extrema-esquerda
Movimento Alternativa Socialista Esquerda Extrema-esquerda

Estado Novo[editar código-fonte]

Não é muito claro qual o critério para distinguir "partidos" de "outras agremiações políticas" - porque é que o PCP é um partido e o PS, a LCI ou o MNS são "outras agremiações políticas"? Eram todos ilegais, de qualquer maneira.--MiguelMadeira (discussão) 10h04min de 5 de julho de 2019 (UTC)

Novo Capítulo 1.1 Partidos políticos com representantes[editar código-fonte]

Ao mantermos duas tabelas, uma com todos os partidos, outra com unicamente aqueles que possuem membros eleitos, eu proponho a existência de uma tabela mais simplificada no primeiro caso. Isto porque possuímos muita informação repetida (especialmente no campo Ideologia). Eu construí esta tabela exemplo:

Partidos políticos com representantes eleitos[editar código-fonte]

Nome Líder Ideologia Principal AR Aç. Mad. EU Prs.M. Ver.M. Afiliação europeia
Partido Social Democrata (PPD/PSD) Rui Rio Conservadorismo liberal 89 19 24 6 98(a) 493(b) Partido Popular Europeu
Partido Socialista (PS) António Costa Social-democracia 85 30 5 9 160(a) 952(b) Partido Socialista Europeu
Bloco de Esquerda (B.E.) Catarina Martins Socialismo democrático 19 2 2 2 0 12 Partido da Esquerda Europeia
CDS – Partido Popular (CDS-PP) Assunção Cristas Democracia cristã 18 4 7 1 6(a) 41(b) Partido Popular Europeu
Partido Comunista Português (PCP) Jerónimo de Sousa Marxismo-leninismo 15 1 2 2 24 168
Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) Liderança coletiva Ecossocialismo 2 0 0 0 0 3 Partido Verde Europeu
TOTAL 230 57 47 21 308 2074

Coligações[editar código-fonte]

Nome Membros Líderes Ideologia Principal AR Aç. Mad. EU Prs.M. Ver.M. Afiliação europeia
Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) PCP
PEV
ID(c)
Jerónimo de Sousa
Heloísa Apolónia
João Vicente
Marxismo-leninismo
Ecossocialismo
Socialismo
17 1 2 2 24 171 (nenhuma)
Partido Verde Europeu
(nenhuma)

Notas:
↑(a) Inclui também os presidentes de Câmara Municipal eleitos por coligações lideradas pelo partido em questão.
↑(b) Não inclui os vereadores eleitos por coligações nas quais o partido em questão participou.
↑(c) Não é partido político