Estádio Francisco Novelletto Neto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estádio Passo d'Areia)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Passo d'Areia
Estádio Francisco Novelletto

Nomes
Nome Estádio Francisco Novelletto Neto
Apelido Passo D'Areia
Características
Local Porto Alegre, RS
Gramado Sportlink Ultragrass[1] (Grama sintética) (105 x 68m)
Capacidade 10.600 pessoas[2]
Construção
Data 1939
Inauguração
Data 24 de março de 1940 (80 anos)
Partida inaugural São José 2-3 Grêmio
Outras informações
Proprietário Esporte Clube São José
Mandante Esporte Clube São José

O Estádio Francisco Novelletto Neto, mais conhecido como Estádio Passo d'Areia, situado em Porto Alegre, Brasil, é a sede do Esporte Clube São José, e onde o clube manda seus jogos. Está localizado no bairro Santa Maria Goretti. O estádio, anteriormente denominado Estádio Passo d'Areia, mudou seu nome oficial em 2020, em homenagem ao ex-presidente da Federação Gaúcha de Futebol Francisco Novelletto Neto.[3]

Localização[editar | editar código-fonte]

Localizado junto à sede social do clube, é o atual estádio do Esporte Clube São José.

O Zequinha, como é carinhosamente chamado, passou por vários locais antes de fincar suas raízes na zona norte de Porto Alegre, em um terreno de 3,5 hectares comprados por "250 contos de réis"[carece de fontes?] no ano de 1939, quando o Estádio do Passo D'Areia começou a ser construído.

A atual morada do clube foi inaugurada em 24 de março de 1940, em uma grande festa na qual o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, tricampeão municipal na época, era o grande convidado.

O Estádio do Passo D'Areia já passou por várias mudanças desde a sua inauguração, evidentemente. A maior da ampliações foi a construção do "tobogã" das arquibancadas atrás do gol que fica no lado da área social do clube.

A arquibancada geral foi totalmente reformada e comporta agora mais 2.500 pessoas, aproximadamente. A obra foi entregue pelo prefeito José Fogaça no jogo contra o Sport Club Internacional em 26 de março de 2006.

A obra em epígrafe, foi liberada, através de decreto, assinado pelo então prefeito de Porto Alegre, João Verle, em Maio de 2004, em solenidade realizada no clube, onde testemunharam o fato o presidente do São José na época, Luiz Fernando Gomes Moreira, sua diretoria, ex-presidentes, associados, conselheiros, convidados especiais e autoridades porto-alegrense. A reforma iniciou em meados de maio de 2005.

Elton John, R.E.M, Pearl Jam, Motorhead, Judas Priest e Ozzy Osbourne já se apresentaram no estádio.

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Nome Oficial: Estádio Passo D'Areia Endereço:

  • Social - Rua Padre Hildebrando nº 1100
  • Geral - Av. Rio São Gonçalo nº 95 -
  • Bairro Santa Maria Goretti - Porto Alegre - RS

Camarotes: 6 Vestiários: 4 vestiários profissionais mais 1 vestiário de arbitragem. Dimensões do Gramado: 68m x 105m - Tamanho oficial exigido pela Fifa. Grama: Sintética Iluminação: Estão em construção devido a nova arquibancada geral Imprensa:

  • 8 cabines duplas fixas
  • 1 sala de imprensa
  • 1 sala para entrevistas coletivas.

Estacionamento: Privativo para funcionários e autoridades com capacidade para 50 veículos.

Referências

  1. SportLink
  2. [1]
  3. «São José aprova mudança de nome do Passo D'Areia para Estádio Francisco Novelletto Neto». GaúchaZH. 10 de dezembro de 2019. Consultado em 20 de janeiro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.