Les aventures de Tintin, d'après Hergé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Les aventures de Tintin, d'après Hergé (em portugues, As Aventuras de Tintim, por Hergé) foi a primeira série de televisão baseada nos álbuns em quadrinhos criados pelo belga Hergé, As Aventuras de Tintim.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Foi um desenho animado realizado por Ray Goossens e produzido pela Belvision de 1958 a 1963. A série é composta de 104 episódios, de 5 minutos cada. A série, com base nos esboços de Greg (Michél Regnier - cartunista belga, editor da Revista Tintin e tradutor da série para o francês) e a adaptada por Charles Shows, foi inicialmente exibida pela BBC, e mais tarde pela ITV, de Londres.

Comparações com os livros[editar | editar código-fonte]

Os episódios eram pouco fiéis aos álbuns de Hergé. Além do design um pouco diferente, alguns detalhes da trama foram alterados. Um exemplo disso é que no conjunto de episódios que forma a adaptação de Explorando a Lua, Tintim viaja ao espaço para salvar Milu, quando na realidade ele foi à Lua para a examinar, conforme o roteiro original de Hergé.

Por esse motivo, os tintinólogos, fãs da coleção de álbuns, preferem a segunda série, da década de 1990, mais fiel ao que foi idealizado por Hergé.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

  • Francês:

Tintim - Georges Poujouly; Capitão Haddock - Jean Clarieux; Professor Girassol - Robert Vattier; Dupont e Dupond - Hubert Deschamps; Milu - Roger Carel

  • Inglês:

Tintim - Dallas McKennon ou Larry Harmon; Professor Girassol - Dallas McKennon; Demais personagens - Paul Free

Episódios[editar | editar código-fonte]

Apenas sete dos álbuns foram adaptados para esta série. Sendo que os episódios de 5 minutos continham as histórias presentes em:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]