México pré-colombiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O termo México pré-colombiano designa o período da história do México compreendido antes da chegada de Cristóvão Colombo à América e da Conquista do México pelo Império Espanhol, em 1521, a chamada Era pré-colombiana.

Este período é conhecido basicamente pelo trabalho de arqueólogos, pois não existem fontes escritas que permitam, com detalhe, descrever o desenvolvimento dos povos que habitaram o atual território do México desde a chegada de seres humanos na região até a conquista espanhola, no século XVI. Excepcionalmente,encontram-se registros escritos dos maias, do Período Clássico Mesoamericano, e dos mixtecas e mexicas, do Período Pós-Clássico Mesoamericano. Apesar disso, ainda há muitos códigos que não foram decifrados, sendo limitada a interpretação deles..

Etapa Lítica (32.000 AC-7.000 AC)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Etapa Lítica

Povoamento da América[editar | editar código-fonte]

Existe várias hipóteses sobre o povoamento da América.Mas,especificamente são três:

Dessas,a mais aceita é a Teoria Clóvis,sendo que a terceira já tem sua veracidade comprovada e reconhecida.

A Etapa Lítica[editar | editar código-fonte]

Os arqueólogos consideram que este amplo período da história mexicana inicia-se com a chegada dos primeiros seres humanos onde hoje se considera território mexicano.A conclusão desta etapa,sendo mais rápida para a Mesoamérica e mais tardia para a Aridoamérica.Ao largo deste vasto período,os grupos originais de caçadores e coletores nômades foram evoluindos para formações sociais sedentárias dedicadas à agricultura(nas zonas onde o meio ambiente permitia).

A Etapa Lírica é assim chamada pela grande quantidade de instrumentos fabricados com pedra datados deste tempo.Isto não quer dizer que a pedra foi o único material utilizado neste período conheçeram,mas este foi o único material que conseguiu resistir ao tempo.Esta Etapa também é chamada de Período Pré-Cerâmico,pois a cerâmica é uma característica definidora das sociedades agrícolas.

Ela é subdividida em quatro grandes períodos:

  • Arqueolítico:Vai de 30 000 a.C. até 9.500 a.C.