Saltar para o conteúdo

Novo Basquete Brasil: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 234: Linha 234:
|'''4'''
|'''4'''
|''[[NBB 2011-12|2011-12]]''
|''[[NBB 2011-12|2011-12]]''
|{{BR-DFb}} '''[[UniCEUB/Brasília|Brasília]]'''
|{{BR-DFb}} '''[[UniCEUB/BrhkodrEC
|{{BR-SPb}} [[São José Basketball|São José]]
|{{BR-SPb}} [[Esporte Clube Pinheiros#Basquetebol|Pinheiros]]
|{{BR-RJb}} [[Clube de Regatas do Flamengo (basquetebol masculino)|Flamengo]]
|{{BRAb}} [[Murilo Becker]] <small>([[São José Basketball|São José]])</small>
|15
|- bgcolor=#ECECEC
|'''5'''
|'''5'''
|'''[[NBB 2012-13|2012-13]]'''
|'''[[NBB 2012-13|2012-13]]'''

Revisão das 18h21min de 12 de março de 2013

Pum

 Nota: "NBB" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja NBB (desambiguação).
Novo Basquete Brasil
Desporto Basquete
País  Brasil
Continente União Sul-Americana de Nações América do Sul
Fundação 2008
Temporada inaugural Novo Basquete Brasil de 2009
CEO Cássio Roque
Nº de equipes 18
Campeão
atual
Brasília (2011-12)
Maior campeão Brasília
(3 títulos)
Transmissão na
televisão
SporTV
Rede Globo
Sítio eletrónico LNB.com.br

O Novo Basquete Brasil (NBB) é a liga oficial de basquete do Brasil, organizada com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, em substituição ao antigo Campeonato Brasileiro de Basquete[1]. É reconhecida pela FIBA (a Federação Internacional de Basquete) como a liga de basquete do Brasil. O Basquete é um dos esportes mais populares do Brasil, sendo que a seleção já foi uma das principais da modalidade.

A liga foi fundada no dia 1 de agosto de 2008 mantendo sede em São Paulo e conta, atualmente, com 18 clubes filiados. A liga foi criada pela Liga Nacional de Basquete, atualmente presidida por Cássio Roque e organizada pelos clubes e federações, em uma parceria com a Rede Globo.[2]

História

Eventos Anteriores

Taça Brasil

A Taça Brasil foi o primeiro torneio oficial de basquete do Brasil, criado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), realizando 23 edições entre 1965 e 1989, sendo conquistado por 8 times diferentes, e o principal campeão sendo o Esporte Clube Sírio, com 7 títulos.

Campeonato Brasileiro de Basquete

Em 1990, a Taça Brasil mudou de nome para Campeonato Brasileiro de Basquete, com um formato mais organizado de uma temporada por ano. O Campeonato foi conquistado por 11 times diferentes, sendo Franca o principal campeão, com 6 títulos.

Novo Basquete Brasil

Primeiros Anos: 14 e 15 equipes

O Novo Basquete Brasil foi criado pela LNB. A Liga Nacional de Basquete foi lançada em dezembro de 2008, reunindo as principais lideranças e os mais representativos clubes do basquete brasileiro, com o objetivo de reconduzir o esporte ao posto de segundo mais popular do Brasil, atrás apenas do futebol. Baseada no que há de mais moderno e bem-sucedido no conceito de gestão esportiva no mundo, a LNB traz ao País a ideia consagrada pela NBA: uma liga independente, gerida pelos próprios clubes. Começou sendo presidida por Kouros Monadjemi. A LNB contava, na primeira temporada, com 15 clubes associados, que participam do NBB, que é organizado pelos clubes, em parceria com a Rede Globo e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Os jogos acontecem de acordo com as regras da FIBA.

A primeira edição do NBB começou no dia 28 de Agosto de 2008 e terminou no dia 18 de julho de 2009, sendo disputada por 15 franquias[3]. O campeão foi o time do Flamengo, terminando em 1º lugar na primeira fase e vencendo Pinheiros e Joinville em 3 jogos e Brasília em 5 jogos, na primeira final da NBB (os playoffs tem no máximo 5 jogos), também elegendo o MVP Marcelinho Machado.

A segunda temporada do NBB, teve as baixas dos times de Limeira e Saldanha da Gama e a adição do Londrina, com isso a NBB teve sua primeira e única temporada com 14 equipes. O título acabou nas mãos do vice-campeão da temporada anterior, o Brasília, que repetiu as finais da temporada anterior e levou da mesma forma que o adversário anteriormente (3-2) para ser o campeão do NBB 2009-10, mas o prêmio de MVP da temporada regular acabou com o mesmo da temporada anterior, Marcelinho Machado.

Assim começou a dominância do time de Brasília, que viria a ganhar mais 2 títulos, dessa vez sobre os paulistas Franca e São José, também elegeu o MVP da temporada regular do NBB 2010-11, Guilherme Giovannoni, já o MVP do NBB 2011-12, acabou nas mãos do vice-campeão Murilo Becker. A temporada 2010-11 marcou a volta do time de Limeira à competição, e a saída de Londrina após apenas um ano, além da entrada de Uberlândia. Já a temporada de 2011-12 teve a saída do time de Assis para a entrada do Tijuca. Nas 2 competições o campeonato voltou a ter 15 competidores.

Presente: 18 equipes e volta de times tradicionais

Foi anunciado que a temporada 2012-13 do NBB teria a participação de 18 equipes, sendo 2 as finalistas da Copa Brasil de Basquete, que acabou se tornando uma 2ª divisão da liga, os finalistas Palmeiras e Mogi das Cruzes ingressaram na liga, junto com o Basquete Cearense.

A popularização do NBB têm se tornado um estímulo para os clubes tradicionais retornarem ao basquete, ao exemplo do próprio Palmeiras. Existem projetos para que o Fluminense FC crie um time de basquete para que também participe do NBB.

Futuro

Em dezembro de 2012, foi eleito um novo presidente para o NBB, Cássio Roque. Em uma entrevista logo após a eleição, o novo presidente afirmou que os objetivos principais do NBB são o aumento da participação em cenário nacional, com melhoras na venda do basquete e a expansão geográfica dos clubes da liga, além da melhoria no calendário, que acaba coincidindo com o Campeonato Paulista de Basquete.[4] Após o Fluminense FC anunciar de fato sua volta ao basquete, o presidente constatou a importância dos grandes clubes na evolução do esporte, citando o próprio Vasco da Gama.[5] Também citando a criação da segunda da Liga de Desenvolvimento (LDO), além de um campeonato mais organizado e extenso, foi anunciada também a criação da Segunda Divisão, a partir da temporada 2014-15, onde será realizado um quadrangular entre seus 2 melhores times com os 2 piores da temporada da NBB, que decidirá quais duas equipes permanecem na competição, além do estímulo à melhora das arenas e ginásios das equipes, para oferecer mais conforto e serviços ao espectador, onde também foi comentada a possivel da criação de um Draft a longo prazo.[6]

Times

A primeira temporada do NBB aconteceu com 15 equipes, na segunda foram reduzidos a 14 e nas próximas duas temporadas foram novamente 15 equipes. A partir do NBB 2012-13 passaram a ter 18 equipes no NBB. Sendo o maior campeão o time de Brasília, com 3 títulos, logo após vem o Flamengo, com 1 título.

O estado com maior número de equipes é São Paulo, com 10 franquias. Atualmente, times de 7 estados participam do NBB. A região Sudeste do Brasil tem a grande maioria dos clubes da competição, com 15 e a Região Norte do Brasil é a unica que não possui times no NBB.

Notas
  1. Não participou da temporada 2009-10.

Temporada

Temporada Regular

A temporada regular da NBB geralmente começa em meados de Novembro, fora em sua temporada inaugural, que começou em Janeiro e vai até meados de Abril, com uma pausa para o Jogo das Estrelas em Fevereiro ou Março. O Jogo das Estrelas começou junto com a NBB e é realizado desde a primeira temporada da mesma (em 2009), onde são realizadas competições de Enterradas, Bolas de 3 e o próprio jogo com as estrelas da temporada desde 2009, sendo adcionado um torneio de habilidades em 2011.

A temporada regular funciona em um sistema onde todos os times se enfrentam 2 vezes (um jogo em casa, um fora), onde os 4 principais times se classificam para a Quartas-de-final automaticamente, e os próximos 8 na classificação (5º ao 12º colocados) decidem as outras 4 vagas. Os 3 primeiros colocados também se classificam para a Liga das Américas e 4º e 5º colocados vão para a Liga Sul-Americana.

Playoffs

Os playoffs começam logo após o fim da temporada regular, com as partidas entre os times que ficaram entre 5º e 12º na tabela, onde o melhor colocado enfrenta o pior e assim por diante, buscando as 4 vagas restantes para a Fase Final, em confrontos de 5 jogos.

A fase final dos playoffs é decida entre os 4 primeiros colocados e os vencedores dos playoffs classificatórios, onde, entre os classificados, os confrontos são definidos pela colocação na temporada regular. Os times fazem confrontos de Quartas-de-final e Semi-final, para ir à Final da NBB.

A Grande Final decide o campeão da temporada da NBB, até 2011 era decidida em 5 jogos, mas por questões financeiras e para fins de transmissão em rede aberta, a Final passou a ser decidida em apenas um jogo, com uma transmissão da Rede Globo.

Campeões

# Ano Campeão Vice campeão 3º lugar 4º lugar MVP Equipes
1 2009 Rio de Janeiro Flamengo Distrito Federal (Brasil) Brasília Minas Gerais Minas Santa Catarina Joinville Brasil Marcelinho Machado (Flamengo) 15
2 2009-10 Distrito Federal (Brasil) Brasília Rio de Janeiro Flamengo São Paulo Franca Minas Gerais Minas Brasil Marcelinho Machado (Flamengo) 14
3 2010-11 Distrito Federal (Brasil) Brasília São Paulo Franca São Paulo Pinheiros Rio de Janeiro Flamengo Brasil Guilherme Giovannoni (Brasília) 15
4 2011-12 Distrito Federal (Brasil) [[UniCEUB/BrhkodrEC 5 2012-13 18
  • Temporada em andamento.

Prêmios Individuais

Premiações

Técnico do Ano

MVP (Melhor Jogador)

Defensor do Ano

6º Homem do Ano

Jogador Mais Evoluído

Jogador Revelação

Craque da Galera

Seleção do NBB

# Ano Armador Ala-armador Ala Ala-pivô Pivô
1 2009 Estados UnidosBrasil Larry Taylor
(Bauru)
Brasil Alex Garcia
(Brasília)
Brasil Marcelinho Machado
(Flamengo)
Brasil Murilo Becker
(Minas)
Brasil Baby Araújo
(Flamengo)
2 2009-10 Brasil Fúlvio de Assis
(São José)
Brasil Alex Garcia
(Brasília)
Brasil Marcelinho Machado
(Flamengo)
Brasil Guilherme Giovannoni
(Brasília)
Brasil Murilo Becker
(Minas)
3 2010-11 Estados UnidosBrasil Larry Taylor
(Bauru)
Brasil Alex Garcia
(Brasília)
Brasil Marquinhos
(Pinheiros)
Brasil Guilherme Giovannoni
(Brasília)
Brasil Murilo Becker
(São José)
4 2011-12 Brasil Fúlvio de Assis
(São José)
Brasil Alex Garcia
(Brasília)
Brasil Marquinhos
(Pinheiros)
Brasil Guilherme Giovannoni
(Brasília)
Brasil Murilo Becker
(São José)
5 2012-13

<div-class="references">

  • Temporada em Andamento.

Histórico das franquias

Equipe 2009 2009-10 2010-11 2011-12 2012-13 Participações
São Paulo Araraquara 12º 10º 11º 14º 4
São Paulo Assis 11º 15º 3
Ceará Basquete Cearense C 1
São Paulo Bauru C 5
Rio Grande do Sul Bira 15º 1
Distrito Federal (Brasil) Brasília C 5
Rio de Janeiro Flamengo C 5
São Paulo Franca C 5
Santa Catarina Joinville C 5
São Paulo Liga Sorocabana 11º C 2
São Paulo Limeira 10º C 3
Paraná Londrina 13º 1
Minas Gerais Minas 10º 13º C 5
São Paulo Mogi das Cruzes C 1
São Paulo Palmeiras C 1
São Paulo Paulistano 11º 12º C 5
São Paulo Pinheiros C 5
Espírito Santo (estado) Saldanha da Gama 14º 14º 13º 3
São Paulo São José 13º C 5
São Paulo Suzano C 1
Rio de Janeiro Tijuca 12º C 2
Minas Gerais Uberlândia C 3
Espírito Santo (estado) Vila Velha 10º 12º 14º 15º C 5

Jogadores de destaque na história do NBB

Ver também

Referências

Ligações externas