Windows Update

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Patch Tuesday)
Windows Update

Windows Update no Windows 7.
Desenvolvedor Microsoft
Versão estável 7.9.9600.16422 (12 de novembro de 2014; há 9 anos)
Sistema operacional Windows
Gênero(s) Serviço de segurança de computadores
Licença Freeware, desde que tenha um "Windows" genuíno.
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial http://windowsupdate.microsoft.com/

O Windows Update é um serviço de atualização da Microsoft para os sistemas operacionais Windows. O Windows Update é o responsável por verificar junto ao Microsoft Update as atualizações que o Windows precisa. Assim, se o recurso de Atualizações Automáticas estiver configurado como ativado, ele baixará e instalará as atualizações sem necessidade de intervenção do usuário. Com o serviço também é possível transferir produtos em fase beta, bastando para isso que o usuário ative esta opção.

Versões[editar | editar código-fonte]

Até o Windows 98, era necessário entrar diretamente no site do Windows Update com o navegador Internet Explorer a partir da versão 6 (ou posterior) para ter acesso as atualizações opcionais ou a todas as atualizações manuais. No Windows 2000 e XP, foi incluído as "Atualizações Automáticas", com ele podia baixar as atualizações sem precisar entrar no site do Windows Update. A partir do Windows Vista e sistemas posteriores, o Windows Update foi incorporado ao Painel de Controle, e agora ele está disponível para baixar atualizações e drivers de outros softwares e hardwares presente na máquina.

Patch Tuesday[editar | editar código-fonte]

O termo Patch Tuesday é um pacote de atualizações da Microsoft para os seus produtos. Estes pacotes vêm pelo Windows Update atualmente, e são lançados em todas as segundas Terça-Feira de cada mês. O Patch Tuesday é lançado aproximadamente entre 17:00 e 18:00 (UTC). Às vezes, há alguns patches de segurança lançados em mais de uma terça-feira no mês. Aparentemente a Microsoft tem um padrão de liberação de um maior número de atualizações em meses pares, e menos nos meses ímpares.

As versões antigas do Windows Update (na época, Microsoft Update), sofria de dois problemas: O primeiro era que os usuários do Windows mais novos, não conheciam o Microsoft Update, portanto, suas máquinas ficavam desatualizadas. O segundo, era que empresas corporativas demoravam para instalar ou remover uma atualização.

A fim de reduzir os custos relacionados à implantação de patches, a Microsoft criou o Patch Tuesday, em outubro de 2003. Neste sistema, as correções e patches de segurança acumuladas ao mês são coletadas e depois analisadas pela Microsoft, para serem publicadas na Terça-feira. Os termos não-Microsoft para o dia seguinte são o Exploit Wednesday e Zero Day, quando ataques podem ser realizados pelas vulnerabilidades.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]