Ponte Honestino Guimarães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ponte Costa e Silva)
Ir para: navegação, pesquisa
Pte costa e silva.JPG

Ponte Honestino Guimarães, é uma ponte de Brasília, obra de Oscar Niemeyer com 400 metros de extensão. Inaugurada em 1976, liga o Setor de Clubes Sul e o pontão do Lago Sul, com acesso à Península dos Ministros e à Quadra 11 do Lago Sul.

A Ponte foi projetada em 1967, porém suas obras só começaram em 1973. Durante vários meses a construção ficou paralisada e foi retomada somente após três anos. O projeto era de uma ponte de concreto, mas a ponte ganhou estrutura metálica fabricada em Volta Redonda. Marcando a arquitetura de Brasília, tem um arco suave e não perdeu sua imponência nem mesmo com a construção da grandiosa Ponte JK.

A ponte, quando foi inaugurada, era chamada de "Ponte Costa e Silva". Mas, pelo fato de estar homenageando um líder de estado durante a Ditadura militar (1964-1985), Costa e Silva, muito conhecido por fechar o Congresso Nacional durante a ditadura com o AI-5 e ser ligado à desaparecimentos, torturas e assassinatos, o projeto de lei do deputado Ricardo Vale (PT), o PL 130/2015, aprovado no dia 7/1/2015 mudou o nome da ponte para o atual, Honestino Guimarães.[1] [2]

Outra ponte que também é chamada de "Costa e Silva" é a Ponte Rio–Niterói, que também está em processo de troca de nome.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre uma ponte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.